Apresentação


Recommended Posts

Olá. É a 1a vez que me registo num forum e ainda estou a descobrir como funciona. Tenho 66 anos e sou apaixonada por aquariofilia. Tive experiência há alguns anos e tive que parar. Recomecei há 2 anos com um aqua de 105 litros de água quente e um 250 litros com 10 lindos e grandes peixes dourados que são os meus preferidos. Já estão apertados, tenho que ampliar. Parabéns pelo vosso forum. Espero que possa trocar experiências covosco. Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. É a 1a vez que me registo num forum e ainda estou a descobrir como funciona. Tenho 66 anos e sou apaixonada por aquariofilia. Tive experiência há alguns anos e tive que parar. Recomecei há 2 anos com um aqua de 105 litros de água quente e um 250 litros com 10 lindos e grandes peixes dourados que são os meus preferidos. Já estão apertados, tenho que ampliar. Parabéns pelo vosso forum. Espero que possa trocar experiências covosco. Saudações 

Ainda ninguém lhe desejou as boas Vindas pelo que me atrevo a desejar

Não posso ajudar muito pois sou de Águas salgadas, mas aprecio tudo o que se relaciona com aquários pelo que lhe desejo muita sorte

  • Gosto 1

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde

 

O meu nome é Marcos Vieira sou da Maia e tenho 31 anos.Já estou inscristo á algum tempo mas como não podia responder  nem criar topicos acabei por desistir.

Comecei no mundo da aquariofilia quando tinha 8 anos , o meu pai comprou um aquario e tivemo-lo por volta de  3 anos  tinha 80 litros com um filtro normalissimo um termostato, e demasiados peixes para o aquário( o meu pai adorava comprar peixes) e na altura aquascaping não existia lol.O vicio tinha sido introduzido por um Vizinho que até hoje nunca deixou o Hobby e é um verdadeiro apaixonado por peixes.Á cerca de 4 anos foi me dado  um aquario panoramico de 92Lt (velho), ao pesquisar o que iria precisar para o montar deparei-me com o aquascaping e comprei o que me faltava para fazer um scape  low cost. Não me correu bem, as plantas nunca vigaram, fui adicionam  coisas que pensava serem a  solução  comprei fertilizantes, kit CO2, testes etc mas continuou a  não vingar,os peixes por outro lado sempre se aguentaram bem tive muito  poucas baixas até hoje.

Em Fevereiro decidi começar de Novo Comprei um aquario novo de 80X40X40 da marca aquatlantis , sustrato JBL aquabasis, manado ,uma pedras dragon stone um alguma  plantas, mas laventavelmente depois de tanto ler cheguei á conclusão que preciso mesmo de ajuda sei muito mais do que á 3 anos atras isso é uma certeza mas sozinho não se consegue nada.

Penso fazer um novo topico ( se conseguir) com mais detalhes sobre esta caminhada dificil, mas deixo aqui os meu cumprimentos a todos os utilizadores do forum.

Obrigado e um abraço a todos

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos.

 

Chamo-me Carlos como já puderam ver :). Tenho 33 anos, sou do concelho de Oliveira de Azeméis pertencente ao distrito de Aveiro mas, o meu país "obrigou-me" a mudar de vida. Emigrei para França à 6 anos e cá estou. Conheço este fórum já há algum tempo e já vim dar aqui umas espreitadelas :), mas ainda não me tinha registado.

 

O meu bichinho por peixes já vem desde muito novo, pois o meu pai fez uma vez um pequeno lago e foi uma alegria para mim :D. Adoro água e ver os peixes a movimentarem-se fazendo a sua vida :p, e naquela época juntava o útil ao agradável para estar sempre de volta do lago a mexer na água :).

 

Em Portugal já tive também um aquário de 360 litros vários anos com ciclídeos africanos e plantado :D, o que na altura ninguém se acreditava e tive que mostrar a muitos amigos que era mesmo verdade :).

 

Depois de ter emigrado, ainda mantive o aquário, mas os meus pais não lhe davam a atenção necessária e após quase um ano de ter emigrado acabei por o vender com muita pena minha :(.

Agora estou com ideias de construir um lago...vamos a ver no que dá...Vou ver umas ideias e expor algumas dúvidas ;).

Um obrigado a todos e um abraço com tudo de bom ;).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, chamo-me Alexandre, tenho 34 anos e desde pequeno que sempre gostei de aquariofilia. Tudo começou quando vi pela primeira vez um aquário na casa de um familiar tendo ficado fascinado com os peixes, a decoração, todo o conjunto em si como se de magia se tratasse.

Agora com uma certa estabilidade na vida decidi então envergar por este fantástico mundo da aquariofilia e espero que tudo corra bem e também aprender muito com a comunidade deste fórum.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

Manuel Vieira Vieirinha Capa tenho 35 anos e estou no bobbie desde miúdo como muitos daqui, primeiro com os famosos conetas e peixes de agua fria passando pelos bettas, mais tarde a onda dos ciclídeos durante anos e anos com os meus nigro faciatus, mais tarde os comunitários ate chegar aos monsters e dar de frente com a espécie de peixes que mais me esta a marcar ate aos dias de hoje que são os polyptetidae em especial os Polypterus, no qual mantenho a pouco mais de 1 anos mas já com mais de 30 polys e varias estripes...

tenho uma pagina/ grupo de FB onde partilho eu e outros membros diariamente varias fotos, informações e experiencias com tudo que esteja relacionado com os Polypteridae...

Estou neste forum desde 2010 se bem que mais na parte de pesquisa que propriamente na parte da discussão e partilha, a ideia desta minha vinda aqui é para tentar dar a conhecer estes fantásticos peixes que existem no planeta a mais de 200 milhões de anos....

 

#polypterusPT 

  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

O meu nome é Pedro Costa, tenho 32 anos e sou de V. N. Famalicão. 

Já tive um aquário quando era mais novo mas sem grande conhecimento, apenas umas pedras e por vezes umas plantas que pouco duravam (agora começo a perceber porquê).

Recebi este ano como prenda de aniversário um aquário fluval edge de 46L pelo que desta vez pretendo fazer as coisas em condições e aqui estou para começar a aprender (apesar de já andar pelo fórum de forma oculta a apreciar os trabalhos que aqui são feitos).

Um abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sou brasileiro ,morro em guaratingueta no estado de são paulo ,brasil;

tenho varios aquarios aqui: 500lts, 300lts, 70lts, 50lts, 30lts em um total de 8 .

sempre fui apaixonado por aquarios mas agora que me permiti ter uns aquarios jumbos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

 

chamo-me Claudio Lima, e estou a iniciar-me na aquariofilia, trabalho no turismo, e gosto muito de peixes, uma vez que me encontro a morar em casa dos pais não posso escolher o tipo de aquário, então foi escolhido o de água fria principalmente por causa dos gastos, tenho um peixe telescópio, um néon, mas gostava de juntar algum diferente(do geral) gostava que me pudessem ajudar nisso, que tipos de peixe posso juntar, camarões pequeninos por exemplo, é possível? 

 

Espero ser bem vindo e aguardo a vossa ajuda, 

Abreijos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá boa noite,

 

Sou o Rodolfo Costa da Amora MS tenho 37 anos e sou novato nisto dos peixes. Já há alguns anos que andava com ideias de ter um aquário ate que se concretizou com uma oferta de um peixe que fizeram á minha filha. Esse peixe infelizmente decidi-o suicidar-se ao saltar do aquário temporário que tinha preparado para ele. Como era da criança tive a obrigação de arranjar outro . É assim aqui estou!

 

Aquario de 80L com 3 Betta, 6 zebra, e 2 limpa fundos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá a todos, tenho 29 anos, moro no Porto e pretendia começar o meu primeiro aquário.
Tenho lido bastante sobre o assunto e se há 10 anos atrás tinha dúvidas de como montar um aquário agora com tanta informação disponível torna-se igualmente difícil pois há informação a mais e algumas contraditórias que baralham qualquer novato muito facilmente. 
Pretendia adquirir um aquário de aproximadamente 40/60 L e fiz inscrição com esperança que tivesse alguma ajuda mas já vi que está tudo muito parado, talvez seja das férias. 
Portanto não tenho ainda aquário, muito menos peixes, mas a ideia é começar em Setembro e portanto queria e precisava de ajuda já.

Obrigado a todos que me possam ajudar a criar um bom ambiente para os meus futuros inquilinos. ( Isto se eu não desistir)

  • Gosto 1

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/08/2018 at 16:21, neo_2 disse:

Olá a todos, tenho 29 anos, moro no Porto e pretendia começar o meu primeiro aquário.
Tenho lido bastante sobre o assunto e se há 10 anos atrás tinha dúvidas de como montar um aquário agora com tanta informação disponível torna-se igualmente difícil pois há informação a mais e algumas contraditórias que baralham qualquer novato muito facilmente. 
Pretendia adquirir um aquário de aproximadamente 40/60 L e fiz inscrição com esperança que tivesse alguma ajuda mas já vi que está tudo muito parado, talvez seja das férias. 
Portanto não tenho ainda aquário, muito menos peixes, mas a ideia é começar em Setembro e portanto queria e precisava de ajuda já.

Obrigado a todos que me possam ajudar a criar um bom ambiente para os meus futuros inquilinos. ( Isto se eu não desistir)

Olá neo_2


Em primeiro sê bem vindo 😉.


Bom, é verdade que isto anda um pouco "morto" e não deve de ser por causa das férias, pois eu já ando no mundo da aquarofilia há alguns anos e só à pouco me inscrevi tentar ajudar no que posso, aprender e essencialmente para tentar tirar umas dúvidas que tinha na altura e até hoje...fiquei só por tentar tirar as dúvidas, pois nunca as consegui resolver. Mas assim com um pouco de pressa já vi que vais tendo umas respostas que vou ter que ler com calma mas... Indo para o que intressa, tens que pensar no que pretendes fazer... que tipo de peixes pretendes (pelo facto de alguns peixes serem um pouco mais "porquinhos" que outros...) se pretendes ter um aquário plantado... todo o tipo de informação é muito útil para te proporcionar uma melhor ajuda.


Eu posso estar a ser um pouco maluco 😛 a dar-te este tipo de conselho, mas se este mundo te fascina e se tens mesmo a certeza que não desistes fácil, parte para um aquário maior do que os 40/60 litros que estás a pensar, porque vais ver que em pouco tempo vais achar que o aquário é pequeno e que se fosse um pouco maior não se perdia nada. Também podes ficar sempre com o pequeno para servir de maternidade, ou de hospital para colocar algum peixe à parte que precise de tratamento.


Eu iniciei-me logo num de 360 litros 😛 :p, mas talvez eu seja maluco :p. A minha namorada começou com um de 60 litros, poucos meses depois comprou um de 100l por achar o de 60l  pequeno e não comprou maior porque não tinha espaço.


Um conselho que dou é que se poderes, opta por um filtro externo. Na hora da compra custa um pouco (em comparação com aquelas bombas interiores com uma esponja que custa "meia-dúzia" de euros) mas os filtros externos fazem "milagres" em muitos aspectos.


Deves de saber disto, mas certefica-te que o aquário não apanha luz de sol direta, se não vais passar a vida à guerra com as algas 🙁.


Diz algo em relação ao que pretendes e vou dando mais dicas assim eu saiba. De momento tenho net de pen e não sei até quando posso usar,( porque estou emigrado e foi esta a causa que me levou a desfazer do meu aquário), e em breve o carregamento que fiz acaba, mas podendo respondo, na pior das situações dia 28 já arranco de viagem e dia 29 já te volto a dizer algo caso aqui fique sem net entretanto.


Um abraço com tudo de bom 😉.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On Sat Aug 25 2018 at 03:10, Carlos Morgado disse:

Olá neo_2


Em primeiro sê bem vindo 😉.


Bom, é verdade que isto anda um pouco "morto" e não deve de ser por causa das férias, pois eu já ando no mundo da aquarofilia há alguns anos e só à pouco me inscrevi tentar ajudar no que posso, aprender e essencialmente para tentar tirar umas dúvidas que tinha na altura e até hoje...fiquei só por tentar tirar as dúvidas, pois nunca as consegui resolver. Mas assim com um pouco de pressa já vi que vais tendo umas respostas que vou ter que ler com calma mas... Indo para o que intressa, tens que pensar no que pretendes fazer... que tipo de peixes pretendes (pelo facto de alguns peixes serem um pouco mais "porquinhos" que outros...) se pretendes ter um aquário plantado... todo o tipo de informação é muito útil para te proporcionar uma melhor ajuda.


Eu posso estar a ser um pouco maluco 😛 a dar-te este tipo de conselho, mas se este mundo te fascina e se tens mesmo a certeza que não desistes fácil, parte para um aquário maior do que os 40/60 litros que estás a pensar, porque vais ver que em pouco tempo vais achar que o aquário é pequeno e que se fosse um pouco maior não se perdia nada. Também podes ficar sempre com o pequeno para servir de maternidade, ou de hospital para colocar algum peixe à parte que precise de tratamento.


Eu iniciei-me logo num de 360 litros 😛 :p, mas talvez eu seja maluco :p. A minha namorada começou com um de 60 litros, poucos meses depois comprou um de 100l por achar o de 60l  pequeno e não comprou maior porque não tinha espaço.


Um conselho que dou é que se poderes, opta por um filtro externo. Na hora da compra custa um pouco (em comparação com aquelas bombas interiores com uma esponja que custa "meia-dúzia" de euros) mas os filtros externos fazem "milagres" em muitos aspectos.


Deves de saber disto, mas certefica-te que o aquário não apanha luz de sol direta, se não vais passar a vida à guerra com as algas 🙁.


Diz algo em relação ao que pretendes e vou dando mais dicas assim eu saiba. De momento tenho net de pen e não sei até quando posso usar,( porque estou emigrado e foi esta a causa que me levou a desfazer do meu aquário), e em breve o carregamento que fiz acaba, mas podendo respondo, na pior das situações dia 28 já arranco de viagem e dia 29 já te volto a dizer algo caso aqui fique sem net entretanto.


Um abraço com tudo de bom 😉.

Obrigado pela mensagem. 

Isto realmente foi assim um bocado desilusão. Mas há um utilizador com quem tenho tirado umas dúvidas e tem sido grande ajuda. Porque por mais que leias e como eu já disse, existem sempre algumas questões que não encontramos ou não entendemos porque ao explicar já são usados termos muito técnicos. Ao início lia por exemplo TPA e não fazia a mínima ideia do que era então não percebia a informação que queriam transmitir. 

Sobre o que pretendo. Bem isso é mais difícil. Para já sei que não quero um aquário maior que 60cm porque não tenho onde o colocar. Além disso é o início e este aquário já dá para umas boas horas de trabalho por mês. Para já estou bastante entusiasmado mas não sei como será depois de o ter. Não sei nada sobre peixes ou plantas aquáticas por isso não escolhi nada para o meu aquário. Nem fauna nem flora, nem um substrato sequer. Apenas já tenho um Kit aquário em vista. Estou a pensar iniciar a aventura no final do mês quando já tiver mais tempo disponível. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sou a Filipa, vivo em Ovar, tenho 23 anos e desde sempre gostei muito desta área mas recentemente comecei a trabalhar numa loja e fui destacada como responsável da aquariofilia, então desde aí tenho pesquisado e cada vez mais me apaixono por este mundo.

Comprei agora um aquário de 71L um Ciano 80, deixei duas semanas sem peixes apenas a trabalhar com o aquatan e o bio nitrivec da sera, agora coloquei alguns guppys machos e fêmeas (grávidas), mollys, plattys, plecostomos. Ainda está tudo no início mas já tenho duas maternidades porque tenho quatro grávidas e alguns bebés que trouxe da loja que trabalho. 

Espero puder esclarecer as minhas dúvidas e ajudar também.

Obrigada, beijinhos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 25/08/2018 at 04:10, Carlos Morgado disse:

Olá neo_2


Em primeiro sê bem vindo 😉.


Bom, é verdade que isto anda um pouco "morto" e não deve de ser por causa das férias, pois eu já ando no mundo da aquarofilia há alguns anos e só à pouco me inscrevi tentar ajudar no que posso, aprender e essencialmente para tentar tirar umas dúvidas que tinha na altura e até hoje...fiquei só por tentar tirar as dúvidas, pois nunca as consegui resolver. Mas assim com um pouco de pressa já vi que vais tendo umas respostas que vou ter que ler com calma mas... Indo para o que intressa, tens que pensar no que pretendes fazer... que tipo de peixes pretendes (pelo facto de alguns peixes serem um pouco mais "porquinhos" que outros...) se pretendes ter um aquário plantado... todo o tipo de informação é muito útil para te proporcionar uma melhor ajuda.


Eu posso estar a ser um pouco maluco 😛 a dar-te este tipo de conselho, mas se este mundo te fascina e se tens mesmo a certeza que não desistes fácil, parte para um aquário maior do que os 40/60 litros que estás a pensar, porque vais ver que em pouco tempo vais achar que o aquário é pequeno e que se fosse um pouco maior não se perdia nada. Também podes ficar sempre com o pequeno para servir de maternidade, ou de hospital para colocar algum peixe à parte que precise de tratamento.


Eu iniciei-me logo num de 360 litros 😛 :p, mas talvez eu seja maluco :p. A minha namorada começou com um de 60 litros, poucos meses depois comprou um de 100l por achar o de 60l  pequeno e não comprou maior porque não tinha espaço.


Um conselho que dou é que se poderes, opta por um filtro externo. Na hora da compra custa um pouco (em comparação com aquelas bombas interiores com uma esponja que custa "meia-dúzia" de euros) mas os filtros externos fazem "milagres" em muitos aspectos.


Deves de saber disto, mas certefica-te que o aquário não apanha luz de sol direta, se não vais passar a vida à guerra com as algas 🙁.


Diz algo em relação ao que pretendes e vou dando mais dicas assim eu saiba. De momento tenho net de pen e não sei até quando posso usar,( porque estou emigrado e foi esta a causa que me levou a desfazer do meu aquário), e em breve o carregamento que fiz acaba, mas podendo respondo, na pior das situações dia 28 já arranco de viagem e dia 29 já te volto a dizer algo caso aqui fique sem net entretanto.


Um abraço com tudo de bom 😉.

Olá @neo_2

É bom começares a ter algum tipo de ajuda para te ires orientando.

Em relação aos supostos termo técnicos que falas, para ser sincero isso a mim também me mete nervos, seja aqui neste fórum ou em outro qualquer. Eu não os uso, nem aqui nem em lado nenhum, e estou num outro fórum em que nada tem a ver com este(aquariofilia), em que quem utilizar este tipo de abreviações é banido do fórum, porque quem criou o fórum defende a prática da boa escrita por existir utilizadores talvez dos 16 anos até aos 70 ou mais. Existe gente que não pensa que ninguém é obrigado a saber tudo, e que uns andam nesta paixão à dezenas de anos e que já conhecem quase tudo acerca deste mundo aquático e sentem-se à vontade para usar termos técnicos e que outros estão a acabar de entrar neste mundo.

Bom, deixando isto de parte, falas que esse aquário te vai dar muitas horas de trabalho, por isso eu te falar em um aquário maior, acredita que quanto maior for, menos trabalho dá, e se tiveres um filtro externo, então muito menos.

Mas se não podes ter maior do que as dimensões que falas, é compreensível, mas neste caso talvez seja melhor não o sobrecarregares com muitos peixes ou grandes, porque se não aí vai-te dar trabalhos.

O substrato para as plantas é sempre bom, mas se optares por peixes que remexam o fundo, o substrato vai-se misturar com a areia e/ou pedras e não vai ter uma aparência muito bonita, para além de que a água pode deixar de ter aquela transparência. Existe sempre umas pastilhas para colocar perto das plantas ou nas raízes, ou também existe fertelizante, ferro, etc, em líquido para as plantas.

Qualquer coisa vai dizendo ;).

Boa sorte e que a iniciação neste passatempo seja uma boa aventura ;).

Um abraço com tudo de bom ;).

 

Editado por Carlos Morgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/09/2018 at 22:00, Carlos Morgado disse:

ola sou o carlos 26 anos sou do porto...

tenho um aquario 160 litros de agua doce, com trio de molys, 4 limpa fundos e 1 limpa vidros, 1 cardume de 6 neons,  e uma media de 30 guupys maioria deles ja nascidos em casa... aquário plantado.

tenho o aquario 1 um ano comecei esta aventura com muitos erros principiantes mas nada com o tempo uma pessoa vai aprendendo...

embora que ainda a muitas questoes e duvidas na minha cabeça 

abraço a todos os membros  

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/01/2009 at 19:31, João Branquinho disse:

Este tópico destina-se aos novos membros que se registem no fórum, e que se queiram apresentar aos restantes membros da comunidade.

 

É o local para falar um pouco de si próprio, dos seus aquários, interesses, outros hobbies e expectativas na aquariofilia e no fórum.

 

Dúvidas sobre aquariofilia não devem ser postadas neste tópico, pois o mesmo está reservado apenas a apresentações.

Bons dias, tal como foi escrito no início do tópico pelo João, este espaço serve para os novos membros poderem se apresentar e assim ter acesso ao resto do fórum para  criar novos tópicos ou responder aos existentes. Faz parte das regras e foi criado para filtrar os spammers que de vez em quando  por aqui aparecem. 

Como tal não é o melhor local para retirar dúvidas relacionadas com a aquariofilia. Para isso devem criar um novo tópico na área correspondente.

A todos agradeço e desejo, em meu nome e da equipa que gere este fórum, as boas vindas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite, o meu nome é Sofia e moro no concelho de Loures.

Resolvi registar-me neste fórum porque tenho dúvidas na identificação de uma tartaruga que encontrei à beira de uma estrada.

Espero que me ajudem a identifica-lá.

Muito obrigada 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boas Malta.

 Como podem ver o meu nome é Paulo André , tenho 25 anos. Neste momento tenho um aquário de 420 L com escalares e discus. Já estou no mundo da aquariofilia há mais de 4 anos e nunca me canso disto 🙂 

 Espero poder aprender mais aqui com o grupo e poder ajudar também alguns membros daqui caso ajam dúvidas.. Cumps

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.