Será que se salva alguma coisa?-Urgentissimo


Recommended Posts

Bom dia

 

 

Aconteceu um catástrofe no meu aquario.

Segunda feira foi dia de realizar Tpa, como normamelte faço todos os 15 dias.

Mudança de agua, limpeza do escumador e detritos na sump, a rotina norma de um aquario.

Como a temperatura tem estado um pouco alta aqui por casa, resolvi adicionar mais uma ventuinha ao sistema já em funcionamento , a ver se conseguiria baixar um pouco mais a temperatura.

Fui me deitar por volta das 3 da madrugada de terça feira, aquario OK.

Quando me levantei , como normalmente faço (ir ver o aquario) isto eram 9 da manhã.

Para meu espanto, agua leitosa, resumindo, ventuinha dentro de agua, disparou o dijuntor do arrefimento,

Tenho os corais todos fechados, realizei logo uma muda de agua na ordem de 40% num sistema de 250 lts com sump.

Com os corais a definhar tive um pico de amónia. os corais continuam fechados.

Partindo do principio que tenho rochas e areao impregnados de amónia, ja tenhop aqui um reactor de zeolitos para ajudar na remoção da mesma.

E agora o que faço mais?

Os peixes até esta hora não dão sinais de stress.O corais saõ na maioria moles e alguns lps.

O sistema estava bem equilibrado, umas algas num ou outro ponto devido a reposiçao com agua da companhia. Mas tudo detro do controle.

 

 

Preciso de ajuda urgentemente, pois trabalho no estrangeiro , e até ao fim de semana arranco novamente.

Ficando a minha esposa com trabalho de tentar recuperar o sistema.

 

 

Sistema:

 

Aquatlantis Ambiance 120 201lts + sump de 70 lts

Bubble Magus Nac 5

2x Sunsun 3000lts cada

 

 

PH 8.3

Salinidade 1023

KH 12

Amonia 0.50

Nitritos 0

Nitratos não tenho teste actualmente

Temp. 28º

Tpa´s 20lts todos 15 dias com sal Red Sea coral pro

Reposição diaria com calk Red Sea Success

Calcio 420

Retorno 2500lts/h

Carvão activo mudado periodicamente dentro da sump.

 

Descumpem este testamento mas assim penso ter passado toda a informaçao para se ter uma ideia deste problema.

 

Cumprimentos

Acacio

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Provavelmente essa água leitosa foi da morte em massa das bactérias do teu aquário... causada pela descarga a que foram submetidas. Poderá ter sido alguma precipitação também de alguns elementos na água. De qualquer forma não é isso que é importante neste momento.

 

Parte do que é importante já o fizeste... uma boa muda de água.

Eu adicionava carvão novo, provavelmente até algum do carvão de acção rápida para remover o máximo de tóxicos da água.

Escumador a escumar em modo "wet"

E continuava a fazer grandes mudas de água até a coisa ir ao sítio...

Reduz a quantidade de comida ao mínimo para controlares os valores de amónia.

Como também tens alguns zeolitos podes tentar adicionar uma boa quantidade de agregados bacterianos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida intervenção.

Neste momento substitui o carvão activo.

E liguei o reactor de zeolitos.

A agua ainda se encontra um pouco enevoada, espero que lá mais para o fim do dia ja se vá notando alguns resultados, só aí retornarei a fazer testes.

 

Cumps

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è uma luta contra o tempo, pois não tenho data concreta para me ausentar.

Esta situação é mesmo uma contradição do nosso hoby.

Ter que fazer bem e depressa.

A ver vamos

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ela as veses passa por aqui.

Felizmente ela até se ajeita com o aquario na minha ausencia, quando chego raramente tenho supresas, claro que faz lhe alguma confusão a quimica da agua.

Por isso mesmo é que optei por um sistema simples e a medida dos dois. Pois torna-se complicado trabalhar em 2 locais, termos crianças, chegar a casa dar a devida atenção a tudo.

 

Aproveito para relatar que acabei de elaborar testes para mais tarde comparar. A frente a marca.

 

PH 8.4 Nutrafin

KH 15 Nutrafin está altissimo

Nitritos 0 API

Calcio 420 Nutrafin

Fosfatos 0.5 API normalmente estão a ababixo de 0.25 ,a escala não tem meio termo entre 0 e 0.25 ,devido a reposição ser com agua da companhia que sai exctamente com esse valor.

Amónia 0.50

Temp 27º

Densidade 1023

Editado por cacayeye

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando o setup.

 

A nivel de carga orgânica tambem é baixa.

 

mantenho no aquario 2 chormis, 2 ocellaris, 1 Hepatus, 1 Nemateleotris Magnifica, 1 Hispidus, 1 Labroides dimidiatus.

De resto a equipa de limpeza.

Cerites

Turbos

Nassarius

 

e uns burries da nossa costa estão cá ja a alguns meses.

Estes são os unicos animais que realmente nota-se que ressentiram-se. estão quase todos caidos no areão mas encontram-se vivos, não saem é do mesmo sítio.

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive uma mortandade de bacterias quando desliguei a bomba de circulação para que umas anemonas se agarrassem à rocha viva, só que como foi à noite, esqueci de ligar e no dia seguinte estava tudo dessa forma. A solução é aumentar a circulação da água o máximo que possas, mover bem a superficie da água, usando para isso a bomba... isso levará a uma explosão de novas bacterias, para ajudar podes comprar bacterias do ciclo para recifes de coral.

 

os caramujos (os burries para os lisboetas) depende da espécie, há espécies que não toleram bem temperaturas acima de 25C, mas são poucas espécies e ai devem ser raras, outra questão será mudanças de parametros. Esse comportamento dos caramujos (grave para a sua sobrevivência) é tipico de problema de alteração dos parametros da água, i.e. adaptação mal feita, ou seja, problema com a TPA demasiado grande (ou melhor, um provavel problema com a salinidade ou outro parametro como variação do pH), a maioria das espécies não tolera bem diferenças acima de 0,02 g/ml na densidade.

 

Essa TPA enorme era assim tão boa ideia como voces dizem? é que se os parametros forem diferentes, e com a atrapalhação é possível, pode sair o remendo mais caro que a encomenda.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande muda de água é suposto ser o mais equilibrada possível sempre... e quanto maior mais atenção deveremos dar.

A questão é sempre a mesma... no caso de uma tragédia grega devemos perdoar 50% da dívida para que os habitantes fiquem bem!! Agora a sério... numa situação destas em que muitos vivos estão a mostrar sinais de estar a morrer pelo aumento de amónia, ou até outros químicos que se possam ter formado com a descarga na água (um que se pode formar com facilidade é o cloro por exemplo), a solução mais óbvia e mais acertada (na minha opinião claro) é mesmo uma boa muda de água o mais depressa possível seguida de outras mais pequenas (cerca de 20%) para diluir a quantidade de tóxicos e restabelecer o equilíbrio iónico da água.

 

Percebo o teu ponto de vista quando referes o mal de desequilibrar a água com mudas tão grandes, mas nesta situação temos sempre que partir do pressuposto que o mal já está feito (os corais a morrer e alguns vivos a mostrar sinais de stress)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao companheiro foi azar a dobrar, na minha opiniao fazia tpa diarias de baixa quanntidade e adicionava bacterias e alimento para elas, para regular novamente o sistema. qualquer coisa apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos , antes de mais obrigado pela colaboração.

Ponto de situação.

Areão e rocha cheios de muco largado pelos corais.Daí o pico de amonia no sistema.

Até agora com as tpas ja troquei a volta de 700lts num sistema de 270lts sencivelmente.

A agua ja se encontra um pouco melhor a anonia está á volta do 0.25ppm +/- mas penso que devido ao areao e rocha estarem impregnados, cobertos mesmo de muco, irei remontar tudo de novo.

Já tive perdas de corais e vivos, os peixes manteêm se com alguma normalidade, agora a equipa de limpeza e camaroes fui tudo a vida.

A nivel de corais, A minha euphylia enorme esta a desfazer-se a minha Cataphylia Jardinei morreu, umas mudas dos poucos corais duros já foram, o meu lindo tufo de xenias idem.

Enfim, por isso penso melhor tirar tudo, lavar e passar escova ao ao deleve nas rochas, sacar areao, lava-lo e remontar tudo em tempo recorde.

Aproveito e agradeço se alguem aqui da zona for fazer colheita de agua nestes dias se poderem que me digam alguma coisa.não tenho transporte, e devido a estar parado a algum tempo, queria evitar de ter de coprar 10kg de sal.

 

Cumprimentos

 

Acacio

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena esse azar ter causado essa desgraça toda... mas são coisas que podem acontecer e nunca se está preparado para isso.

 

Esses sintomas parecem-me realmente ter sido causados por presença de cloro na água decorrente da descarga que levou... a amónia também não ajuda mas provavelmente irias ver os peixes com problemas também se tivesse sido só amónia..

 

Boa sorte para o recomeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de falarmos fiquei com pena, mas depois quando tiver a ser montado diga, passa aqui por casa arranja-se algumas pontas

boa noite migo, estou agora mesmo de volta do ditocujo. ja esta desmontado, areao todo aspirado, a rocha esta escovada e posta de molho em 100lts de agua que ainda consegui ir apanhar esta noite a figueirinha.

Depois de fazer os teste a agua da colheita com amonia a 0 , passadas 3 horas ja esta a 0.25ppm de amonia e escumador ligado. a ver se amanha consigo arranjar forma de adquirir mais agua para remontar o sistema.

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu esta folga não vou tar ca em lisboa muito tempo, os restantes vivos estão-se a aguentar?? coragem e boa sorte. tenta colocar bacterias vai ajudar um pouco

Os peixes ao que parece nem se passou nada, estao de perfeita saude. nem ofegantes estão, por incrivel que pareça. os corais por enquanto ja não tive mais perdas, embora estejam fechados ja se começa a notar a abrirem um ou outro polipo. eu penso que irei conseguir recupera-los. Não sei se estarei certo mas mesmo mudando a totalidade da agua ainda irei ter um pouco de amonia devido a estar impregnada na rocha e no areao. mas com o tempo será removida atraves da escumação e tpas.

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

Fazendo uma actualização dos acontecimentos.

Mesmo fazendo trocas de agua constantes ainda tenho a amonia um pouco alta.

Tenho chegado a uma conclusão entretanto, a libertação de algum quimico ou cobre da bobinagem da ventuinha é que originou o problema.

Os corais acabaram por ir morrendo , so sobraram os actinodiscus e algumas palitoas, os peixes não dão sinais de stress.

Estou a pensar retirar todo o areão e lava-lo ou substituir-lo na totalidade.

Até mete dó olhar para o aquario. levou tres anos para estar ao nosso gosto, para num instante ir tudo a baixo.

Agora irei recomeçar muito devagar.

 

Cumprimentos

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Antes de mais quero agradecer a todos os que deram o contributo para uma rapida resolução deste precalço que tive no aquario.

Neste momento já se encontra bem mais estabilizado, os parametros estão dentro da normalidade excepto os fosfatos que devido a fazer reposiçao atraves da agua da rede.

De resto agora é começar a repovoar o aquario, pois acabei por perder grande parte dos corais que mantinha , e alguns vivos.

 

Aproveito a ocasião para informar que neste momento estou a procura de alguns frags de corais moles ou lps.

 

Cumprimentos

 

Acacio

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de nunca ter postado, tenho acompanhado o seu desespero, realmente foi uma verdadeira tragédia, mas como se costuma dizer, depois da tempestade vem a bonança... Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas. alguem conhece este senhor chamado Acacio rosado? (cacayeye)

ficou de me transferir um dinheiro e nunca mais disse nada. não atende as chamadas. não responde aos SMS nem aos privado que mando por aqui pelo forum. agradeço qualquer informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais