Fotoperiodo para o aqua e a sump


Recommended Posts

Boas

 

gostaria de saber a vossa opinião relativamente à maneira de organizar a iluminação do complexo aqua/sump.

 

Coloquei na sump um punhado de macro-algas (verdes ) e um caule de mangue há sensivelmente 3 a 4 meses. Tenho o tanque principal com 8

horas de iluminação , das 19H00 ás 3 da manhã e a sump das 9h00 ás 18H00. Até à presente data a mangue não rebentou nenhuma folha embora tenha criado raiz, e as macro algas continuam no mesmo emaranhado com que vieram, ou seja não cresceram nem se multiplicaram. Por outro lado o tanque principal cria de tudo um pouco, desde tapetes verdes de algas, até, parece-me a mim liquenes com fartura...

 

Será que tenho as horas de iluminação correctas?? É que por incrível que pareça na sump não me aparecem algas nenhumas nem daqueles tufos verdes que me parecem líquenes!

 

Aguardo a vossa colaboração

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto aos mangues não me preocupava uma vez que se estão a desenvolver... Penso que nem precisam de tanto tempo de luz.

 

Quanto ao aquário principal tens de descrever o tipo de lâmpadas/quantidade e o tempo que as lâmpadas têm...

uma ideia geral do teu setup também ajudaria...

 

Poderá ser de muitas coisas...

Umas fotos também ajudam...

 

Abraço.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

neste momento fiz uma limpeza geral do aquário onde retirei ao máximo essa espécie de líquenes e as algas castanhas espalhadas pelo vidro. Coloquei bactérias desnitrificantes e desliguei pontualmente o escumador. Coloquei outra bomba para ajudar a circulação. Espero que não voltem, mas se voltarem coloco então fotografias, pois

agora está limpinho.

As lâmpadas que uso no aqua são de leds de 6500 KV (4 watts) no total de 8, mais duas barras de leds 10000KV ( 1m com 60 leds cada ) e duas tiras de leds azuis, normais.

Logo mais tentarei tirar uma foto panorâmica que retracte a luminosidade que consigo. Quanto ao tempo de luz estou com 8 horas.

A outra questão que levantei, é se quando as do aquário principal desligam, devem ligar as da sump??? ou se a forma como estão a ligar ( como descrevi em cima ) serve o intento e não prejudicam o equilíbrio.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...