rocha viva em ciclagem


Recommended Posts

ola pessoal, epa estou com uma duvida em relacao a rocha viva é q tenho o meu aqua em ciclo faz uma semana e gustaria de saber para quando e q sera que ja se pudera ver alguns micro organismos na mesma? é que para ja esta na mesma ainda n se ve vida em lado nenhum :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se misturas rocha viva com rocha morta, fica complicado e deves esperar. Se montares um aquario exclusivamente com rocha viva vinda de aquarios de confianca, podes logo tentar juntar Xenias que alguns aquariofilistas podam e deitam fora porque em certos aquarios chegam quase a ser praga de tao rapido de crescem e se propagam. Outro coral que podes juntar é o Sarcophytonpois sao excelentes filtradores e vao ajudar-te a estabilizar o aquario.

 

Por norma aprendemos que primeiros devemos ciclar o aquario, depois ir juntando gradualmente os peixes e so mais tarde os corais. O meu primeiro aquario foi montado em Janeiro de 2003 e ciclado com algumas rochas e um casal de Mollinesias veliferas (Mollys) compradas no RuiMar e que ja viviam em agua salgada (sao peixes de agua salobra que facilmente se adaptam a agua salgada). Ultimamente tenho preferido optar por deixar ciclar (se houver rocha morta) e depois juntar alguns corais e so mais tarde comecar com os peixes. Se for todo montado exclusivamente com rocha viva de boa qualidade e origem de confianca entao vou logo introduzindo alguns corais moles e so mais tarde os peixes. Nao quer isso dizer que eu esteja certo mas nao me tenho dado mal com esse procedimento.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...