Problema com Fertilização elos: Greenspot


nunofalcão

Recommended Posts

boas,

Setup

Aquário 250L, 240L reais

luzes t5, 3x39W (é pouco, estou a espera de € para comprar uma calha nova)

Sistema de CO2 pressurizado (2/3 bolhas p segundo no bubble counter)

Filtros Eheim Classic 600 x 2 (meio cheios com esponjas e cerâmicas para maior estabilidade)

Termostato Eheim 300L

Substrato Nutrasoil fértil com uma conjugação de pedra de rio, grossa e fina, por cima

Tronco de videira

Flora:

3 Anubias saggite

5 anubias nana

2 anubias heterophyla

4 cryptocoryne wenti green

2 echinodorus bleheri (recolocadas e cortadas recentemente estão msm muito pequenas)

muitos pés de Alternanthera lilaciana

alguns pés de Lysimachia Aurea

muita valisneria gigantea (controlada semanalmente)

Fauna:

4 espadas adultos (dezenas de filhotes)

2 SAE

1 Bristlenose pleco

4 corydoras

4 bleeding heart tetra

4 golden pristela tetra

1 gold gourami

3 three spot gourami

Parâmetros:

PH 7,1

idade do aqua: 8 meses

(não faço mais nenhum teste)

Fertilização:

Elos fase 1: 1mL/dia

Elos fase 2: 2mL/dia

Elos k40: 1mL/d

 

Problemas:

 

1) uma das anubias saggite e 2 das nana estão infestadas de greenspot e, para alem disto, o risoma mais velho desfaz-se (aparência baça acastanhada) e as folhas mais antigas também. fungos? o que faço?

2) não consigo controlar as greenspot no vidro da frente (apanha mais luz). todo o santo dia me meto a escarafunchar o vidro com lã e retiro maior parte das gspot, passados uns dias la estão elas de novo a aparecer. já aumentei a dosagem "normal" do elos fase 2, pois sei que se trata de carência de fosfatos, mas a este ritmo não vou conseguir ter € para a dosagem. até eu próprio já começo a ter dores no cotovelo tal é a esfregadela sistemática que tenho que dar ali. andei a ler aqui no forum e vi assim de relance uma maneira diy de fosfatos. podem explicar-me este processo como deve ser?

 

cumps, nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como é que sabes que as greenspot aparecem devido a carências de PO4?

Nunca ouvi/li tal coisa... mas pronto, nesta "ciência empírica" que é a aquariofilia, ouve-se/lê-se de tudo...

 

As greenspot, regra geral, indicam boas condições para as plantas. agora tens é de pensr numa coisa muito básica... as tuas plantas são praticamente todas de crescimento lento. Se tens boas condições para as plantas, as que são de crescimento lento, a menos que estejam em zonas de sombra, vão ficar sempre com greenspot.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como é que sabes que as greenspot aparecem devido a carências de PO4?

Nunca ouvi/li tal coisa... mas pronto, nesta "ciência empírica" que é a aquariofilia, ouve-se/lê-se de tudo...

 

As greenspot, regra geral, indicam boas condições para as plantas. agora tens é de pensr numa coisa muito básica... as tuas plantas são praticamente todas de crescimento lento. Se tens boas condições para as plantas, as que são de crescimento lento, a menos que estejam em zonas de sombra, vão ficar sempre com greenspot.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

maior parte dos posts que encontro aqui, e pelos quais me guio, indicam que na falta de PO4 há aparecimento de Gspot (não é condição única mas é a mais provável). o próprio GMartins, que me ajudou bastante no inicio do meu plantado, refere variadas vezes durante vários tópicos do forum "algas", cito:

 

"confirmo o que disse o Diogo. GSA é mesmo a mais simples de todas = falta de fosfatos.

Abraço

GM"

 

independentemente da causa, eu quero é livrar-me delas, principalmente das que estão incrustadas ao vidro (que me dê menos trabalho). e para isto preciso de comentários um pouco mais construtivos.

 

de qualquer forma, sabes o que se passa com as minhas anubias?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais