Fatura da EDP explicada ao promenor


Toutinho

Recommended Posts

Boas

 

Venho partilhar convosco este email que recebi. Fiz copy/paste da mensagem recebida, não é nada de autoria minha.

Penso no entanto, salvo algumas referências menos abonatórias em relação a alguns cidadãos, que é interessante sabermos para onde vai o nosso dinheiro.

Friso que nada é de autoria minha, bem como não me revejo em todas as palavras/opiniões.

 

tabelaedp.jpg

 

 

 

 

POR ACASO SABEM QUAL FOI VERDADEIRAMENTE O CONSUMO DE ELECTRICIDADE NUMA FACTURA QUE PAGAM DE 116,00 € ?! VEJAM A DESCRIMINAÇÃO NO QUADRO ABAIXO … E PASMEM !

 

Descriminação

 

Taxa

 

Importância

 

CUSTO EFECTIVO DA ELECTRICIDADE CONSUMIDA

 

34,00

 

Taxa RDP e RTP

7%

 

6.80

 

Harmonização Tarifária dos Açores e da Madeira

3%

 

1,60

 

Rendas por passagem de cabos de alta tensão para Municípios e Autarquias.

10%

 

5,40

 

Compensar de Operadores - EDP, Tejo Energia e Turbo Gás

30%

 

16,10

 

Investimento em energias renováveis

50%

 

26,70

 

Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência e da ERSE

7%

 

3,70

 

Soma

 

 

94,30

 

IVA

 

23%

 

21,70

 

Total

 

 

116,00

 

 

 

ACHAM QUE A ELECTRICIDADE ESTÁ CARA ?....

 

ESTE EMAIL DEVE SER REPASSADO AO MÁXIMO PARA TODA A GENTE FICAR A CONHECER O ROUBO QUE NOS É FEITO NA FACTURA DA EDP !!!

 

O QUE PAGAMOS NA FACTURA DA ELECTRICIDADE ...

 

Permaneçam sentados para não caírem:

 

- 7% de Taxa para a RDP e RTP (para que Malatos, Jorge Gabrieis, Catarinas Furtados e outras que tais possam receber 17.000 e mais €/mês);

 

- 3% são a harmonização tarifaria para os Açores e Madeira, ou seja, é um esforço que o país (TODOS NÓS) fazemos pela insularidade, dos madeirenses e açorianos, para que estes tenham electricidade mais barata. Isto é, NÓS já pagamos durante 2011, 75 M€ para aqueles ilhéus terem a electricidade mais barata !!!

 

- 10% para rendas aos Municípios e Autarquias. Mas que m... vem a ser esta renda? Eu explico: a EDP (TODOS NÓS) pagamos aos Municípios e Autarquias uma renda sobre os terrenos, por onde passam os cabos de alta tensão. Isto é, TODOS NÓS, já pagamos durante 2011, 250 M€ aos Municípios e Autarquias por aquela renda.

 

- 30% para compensação aos operadores. Ou seja, TODOS NÓS, já pagamos em 2011, 750 M€ para a EDP, Tejo Energia e Turbo Gás.

 

- 50% para o investimento nas energias renováveis. Aqueles incentivos que o Sócrates deu para o investimento nas energias renováveis e que depois era descontado no IRS, também o pagamos. Ou seja, mais uns 1.250 M€.

 

- 7% de outros custos incluídos na tarifa, ou sejam 175 M€. Que custos são estes? São Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência, custos de funcionamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Eléctricos), planos de promoção do Desempenho Ambiental da responsabilidade da ESE e planos de promoção e eficiência no consumo, também da responsabilidade da ERSE. - Para nomeação de uns tantos "boys e v_cas" dos partidos do governo que ganham... ganham... para inventarem como podem sugar mais e mais

 

Estão esclarecidos? Isto é uma vergonha. NÓS TODOS pagamos tudo !

 

Pagamos para os açorianos e madeirenses terem electricidade mais barata, pagamos aos Municípios e Autarquias, para além de IMI's, IRS's, IVA's em tudo que compramos e outras taxas... somos sugados, chupados, dissecados...

 

REPASSEM POR FAVOR … A TODOS OS V/ AMIGOS E CONHECIDOS.

 

Cumps

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Não consigo colocar a tabela de forma a ser visualizada correctamente, alguém pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse só isso. A EDP é uma empresa de altos tachos, tal como PT, etc e tal. Nenhuma destas empresas funciona num regime de mercado livre, nem em termos de competitividade entre empresas, nem em empregabilidade, nem como é evidente em eficiência, inovação e serviço ao público. Não vivemos numa democracia, mas numa oligarquia (equivalente e relacionada com a partidocracia), não muito diferente do feudalismo medieval. E, quiçá na Idade Média as pessoas eram menos roubadas/escravizadas que actualmente.

 

 

Fico chocado quando ainda há gente a acreditar que Portugal é uma democracia. Isto já é senso comum, e há relatorios internacionais que não são abonatorios para Portugal em termos democraticos. Existe liberdade de expressão (mas até que limite?) O resto da Europa simplesmente não quer saber, pois Portugal é um país pequeno demais para interessar. Além de que os nossos politicos sao lacaios dos mais poderosos, mesmo que isso vá contra os interesses do país, isto ajuda a manter os tachos deles. Desde que eles vivam bem, o povão sereno, eles querem lá saber. A EDP é um estado dentro de um estado, parte vital da Oligarquia portuguesa, um sistema mafioso semelhante ao que existe na Rússia. Ninguém anda a pagar nenhum outro cidadão comum para ter electricidade mais barata ou ajuda na energia renovavel, mas a pagar uma pirâmide de tachos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse só isso. A EDP é uma empresa de altos tachos, tal como PT, etc e tal. Nenhuma destas empresas funciona num regime de mercado livre, nem em termos de competitividade entre empresas, nem em empregabilidade, nem como é evidente em eficiência, inovação e serviço ao público. Não vivemos numa democracia, mas numa oligarquia (equivalente e relacionada com a partidocracia), não muito diferente do feudalismo medieval. E, quiçá na Idade Média as pessoas eram menos roubadas/escravizadas que actualmente.

 

 

Fico chocado quando ainda há gente a acreditar que Portugal é uma democracia. Isto já é senso comum, e há relatorios internacionais que não são abonatorios para Portugal em termos democraticos. Existe liberdade de expressão (mas até que limite?) O resto da Europa simplesmente não quer saber, pois Portugal é um país pequeno demais para interessar. Além de que os nossos politicos sao lacaios dos mais poderosos, mesmo que isso vá contra os interesses do país, isto ajuda a manter os tachos deles. Desde que eles vivam be, o povão sereno, eles querem lá saber. A EDP é um estado dentro de um estado, parte vital da Oligarquia portuguesa, um sistema mafioso semelhante ao que existe na Rússia. Ninguém anda a pagar nenhum outro cidadão comum para ter electricidade mais barata ou ajuda na energia renovavel, mas a pagar uma pirâmide de tachos.

 

Eu costumo dizer que para estarmos iguais à Idade Média só nos falta os cobradores a cavalo a arrombar portas e a tirar o pão das mãos das crianças, por não haver + dinheiro em casa para sustentar a soberania... Assim estilo filme de Robin Hood, mas em plano real. Talvez já nos falte muito pouco ou nada, só mesmo andarem a cavalo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

repara que a factura da luz, água, telefone, gás, gasolina, etc é um peso muito significativo do rendimento mensal, alto demais para a realidade do país, porque será? acho que as pessoas fazem um filme terrivel da idade média, mais do que realmente foi e fazem um filme mais cor-de-rosa da actualidade. Tudo devido a propraganda. Até recentemente pensavamos que a "democracia" tinha começado em 1974. Hoje sabemos que isto não faz sentido. Isto porque as pessoas são facilmente enganadas e o sistema actual é também mais trepasseiro e ilusório. Com a crise... muitas coisas ficaram evidentes. Mas o pior é que apesar de tudo o que se passou até agora, o sistema continua o mesmo, nada mudou e assapam ainda mais em cima do cidadão comum.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

eu como " ilhéu " não tenho culpa do que o governo fez ou está a fazer ...o post está claramente a discriminar o todos os ilhéus .....senão repare " para aqueles ilhéus terem a electricidade mais barata !!! "...... então os ilhéus é que tem culpa ? temos culpa do que o gajo ( AJJ ) está a fazer a todos vós e a nós também ....?

 

você ( quem enviou esse mail ) acha-se superior a nós ? eu acho que somos todos iguais e parte de um todo...

 

então nós também não pagamos nada ?

 

são só vocés que pagam as favas ?

 

Que essa pessoa esteja descontente em pagar demais na sua factura até compreendo ...mas não descarreguem comentários desse tipo aos " ilhéus "... se reparar também temos a nossa quota de favas para pagar sem termos culpa .....

 

todo o mundo está a pagar as contas dos corruptos sejam vocês ou nós os " ilhéus " ....

 

tenho muito orgulho de ser ilhéu e de ter nascido aqui na minha querida ilha que é um paraíso chamado Madeira ....

 

claro que o AJJ devia ser banido daqui ...mas...a ver vamos... se ainda alguém tem alguma idéia brilhante...

 

dirigo este desabafo diretamente á pessoa autora do mail não aos membros deste forum ...mas se alguém se picar...paciência ...a vida é assim mesmo .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

eu como " ilhéu " não tenho culpa do que o governo fez ou está a fazer ...o post está claramente a discriminar o todos os ilhéus .....senão repare " para aqueles ilhéus terem a electricidade mais barata !!! "...... então os ilhéus é que tem culpa ? temos culpa do que o gajo ( AJJ ) está a fazer a todos vós e a nós também ....?

 

você ( quem enviou esse mail ) acha-se superior a nós ? eu acho que somos todos iguais e parte de um todo...

 

então nós também não pagamos nada ?

 

são só vocés que pagam as favas ?

 

Que essa pessoa esteja descontente em pagar demais na sua factura até compreendo ...mas não descarreguem comentários desse tipo aos " ilhéus "... se reparar também temos a nossa quota de favas para pagar sem termos culpa .....

 

todo o mundo está a pagar as contas dos corruptos sejam vocês ou nós os " ilhéus " ....

 

tenho muito orgulho de ser ilhéu e de ter nascido aqui na minha querida ilha que é um paraíso chamado Madeira ....

 

claro que o AJJ devia ser banido daqui ...mas...a ver vamos... se ainda alguém tem alguma idéia brilhante...

 

dirigo este desabafo diretamente á pessoa autora do mail não aos membros deste forum ...mas se alguém se picar...paciência ...a vida é assim mesmo .

 

cumprimentos

 

Tal como eu referi no inicio, eu não me revejo em todas as palavras e opiniões do email que chegou à minha caixa de correio eletrónico.

Sou contra essa referência e sei que é ofensivo para com quem vive nas ilhas. Fiz o copy/paste na integra, somente isso.

Infelizmente ainda não há imposto contra a estupidez, era um imposto que eu batia palmas se fosse criado, talvez ajudasse a que tivessemos um país melhor. Também "nós" do continente somos chamados de "Cubanos" pelo Presidente regional da Madeira, de forma depreciativa. Se revejo todas os habitantes das ilhas nas palavras e atitudes dele? Claro que não, há que separar as coisas.

Não desculpando a expressão usada pelo autor do email, penso que muitas vezes o "racismo" (de qualqur tipo) nasce de nos sentirmos constantemente prejudicados, viramos as nossas palavras contra quem é mais fácil de atingir. Eu não o faço, nem tive intenção de o fazer. As minhas palavras são contra o governo de Portugal e os seus governantes, não só estes, como os anteriores, como toda a anterior oposição. Valem zero, seja qual for a sua origem geográfica.

 

Deixo aqui o meu lamento e solidariedade para quem ler este tópico e viver, ou tiver nascido nas ilhas. É errado ea minha intenção de alerta centra-se somente no preço de fatura vs preço real da eletricidade.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o que dizes, Toutinho.

Era só o que faltava, por causa deste copy/paste, os alentejanos, os tripeiros, os alfacinhas, os marafados, etc (não sei mais alcunhas lol), se incomodarem e não perceberam que são todos consumidores pagantes, independentemente se têm mais ou menos taxas! Todas elas, são um roubo!

Isto pelo menos é a minha opinião. Só juntos é que podes reclamar.

Cumpr

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria interessante alguém fazer o mesmo com as faturas das restantes despesas da casa, como é o caso da água, onde se paga um imposto de ocupação de subsolo. Até pagamos a terra que está debaixo do chão... E num prédio de 8 apartamentos (por exemplo) em que estão a ser ocupados 300m2 de subsolo, 8 casas estão a pagar a totalidade do imposto. Não seria mais justo dividir o imposto por 8? Digo eu, não sei... talvez a minha matemática seja mesmo má...

Na fatura do gás, ainda não fui ver, mas devemos pagar coisas mirabolantes. Não fosse a Galp a empresa que mais aumenta os seus lucros, de ano para ano e eu até poderia cair no erro de pensar "Não... deve existir uma fatura que seja justa e honesta...". Quando chegar a casa já vejo :) Acho que quando escrever aqui a minha próxima resposta, deve ser a chorar :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é de pasmar quando há 3 empresas (PT, EDP, GALP) em que não há QUALQUER concorrencia a fornecer os serviços mais preciosos podem fazer qualquer coisa que lhes apeteça, os combustiveis sobem esta semana e para a semana quase de certeza que vão subir novamente, a luz também sobe apesar de continuarem a gastar nas renovaveis que não vejo qualquer utilidade nisso efim só mesmo neste país de m**da é que há isto, solução radical era apanhar um dos grandes e espancalo na praça publica para verem se acordavam os outros. :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação a ilha da madeira seria bom esclarecer um pormenor de fundamental importância a Empresa de Electricidade da Madeira não tem nada a ver com a EDP são empresas distintas com métodos de funcionamento diferentes, embora o Governo regional tenha influencia na gestão da mesma como em todas as grandes empresas desta nação (Portugal continental e Ilhas).

Este Email é em certa medida uma arma de contra informação.

Pagamos a electricidade ao mesmo preço que no continente, a única diferença que havia seria provavelmente referente as taxas de IVA.

Nas nossas facturas também pagamos de forma camuflada taxas que apenas servem a interesses privados, os mesmos que pagam os restantes contribuintes.

Seria bom que o governo a EDP ou outra entidade como a DECO explicasse de forma clara e transparente o que realmente estamos a pagar, ou já se esqueceram dos contadores avariados ou programados para lesarem os contribuintes em milhares de euros.

O problema e que a nossa nação e governada por interesses especulativos e marginais ao interesses do bem comum, que nos atrasam renegando este povo que somos nos a um futuro de sonhos adiados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a questão das ilhas tem antes a ver com a forma como é produzida e transportada energia ou algo assim e não com impostos. Isso não é contra-informação, mas antes debates antigos antes destes escandalos todos que surgiram com a crise em que muita gente perdeu o pequeno "tacho" e começaram a debitar cá para fora muita coisa como "boatos".

 

O que sugere o Umbrelacorp seria a solução radical e histórica. Desconfio que a única pelo andar da carruagem. Esperemos não ter que chegar a isso. Eles já andam todos com guarda-costas, logo pelo menos a "revolta" popular, para já apenas verbalizada, algum efeito está a ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse pormenor da ilhas ou taxa referente ao tarifário das ilhas, tem como fundamento puro e simples de criar um mal estar entre as duas regiões insular e continental não tem fundamento, vai na ideia dos insulares despesistas que vivem acima das reais possibilidades, este argumento e valido para os que orbitam o circulo de interesses deste governo regional.

Mas digo que as dificuldades aqui são agravadas pela insularidade e por um meio que oferece poucas oportunidades a não ser a imigração para o comum habitante como eu me enquadro.

Quanto a questão em debate era bom lembrar que as ilhas são circuitos fechados auto-suficientes, com redes eléctricas próprias muito diferente da EDP, alias são empresas distintas podendo apenas partilhar alguns modelos de facturação e de gestão de clientes semelhantes a EDP.

Infelizmente este estado de coisas e fruto de um alfabetismo de décadas em que as pessoas não conseguem pensar a luz de uma razão própria, deixamos-nos ir por ideias feitas acreditamos em sombras ou não queremos ver a realidade.

Vou ser mais franco, se tivesse meios financeiros já tinha investido num sistema auto produção de electricidade conjugando painéis com uma turbina.

Tenho esperança que as próximas gerações consigam mudar alguma coisa nem que seja por força das circunstancias.

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

solução radical era apanhar um dos grandes e espancalo na praça publica para verem se acordavam os outros. :medieval_mace:

 

 

eu acho que a soluçao é mudar o sitio da cruzinha, quando formos votar ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que a soluçao é mudar o sitio da cruzinha, quando formos votar ...

 

Se fores votar na oposição volta ao mesmo, cores diferentes mas a mesma m**da, enquanto não aparecer alguem sem cor politica que chegue e diga "isto é assim e vamos acabar com estes chulos" vai continuar tudo na mesma mas isso é praticamente impossivel, posso dizer que votei neste partido pois acreditava que tinha uma certa linha para acbar com certos lobbys mas está tudo a voltar à fossa, tens o exemplo do Obama "Yes we can" tudo de grande e etc mas ao fim deste tempo quem está por detrás dele e que manda, partidos com recursos mas pronto isso já se sabe quem tem dinheiro tem poder para tudo e escapar a tudo...

 

Não falemos de coisas tristes :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa Noite

 

Só uma dúvida, essas taxas todas expostas vêm de certa forma incluidas no preço final? Ou seja, não vêm detalhadas na fatura??

Isto já foi em agosto mas por acaso só vi hoje mas gostava de tirar esta duvida?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que vem tudo na fatura e até penso que possam tirar certas taxas como a da rtp na segurança social

A melhor maneira de o fazerem é um autentico barraco que aviam-te num instante

Vejam a smas eu tenho uma vivenda que tenho fossa e todos os meses me cobram taxas de esgoto e todos os meses lá vai ele partir a cabeça aos chulos gulosos

Até conheço casos que para obrigarem casos como os meus que a própria companhia de água desinstalou a fossa e instalou toda a canalização a seu próprio encargo para que as pessoas paguem a taxa de esgoto enfim lastimável

Enfim este país e quem o governa são todos uns filhos da mãe gordos com uma pança que são os nossos euros todos que nos roubam .... parecem o Obelix

Solução revolução fazendo a policia exercito e marinha se juntarem pois pela constituição têm de nos defender a nós POVO para isso existiem

Abraço

Pedro Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.