Peixes à tona


Diogo Costa

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Vim de férias ontem e reparei que o meu casal de Agassizii e o meu Guppy andam mt à tona. Pelo que tenho visto, normalmente é devido à falta de oxigénio, mas visto que tenho uma quantidade de plantas razoável, acho estranho que esta seja a razão pela qual eles vêm à tona.

 

 

------

 

Setup:

 

Aquário: Aqualight 60 - 60*30*27

Filtro: Eheim Ecco Pro 130

Termóstato: Resun 75W

Iluminação: Aqua light 15W

Outros: coco e tronco

 

Substrato: ADA Malaya

 

Flora:

Anubia nana

Hygrophila polysperma

Feto de java

Eleocharis acicularis

Outra...

 

Fauna:

1 Guppy,

6 Corydora Julli

1 L-204

2 Apistogramma Agassizii "Super Red"

 

 

Temperatura: 26 ºC

pH: ~7

NH3 e NH4: irei medir daqui a pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uns pormenores... as minhas corys estão a vir mais vezes à superfície e o meu L-204 está "colado" ao vidro de trás mesmo cá em cima. :s

 

Imagem - dois agassizii (fêmea à esquerda do tubo - vê-se um pouco mal)

 

Imagem - agassizii fêmea e guppy

 

O valor de NH3 e NH4 é de 0,5 mg/ml.

 

 

Penso que por via das dúvidas vou tentar arranjar uma bomba de O2 para ver se a reacção dos bichos se altera. Para já, alguma opinião do que poderá se tratar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não tem a ver com TPA (se bem que neste caso, uma grande TPA é a solução imediata), nem parece ter a ver directamente com falta de oxigenio, mas um problema mais basico. Há quanto tempo tens o aquário? Se tens há muito tempo, fizeste algum tipo de limpeza exagerada? Morreu algo no aquário?

 

o ter plantas não significa que o aquário fique bem oxigenado!

 

o valor daNH3/NH4 deve ser 0!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Fiz uma TPA (cerca de 30%) mesmo antes de ir de férias, à sensivelmente uma semana. O filtro está a funcionar correctamente e amanha devo arrancar com mais uma TPA de 20%.

 

Quanto ao valor obtido no teste de NH3/NH4 está dentro dos parâmetros normais, tendo também em conta o meu pH, isto segundo o que consta no folheto informativo do teste (SERA).

 

Tenho o aquário desde meados de Março e há cerca de 3/4 semanas quis alterar o layout todo o aquário - podem ver o que se passou neste tópico.

 

Já agora aproveito para lançar algo mais... tenho reparado desde que fiz estas mudanças que fico com uma espécie de "cotão" em cima do areão. Será da comida que ando a dar aos bichos? Será de mais? Neste momento dou um pouco de flocos e granulado todos os dias, meia pastilha de Spirulina e uma pastilha da Algae Wafers dia sim dia não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente!Deixei o oxigénio a funcionar a noite toda e desliguei-o hoje depois de almoço. As corys estão, aparetemente, mais felizes e os restantes já não andam à superfície. Está tudo muito sereno!

 

Contudo ainda acho estranho ter ficado com um défice de oxigénio... mais ajudas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o mesmo problema á dias alguns dos peixes á tona, vou ter de arranjar um filtro externo pois o meu da biobox está a dar o berro e antes deste problema fiz uma limpeza a fundo :fart004: ....O problema deve ser a oxigenação como aconteceu com o diogo.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua a superfície e agitada pelo filtro? E que se a agua estiver parada não existe oxigenação ...

 

É, mas nada de muito notório. Quero ver se arranjo uma flauta para fazer um pouco desse efeito. Contudo como tenho tanta planta, acho que oxigenação não faltaria...

Editado por Diogo Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas não substituem de todo um oxigenador...

 

Primeira vez que leio algo do género. Se produzem oxigénio, para que colocar ainda mais? Então e para que colocar CO2 se existe defice de O2?

 

Simplesmente há algo que não está a bater bem no meu aquário e sinto que o O2 que ando a meter está a servir apenas de medida de correcção uma vez que nunca foi preciso em alturas anteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas produzem de dia oxigénio. Mas para isto é necessário uma iluminação e CO2 suficientes.

 

Durante a noite irão produzir CO2... consumindo o O2.

 

Se não há entrada de O2 e de CO2... o O2 será também consumido pelos peixes...

 

Numa primeira fase, tentaria fazer uma boa circulação à superficie... geralmente é o suficiente para entrada do O2.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens falta de circulação e muitas plantas vais ter problemas de O2 no aquário, não existindo trocas gasosas. Tens de ter sempre um boa circulação de água na superfície para teres trocas gasosas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta bem. Vou tentar arranjar uma flauta para esse efeito. A questao é que amanha ja vou novamente de ferias. Acham que devo deixar a bomba de O2 para remediar ate ter a tal circulação a superfície?

 

Obrigado pelas ajudas ate entao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais