VESICULARIA DUBYANA (CHRISTMAS MOSS); FISSIDENS FONTANUS - problemas graves


Joaquim Nunes

Recommended Posts

Boas a todos,

Apesar de ter feito uma pesquisa aqui no fórum e fora dele, não encontrei uma resposta para o problema que estou a ter com duas espécies:

VESICULARIA DUBYANA (CHRISTMAS MOSS);

FISSIDENS FONTANUS

Tive e ainda não consegui erradicar um tipo de alga que me massacrou intensivamente as espécies indicadas. Também afectou as outras plantas mas facilmente se foram removendo até desparecer. Como não consigo ver um fim à vista para eliminar a alga que podem ver melhor na foto (foto do meio - http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/FiltroeCO2.jpg), decidi podar ou até mesmo arrancar grande parte das plantas na esperança de conseguir eliminar a alma filamentosa ao mesmo tempo que fui adicionando Flourish Excel em doses um pouco acima do habitual. Ainda não resultou totalmente e o mais curioso, sendo este o motivo do meu post, as espécies que referi deixaram de crescer e no caso da Vesicularia dubyana, a planta parece estar a secar.

A minha pergunta fica para todos mas para aqueles já com larga experiência neste tipo de plantas, vos pergunto: já tiveram algum tipo de problemas semelhantes ao que indico e como o resolveram?

Relembro que nada mudei no aquário quanto à restante fertilização, CO2 pressurizado, filtragem, etc. Os valores de Ferro, Fosfatos, Nitratos, etc, está tudo impecável. No que respeita a fertilizações uso produtos de valor reconhecido por todos aqueles que levam a sério o aquascaping. No que respeita à iluminação uso 3 lâmpadas T5: 2 de 6500K e uma de 8000K + três lâmpadas tipo T5 mas LEDs: 2 de 6500K e uma com LEDs azuis e vermelhos. Total de litros 225 litros em 100*45*50.

 

Obrigado desde já pelas vossas observações.

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que li, sei que algumas plantas não toleram muito bem o excel e se esse "fenómeno" começou depois de começares a usar o produto pode muito bem ser a explicação.

 

Quantos as algas, e como dizes que tens tudo impecável a nível de nutrientes, para mim o problema é luz a mais... Talvez se reduzires o numero de horas de luz ou um pouco menos de intensidade.. (não dizes Watts).

 

Mas eu nem aqua tenho... ainda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita à iluminação uso 3 lâmpadas T5: 2 de 6500K e uma de 8000K + três lâmpadas tipo T5 mas LEDs: 2 de 6500K e uma com LEDs azuis e vermelhos. Total de litros 225 litros em 100*45*50.

 

A mim tambem me "cheira" que haja iluminação a mais, mas falta aqui muito coisa e isso perturba-me. É que as pesssoas pedem ajuda mas os dados que aqui metem são insuficientes. O que acontece é que o pessoal lê mas não se dá ao trabalho de responder...

 

Por exemplo eu tive que andar a deduzir que as lãmpadas T5 sejam de 39W e que as LED sejam tipo as da Innoyara, ou seja Innoled.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AiresJusto,

 

Obrigado pela resposta e pela observação feita. Quando refere que as pessoas pedem ajuda e não indicam os dados todos, têm toda a razão na maioria dos casos. Não acho que no meu caso isso se aplique. No post inicial, apenas não indiquei o tipo de lâmpadas LED propositadamente. Não me pagam para fazer esse tipo de publicidade. Mas, devo dizer que no que respeita à minha aquisição de produtos para o meu aquário, todos eles são adquiridos nas melhores lojas que conhecemos e recomendados por pessoas que sabem do que falam e sabem muito bem o que vendem. É verdade que não indiquei os watts das lâmpadas T5, são de 39W. No caso das LED, são de 14W (penso que cada lâmpadas tens uns 200 e poucos LEDs), logo, são lâmpadas adequadas para o comprimento do aquário (100 cm de comprimento).

O seu comentário ao excesso de luz, pode até ser verdade, mas tal como eu referi, todas as restantes plantas estão com um crescimento e uma saúde impecável. Nas espécies que indiquei, tenho dois pontos de fixação: um que efetivamente apanha bastante luz e outro mais abrigado, quase na “sombra” e tanto num caso como noutro, as plantas apresentam os mesmos sintomas. Assim, penso que o excesso não deva ser a principal razão, mas não descarto essa hipótese. Além disso, tudo esteve bem até ao momento em que decidi fazer a tal poda radical para tentar erradicar a referida alga.

De qualquer das formas agradeço o seu comentário.

Aproveito para comentar a observação que fez aos membros que leem mas não se dão ao trabalho de responder. Não me importo que não respondam se não têm os conhecimentos ou a experiência necessária para o fazer. Dar bitates por dar, dispenso. Apesar de estar nisto já desde 2005, surge sempre algo que nunca nos aconteceu e é nesses momentos que solicito ajuda. Noutros casos, dou o meu contributo se achar que posso ajudar, mas com base na minha experiência pessoal. Afinal de contas, estamos a aprender todos os dias.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou ignorar metade da msg porque me pareceu um pouco "rude" para para quem comentou mas voltado ao caso. Eu, e acho que falo por todos, não quero saber as marcas das tuas lâmpadas ou o formato, etc, mas se tens um problema e queres que ele seja resolvido deves sempre por os Watts por lâmpada e as suas características. Mesmo dos LED´s, etc.

 

Acho que foi so isso que pediram não percebo a tua resposta sinceramente.

 

Abraço e boa sorte..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou ignorar metade da msg porque me pareceu um pouco "rude" para para quem comentou mas voltado ao caso. Eu, e acho que falo por todos, não quero saber as marcas das tuas lâmpadas ou o formato, etc, mas se tens um problema e queres que ele seja resolvido deves sempre por os Watts por lâmpada e as suas características. Mesmo dos LED´s, etc.

 

Acho que foi so isso que pediram não percebo a tua resposta sinceramente.

 

Abraço e boa sorte..

 

Boas Osvaldo,

Só agora consegui responder porque o site do forum não me deixava fazer quote.

 

Não tive de modo algum a intenção de ser rude ou mal-educado com aqueles que tiveram a amabilidade de me responder. Tenho a humildade para vos pedir as minhas sinceras desculpas se as minhas palavras deram a entender algo que não desejava. Longe de mim vir para um forum com essa postura.

Mas voltando ao assunto. É claro que quero o problema resolvido ou pelo menos explicado. Conto com a experiência acumulada de alguns dos membros, que talvez já tenham tido alguma situação semelhante àquela que reportei. Quando falo de experiência, penso naquilo que sinto ao fim destes anos todos. Nunca sabemos tudo porque um dia qualquer acontece-nos uma coisa nova. E só a experiência nos pode ajudar na maior parte dos casos.

Posto isto, penso que dos dados fornecidos não faltará nada.

 

Cumprimentos Osvaldo,

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta certo. ;)

 

Então e sempre se confirmou que foi do excel? E as algas? Melhorou ou esta na mesma? É que eu vim para aqui "mandar postas de pescada" mas apenas como opinião. Se tiver certo melhor que assim consigo perceber se faço uma boa avaliação das condições/problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não levei a mal. Eu só estava a alertar para a quantidade de dados serem insuficientes e isso dificulta quem quer ajudar. Mas passando a frente...

 

Aquilo que estou a perceber é que tentou arradicar as algas com podas severas e ainda meteu Excel para erradicar as restantes....

 

Começando com as algas deduzo que o problema seja excesso de iluminação.

 

O problemas das plantas é que uma poda exagerada retira alguma capacidade de reação por parte da planta. Ou seja, a maioria da massa vegetal foi retirada e com ela reservas (nutrientes) para uma rapida recuperação. Talvez tambem ela não tivesse gostado do CO2 orgânico, Excel. É provavel que a planta num estado fragil esteja a ser tambem atingida por aleloquímicos libertado pelas algas restrigindo uma normal recuperação, isto se não fez já uma TPA de 40% ou 50% de água.

Eu no seu lugar reduzia a quantidade de iluminação e fazia esta semana duas TPA's de 40% de água por exemplo e continuava com tudo normalmente. Se as algas persistirem poderá haver aí outro problema...

Esta é a minha opinião, poderá haver aí mais alguem com outros palpites...

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelas vossas opiniões.

 

Estou neste momento a fazer um teste e não aplico Excel. Não sei se será impressão minha, mas parece que naqueles locais mais "sombrios" começo a ver qualquer coisa de verde. Não queria alterar a iluminação por enquanto porque as restantes espécies estão muito bem.

 

Vou dando novidades e no próximo post vou indicar todas as plantas que tenho no aquário.

 

Até lá, um abraço.

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais