Ciclideos africanos em Lagos de Jardim: O Tendalago...


Recommended Posts

Viva,

 

Os ciclideos africanos tendem a dar-se muito bem em lagos de jardim, talvez porque este biótipo apresente algumas semelhanças com o seu meio natural.

 

Muitos destes peixes são extremamente coloridos, avistando-se facilmente no lago. Os seus comportamentos sofisticados, aumentam ainda mais o interesse destas espécies e acabamos por passar horas deitados na margem!

 

Alguns africanos no meu lago de jardim, neste caso são provenientes de Madagascar:

 

 

O maior problema é a temperatura de inverno... os ciclideos africanos podem resistir até um minimo de 15º C, com descidas muito esporádicas até aos 12ºC e isto é bastante superior ao que conseguimos de inverno, no continente. Na Madeira talvez se consigam manter ciclideos africanos todo o ano.

 

Aqui pelo continente temos a opção de fazer uma estação de verão, do final de Maio até inicio de Outubro, retirando depois os peixes para passarem o inverno dentro de casa.

 

Porém, em lagos médios ou grandes, será muito complicado retirar todos os africanos e respetivas criações, geralmente isso só se consegue esvaziando o lago.

 

A estufa temporária

 

Nas zonas menos frias e solarengas de Portugal Continental, ou seja na faixa litoral centro e sul,existe uma possível alternativa: lagos com maior profundidade (pelo menos 1.5m) e, de inverno, cobertos com um plástico transparente.

 

Se apanharem bastante sol talvez estes lagos conseguiam manter uma temperatura suficiente para africanos.

 

Dado que um plástico fica pouco estético, o ideal será mesmo montar pequena estufa temporária, sobre o lago.

 

Com alguns ferros em arco, formando um "Iglô" e cobrindo-o com plástico transparente de estufa, não é dificil criarmos uma área onde a temperatura estará geralmente acima dos 15º C.

 

De facto, a temperatura dentro da estufa, de inverno, numa tarde de sol, poderá até ultrapassar os 20º C.

 

A técnica da estufa temporária tem algumas importantes vantagens:

 

  1. A principal é aquecer a água, através do efeito de estufa..
     
  2. Porém, esta "tenda transparente" sobre o lago permite-nos entrar lá dentro para observar os peixes, indepentemente do frio e da chuva que fizerem lá fora... Acabamos assim por conseguir usufruir confortavelmente do nosso lago, mesmo de inverno.

A "Lago-estufa" ou o "Tenda-lago", como lhe quisermos chamar, é portanto uma técnica perfeitamente ao nosso alcance para subirmos a temperatura mais alguns graus de inverno, tentando manter o ano inteiro espécies que de outra forma morreriam.

 

No próximo inverno estou a contar instalar pela primeira vez um "Tendalago" :smile2:.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as especies que tens dentro do lago???é que são espetaculares.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, mesmo antes de criar o meu lago, ja tinha ideias destas na minha cabeça, no entanto, e uma vez que até ao ultimo inverno sempre mantive espécies que suportam bem o nosso inverno nunca me preocupei com a "estufa". este verão introduzi duas especies mais exoticas no lago e queria construir uma, tenho uma estrutura pensada com acacias, que ja cortei e estão religiosamente guardadas a secar, penso que no meu ambiente a madeira ficará bem mais estética que o ferro.

 

no resto da estrutura pensei em meter acrílico, mas teria custos altíssimos dado a área, e até o inconveniente de ser bem mais trabalhoso de retirar durante o verão. deverei mesmo apostar no plástico, alguém sabe por alto o preço dos plásticos por metro quadrado?

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais