Exoesqueleto com ovos (com foto)


Ricardo Araújo

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje de manhã reparei que estava este exoesqueleto no fundo com ovos agarrados.

 

20120725115546.jpg

 

Há forma de salvar os ovos ou não há nada a fazer?

 

Normalmente deixo os exosqueletos no fundo e os gajos comem isto tudo. Este com ovos não sei se deixe lá ou se o retire...

 

Obrigado

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se notares com atenção na foto, os ovos presos ao exosqueleto não estão fecundados, daí terem sido "abandonados" juntamente com o exosqueleto.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Ricardo pelo branco que alguns ovos têm não é não estarem fecundados, é sim já estarem todos fungados...Ficaram demasiado tempo parados.

 

Sim existem várias formas de fazer nascer os ovos de femeas mortas ou de cascas, a melhor maneira é uma rede fina e uma pedra difusora por baixo para abanar os ovos..

 

Com red cherrys não perco tempo com isso agora com outras espécies costumo fazer sempre que tenho o azar de elas se adiantarem a eclise.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estão fecundados fungam muito depressa mesmo estando no abdomen da progenitora... daí o branco de fungados... não é preciso grande dedução...

 

Fábio, sabes que fui das poucas pessoas a fazer eclodir ovos de CRS artificialmente na altura em que me morriam muitas fêmeas ovadas |(com um pingo de sorte à mistura - como tudo na vida).

 

Com reds também não perco muito tempo com isso porque se compensa sempre numa próxima geração (número de ovos), agora espécies mais difíceis é melhor gastar o tempo e paciência para fazer eclodir os ovos artificialmente.

 

Eclise não existe, é ecdise - muda do exosqueleto.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é possível que alguns não estejam fecundados, o que eu queria dizer é que quando se quer aproveitar ovos para eclodir artificialmente se eles ficam brancos é porque possivelmente já estão fungados e esses não vale a pena aproveitar.. Se se deixarem juntos para eclodir artificialmente vão fungar os outros ;).

 

Mas olhando bem para alguns mais escuros dá para ver que ainda tem o camarão em formação como por exemplo o da esquerda.

 

Ela como tem poucos ovos parece que pode ter sido já no final da gestação, como me costuma acontecer com os preguiçosos dos Taiwan que demoram mais um dia a nascer que os irmãos F1.

 

Eu sei que também já o fizes-te várias vezes, é uma boa técnica.

 

LoL seja ela a ecdise ou a eclise vai dar ao mesmo, tu percebes-te ;) e ja que entramos numa de termos técnicos de biologia, como se chama o tal exosqueleto deixado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais