Ajuda identificação de Ancistrus(?)


Rfab

Recommended Posts

Bom dia a todos,

gostaria de pedir a vossa ajuda na identificação de um Ancistrus (se é que o é!).

Já procurei por todo o lado e não consigo encontrar esta espécie...

Tem cerca de 4 cms e já o tenho há um ano.

É um companheiro espectacular e com uns comportamentos muito divertidos. Gostava de lhe comprar mais uns companheiros iguais mas torna-se difícil explicar nas lojas qual a espécie.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar. :)

 

Bom, seguem as fotos:

 

img46621.jpg

 

img4660iz.jpg

 

img4651sv.jpg

 

img31231d.jpg

 

 

 

img30591.jpg

 

img31151.jpg

 

img31181.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente parece-me uma

 

Beaufortia kweichowensis

 

Mas nunca tive nenhuma, mas um colega meu tem e são muito parecidas com a imagem que estás a colocar aqui...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia o nome da especie, mas depois do nome dado tb me parece....pois tb já tive um.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é uma botia de rio chinesa (vulgo borboleta chinesa) e as Beaufortia kweichowensis, penso que são as únicas comercializadas em portugal.

São peixes de cardume, já tive 1 especie, durou perto de um ano tinha cerca de 6cm. Foi morta pelo meu ancistru, não entendi muito bem, mas acho que entraram em disputa territorial ou então a botia estava doente e ancistrus achou por bem atacar ela, não sei. Mas pelo que li não duram muito tempo quando mantidas isoladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bótia de rio chinesa é efectivamente a espécie Beaufortia kweichowensis.

 

No entanto, se atentares à coloração do exemplar no link e no das fotos do Rfab, eles são claramente diferentes. No primeiro caso o peixe tem pintas no corpo todo, enquanto o exemplar do Rfab é zebrado. Além do mais as Beaufortia têm barbatanas em forma de asas de borboletas bastante maiores, extendendo-se quase até à barbatana pélvica. No exemplo do Rfab, as barbatanas do peixe são bem mais curtas.

 

Além do mais, na extremidade das barbatanas dos beaufortia, as pintas estão tão juntas que formam um rebordo. Na foto não se vê isso.

 

Continuo a insitir na minha teoria que é um membro da espécie Gastromyzon.

 

A dar-se o caso, foi um grande achado!! Onde arranjaste esse peixe?

 

Acontece por vezes virem desses peixes no meio dos carregamentos de beaufortia. Mas é por acidente, não me parece que tenhas muita sorte em arranjar outro. O que é uma pena, são bem bonitos

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhando com atenção aos pormenores fiquei com duvidas, realmente não é uma Beaufortia kweichowensis, mas não o sendo vai ser complicado arranjar companheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, muito obrigado pela ajuda a todos.

Concordo com o Paul, parece ser uma espécie de Gastromyzon.

Creio que o mais parecido seja este:

 

http://www.loaches.com/species-index/gastromyzon-unknown02

 

Comprei este peixe na Aquaeden era muito pequeno, nem chegava aos 2 cms.

Na realidade eram dois iguais, mas um deles desapareceu pouco depois para não voltar a aparecer.

Desde aí, sempre que lá vou pergunto ao Rui se já recebeu mais, mas os que vão chegando nunca são bem iguais.

 

Logo à noite a ver se lhe consigo tirar mais algumas fotos em que se veja melhor.

Só vos digo, o peixe é um espectáculo... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mal é falar-se do que não se conhece. Qualquer pessoa que tenha uma Beaufortia, ve bem que o peixe não tem nada a ver, apesar de nas fotos online e quem não conhece os pode confundir.

 

Ancistrus é que não é de certeza. Engraçado que no forum, agora qualquer coisa é ancistrus, substituiu a palavra pleco...

 

é um gastromyzon sp. provavelmente da Indonesia (gastromyzon sp. SK01), deve ser das novas especies colectadas para o comercio de aquariofilia depois do sucesso das Beaufortia e do Sewellia. tenho visto este gastromyzon numa loja à venda tb... só não comprei por ter os aquarios lotados. Senão marchava. são peixes algo sensiveis, mas muito bons para o aquário e compativeis com muito peixe diferente. Já cheguei a ter um gastromyzon, mas esse é mais bonito.... nao é o que sugeres, pois o teu não tem a ponta vermelha na barbatana.

 

o comportmente é parecido com os Beaufortia e os Sewellia, etc..

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

é um gastromyzon sp. provavelmente da Indonesia (gastromyzon sp. SK01), deve ser das novas especies colectadas para o comercio de aquariofilia depois do sucesso das Beaufortia e do Sewellia. tenho visto este gastromyzon numa loja à venda tb... só não comprei por ter os aquarios lotados. Senão marchava. são peixes algo sensiveis, mas muito bons para o aquário e compativeis com muito peixe diferente. Já cheguei a ter um gastromyzon, mas esse é mais bonito.... nao é o que sugeres, pois o teu não tem a ponta vermelha na barbatana.

 

 

De facto não tem a mancha vermelha, mas tem umas sombras de vermelho na barbatana traseira e na superior. Nas fotos não se vê bem.

Dizes que o tens visto á venda numa loja? Se me puderes dizer qual passo lá na próxima visita ao norte (parto do principio que seja numa loja do norte).

 

Bem, mas cima de tudo obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que dizes RFab, por ter uma ligeira coloração vermelha nas barbatanas traseira e superior, poderá também ser a espécie que o Quo referiu. Só lhe falta é as pintas brancas que poderão aparecer mais tarde. Talvez ainda não tenha atingido a maturidade sexual. Gastromyzon sp. SK03 também têm um leve tom de vermelho nas barbatanas, no entanto a coloração do corpo é mais "apagada" do que a do teu peixe.

 

Basicamente tens 2 hipóteses. Gastromyzon sp. SK01 ou SK03. Mas estou mais inclinado para a hipótese do Quo

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal,

Ao fim de algumas semanas a tentar encontrar um companheiro da mesma espécie, chego à conclusão que vai ser complicado, aliás, tal como já vocês tinham dito.

Assim sendo, estou a pensar comprar um ou dois LDA25 para auxiliar este amigo infatigável na limpeza das algas.

Agora a questão é: serão compatíveis?

Pelo que tenho lido o LDA25 é muito pacifico, mas ao atingir um tamanho um pouco maior, fico preocupado se não haverá problemas territoriais entre eles.

Agradeço a ajuda dos entendidos para me aconselharem... :naughty:

 

Já agora aproveito para perguntar se este peixe se poderia dar bem num outro aquário que tenho com Bótias Palhaço (5), Corys Panda (5) e Gyrinocheilus Aymonieri (2) - iguais a estes: CLICAR .

Os bótias e as corys são super pacíficos, apesar de completamente malucos, a minha dúvida prende-se com os dois Gyrinocheilus que já li que são peixes que podem tornar-se agressivos e territoriais com a idade. Até agora nunca detectei qualquer problema, bem pelo contrário, parecem dar-se todos muito bem e na hora da paparoca chegam a criar momentos engracadissimos na brincadeira com os Bótias.

 

Mais uma vez, agradeço imenso a ajuda.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um Gastromyzon introrsus, embora nao descarte tambem a hipotese do SK02.

Note-se que e um peixe mais alongado que a maioria dos Gastromyzon.

 

Sobre o comportamento deles, discordo totalmente de muito do que li. Dizem que sao pacificos, nao teem dentes capazes de morder os outros, etc.

O que eu testemunhei, com Gastromyzon stellatus, e que sao extremamente territoriais. Tinha um par e um deles nao descansou enquanto nao matou o outro.

Penso que so se deve ter mais de um em aquarios de comprimento acima dos 60cm. Mesmo assim vai depender da especie e do sexo, dado que o dimorfismo e muito dificil, assim como do conteudo e arranjo do aqua.

Ja li sobre mortes 'misteriosas', em que aparecem manchas encarnadas na barriga e depois morrem, ate ficar so um: essas manchas sao provocadas por pancadas laterais com as barbatanas da frente, ou seja sao mortes por trauma hemorragico.

Em conclusao ignoram os outros peixes mas entre eles necessitam de um territorio relativamente grande por exemplar.

 

Sao melhores que ancistrus porque comem as algas mas nao molestam as plantas. Para mim obrigatorios em qq aqua Asiatico com boa filtracao.

 

Em caso nenhum se deve juntar um CAE, a nao ser a aquas de ciclideos.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Então pelo que entendi, nem no aqua dos bótias vou poder estar descansado com os CAE?

Obviamente que já abandonei a ideia de juntar um ou dois LDA25, mas agora fico preocupado com o que poderá ocorrer.

Eles já são grandinhos, têm cerca de 7 cms cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pelo que entendi, nem no aqua dos bótias vou poder estar descansado com os CAE?

Eles já são grandinhos, têm cerca de 7 cms cada um.

 

CAE com 7cm ainda sao juvenis. Crescem muito mais, cerca de 28cm em aquas como se pode confirmar numa pesquiza basica.

Sao peixes na minha opiniao interessantes e bonitos, nada timidos. O problema e que vao ganhando agressividade e habitos carnivoros. Aprox a partir dos 8-10cm comem peixes pequenos, nao sei bem como, mas ja li diversas vezes que conseguem apanhar Neons e outros.

Qualquer peixe mais lento vai ser atacado, mesmo os maiores, porque o Aimonieri come o muco que reveste os flancos, podendo causar feridas.

No meu caso testemunhei ataques a escalares de 12cm e a um 'peixe dourado' veu de 16cm. E tambem provavel que alguns Neons tenham sido devorados, mas nao tenho provas disso.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel, obrigado pelo esclarecimento.

De facto pequei por não ter pesquisado melhor.

Se chegam aos 25 cms vou ter que os oferecer a alguém ou pedir a uma das lojas onde costumo ir para me ficarem com eles.

O Aqua tem 100x40x40 (160 Lts brutos) e é manifestamente pequeno para peixes de 25 cms com propensão a tornarem-se agressivos.

Sei que os Bótias também lá chegam e passam, mas demoram muito a crescer e permitem-me algum t€mpo para ir acompanhando o seu crescimento e criando condições para os acomodar.

 

Reformulando então a questão, depois de sairem os CAE já não haverá problemas de meter os LDA25?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reformulando então a questão, depois de sairem os CAE já não haverá problemas de meter os LDA25?

 

Em principio os LDA 25 vao-se estar a borrifar para os CAE e vice versa.

Os 25 sao uma excelente (a melhor?) opccao para limpar aquas sem peixes de grandes dimensoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

SEWELLIA LINEATA , cresce até 6,5cm !! Aliás, confirma-se!! o facto de ter 1 ano contigo e só ter 4cm !!

 

não digas asneiras! este topico prova que as pessoas ou tem experiencia com a espécie em questão ou o melhor é abster-se de dizer asneiras só por ver fotos parecidas na Internet, mas que quem conhece as espécies em questão facilmente ve que são muito diferentes. é com estas coisas que se cria a muita contra-informação da Internet... vamos ter mais cuidado pois o hobby está a ficar dantesco com cada vez mais espécies, e precisamos de saber bem o que temos, e para isso convem evitar mensagens que só criem equivocos e tornem a pesquisa/identificação ainda mais dificil.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio os LDA 25 vao-se estar a borrifar para os CAE e vice versa.

Os 25 sao uma excelente (a melhor?) opccao para limpar aquas sem peixes de grandes dimensoes.

peixes apenas ajudam na limpeza, o equilibrio do aquario consegue-se com o tempo, paciencia e conhecimento... os peixes é mais pela piada... mas penso que estes peixes-lapa asiaticos são muito bons nesse aspecto (não danificam as plantas e hiperactivos) e mericiam muito mais reconhecimento, contudo em exotismo e beleza, os loricarideos são do mais extraordinario que existe em agua doce. Muito robustos e espetaculares. Só tem vantagens os Ls, mas para algas penso que os peixes-lapa seriam mais adquados para o que pretendes...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

contudo em exotismo e beleza, os loricarideos são do mais extraordinario que existe em agua doce.

 

Na generalidade sao peixes magnificos, para mim nao sao so 'equipa de limpeza'.

O dificil por vezes e somente avista-los, porque teem habitos noturnos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais