Tempo de secagem de silicone?


Recommended Posts

Boas,

 

acabei de colar um aquário usando o silicone Quilosa Obrasil K94.

Até aqui tudo bem (até porque ainda não o enchi eheheheh).

 

O meu problema é não encontro info acerca do seu tempo de secagem.

 

Como tenho fita de pintura nos vidros, queria saber o tempo de secagem para, a meio dele, retirar as fitas.

 

Alguém pode ajudar?

 

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A fita podes retirar passados 2 ou 3 minutos porque senão o silicone seca e a fita fica agarrada ao vidro quanto ao tempo de secagem por norma 24h antes de o encher e se possível deixa o uma semana cheio em sitio seguro para testar a aderência do silicone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... não consegui uma resposta em tempo útil e deu para o torto...

Deixei passar uma hora e meia e tentei tirar a fita.

Resultado, levantou quase tudo...

Fiei-me num post que tinha lido noutro lado em que dizia para retirar a fita a metade do tempo indicado de secagem e correu mal.

 

De qualquer forma ganhei experiência a usar a pistola e da próxima vez vai correr melhor.

Já notei melhoria na aplicação ao longo do processo :)

 

Aproveito para dar uma resposta ao post acima: usa um x-acto. Com a lamina bem afiada, algum jeitinho e luvas nas mãos, vais conseguir tirar tudo!

Foi assim que fiz.

 

A terminar, uma dica para limpar silicone das mãos: lavar bem com champô de cabelo.

Não saiu tudo mas tinha as mãos cheias dele (por ter tirado o máximo que pude quando percebi que não ia ficar bem) e, depois de duas ou três lavagens, não ficou quase nada.

 

Na próxima vez não sei se vou usar a fita... ou entao respeito a dica do ".Filipe." :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou eu que colo todos os meus aquários e nem sempre uso fita mas quando uso tiro logo mal acabo de colar os vidros.

para retirar o silicone acidental eu uso uma lamina de barbear daquelas que os barbeiros usam bem encostada ao vidro

quanto ao champô para tirar o silicone das mãos para a próxima vou experimentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje comprei uma pequena peça de plástico numa loja dos chineses que custou 0,75€.

Com isto não vou precisar da fita-cola.

Esta peça, usada logo após aplicar o 'fio' de silicone, vai deixar as margens todas certinhas, acredito eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos. Falta cortar pelas marcas. Quanto mais cortar, mais larga ficará a 'costura' de silicone.

Acho que é uma solução muito simples e que deverá resultar muito bem. Vamos ver...

DSC_0119.jpg

DSC_0120.jpg

DSC_0121.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

Desculpem desenterrar o topico, mas preciso de ajuda.depois dessa limeza com lamina,ainda tenho restos de silicone, mesmo no vidro frontal, ha algum produto que possa usar, tendo o cuidado depois de lavar bem novamente o aqua?

Cumpts

C. Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que valia a pena voltar a tentar com a lâmina.
Tenta colocá-la praticamente paralela à superfície do vidro. Consegui safar-me bem usando um x-acto desta forma.

tenta não usar químicos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por norma o tempo de secagem dos silicones (com exepção dos de secagem rapida) é de 24horas por cada milimetro de espessura de silicone, por isso o tempo de secagem vai depender da espessura do cordão de silicone, porque o cordão pode aparentar estar seco ao toque mas no seu nucleo pode ainda está mole

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.