l'harmonie


Lucky strike

Recommended Posts

Apresento-vos o meu aquário, o qual pretendo tornar um hight-tech, ainda que admito que neste momento não o seja.

 

Início do layout: 16 de fevereiro de 2012

Capacidade: 96L brutos

Iluminação: 4x24W (2x24W 9000k, 1x24 8000k e 1x24w 4500k)

CO: pressurizado extinctor a 3bps com difusão por flipper.

Filtragem: Fluval 406, filtro externo.

Fotoperiodo: 12h-24h, com CO2 10h-22h.

Fertilização segundo EI, dividida em 4x semanais com TPA 50% 7/7 dias

 

Fauna:

8 guppys (3 fêmas, 1 macho e 4 alevins)

3 platys (1 macho e 2 fêmeas)

2 ancistrus (cada 1 com 5-6 cm's)

4 SAE

7 tetra neons blue

 

Flora.

tapete de eleocharis sp mini

pequena porção de HC "cuba"

ludwiga sp

alternanthera rosaefolia

cobomba caroliniana

rotala sp green (penso eu) canto direito

 

Hardscape: rocha de basalto capturada no rio

 

O l'harmonie nasceu no dia 16 de fevereiro, mas é na verdade uma reorganização do layout do anterior aquário.

 

dsc00246rq.jpg

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 dias passados e surgem alguns problemas dificeis de resolver:

 

Em primeiro lugar surgem as algas.

Em segundo, surge um problema que já vinha do anterior layout: as raízes aéreas, principalmente na alternanthera e ludwiga sp.

 

dsc00253ty.jpg

 

 

O problema das raízes aérias é verdadeiramente enervante uma vez que perturba a estética do layout. As podas destas raízes são dificeis, sobretudo quando as raízes inferiores ainda não estão bem formadas e a planta não está bem fixada. Poderia pensar que as raízes aéreas são um problema de nutrientes mas li em alguns fórums que mesmo em equílibrio total, há determinadas plantas que terão sempre estas raízes como mecanismo de sobrevivência.

Alguém que sofra do mesmo problema é incentivado a partilhar experiências, frustrações e soluções, se elas existirem.

dsc00267vv.jpg

 

Aqui está o layout com exactamente 10 dias. Nota-se um crescimento bom da eleocharis, mas nota-se agora um problema da algas filamentosas um pouco por todas as plantas. Um agravamento da green beard algae na eleocharis, já com contágio para com o hardscape.

A fama que os SAE atacam as green beard algae... bhaaa... é sobretudo fama, ou então perferem largamente as filamentosas. Os ancistrus colam-se no vidro e ficam colados.

 

dsc00277qy.jpg

Aqui está aquilo que julgo ser a famosa Green Dust algae. No caso de a identificação estar correcta, há que deixar a alga maturar 20-30 dias e posteriormente removê-la do vidro manualmente, pois nesta altura será mais fácil visto a sua espessura ser maior. esta alga no meu aquário caracteriza-se por ser essencialmente vista de perfil, mas não perturba praticamente a visão para o interior do aquário, daí a foto ser tirada de perfil.

Julgo esta alga estar relacionada com o comprimento de onda da iluminação do aquário (3x24w a 9000k) e também com a demasiada luz.

 

Para já baixei a luz para 3x24x... vamos ver como evolui. Irei também diminuir o fotoperiodo para 9h/dia. para já não penso em mudar as lâmpadas

 

Por fim: 2 problemas inquientantes que também podem ser observados nas fotos anteriores:

Em pleno fotoperiodo, as cobombas não abrem. Isto é: as suas folhas ficam densas e fechadas sobre o caule e não se expandem, ao contrário do que acontecia no layout anterior. Perde-se toda a estética do volume dado pela planta. Apesar disso, ela cresce e faz pearling, o que torna estranho o fenómeno.

 

por fim... a cuba sendo uma planta de crescimento rápido, quando comparada com o crescimento supostamente "médio" da eleocharis, desenvolve-se muito pouco. No algum crescimento, mas nada de espetacular. Julgo que o problema poderá estar na fertilização.

 

Ultíma parametragem da água:

 

pH.: 6,8

Amónia e nitritos: 0 ppm

NO3: 5ppm's (não percebo este consumo exagerado de nitratos, em assincronia com o consumo de fosfatos). fertilizo para obter niveis de nitratos de 15 ppm's. Enfim...

PO4: 1.5 ppm's

CO2: 20-30 ppm's a olhómetro no drop checker.

 

 

Deixo aqui a última foto, tirada ontem.

 

dsc00276bg.jpg

 

P.S: irei brevemente colocar um plano opaco atrás (tipo cartolina) para impedir a visualização dos tubos e fios. Que cor me aconcelham. E irei investir num difusor bonito. pfuuuu.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está-se a compor, quando as plantas crescerem de certeza que vai ficar porreiro, penso que uns tons de azul claro ficava bem no fundo, mas bom é arranjar várias cores e expermentar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de uma semana de férias, sem TPA's nem outras manutenções... mas com alimentação 2/2 dias e sem fertilização... eis que chego e vejo um aquário assaltado pelas filamentosas verdes. Apesar disso, enorme crescimento das plantas.

 

Efectuo os testes e obtenho.

 

pH: 6.8

Amónia e Nitritos: 0 ppm

Nitratos: 5-10 ppm's

Phosfatos: 5 ppm's >>>> CULPADO!!!!

 

Troca de água de 60% e reflexão.

 

Em primeiro lugar, sempre tive problemas com fosfatos elevados. Pus-me a pensar e cheguei a 3 possibilidades...

 

1º: Devo ter claramente um problema na selecção das quantidades de comida para os peixes. A rever este capítulo.

2º: Visto que inicialmente tive problemas com a carência de potássio e várias folhas caíram das plantas e se alojaram em certos cantos, penso que estas mesmas folhas em decomposição são uma fonte importante de fosfatos.

3º: suspeito da qualidade da minha lâmpada T5 mais recuada de 24W... e 4200k. Mesmo sendo uma Philips não lhe reconheço valor no mundo da aquariofilia, mas isto pode ser mania.

 

Seguidamente, efectuei um tratamento com H2O2 às algas verdes que cobriam a alternanthera...

 

Vamos lá ver como evolui a situação.

 

Neste momento vou-me concentrar em diminuir os fosfatos.

Eventualmente, estou tentado a aumentar o CO2 para 4 bps. Não confio no DC... uma vez que a coloração obtida com 1bps, 2bps e 3 bps era EXACTAMENTE a mesma. Estranho.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Aqui está: 44 dias após a montagem.

 

dsc00298bk.jpg

 

Principais problemas chatices:

1. falta de densidade na eleocharis. Comecei as podas á 2 semanas, a ver se melhora.

2. raízes aéreas da ludwiga, alternanthera e cabomba, mas a ludwiga é um flagelo.

3. BBA na ludwiga, que chateia à brava. Só lá vai com excel, tá visto.

 

No futuro, o objectivo é a substituição da eleocharis pela cuba, que finalmente dá sinais de crescimento razoável.

Um fundo de vinil é essencial para melhorar a estética, assim como a substituição do outflow/inflow por lily pipes de vidro e substituição de um termostato interno por um externo.

 

Mas enfim...

é mais bonito ao vivo do que na foto.

Uma objectiva macro ajudaria em muito.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

Bem não tem nada a ver com a foto anterior, agora sim está muito fixe e num muito bom caminho para ficar espectacular, e uns planorbarius para limpar essa pedra das algas?

já que camarões não podes com CO2.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo. Obrigada pelo comentário.

Efectivamente tens razão em relação aos camarões. Ainda ponderei tentar umas caridinas japonicas, mas onde estou são dificílimas de arranjar e nada me garante que toleram a fertilização e CO2... apesar dos aquascapes profissionais as terem aos montes.

Efectivamente os caracóis parecem-me a melhor opção... sendo depois o desafio controlar a sua proliferação.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Lucky tens ai um layout bem engraçado e essa pedra parece uma pepita de ouro, simplesmente espectacular.

Já mantive 4 caridinas japonicas num comunitário onde fazia c02 caseiro e fertilizava com ferropol e nc deram sinal de fraqueza, aliais apesar de já me ter desfeito do plantado ainda tenho as japonicas por cá.

Qt aos caracóis a meu ver são sempre bem vindo a um aquário pois é sp mais uma maozinha na sua manutenção( quer nas algas,restos de comida e mm na libertação do oxigénio que fica sp perdido pelo substrato), e tal como já te foi referido qd chegar ao ponto que achas que precisas de controlar a população metes la umas anentome helenas que são conhecidas como caracóis assassinos e ajudam-te a controlar a praga.

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas linus. Obrigada pelo feedback.

Vou-me esforçando para melhorar o layout continuamente. Ainda hoje acrescentei a rotala rotundifolia, para dar um ar mais compacto à parte traseira do aquário.

 

Porém, faço aqui um pequeno desabafo sobre a aquariofilia. Ando nisto de aquários à cerca de 6-7 meses.

Este foi o meu primeiro plantado a sério. No início, o foco é mantermos as plantas saudáveis a crescer bem, sem algas, com belas cores e tal. Pensamos que isso é o mais dificil.

 

NADA MAIS ERRADO.

Fazer crescer plantas é facílimo. Controlar as algas, pode ser mais dificil, mas consegue-se. Uns ajustes no CO2, uns ajustes na iluminação, uns caracóis aqui e ali... e a coisa estabiliza e vai ao sítio.

 

O que é verdadeiramente difícil e o que define um layout bonito, de um layout fabuloso???

 

Criatividade!!! Só os layouts criativos conseguem ter o estatuto de fabulosos. Aqueles aquários de aquascape são rasgos de criatividade únicos e como tal são premiados.

 

Planeamento!!! O meu layout foi uma inspiração do momento. Não foi planeado. Os layouts bem planeados, têm mais sucesso. São mais previsíveis e têm um caminho a percorrer que é conhecido. Sabemos o que queremos do aquário e assim ajuda muito.

 

Manutenção!!! Isto quer dizer... podas. São as podas que definem o layout e saber podar não é fácil. É como polir um diamante em bruto.

 

Material!!!: ter termóstato externo, lily pipes e uma rampa xpto FAZ A DIFERENÇA!!! Mas isso custa dinheiro... e enfim... nem vale a pena dizer mais nada.

 

Mas lentamente... vai-se melhorando aqui e ali e espero daqui a 3 meses, ter algo melhor do que o que tenho agora.

 

Aprendi que por mais espetacular que esteja o layout, nunca estamos 100% satisfeitos. É assim e é isso que faz evoluir o hobby.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se esse é o teu primeiro plantado estás de parabéns. Bem melhor que o meu primeiro...

 

Sim primeiro o importante é aprender a manter plantas saudáveis e testar uma série de plantas. Todas elas têm maneiras de crescer diferentes e é preciso aprender. Não se ensina. Só mesmo com experiência.

 

Planeamento é tudo. São poucos os que mandam uns calhaus para dentro do aqua e aquilo fica divino... É nesta fase que ajuda conhecer as plantas.

 

 

Os grandes "mestres" de aquariofilia têm muitos truques que não são facilmente revelados... para além de muita perícia com a máquina fotográfica. Não se deixem aldrabar...

 

PS: Esse difusor de CO2 não vale nada. Tens que mudar isso rápido. Um difusor de cerâmica barato é muito melhor que esse.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GM.

Obrigado pelo feedback.

Entretanto já acrescentei rotala rotundifolia, arcuata e macandra. Nesta fase do hbby quero experimentar várias plantas e conto em agosto fazer um plantado de 300L ao estilo dutch com 10-15 espécies de plantas.

Mas... ainda estou a aprender umas coisas diariamente.

 

por exemplo, hoje fiz uma bateria de testes ao aquário, para perceber o porquê da dimunuição das algas nestas últimas 3 semanas... e eis que me deparo com 25 ppm's de nitratos e 5 ppm's de fosfatos. Afinal, os fosfatos (esse macro tão odiado) não parece grande responsável pelas algas. Aliás, repeti o teste 2x e ainda que estejam a 5 ppm's, tenho poukíssimas algas. As BBA já voaram e restam-me umas green dust residuais nos vidros. Interessante.

 

Quanto ao difusor, foi um embuste. Comprei-o na aquariumplantedfood e honestamente é deprimente o seu desempenho. Tenho um débito estúpido ao ponto de não conseguir contar as bolhas por segundo (mais de 10 bps) e não consigo obter concentrações >25 ppm's. Enfim... má compra. A próxima será um atomizador. Não poderá ser outra coisa.

 

Vou tentar postar umas fotos para breve.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais excelente início de "carreira".

 

Tenho muitas vezes nitratos acima de 80 e fosfatos acima de 5, muito por culpa de saltar umas TPAs quando não devia. Não tenho algas no aquário a não ser cladophora nuns pontos do substrato e em zonas sem circulação de água. Fosfatos não são a causa das algas, como acabaste por concluir.

 

Para já tens MUITA luz, demais (eu tenho 78w em 150litros), e aposto que foi a massa de plantas passou o "break-even" das algas, ou seja, não há nutrientes disponíveis para estas, daí a diminuição que referes.

 

Com essa luz toda, tens de lhes dar CO2 em condições, usa uma powerhead ou cabeça de filtro dos pequenos, é o melhor método. Aumentas a circulação e dás CO2 a toda a flora de forma mais equilibrada.

 

Um exemplo dos benefícios da circulação acrescida: antes de ter a powerhead a difundir o CO2 tinha as ludwigias repens a perder as folhas inferiores (falta de alimento, camada de água - boundary layer - vê o que descobres), e isso acabou.

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucky,

 

Pah sim senhores, isso parece-me bem encaminhado :P

 

Só para dar uma achega à coisa...japonicas com CO2 totalmente compatível! É seguro. E outra coisa maravilhosa que as japonicas têm, pelo menos a meu ver, é que elas têm o prazer do "enroscanço", chegam a engravidar, até podem nascer as gambitas mas não se safam...não te consigo explicar agora com a teoria toda, mas para se safarem é necessário criá-los numa solução salina. Para os interessados: http://www.planetinverts.com/Amano%20Shrimp.html.

 

Continua! :thumbup3:

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mesmo a certeza que queres um dutch :tongue:

 

Epá não precisas de fazer testes com os nutrientes. Perguntavas-te que eu dizia que podes trocar a água toda por fertilizante que não vais ter algas... (com excepção da amónia). :juggle:

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mesmo a certeza que queres um dutch :tongue:

 

Epá não precisas de fazer testes com os nutrientes. Perguntavas-te que eu dizia que podes trocar a água toda por fertilizante que não vais ter algas... (com excepção da amónia). :juggle:

un dutch é un dutch. é como ter uma tela colorida com vida. é o meu estilo favorito. O problema é que é talvez dos estimos mais dificeis pois requer um planeamento desde o inicio senao nunca mais vai la. é o caso deste. Vou deixar crescer a macandra, a rotundifolia e a arcuata e quando tiver varios pées delas.... vou refazer tudo para preencher 70% do aquario. mas enfim... vou ter de esperar. a minha cuba, apesar de ter boa saude e um verde bonito, teima em crescer rapido. suspeito de aue os ancystrus andam a come-la. x/

 

Testes com nutrientes, so os fiz 1x no ultimo mes, e muito por causa da macandra, pois li que o crescimento abranda drasticamente se os nitratos sao superiores a 25 ppms's. so por isso.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucky,

 

Pah sim senhores, isso parece-me bem encaminhado :P

 

Só para dar uma achega à coisa...japonicas com CO2 totalmente compatível! É seguro. E outra coisa maravilhosa que as japonicas têm, pelo menos a meu ver, é que elas têm o prazer do "enroscanço", chegam a engravidar, até podem nascer as gambitas mas não se safam...não te consigo explicar agora com a teoria toda, mas para se safarem é necessário criá-los numa solução salina. Para os interessados: http://www.planetinverts.com/Amano%20Shrimp.html.

 

Continua! :thumbup3:

espero tentar a reproduçao das japonicas.

So ainda nao tentei por 2 razoes.

1. cada japonica custa 6€.

2. é preciso um aquario e um medidor de salinidade que custa 20€ e como ando a fazer economias para um nano, chateia-me tar a gastar esses €.

 

Senao eu até curto as japonicas. sao altas malucas... alias como todos os camaroes.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucky,

 

Bom aqua, quanto a fazeres tapete de cuba acho que fará um bom contraste com o resto, daqui a uns tempos se precisares de cuba avisa, e fazemos uma troquita pela eleocharis.

 

 

6€ Por cada japónica?!?! LOL manda mp e já te recomendo um amigo...

Não precisas de engenhocas para a criação de japónicas... basta água do mar... vê aí um tópico no forúm sobre a sua criação.

Mas muito reduzidamente é parir a fêmea em água doce e meter as crias para água salgada. E depois vice versa..... a até quem não faça aclimatização e espete com elas no de água doce outra vez e tem altas taxas de sucesso (empresa alemã)

 

 

Mas pronto esse aqua até está agradável para 1ª tentativa de aquascape, agora o dutch... irá ficar porreiro se pensares ao pormenor e planeares da mesma forma.

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.