Apresentação


Recommended Posts

ola pessoal...

meu nome é Leo.a poucos meses comprei 3 paulistinhas e coloquei num aqua de 8 litros para minhas filhotas,desde entao me apaixonei pelo aquarismo.como sou novo no ramo,comprei um aqua de 30l que ainda esta ciclando jah tem uma semana,e vou colocar uma pequena fauna pra começar.me registrei no forum em busca de dicas e informaçoes...

agradeço desde jah e vou tentar ajudar no que for possivel tbm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

 

meu nome é Rui Malheiro, tenho aquarios desde á dois anos.

 

tenho 1 em casa (comunitário)

1 no bar (guppies, coridoras e caracois)

1 no trabalho (guppies)

 

desde já peço desculpa por tópicos não inseridos no local certo, apesar de já ter lido os termos do forum.

espero obter ajuda nas minhas duvidas, bem como ajudar no que saiba.

 

cumprimentos a todos

 

Rui Malheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá

 

Chamo-me Linda e sou de Lisboa, apesar de agora viver nos "subúrbios", mais concretamente no Cacém.

Já me tinha registado no fórum, mas só agora tive tempo de participar.

 

Não sou iniciada em aquariofilia, pois tenho tido aquários e vários peixes desde criança. Tive um pouco de tudo, desde os peixinhos vermelhos da praxe, a zebras, tetras, escalares, néons, etc, e ainda, peixes de rio, que, na realidade são os meus favoritos: tive uma enguia de estimação, percas-sol e um chanchito. Criações, para além de guppies, também consegui criar 2 anabantídeos: o paíxe do paraíso e o betta spendens.

 

Neste momento, tenho apenas três aquários, e a minha "coqueluche" é um aquário de 1 metro e meio com três carpas enormes, que adquiri quando ainda eram pequeninas... há mais de 20 anos! :)

 

Ando seriamente a pensar dá-las a quem tenha um lago espaçoso, pois sei que ficariam muito melhor aí e talvez ainda crescessem mais; o aquário já está muito apertado para elas: a maior já mede cerca de 40 cm de comprimento, sensivelmente a largura do aquário. Mas, por outro lado, as minhas "meninas" reagem logo assim que me vêm, seguem os meus movimentos, vêm-me comer à mão e até gostam de festinhas no dorso. Quem mais as "mimaria" assim? Além de que a minha mãe ficaria muito triste. Enfim... :)

 

Não me considero nenhuma "expert", mas espero poder ajudar os iniciados nalgumas dúvidas, e também aprender mais coisas novas com quem sabe e gosta.

 

Portanto, mais uma vez, olá. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Chamo-me Nuno Santos e resido nos Foros de Amora, concelho do Seixal.

 

Sou iniciante na aquariofilia e pretendo começar a levar esta atividade de uma forma mais séria.

 

Adquiri um aquário maior (80x40x40), já o montei e daqui a uns 30 dias começo a introduzir uns guppys.

 

Resta-me agradecer as informações aqui disponibilizadas que, para mim, são fundamentais e preciosas.

 

Os melhores cumprimentos a todos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite



Carlos Carvalheira nascido e criado em Algés a morar actualmente no Restelo.


A Aquarofilia ja fez parte do meu dia á dia após uma separação "forçada" de cerca de 20 anos lá volto novamente a este "vicio" saudável, nada como o nosso primeiro amor :naughty: .


Aquando jovem tive quase de tudo o que havia na altura e me agradava, fiz criações de espadas, kribensis, escalares, discus, trichogasters azul e laranja e guppys é claro.


Ao fim destes anos todos reavivei um dos meus aquários que andava perdido em casa da minha mãe após forte convencimento e debate com a minha senhora esposa. Recomecei com um de 100l e já foi bom, lá tive k comprar um filtro externo novo os que tinha já estavam mais para lá do que para cá ... o homem da loja ainda me disse ... você tem que guardar isso quando lhe mostrei o Eheim bem bem velhinho nem sei de que ano é aquela coisa ... isso é uma reliquia.


O meu setup ainda em ciclagem é;


Aquario - ~100l - 80x35x40


Filtro - Eheim 440l/h


Substrato - 3 layers - fertil, rocha vulcanica vermelha, areia


Iluminação - T5 (lampada nova 4900 Kelvin) - acho que está com pouca luz para o que pretendo, a pensar numa calha led


CO2 - inexistente por agora mas o aquário vai ser bem plantada logo será um must ... ainda á procura de solução ... mas virá no natal :drool3: concerteza


Material Decorativo - 3 Troncos, 3 rocha vulcânica vermelha e uma preta, ainda com aquele fundo horrível ( old fashion) a ser retirado quando a flora estiver minimamente aceitável, a mulher gostou do fundo que fazer ???? :gameboy:


Flora - em estudo mas terá umas Anubias Nana (depois quando colocar a fotos tentam adivinhar a idade das meninas )


Fauna - a fauna final em estudo, esta sexta introduzirei 3 coridoras e 5 zebras para servirem de cagatorio e mijatorio no aquario.



Ja vai longa um bem haja e saudaçoes aquariofilas



Carlos Carvalheira


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos sou o Roberto Ribeiro ,sou do pinhal novo e tenho 34 anos sou novato em aquários e afins comprei a pouco tempo um aquário de 50l e estou a dar os primeiros passos com um aquário comunitário.

Ja tinha um aquario mas pequeno e decidi envergar por um maior graças ao meu cunhado que tem um de 150l.

Qualquer ajuda será bem vinda

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sou o João e tenho frequentado o fórum já faz algum tempo. Tenho um aquário de 250L de água salgada e estou a preparar a mudança para um de 650L. Tenho 1 casal de ocealaris, 1 yellow tang, 1 salária, 1 angelfish imperator. Tenho vários corais moles e duros. Estou neste hobbie faz 1 ano e tal, essencialmente por ter 2 crianças pequenas em casa e gostar de bioquímica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.
Sou novato por aqui... Há uns anos tive um aquário mas, por motivos de força maior, tive de vender.
Agora, aos 40, decidi voltar e quem me deu a conhecer este forum foi um antigo membro. O William chegou a ser moderador deste forum.

Neste momento ando a ver negócios de usados.

Abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já Parabéns pelo excelente Forum, já ando aqui há algum tempo a aprender mas só agora é que a coisa vai ficar séria.

 

Chamo-me Baltazar e sou de Ponte de Lima.

 

Comecei há sensivelmente 2 anos com um Aquário de 20l agua fria oferecido nos Anos pela minha Mulher. Trouxe logo tudo de uma Loja em Braga, que não vou enunciar, onde foi muito mal aconselhada porque lhe venderam logo tudo incluindo os Peixes e ela sem saber montou tudo. Como era de esperar, sem fazer o Ciclo de Azoto, os Peixes foram morrendo e passados 3 Meses já não tinha nenhum. Decidi nunca mais comprar nada nessa Loja...

 

Esteve cerca de 8 Meses parado, onde me fui informando e lendo muita coisa aqui neste Fórum. Esterilizei-o e decidi montar um de Agua Quente.

Fiz o Ciclo de Azoto e foi testando até estar pronto para receber os peixes. Já tem mais de um Ano e tive muito poucas baixas. E maior parte por terem saltado do Aquário.

 

De momento tenho 4 Corydoras, 6 Neons, 1 Limpa Vidros (Penso ser um CAE) , 2 Neocaridinas Japonicas e 1 Peixe Lapa. Sei que já é bastante população por isso vou querer evoluir. Também sei que tenho poucos Neon para fazerem Cardume, já cheguei a ter 10, mas dois saltaram fora e dois tiveram problemas.

O Limpa Vidros, comprido e muito agitado, penso ser um CAE, é muito mexido e li que era muito territorial. Mas só se mete com o Peixe Lapa. Quase não o deixa sair do esconderijo, só à noite é que parece não o ver.

Vou dar um passo serio e projectar um 110l Plantado.

 

Criei um Topico para decidir o Aquário. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247462

 

Brevemente devo Colocar o meu 20l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá;

Chamo-me Gilberto, e estou a iniciar este hoby.

Inscrevi-me neste forum, para obter e partilhar conhecimento nesta área.

Estou a pensar em montar um aquário de ciclídeos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Chamo-me Marco, sou de São Brás de Alportel.

 

A Aquariofilia já faz parte da minha vida há alguns anos, mas sempre projectos pequenos, guppys, neons, cardinais, limpa fundos, espadas, platy's etc.

 

Estive parado com este hobby por algum tempo, pois tem dias que se houvesse 25 ou 26 horas ainda era pouco...

Volto então a entrar neste mundo fantástico, mas agora com um projecto muito mais ambicioso, pois quero que a minha filha que está prestes a nascer, conheça tudo o que me demorou a mim alguns anos a conhecer.

 

Em breve postarei fotos, mais um dia ou dois, pois ainda estou na fase de pesquisas.

 

Obrigado, e bons aquários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sou o Nelson tenho 33 anos e sou Técnico de Emergência Médica do INEM em Lisboa.

Sempre gostei de aquários e lancei-me agora com uma aventura de 60 litros que tem feito as delicias aqui dos 2 putos de casa.

Cumprimentos a todos.

Editado por Nelson Patarata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sou o Hugo Ferreira de Odivelas.

 

Sou novo na aquáriofilia apesar de ser um desejo antigo.

 

Tenho um aquário de 211 Lts que ainda não tem vida. Em principio será habitado por uns cíclidios africanos

 

Conto com a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde amigos da aquariofilia, chamo-me Ismael e aderi ao forum com o objectivo de aprofundar os meus conhecimentos dentro da área e com isso adquirir também mais experiência.

 

Bem, comecei a dar as primeiras passadas neste mundo á cerca de um ano e tenho vindo a fazer algumas experiências com algum sucesso mas umas tantas outras que também custaram algumas vidas.

 

O primeiro aquário é de 68 lts que ao longo do tempo sofreu várias alterações, tenho vindo a deixar o estilo artificial para o tornar um tanto ou quanto mais natural. O segundo aquário que adquiri mais recentemente é de capacidade similar e também está personalizado. São os dois de água quente.

 

Quero mais tarde evoluir para um aquário de água salgada e talvez de maiores dimensões.

 

Deixo-vos aqui algumas imagens.

IMG_5559_zps2iodfext.jpg

IMG_5561_zpssvpmw1du.jpg

 

Obrigado

Cumprimentos​

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1656251 942029192517707 7611403926701735908 N

Boa noite , chamo-me Paulo , tenho 46 anos e sou de Setubal , iniciei-me na aquárofilia há aproximadamente 1 ano , tenho um gosto muito especial por plantas e por apistogrammas , neste momento tenho dois aquários , um de 240L e outro de 96L que comecei a montar há 15 dias .

aderi ao forum com o objectivo de aprofundar os meus conhecimentos ,dissipar muitas duvidas e contribuir para ajudar quem precisar .

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Chamo-me Carlos Martins, tenho 37 anos e resido em Loulé. Sou um iniciante na aquariofilia e considero este fórum uma excelente fonte de informação de inestimável utilidade.

Espero futuramente poder retribuir a informação que aqui é disponibilizada pelos membros com maior experiência.

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O meu nome é Carla e sou professora. Já me interesso pela aquariofilia há vários anos e tento sempre fomentar este hobby nos meus alunos.

Neste momento não tenho aquário em casa, mas tenho 15 na escola onde leciono. É este motivo que me leva a frequentar este fórum, à procura de respostas para os problemas que nos vão surgindo no clube de aquariofilia que dinamizo.

 

Cumprimentos a todos.

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Chamo-me Luís Ferreira, sou de Vila do Conde, e já andei por este forum há uns anos, enquanto montava o meu primeiro aquário. Entretanto por motivos profissionais (trabalhador/estudante, com pouco tempo livre) fui-me desligando e perdi o meu login.

 

Actualmente tenho o mesmo aquário que montei nessa altura (talvez por volta de 2005), mas completamente diferente do que era na altura. Tinha guppies, plattys, mollys e espadas. Hoje tenho outros peixes, sem respeitar nenhum conceito específico de rio ou biótopo.

No meu aquário (1m biselado, com cerca de 180L), vivem 3 escalares (número a dobrar assim que oportuno), um cardume de tetras bêbedos, um cardume de viúvas, um cardume de uns peixinhos amarelos que não me recordo do nome, um ancisto e 2 funcionários de limpezas dos quais também desconheço o nome.

Sempre tive dificuldade em manter plantas saudáveis, e continuo, infelizmente.

 

Actualmente estou com o bichinho de comprar um segundo aquário, na casa dos 1,5m, para trazer um cantinho do mar cá para casa.

Espero conseguir tirar algumas dúvidas e, desta vez, manter-me por aqui e não perder o login!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Deixo aqui informação sobre o meu Aquário:

 

 

 

Aqua 60L

Fauna:
4 Guppy - Poecilia reticulata (1 macho, 3 Fêmeas)
1 Guppy Endler - Poecilia winguei (macho)
4 Platy juvenil - Xiphophorus maculatus (1 macho, 3 fêmeas) - nasceram no aquário
4 Espadas - Xiphophorus hellerii (1 macho, 3 fêmeas)
6 Neon - Paracheirodon innesi
1 CAE - Gyrinocheilus aymonieri
2 SAE Siamensis - Crossocheilus oblongus
1 Corydoras spp - albino
1 Corydoras aeneus
Por fim há ainda alguns guppy em crescimento, mas que pretendo dar, uma vez que o Aqua já se encontra com bastantes peixes.
--------------
Flora:
Samambaia de Java - MICROSERUM PTEROPUS
e plantei
ROTALA ROTUNDIFOLIA
LIMNOPHILA HIPPURIDOIDES
ANUBIA BARTERI VAR.NANA
HYDROCOTYLE VERTICILLATA
HYGROPHILA CORYMBOSA SIAMENSIS 53B
que gentilmente me foram cedidas pelo utilizador jhlbjp, provenientes de podas no seu aqua de 300L
Certamente que colocarei algumas fotos assim que possível!
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.