jonap212 Posted August 9, 2012 Posted August 9, 2012 Bom dia, Vou montar um Cubo de 125 litros (50X50X50) e estou na dúvida se encho com água do Mar ou com água de Osmose com Sal. A minha preferência seria a água do mar do Cabo da Roca, no entanto nunca o fiz nem sei muito bem como o fazer (logística/local ideal,etc). Em termos de maturação e ciclagem da água, o que recomendam? Por acaso, alguém tem de ir ao Cabo da Roca esta semana/fim de semana? Obrigado
rakiki_gti Posted August 9, 2012 Posted August 9, 2012 eu para mim prefiro agua de osmose , mais sal... claro k que do mar tras sempre mais qualquer coisa..
jonap212 Posted August 9, 2012 Author Posted August 9, 2012 (edited) Para 125 litros, quantos kilos de sal marinho iria necessitar? Existe uma "fórmula"/percentagem ou depende da marca do sal? Edited August 9, 2012 by jonap212
Sérgio Carmo Posted August 9, 2012 Posted August 9, 2012 Ola... a conversao é mais ou menos 33g por litro mas pode variar dependendo da marca do sal e da salinidade que pretendes Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Pedro Conceição Posted August 9, 2012 Posted August 9, 2012 Toma atenção que provavelmente os 125lts é bruto e na realidade o aqua leva cerca de €115lts + sump se existir. MEGA ARQUIVO
jonap212 Posted August 10, 2012 Author Posted August 10, 2012 Muito obrigado pelos vossos comentários!! Surgiu a oportunidade de aproveitar a água já maturada e ciclada de uma muda de água de um aquário de 800 litros totalmente de confiança e acho que vou aproveitar para iniciar com 15 kg de rocha viva! Acham bem? Durante a ciclagem (3 / 4 Semanas) e tendo apenas o areão, rocha, escumador na sump (sem luz para já), será necessário fazer a reposição (diária/semanal) de água de osmose? e a mudança de água de osmose com sal quinzenal de 20% do total? Obrigado
rakiki_gti Posted August 10, 2012 Posted August 10, 2012 15 KG de rocha viva em 125 litros ? na minha opinião e nos tempos que correm rocha viva quase nem ve la. mas va tipo algum bocado so para iniciar e ajudar o ciclo a ser mais rapido mas de resto rocha morta. so o dinheiro que gastas em rocha viva dá para comprar outros equipamentos que merecem melhor atenção. eu colocaria o suficiente para criar um lyout armonioso mas simples mas tudo com rocha morta praticamente . por exemplo se usar 7 kilos digamos 6 de morta 1 de viva... a reposição tens sempre de fazer porque a agua evapora... em relação ha tpa eu começaria por 10 % semanais agora no inicio e depois do o aquario maturar ai sim fazer quinzenal ou ate mesmo mensal. tambem vai depender do equipamento que tenhas. escumador etc etc...
jonap212 Posted August 11, 2012 Author Posted August 11, 2012 De facto a Rocha viva tem um preço absurdo, mas consegui aproveitar um bom preço de 15kg de um amigo que se desfez do aquário! No entanto, concordo com a tua opinião e vou adicionar rocha morta à sump, talvez mais 8/10kg. 1 azar na montagem do aquário de ontem: aquário acabadinho de encher e verifiquei que a sump estava furada!! Bah! vou tentar resolver hoje!!
jonap212 Posted August 11, 2012 Author Posted August 11, 2012 Esqueci me de referir que o meu escumador é um bubble magus NAC 7.
Pedro Conceição Posted August 11, 2012 Posted August 11, 2012 Eu sei que a rocha viva é cara, mas tem a sua importância que é, hoje em dia, esquecida por alguns. A rocha morta é barata, no entanto tudo o ue estava nela quando foi seca, fica lá dentro e torna-se um contaminaste para a água. Normalmente demora cerca de 2 semanas a maturar por dentro tendo depois o tempo de colonização. Conheço casos de montagens com muito pouca Rocha viva ou mesmo nada, que tiveram depois problemas constantes de algas e cianos. Na minha opinião, e baseado na experiência que tenho é que deve ser colocado, pelo mens, 20% de viva e o resto morta. Não adianta estarmos a poupar no inicio quando depois vamos acabar por gastar o mesmo ou mais. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts