Problema com Eheim 2213


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um Eheim 2213 e ultimamente tenho tido alguns problemas com ele. Volta e meia, dou com ele a fazer muito barulho e sem caudal resultado do ar que se encontra no filtro. Após ligar e desligar da tomada e de inclinar ligeiramente para o ar sair, ele lá reduz o barulho e o caudal volta ao "normal". O normal está entre aspas porque acho o caudal muito reduzido para o filtro em questão. Para além disso, nunca o consegui ter completamente silencioso, já desde a altura em que o comprei em segunda mão.

 

Passado 1 dia ou 2, lá volta ele a ganhar ar e volto novamente a retirá-lo. Já o coloquei a trabalhar sem matérias filtrantes, pois o problema podia ser destas, mas mesmo assim ele ganha ar e faz barulho.

 

Do que se tratará? :/

 

Cumps

Editado por Helder Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Helder

 

pelo que descreves só pode ser uma pequena fissura, que por ser muito pequena não deixa sair agua devido á sucsão da bomba, mas que deixa entrar ar no corpo do filtro muito lentamente, examina muito bem os o'rings e todas as partes e componentes do filtro antes da bomba e procura por uma falha ,fissura ou estaldela ,

 

se não detectares nada experimenta depois de purgares e secares bem o filtro deixares um par de horas desligado para ver se vês por onde sai água,

 

cumps.

 

edit: ps: por vezes o caudal reduzido deve-se á sujidade que se acomula no interior das mangueiras devendo estas ser limpas regularmente

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as mangueiras estão limpas, creio ser mesmo do ar que "atrapalha" o funcionamento do filtro. Por acaso tenho 1 o-ring partido (para já que tenha visto). Na altura tinha uma fuga de água pela torneira devido a isso, e para resolver o problema coloquei teflon à volta do o-ring e nunca mais vazou água. Será daqui o problema?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que cheguei a ler algures que há o-rings sem ser da Eheim que servem para o filtro em questão. Também já cheguei a ver pessoal que trocou as torneiras originais por torneiras normais de rega. Sabes algo sobre isso?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse filtro é muito fraco. Foste enganado como eu com a fama da Eheim no forum... até hoje não me perdoo de ter comprado essa porcaria, tenho filtros que custaram metade do preço, de marcas nem conceituadas e bem superiores. É um filtro que entope com facilidade, causando problemas de oxigenação no aquario, por precaução até uso um pequeno filtro.

 

Não recomendo a ninguém a compra deste filtro, não ousam menimos das marcas, que nao sabem do que falam, este filtro é uma boa m... outros filtros que não recomendo são os filtros internos TetraTec, verdadeiro lixo e mais fraco que o low end da Hagen. Impressionante como marcas conceituadas acabam por ter o equipamento pior e não fiavel, pondo em risco a vida animal.

  • Votar + 1
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso surgiram-me duas baixas (visíveis para já). Contudo não sei se a causa seja dá má agitação superficial da água, que aliado ao CO2 me fez com que 2 red cherrys "tombassem". Um ainda mexe desde ontem, mas muito parado. Não perdeu cor, o que me leva a querer que fosse mesmo falta de O2. Coloquei a flauta mais à superfície, desliguei o CO2 e coloquei uma bomba de ar para ver se as coisas vão ao sítio. Para além disto, ontem tinha também dois ancistrus a quererem "bater a bota"...coloquei-os noutro aquário e hoje lá andam eles todos contentes.

 

Concordo em parte contigo, pois tinha grandes expectativas com este filtro, visto ter sempre ouvido falar muito bem da marca e inclusivamente relatos de pessoal que o tinha. Posso também ter tido o azar de ter ficado com um mau exemplar...mas enfim, a gente aprende ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho esse filtro ja ha 4 anos e pelo preço que custa é bem bom e alem disso sao ja uma linha antiga.

Agora trata de arranjar um o-ring e puraga-o tal como o fabricante recomenda no manual de instruções. Eu tambem tive um problema semelhante porque nao o purguei como devia de ser e alem disso tinha a mangueira dobrada e mal metida na saida do filtro que quando mexida pingava agua. O material quase sempre tem razão.

 

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho tbm um 2213,e na semana passada fiz a limpeza ao filtro

é aos tubos,e montei e ele fazia muito barunho,é não puxava a água,

pensei que foce do oringo,mas tinha o retor partido,agora com retor

novo tudo bem,não será o teu caso?

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referes-te àquela "ventoinha"/turbina?

 

Já saquei fora várias vezes e não me parece danificada, não tem nada partido :S

 

Reparo é que aquelas duas borrachas que seguram o veio de cerámica, apenas uma delas sai, a outra fica la no fundo, na cabeça do filtro. Já me veio à ideia que o veio pode não estar a encaixar devidamente nessa borracha, o que faz trabalhar a turbina desalinhada.

 

O filtro, apesar de já estar mais silencioso, emite uma espécie de vibração. Porém, se fizer pressão na cabeça do filtro para baixo, o ruído fica mais silencioso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

esse filtro é muito fraco. Foste enganado como eu com a fama da Eheim no forum... até hoje não me perdoo de ter comprado essa porcaria, tenho filtros que custaram metade do preço, de marcas nem conceituadas e bem superiores. É um filtro que entope com facilidade, causando problemas de oxigenação no aquario, por precaução até uso um pequeno filtro.

 

Não recomendo a ninguém a compra deste filtro, não ousam menimos das marcas, que nao sabem do que falam, este filtro é uma boa m... outros filtros que não recomendo são os filtros internos TetraTec, verdadeiro lixo e mais fraco que o low end da Hagen. Impressionante como marcas conceituadas acabam por ter o equipamento pior e não fiavel, pondo em risco a vida animal.

 

 

Quo, essa é a tua opinião pessoal, e tão válida como todos as outras. Não me parece é que seja de bom-tom chamar meninos de marcas a quem usa e gosta, desta ou de outra marca.

Pessoalmente tenho um Eheim 2213 que me serve faz 10 anos e não tenho razão absoluta de queixa do seu desempenho. Agora, temos de saber o que compramos. Este é filtro que no máximo dá para aquários de 90-100l e que para ter um bom desempenho implica manutenções regulares com limpeza de rotores e cabeça incluída.

Se me perguntares se é o melhor filtro existente… claro que não, mas parece-me uma boa “entrada” para os filtros externos! Até pq gostava de saber qual é o filtro externo novo que consegues por metade do preço. Claro que existem outras marcas que também que nada ficam a dever, e que por terem modelos mais recentes, conseguem ser rivalizar sem nenhum problema (e até serem melhor em alguns aspetos) com este filtro

 

E para que não me chamem menino de marca, também csg dizer mal, tenho um Eheim 2217 desde 2008 que pouco dp da garantia acabar começou a pingar na zona do encaixe da mangueira com a cabeça do filtro (o plástico fissurou) e apenas resolvi o problema com a aplicação de uma braçadeira metálica. Continua a funcionar perfeitamente, mas ninguém gosta de ao fim de pouco mais de dois anos ter de andar na bricolage, não inspira confiança.

 

Quando compramos qualquer aparelho, de aquariofilia ou não, adquirimos também expectativas, que invariavelmente saem goradas se não tivermos as reais noção do seu desempenho e das suas limitações. O filtro em causa é um filtro básico, robusto e descomplicado, não é nenhum Ferrari.

A eheim assim como a fluval e jbl e outras são marcas que temos sp altas expectativas e que por isso quando algo corre menos bem ficamos sempre bem mais desiludidos.

 

Quanto ao assunto em causa, com o-ring danificados, não há marca que valha, só acontecem duas coisas ou entra ar ou sai água e o filtro nunca trabalha como deve.

 

Abraço

Editado por Ptuga
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Apenas para reforçar as últimas opiniões.

 

Tenho um 2213 no meu comunitário desde Junho do ano passado, ao princípio aconteceu-e essa cena do barulho, depois de ler um bocado posso dizer que actualmente o filtro é super silencioso e consigo manutençõs de cerca de 5 semanas num comunitário de 100 litros (cerca de 75/80 reais), recomendo!

 

Também sou "menino" (de 50 anos) da marca, tenho mais um 2211 e um liberty do modelo mais pequeno.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários. Ontem substitui as torneiras por umas alternativas que encontrei no Leroy e estas fazem o seu serviço 5*. Substitui porque já tinha uma com o passador partido, e não me compensava comprar 1 par de duplas novo. Portanto, ar pelas torneiras não pode entrar agora, a não ser que seja no o-ring do copo. Como é que sei que este está pronto a ser substituído?

 

Parece-vos ser algo relacionado com o rotor? Como disse, não encontro sinais de algo danificado...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o o ring ta pronto a ser substituido quando deixa passar agua ,se não deixar passar agua esta bom....mete um bocado de vaselina no o ring para não ressecar

ja tenetaste evazia lo e depois enche-lo deligado por gravidade da agua

ou seja metes o filtro desligado da tomada abaixo do nivel do aqua sem agau dentro ,deixas a torneira da saida do filtro aberta ,depois abres a torneira da entrada da agua para o filtro e deixas encher até sair por cima para dentro de um balde de maneira a todo o ar no filtro saia normalemte depois de ferrado liga o normalmente

não sei se me estou a fazer enteneder.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Oliveira, é assim que faço para o ligar. Abro a torneira de "entrada" para o filtro encher, depois abro a outra e ligo.

 

Já li que há quem faça por sucção na mangueira de saída, mas creio que dá forma que indicas-te (e da que faço) seja mais fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários. Ontem substitui as torneiras por umas alternativas que encontrei no Leroy e estas fazem o seu serviço 5*. Substitui porque já tinha uma com o passador partido, e não me compensava comprar 1 par de duplas novo. Portanto, ar pelas torneiras não pode entrar agora, a não ser que seja no o-ring do copo. Como é que sei que este está pronto a ser substituído?

 

Parece-vos ser algo relacionado com o rotor? Como disse, não encontro sinais de algo danificado...

 

Cumprimentos

 

Já agora, são duplas, do mesmo género que as originais? E se não for abusar, o preço que deste?

Ando a congeminar uma nova montagem que por ficar em lugar de destaque, vai levar lily pipes. Estava a pensar colocar umas junto dos mesmos para facilitar a manutenção, minimizando os desastres possiveis. É q as originais não ficam nada baratas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, essa é a tua opinião pessoal, e tão válida como todos as outras. Não me parece é que seja de bom-tom chamar meninos de marcas a quem usa e gosta, desta ou de outra marca.

Pessoalmente tenho um Eheim 2213 que me serve faz 10 anos e não tenho razão absoluta de queixa do seu desempenho. Agora, temos de saber o que compramos. Este é filtro que no máximo dá para aquários de 90-100l e que para ter um bom desempenho implica manutenções regulares com limpeza de rotores e cabeça incluída.

Opiniões são como as mães, fundamentadas e com base, é que já há poucas. A maioria apenas le o que outros disseram e repetem. obviamente quem tem as suas opiniões com base, são de respeitar e cada um com a sua.cheguei a usar num aquario de 120L, onde me dava menos problemas que no actual, de 63L! Actualmente faço manutenção praticamente semanal, pois é o filtro do aquário de criação de ampulárias e marisas, onde a carga organica é muito alta, dadas as elevadas necessidades alimentares e o filtro entupir tão regularmente que ou fica com o caudal tão fraco e as vezes chega a ficar quase gota-a-gota. No momento de maior aflição coloquei um filtro interno low-end da Hagen, Elite 900L/H que me deixou descansado (a que denominas de Fluval, é o high-end da Hagen) . O que acho algo completamente idiota, pois é um filtro INTERNO a competir com um filtro externo com maior capacidade de reservar caca. Quando tinha O eHEIM no comunitario dava menos problemas que agora, possivelmente porque a carga organica era menor, o aquario era muito plantado e tinha maior area de superficie. Não recomendo o filtro a ninguém, mas cada um sabe o que faz, e nem tenho nada a ver com isso! Apenas vi uma pessoa a falar e eu aborrecido com as manutenções exageradas que tenho de fazer a este filtro e a água que se espalha por todo o lado quando lhe faço a manutenção, azelhice minha, talvez, filtro troglodita, talvez. Da eheim, recomendaria a gama ecco ou os professional, mas não a gama classic.
Se me perguntares se é o melhor filtro existente… claro que não, mas parece-me uma boa “entrada” para os filtros externos!
discordo. Filtro com manutenção exigente, mesmo com torneiras duplas.
Até pq gostava de saber qual é o filtro externo novo que consegues por metade do preço.
nem é filtro de marca, é mesmo JEBO. Tenho dois que me custaram uns 60 euros, e este custou na altura 90 euros (sei que agora conseguem-se preços melhores) e é um pouco mais de metade. mas considero-os bem superiores, mais faceis de fazer a manutenção e de ferrar. Limpezas simples... ao contrario deste que tenho que andar sempre a limpar os tubos, pois estão cheios de caca, dado que chega a um ponto em que não tem caudal.
E para que não me chamem menino de marca, também csg dizer mal, tenho um Eheim 2217 desde 2008 que pouco dp da garantia acabar começou a pingar na zona do encaixe da mangueira com a cabeça do filtro (o plástico fissurou) e apenas resolvi o problema com a aplicação de uma braçadeira metálica. Continua a funcionar perfeitamente, mas ninguém gosta de ao fim de pouco mais de dois anos ter de andar na bricolage, não inspira confiança.
aí está um filtro que não conheço mas que não compraria de certeza, pois pela nomenclatura é apenas a versão com mais caudal deste, a gama classic.
  • Votar + 1
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ptuga, aqui fica uma foto:

 

http://desmond.image...jpg&res=landing

 

Obrigado Helder, mas essas torneiras n sendo duplas "n servem" aquando a manutenção. Só se colocar duas seguidas com uma pequena quantidade de tudo. O que também é uma solução.

 

 

Quo, concordamos em discordar. Mas também é assim que se aprende! :)

Eu discordo contigo qd falas que é de manutenção dificil e que funciona mal, o meu quando estava num aquário de 100l a manutenção era feita de mês e meio em mês e meio e nunca me queixei da problemas com a filtração. Atualmente, num aquário maior, até espaço bem mais as manutenções e contnuo sem problemas nenhuns nesse aspeto. Mas como ambos dissemos, são ambas opiniõoes válidas.

Quanto ao preço, estive a ver e em parte até te posso dar em parte razão compras um jebo de 900l/h pelo mesmo preço de um eheim de 440l/h. Pessoalmente nunca tive um jebo mas já tive um chinês Hailea, e despachei-o ao fim de um ano e pouco. Aquilo que tu dizes do Eheim eu dizia o mesmo do Hailea, barulhento, dificilimo de ferrar e acaba qs sp por começar a babar. Fiquei com um pó tremendo a fitros do género, mas pode ser e acredito que o jebo seja bem diferente

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não digo que o Eheim é barulhento... disse que entope com facilidade, dai não ser fiavel e por os meus peixes em risco devido à falta de oxigenio, o problema fundamental será mesmo o L/H, talvez... o problema dos JEBo será o consumo e as as materias filtrantes com que vem, poucas, mas também é bom, coloquei lá as materias que quis. logo acaba por ficar um pouco mais caro. Acredito no que dizes, com as chinezisses é preciso ter cuidado, considero que tive sorte. tenho dois já há bastante tempo e nao me causam problemas, mesmo com cargas organicas muito mais elevadas, menos de metade da carga e o Eheim já estaria mais que entupido e sem caudal.

 

A manutenção faço nesses por uma questão de tecnica de manutençao (controlo de NO3 e trigger de crescimento e reproduçao). Logo tento fazer todos os meses se possivel, mas pode passar dois, tres, sem problema. Mas nunca limpei tubos em anos, coisa que no Eheim é coisa santa praticamente todas as semanas.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

boa noite, depois de ler todo o tópico, estou a passar exatamente pelo mesmo e a desesperar!!! gostava de saber qual foi então o problema detetado e a solução ? não vejo solução há vista, que desespero......

Obrigado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais