Montagem de aquário de 385 litros Ajuda!!!!!


Recommended Posts

ok, vou ver os site,

que especie de corys aconselhas?

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Pensa bem em que plantas iras colocar. Porque além das questões relativas as necessidades das plantas, em termos de luz, tens de pensar também na sua manutenção. Quanto mais alto o aquário, mais difícil a sua manutenção, podas, por exemplo.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao as plantas e que estou mesmo perdida,

 

estou a ver no site da tropica as com facil manutençao mas acho que vou ter mesmo de reduzir a altura, nao gostaria de o fazer mas se nao encontrar alternativa la terá de ser

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encontrei a Bacopa monnieri parece ser de facil manutenção e gosto do aspecto da planta mas nao tem informaçao em relaçao a temperatura,

alguem conhece ou tem alguma? necessita de algum cuidado especial?

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=044

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas não sei se os filtros externos não têm que ser colocados abaixo do nível da coluna de agua, ou se isso é só uma recomendação, vê isso bem.

 

Quantos às plantas, penso que podes ter vallisnérias e Ceratophyllum demersum (foxtail) que não são muito exigentes em termos de luz nem de fertilização.

Essa que referes não conheço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas não sei se os filtros externos não têm que ser colocados abaixo do nível da coluna de agua, ou se isso é só uma recomendação, vê isso bem.

 

Quantos às plantas, penso que podes ter vallisnérias e Ceratophyllum demersum (foxtail) que não são muito exigentes em termos de luz nem de fertilização.

Essa que referes não conheço.

oi

 

 

o muro nao esta encostado a parede por isso tenho espaço lateral abaixo do nível da coluna de agua, mas obrigado pelo aviso.

Vou ver pesquisar sobre essas que indicaste.

Achas que terão problemas com a profundidade?

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua tenho essas 2 espécies e elas vão crescendo, (as foxtail então é sempre a crescer), só que eu só tenho 50cm de altura do aqua ou seja 40cm de agua mais ou menos.

A razão pq digo que não precisam de muita luz é pq as minhas lâmpadas já devem ter uns 2 anos de uso :blush:, ou seja já não fazem muito mais q dar luz.

 

Por isso eu diria que pela profundidade acho q se fosse com iluminação nova não ias ter problemas, mas sem certezas...

Dá é trabalho meter a mão até lá abaixo se for preciso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok acho que pelo menos essas duas vou tentar

obrigado :)

 

estava a pensar colocar substrato e areia da praia(desinfectada claro) acham adequado ou era melhor optar por outro tipo de fundo?

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia de praia não podes usar, vai-te fazer subir o pH mesmo que a desinfectes.

podes é usar areia de sílica.

perdoa a minha ignorancia mas isso não é aquela areia para gatos?

eu uso areia de silica para o meu gato mas presumo que nao seja a mesma coisa

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, um aquário de 1,80 por 24 cm e 90 de altura aproveitando a luz do sol tem tudo mas tudo para correr mal.

 

Para isso ser viavél a unica hipotese é diminuir a altura para os 40 cm e colocar duas biobox em cada extermidade e usar lampadas T5 ao comprimento do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, um aquário de 1,80 por 24 cm e 90 de altura aproveitando a luz do sol tem tudo mas tudo para correr mal.

 

Para isso ser viavél a unica hipotese é diminuir a altura para os 40 cm e colocar duas biobox em cada extermidade e usar lampadas T5 ao comprimento do aquario.

 

Concordo, totalmente.

 

Apenas dou a ideia para algo que penso ser viável nesse aquário, fazia a decoração com areia e várias rochas de diferentes tamanhos e metia lá dentro ciclídeos , tipo um lago malawi.

 

A iluminação não seria problema, uma t5 de 80w, chegava e bastava. Não ponha nada de planta, resolvia o problema das algas. A filtragem se calhar pensava em fazer uma sump lateral, no aquário, ficam bonitas e penso que os 20cm, seja possível trabalhar uma.

Optando por um lago Malawi, podes fazer o aquário mais alto, mas cuidado com a possibilidade máxima de filtragem que vais ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ás corydoras podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199572&pid=1153300&st=0entry1153300 é o documento pdf a altura reduz para uns 60/70 com essas medidas de comprimento podes por mais de 20 corys mas mete 15 e depois vês se achas que queres mais, mete todas da mesma espécie, quanto mais forem mais o comportamento é fascinante com 15 corys já dá para ver o comportamento delas depois se quiseres mais compras mais umas cinco da mesma espécie mas não exageres. As que eu mais gosto são as green, as orange, as red, as schwartzi e as melini mas vê no link lá tem uma data de espécies.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Projecto adiado...

Depois de considerar todas as vossas opiniões e fazer muita pesquisa, vou optar por juntar mais algum ( se o passos coelho me deixar) e alterar a estrutura de modo a ter mais espaço lateral, devo ser a unica pessoa que não se importa de ficar com uma sala pequena para ter um aquario maior!

 

Duvida:

 

O que é mais fiável e economico? um móvel em madeira ou levantar parede (com tijolo e cimento)para alargar o muro?

Aceitam-se sugestões visto o projecto ir ficar muuuiiitooo mais dispendioso.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens possibilidade a parede será mais viavel, mais barato e mais seguro...

podes tambem fazer uma armação em ferro e tapa-la com pladur...o porque? alem de com um pouco de imaginação ficas com um movel escondido e acaba por ser mais rapido e menos trabalhoso que a parede, claro que fica tambem mais dispendioso...

cimento, tijolos e boa vontade e fica barato :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o móvel em madeira será a alternativa mais viável, uma vez que para alargares a parede decentemente terás de meter pedreiro, pintar, .... . Penso que poderás mandar fazer um móvel de modo a que essa parede fique "dentro" do móvel, ou seja, o móvel será mais largo do que a parede (para te dar a largura que queres), mas aproveita a estrura da parede para distribuir o peso. Pelo que percebi dessa parede que falas, esta será a melhor opção para fazer uso da parede, e poderes ter um aquário um pouco mais largo (24cm é mesmo muito muito estreito, além de com essa altura toda ser extremamente instavel, basta um empurrao de frente e era uma vez um aquario, e 385l de agua na sala). Nesta solucao o movel em causa nao te ira ficar muito muito caro, acima de tudo no custo geral de montares um aquário dessa dimensão.

 

@elizer o tampo não poderá ser em pladour, ainda que tenha um tampo em ferro por baixo do pladour, o pladour vai comprimir todo. De onde eu sou, só a mão de obra para fazer o alargamento da parede, ficaria bem mais caro que comprar uma estrutura em ferro e madeira para tapar. Além de que depois a pintura nunca vai ficar igual à cor que estava, ainda que que a tinta seja igual, uma vez que a tinta esbate com o passar do tempo..

 

de qq maneira poe uma foto da tal parede para o pessoal dar sugestoes.

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o móvel em madeira será a alternativa mais viável, uma vez que para alargares a parede decentemente terás de meter pedreiro, pintar, .... . Penso que poderás mandar fazer um móvel de modo a que essa parede fique "dentro" do móvel, ou seja, o móvel será mais largo do que a parede (para te dar a largura que queres), mas aproveita a estrura da parede para distribuir o peso. Pelo que percebi dessa parede que falas, esta será a melhor opção para fazer uso da parede, e poderes ter um aquário um pouco mais largo (24cm é mesmo muito muito estreito, além de com essa altura toda ser extremamente instavel, basta um empurrao de frente e era uma vez um aquario, e 385l de agua na sala). Nesta solucao o movel em causa nao te ira ficar muito muito caro, acima de tudo no custo geral de montares um aquário dessa dimensão.

 

@elizer o tampo não poderá ser em pladour, ainda que tenha um tampo em ferro por baixo do pladour, o pladour vai comprimir todo. De onde eu sou, só a mão de obra para fazer o alargamento da parede, ficaria bem mais caro que comprar uma estrutura em ferro e madeira para tapar. Além de que depois a pintura nunca vai ficar igual à cor que estava, ainda que que a tinta seja igual, uma vez que a tinta esbate com o passar do tempo..

 

de qq maneira poe uma foto da tal parede para o pessoal dar sugestoes.

 

 

Pedreiro não será necessário. Não há muita ciencia em meter cimento por entre tijolos e alem disso tenho familiares que podiam faze-lo. O móvel ficaria mais caro a minha duvida é se a parede aguenta melhor o peso que o móvel, e na parede não posso guardar equipamento, a nao ser que deixe algums espaços mas isso podera afectar a integridade da parede.

 

Vou tirar foto.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a parede que faz a divisão entre a cozinha e sala

Aqui esta a foto

http://www.imagensonline.net/?v=img3028.jpg

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

admitindo que esses teus familiares sabem assentar tijolos decentemente (não tem ciência, mas tem técnica), penso que a parede terá muito mais integridade que o móvel. de qualquer maneira tens a situação da pintura, mas isso vai da importância estética que cada um dá.

 

mas a tua opção do móvel, é pôr o móvel e aproveitar a parede, ou fazer um móvel separado, ignorando a parede?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@mdfart...o tampo não o tinha pensado em pladur...um dia chegava a casa e não via o aquario...nem bastava um dia com o peso do monstro era assim que ele começava e encher :D

 

@samanta...por acaso existe alguma ciencia :D mas isso na é o mais importante...mas a meu ver a parede aguenta sempre melhor o peso que um movel de madeira. e se refroçares a parede lateralmente mente em u invertido podes criar uma zona de arrumação no centro sem comprometeres a estabilidade da parede...

se podes é o melhor...eu tenho em madeira pq o sogro é carpinteiro e sau-me muito mais barato alem de ser muito mais estaver que os que se compram por ser de madeira massiça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

admitindo que esses teus familiares sabem assentar tijolos decentemente (não tem ciência, mas tem técnica), penso que a parede terá muito mais integridade que o móvel. de qualquer maneira tens a situação da pintura, mas isso vai da importância estética que cada um dá.

 

mas a tua opção do móvel, é pôr o móvel e aproveitar a parede, ou fazer um móvel separado, ignorando a parede?

 

 

 

sabem sim, tenho um tio que trabalha como pedreiro.

a minha ideia era aproveitar a parede e colocar o movel junto ou alargar a parede

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, a nivel de estabilidade como ja disse atras, penso que parede é mt mais resistente. de qq maneira, ainda que cries um movel, a parede em si deverá ser o apoio central do aquário (assim escusas de reforçar tanto o móvel), e desse modo basicamente terias que criar um bocado de movel para os dois lado. Se quisers só por o movel para um dos lados, não irás aproveitar verdadeiramente a integridade da parede, uma vez que apenas um dos lados do aquário lá estará apoiado. Penso que a sugestao da eliezer da parede em U invertido será melhor opção, atendendo aos recursos q tens (o teu tio)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@mdfart...o tampo não o tinha pensado em pladur...um dia chegava a casa e não via o aquario...nem bastava um dia com o peso do monstro era assim que ele começava e encher :D

 

@samanta...por acaso existe alguma ciencia :D mas isso na é o mais importante...mas a meu ver a parede aguenta sempre melhor o peso que um movel de madeira. e se refroçares a parede lateralmente mente em u invertido podes criar uma zona de arrumação no centro sem comprometeres a estabilidade da parede...

se podes é o melhor...eu tenho em madeira pq o sogro é carpinteiro e sau-me muito mais barato alem de ser muito mais estaver que os que se compram por ser de madeira massiça :D

ok, a nivel de estabilidade como ja disse atras, penso que parede é mt mais resistente. de qq maneira, ainda que cries um movel, a parede em si deverá ser o apoio central do aquário (assim escusas de reforçar tanto o móvel), e desse modo basicamente terias que criar um bocado de movel para os dois lado. Se quisers só por o movel para um dos lados, não irás aproveitar verdadeiramente a integridade da parede, uma vez que apenas um dos lados do aquário lá estará apoiado. Penso que a sugestao da eliezer da parede em U invertido será melhor opção, atendendo aos recursos q tens (o teu tio)

 

 

sim ou visto que a parede em u me iria ocupar espaço adicional poderei reduzir um pouco o comprimento do aquario( de modo a que fiquem algums centimetros entre o aqurario a a parede para que possa ter algum espaço de arrumação na lateral do aquario

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.