Montagem Cubo 125L - Água do Mar ou Água de Osmose com Sal


Recommended Posts

Bom dia,

 

Vou montar um Cubo de 125 litros (50X50X50) e estou na dúvida se encho com água do Mar ou com água de Osmose com Sal. A minha preferência seria a água do mar do Cabo da Roca, no entanto nunca o fiz nem sei muito bem como o fazer (logística/local ideal,etc).

 

Em termos de maturação e ciclagem da água, o que recomendam? Por acaso, alguém tem de ir ao Cabo da Roca esta semana/fim de semana?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 125 litros, quantos kilos de sal marinho iria necessitar? Existe uma "fórmula"/percentagem ou depende da marca do sal?

Editado por jonap212
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos comentários!! Surgiu a oportunidade de aproveitar a água já maturada e ciclada de uma muda de água de um aquário de 800 litros totalmente de confiança e acho que vou aproveitar para iniciar com 15 kg de rocha viva! Acham bem?

 

Durante a ciclagem (3 / 4 Semanas) e tendo apenas o areão, rocha, escumador na sump (sem luz para já), será necessário fazer a reposição (diária/semanal) de água de osmose? e a mudança de água de osmose com sal quinzenal de 20% do total?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 KG de rocha viva em 125 litros ? na minha opinião e nos tempos que correm rocha viva quase nem ve la. mas va tipo algum bocado so para iniciar e ajudar o ciclo a ser mais rapido mas de resto rocha morta. so o dinheiro que gastas em rocha viva dá para comprar outros equipamentos que merecem melhor atenção. eu colocaria o suficiente para criar um lyout armonioso mas simples mas tudo com rocha morta praticamente . por exemplo se usar 7 kilos digamos 6 de morta 1 de viva...

 

 

a reposição tens sempre de fazer porque a agua evapora...

 

em relação ha tpa eu começaria por 10 % semanais agora no inicio e depois do o aquario maturar ai sim fazer quinzenal ou ate mesmo mensal. tambem vai depender do equipamento que tenhas. escumador etc etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a Rocha viva tem um preço absurdo, mas consegui aproveitar um bom preço de 15kg de um amigo que se desfez do aquário! No entanto, concordo com a tua opinião e vou adicionar rocha morta à sump, talvez mais 8/10kg.

 

1 azar na montagem do aquário de ontem: aquário acabadinho de encher e verifiquei que a sump estava furada!! Bah! :( vou tentar resolver hoje!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que a rocha viva é cara, mas tem a sua importância que é, hoje em dia, esquecida por alguns.

 

A rocha morta é barata, no entanto tudo o ue estava nela quando foi seca, fica lá dentro e torna-se um contaminaste para a água. Normalmente demora cerca de 2 semanas a maturar por dentro tendo depois o tempo de colonização.

Conheço casos de montagens com muito pouca Rocha viva ou mesmo nada, que tiveram depois problemas constantes de algas e cianos.

 

Na minha opinião, e baseado na experiência que tenho é que deve ser colocado, pelo mens, 20% de viva e o resto morta.

Não adianta estarmos a poupar no inicio quando depois vamos acabar por gastar o mesmo ou mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais