tapete de algas verdes (urgente)


r.teixeira

Recommended Posts

Boas, preciso da vossa ajuda pessoal.

Montei novamente o aqua com actualizações na iluminação e no filtro, ambos DIY.

Passo a explicar o sucedido, montei no dia 18 deste mês e está a ciclar mas entretanto foram aparecendo uma algas castanhas e passados uns dias foram aparecendo umas algas verdes nas folhas das plantas e continuaram fazendo um manto na frente do aqua e no vidro parecem cabelos verdes. No vidro tambem apareceram umas algas tipo circulos verdes.

 

vy6.jpg

As algas que fala sao estas e de dia para dia dao "um pulo", o que gostava que me informassem era de isto e normal no inicio da montagem e o que devo fazer nestas circunstancias. e

Ainda nao adquiri os testes mas estou a pensar em comprar o kit testes da tetra que tras o Ph, Kh, Gh, no2 e no3; isto por 20 euros. O que acham?

 

Substrato fertil: compreo na loja de animais, e o comercial

 

Substrato inerte: areia de filtro de piscina

 

Iluminação: 2x 36 Pll 6400 kelvins

 

Tamanho: 80x30x40= 96 litros

 

Deem me lá aqui uma maozinha ou pelos menos tentem, Obrigado e aguardo resposta breve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve aqui neste site: http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Aconselha-se num inicio de montagem a nao ter mais que 6 horas diárias de luz.

Vai retirando o maximo de algas que puderes manualmente e aplica localmente com uma seringa Flourish Excel ou outro produto com CO2 orgânico nas restantes.

Devias tb pensar em por fertilizante liquido nesse aquario de micros e macros.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao adquiri os testes mas estou a pensar em comprar o kit testes da tetra que tras o Ph, Kh, Gh, no2 e no3; isto por 20 euros. O que acham?

 

Os testes mais importantes para ti agora sao os de pH, NO3, PO4, NH4/NH3

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes e mais obrigado pelas dicas AiresJusto. Nao fazia ideia disso das 6h de iluminação e realmente tinha cerca de 8h e meia.

Eu estava a fazer fertilizante liquido mas depois parei porque pensei que fosse por extra dosagem ou assim e parei, quanto CO2 nao e possivel substituir esse tratamento por injecçao casei de co2?

Com um apagam de 2 dias ou uma TPA nao iria ajudara resolver o problema?(desde o inicio da montagem so fiz uma tpa porque estava a formar-se uma pelicula branca mas tambem nao desaparecem?

PS: Isto tudo sou eu a pensar e a procurar saber mais nao leves a mal sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mede o valor de PO4... deve andar por volta dos 0 ppm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) quanto CO2 nao e possivel substituir esse tratamento por injecçao casei de co2?

 

Hum... o ideal seria administrares em cimas das algas que não consegues limpar. Bom mas tens obrigatoriamente de administrar CO2 nesse aquario porque essas algas, ou qualquer uma, aparecem porque as plantas estão com carencias. A disponibilidade do CO2 é muito importante para as plantas que é daí que retiram o Carbono. Por isso se não tens CO2 de garrafa introduz caseiro e podes comprar o Flourish Excel ou outro parecido para compensar flutuações do caseiro.

Durante duas semanas faz duas TPA's de 25% 2 vezes por semana. Fertliza com micros de forma a meteres 0.1 mg/l de Ferro por semana. Nesta altura do campeonato podes começar a administrar tambem um pouco de Macros de forma a meteres 10 mg/l de Nitratos, 1 mg/l de Fosfatos e 10 mg/l de Potassio por semana. Entretanto compra os testes. Quando notares que as plantas começam a crescer em força vai aumentando o fotoperiodo (tempo de iluminação) até chegares as 8 ou 10 horas diarias e a quantidade de fertilizantes.

Plantas que não passem fome tem reservas para gastar energias no combate das algas. Por isso tens que lhes disponibilizar o que elas necessitam para estar satisfeitas.

Vai lendo e pesquisando. No site James Planted Tank tens umas coisas para ler. No entanto podes ler aqui estes tópicos por exemplo http://www.aquariofi...howtopic=124384 , http://www.aquariofi...howtopic=115871 e um tópico com varios links para mais tópicos interessantes http://www.aquariofi...showtopic=66945 .

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao agora prioritariamente limpo o maximo manualmente e de seguida faço todo esse processo.

Só faço as tpa's apenas depois de administrar o remédio, correcto?

Quanto há fertilização liquida de micros e macros, so vou conseguir saber se atingi esses valores se tiver os testes, certo?

Conheces alguma forma de fazer fertização liquida? (de micro ou de macros)

Sem os testes que sao bastante caros para o orçamento senao vou andar um bocado à toa se estou a fazer bem ou mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não será falta de sirculação da água,digo eu,não sei.

Por acaso tem bastante circulação Alvaro Silvamas obrigado pela dica na mesma :)

 

 

Olá.

 

Mede o valor de PO4... deve andar por volta dos 0 ppm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Media pois, quem me dera ter os testes para vos guiar melhor para encontrar soluçao. Devia era ter indo comprando os testes, falta de paciencia...grande erro

Obrigado pela dica Luís Fortunato

Editado por r.teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso...da ultima vez que mexi no aqua qur foi para reduzir o foto periodo no temporizador, entretanto tive de sair de casa e esqueci me de o ligar de novo, isto a dois dias. Hoje, quando acendi a luz fo aqua o tal tapete verde de algas verde e vigoroso desapareceu cerca de 50%...ate fiquei parvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso...da ultima vez que mexi no aqua qur foi para reduzir o foto periodo no temporizador, entretanto tive de sair de casa e esqueci me de o ligar de novo, isto a dois dias. Hoje, quando acendi a luz fo aqua o tal tapete verde de algas verde e vigoroso desapareceu cerca de 50%...ate fiquei parvo

 

Normal. As algas precisam tanto de luz como as plantas. A diferença é que as plantas tem reservas para estar sem luz durante mais tempo que as algas. Agora ve la se não tens o reverso da medalha já que as plantas tambem estiveram sem luz e as algas reagem mais depressa.

 

Tava a usar o nutrafin plant gro, e micro

 

Pelo que vi isso só tem praticamente Micronutrientes ou seja é um fertilizante de micronutrientes. Tem lá 0,15% de Nitrogênio, mais nada...

Tens de introduzir nesse aquario Nitratos, Fosfatos e Potassio tambem e claro CO2...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como e que introduzo esses elementos? Com os macros?

 

Compras um fertilizante líquido que contenha todos os nutrientes por exemplo, Tropica Plant Nutrition + , e deixas de adicionar o que tens, nutrafin plant gro, ou compras os três em separado, Nitrogenio, Fosforo e Potassio ( a Seachem tem isso em separado por exemplo) e usas para micronutrientes o que tens.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por so vir cá agora, fiquei sem net.

Hum estou a perceber AiresJusto, esqueci me de referir um pormenor, eu quando desmontei o que agora esta montado sobraram me 4 peixes( 3 neons azuis e um escalar) e como tinha outro aquario tenho-os mantido, como tal a agua que esta no outro meti neste aquario e as perguntas são: devo meter alguma agua antiga na nova montagem e mesmo que nao meta agua antiga acham que o aquario ja esta preparado para la meter estes peixes?

Muito obrigado pela a ajuda e peço desculpa mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Então... ainda às cabeçadas na parede? Já mediste o valor de PO4? Não precisas de comprar um teste... vai a uma loja com uma amostra de água do teu aquário e pede para te medirem isso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luís Fortunato.

Isto nao me apareceu notificação, nao fazia a minima ideia que faziam isso na loja mas de qualquer maneira o tapete já desapareceu e as algas das folhas também estão a desaparecer, fiz o seguinte: diminui o foto período para 5 horas, fiz pequenas mudanças de agua(pouco mais de 5 litro) aumentei a quantidade de fertilização e vou comprar o fertilizante de macros, pus o co2 a bombar mais um bocadinho e comprei 1 pleco e uma corydora para ajudar a eliminar, pelo menos por agora esta a melhorar, a ver vamos.

Andava mesmo porque pensava que o isto ia pelo cano abaixo mesmo apos ter feito actualizaçoes e tava confiante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pessoal estive a ler topicos estou a compreendet um bocadinho melhor o conceito dos parametros da agua. Apareceram me umas greenspot ou seja confirma se que os fosfatos estao a 0. É possivel que por o filtro ter um circulacao forte e que mesmo faco descer os fosfatos?

Fui a uma loja pedir que me medissem os nitratos ja que pelos vistos os fosfatos estao a 0 .

O fertilizante da tropica e que ainda nao encontrei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É possivel que por o filtro ter um circulacao forte e que mesmo faco descer os fosfatos?

Um filtro nitrificante, por si só, não faz descer valores de Fosfatos.

Só existem 3 maneiras de eliminar Fosfatos de um aquário:

 

- Serem consumidos pelas plantas e/ou algas.

- Fazendo trocas de água com água que tenha menos Fosfatos que a que está no aquário.

- Usando uma resina anti-Fosfatos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais