Aqua40lt


PTLIDER

Recommended Posts

Desde que não excedas o limite de 1cm por litro de água, poe o que gostares mais e seja que compativel :) existe tantos :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não excedas o limite de 1cm por litro de água, poe o que gostares mais e seja que compativel :) existe tantos :)

 

Boas,

 

Não sou nenhum perito em aquariofilia (nem perto disso!), mas relativamente ao que o João disse, penso que a melhor relação desse "limite" é mais por cada cm do peixe em adulto para um litro de agua.

 

Por exemplo, para o teu aqua (40 litros) penso que uns 8 néons era a melhor relação. Quem diz 8 néons diz outro tipo de peixe, já é uma decisão tua claro! Só peguei nos néons porque em adulto atingem +/- 5 cm...

 

Mas nada melhor que os membros mais experientes para te ajudarem.

 

Já agora, não te esqueças do ciclo de azoto... :tongue:

 

Abraço e boa sorte!

Francisco Marques

:slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não excedas o limite de 1cm por litro de água, poe o que gostares mais e seja que compativel :) existe tantos :)

 

Ainda há pessoas a dizer isto?

Porque é que nãoi colocam um Discu de 15 cm num aquário de 15 litros?

Tem que servir!!!!!!!

 

Qualquer aquariofilista que se preze sabe que a regra de 1 litro por cm de peixe e 1watt de luz por litro é FALSO!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai parecer tubarão com a barbatana de fora :)

 

Ainda há pessoas a dizer isto?

Porque é que nãoi colocam um Discu de 15 cm num aquário de 15 litros?

Tem que servir!!!!!!!

 

Qualquer aquariofilista que se preze sabe que a regra de 1 litro por cm de peixe e 1watt de luz por litro é FALSO!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda há pessoas a dizer isto?

Porque é que não colocam um Discu de 15 cm num aquário de 15 litros?

Tem que servir!!!!!!!

 

Qualquer aquariofilista que se preze sabe que a regra de 1 litro por cm de peixe e 1watt de luz por litro é FALSO!!!!!!!

Ja agora... sendo eu um aquariofilista que nao se preza (estava-me a guiar pelo cm/L e um dia irei prezar) como vemos se o aquario está sobrelotado? Atraves dos testes? O ciclo "regride" e temos permanentemente amonia na agua? =s

 

Essa regra associada ao facto de o aquario ter as condiçoes para o peixe, no caso do Discu a altura, nao esta de certa forma correcta? Eu sei que depois tambem é afectada pela filtragem que quanto melhor mais peixes permite ter, mas ainda assim tem de haver um limite, que nao será certamente os peixes andarem aos encontroes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda há pessoas a dizer isto?

Porque é que nãoi colocam um Discu de 15 cm num aquário de 15 litros?

Tem que servir!!!!!!!

 

Qualquer aquariofilista que se preze sabe que a regra de 1 litro por cm de peixe e 1watt de luz por litro é FALSO!!!!!!!

 

Só disse porque foi o que li!

Claro que cada peixe tem as suas condições. Eu no meu queria escalares mas sei que não tenho altura..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueçam essas regras de cm e litros e watts... Temos de dar aos "meninos" as melhores condições possíveis e adequadas, e cada espécie tem exigências que se devem dar atenção...

Tem de se ser sensato ao colocar peixes num aquário...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge Ferreira, pelo que percebi a intenção do João Ferreira foi dar a entender que existe um limite de peixes no aquário e essa é a regra de cálculo para perceber se está sobrelotado ou não. Claro que se exceder e o aquariofilista conseguir manter os níveis bons e a qualidade da água pode ultrapassar esse "limite"

Toda a regra tem as suas exceçoes e convém que as pessoas saibam que existem "regras".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueçam essas regras de cm e litros e watts... Temos de dar aos "meninos" as melhores condições possíveis e adequadas, e cada espécie tem exigências que se devem dar atenção...

Tem de se ser sensato ao colocar peixes num aquário...

 

Sim, mas mesmo que um aquario tenha as condiçoes ideais para determinada especie e so meta peixes dessa especie, tem de haver uma forma de saber o limite de peixes que posso por sem ser depois de por peixes ve-los a stressar por terem pouco espaço ou por outra razao qualquer.

Tem de haver uma forme de medida dessa sensatez. Por exemplo, sabe-se que nao é sensato colocar 1 guppy macho apenas com uma femea. Há uma forma de se determinar um limite, seja ele minimo ou maximo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não existem regras rigidas para estas situações... Se tiveres um aquário de 200 lts e segunda a ideia dos cms por ltr, poderias colocar 200cm peixe... Pode-se dizer que isto é um limite, mas acho que não vais querer atingir esse limite e manter os peixes confortáveis... Se eu te disser que num apartamento T3 podem viver 10 pessoas, por vontade própria não vais colocar esse nº de pessoas... Se te obrigarem, pois que remédio!!! Mas sentirias-te mais confortável viver com menos... Pessoalmente, não gosto de ver aquários apinhados de peixes, dá-me uma sensação de caos... No meu aquário de 200 ltrs reais, devo ter para aí 80 cm de peixe e não penso passar disso...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu entendo como limite aquele nr de peixes em que eles se sentem confortaveis.

Epah, 200cm de peixe era muito cm xD uns em cima dos outros ficavam maiores do que a maioria das pessoas xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou te dar um pequeno exemplo aqui no meu aquário... Tenho cá 2 bótias palhaços e cada um deles é dono do seu buraquinho debaixo de um tronco... Um deles não gosta de visitas a menos de 10cm da entrada e quem invadir o seu território é logo corrido, outro não se importa que outros peixes entrem pela sua casa a dentro... Um precisa de 10 cm a mais de água que o outro para se sentir confortável... :naughty:

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes tambem têm espaço intimo?xD nao sabia.

 

Entao a melhor forma de se ver se um aquario tem peixes a mais é vendo a reacção deles, se ficam mais stressados ou nao. So que isso é pela tentativa erro... Mas por exemplo, se pusermos num aquario de 60L 12 neons (assumindo que cada um tem 5cm) como eles sao peixes de cardume se calhar ate podemos por mais uns 2 ou 3 peixes nao? =s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tom_112,

 

Pegando nesse teu exemplo (60L para 12 neons) é o chamado de "ideal", mas lá está é relativo... o néon não é um peixe que cresça muito, mas para se manter um aquário o mais equilibrado possível deveria ser essa equivalência... o que não significa que coloques mais alguns peixes, como é óbvio não vão andar todos à porrada né?

 

Eu acho que se deve sempre ler um pouco mais sobre cada espécie que queremos adicionar no nosso aquário, para ter uma ideia das compatibilidades, do tamanho minimo do aquário, etc.

 

Como é óbvio, num aqua com 40 litros não se vai colocar discus, nem oscares... :tapfoot:

 

Como disse anteriormente, não sou perito (nem de perto!!) em aquariofilia... :cool2:

 

Cumps

Francisco

Francisco Marques

:slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xico86 havia de ser bonito, na altura que eu tinha um comunitario de 80x30x30 ter la um oscar como o meu pai tanto queria xD

 

Epah, depende... se puseres um peixe que goste de comer neons vao andar a porrada xD

 

Sim, eu tou a pensar arranjar um aqua entre 20L e 54L e por 3 Iriatherina werneri e 3 Pseudomugil gertrudae, ja que sao especies pequenas e que requerem condiçoes de agua semelhantes, depois acrescentaria mais alguma coisa dependendo da litragem. Mas tambem ainda nao encontrei informação quanto ao nº minimo de individuos que devo ter em relaçao à gertrudae. As werneri ja sei que o ideal sao 6 mas 3 tambem estao bem...

 

Isto é um mundo de relativismos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já nem digo mais nada neste tópico. Fica para os experts!!!

Peço desculpa pela minha intromissão.

Mas se houver alguém que está contra aquilo que eu disse e que tenha aquários à mais tempo que eu (e em maior número) eu aceito.

Só ainda não percebi porque tenho que ter (por exemplo) 100w de luz num aquário que só tem 20 cm de altura e 100 litros de capacidade....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge N. Ferreira se a tua resposta era para mim, acho que me percebeste mal... o que eu disse foi no sentido de me esclareceres e a qualquer um que leia o topico, nao de uma forma ironica ou o que quer que fosse. Alias se nao fosse com o intuito de procurar um esclarecimento nao teria continuado a falar do mesmo, afinal tudo o que eu procurava era chegar a uma conclusao =s
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.