o meu 1 aquário de água doce ajuda please muito novato


luisbrandao

Recommended Posts

Material

 

Aquário

Medidas: 63 x 32 x 38cm

Capacidade: 54L

Volume: 67dm3

 

Filtro ecofilter 300

 

Aquecedor Sicce TSL 100W

 

Hardscape

 

Substrato não fértil - areao 20 kg

Troncos vários

 

 

Plantas

 

anubios

hygrophyla dwarf

 

Peixes

 

4 barbo cereja

 

599862_476568509039508_1088277031_n.jpg

 

558265_476568515706174_1529279293_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há assim um grande problema, se tiveres anubias não as enterres na areia, prende-a a um tronco, porque se tiver na areia irá acabar por morrer..

 

Talvez irás precisar de mais fertelização, tipo as pastilhas..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem substrato fértil estás muito limitado nas espécies de plantas que podes ter. As anubias são plantas que não necessitam de substrato fértil, existem outras mais, dá um search no google.

 

Eu neste momento preparo-me psicologica e fisicamente para fazer isso no meu aquário, retirar tudo colocar substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mas não desistas. Erros acontecem e aprendemos com isso.

Diz-nos realmente o que queres fazer. As anubias (barteri nana são as mais comuns) são muito boas sem substrato fértil. A hygrophila já é capaz de te dar umas dores de cabeça.

Vai dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os erros é que se aprende, eu também cometi os meus, como todos :)

 

Com as anubias já fazes um bem giro, existem varias especies, só tens que as consegui prender aos troncos. Também deve existir outras plantas que não precise de substrato fértil. É uma questão de pesquisares aqui no forum porque deve existir decerteza :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha quanto tempo tens o aquário com água?

E se poderes diz os valores dos testes.

 

Tens ai muita fauna para pesquisares http://www.tropica.com/dk/planter/svaerhedsgrad/easy.aspx

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse PH está ligeiramente alto. Apesar que o 7 é neutro os teus barbos dão-se melhor com PH abaixo de 7.3, mas pode ser que se adaptem a isso. Só tens de ter cuidado na variação do PH pois pode matar os peixes.

 

Deves ter aí alguma coisa no aquário que faz com que o teu PH seja assim alto. Já alguma vez mediste o PH da tua água da torneira?

 

Outra coisa: aquário há 3 semanas ---> Sabes se o ciclo do azoto já terminou? Convinha fazeres um teste à amonia e nitritos. Pede ao teu amigo.

Se o ciclo ainda não terminou vais ter problemas e algum peixe pode mesmo morrer devido às substâncias tóxicas.

 

Depois de teres enchido o aquário, quantos dias passaram quando meteste os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se percebi mas durante os 10 dias metes-te comida e bactérias??

 

Ter o aquário só com o filtro a funcionar é bom para estabilizar a agua e assim, mas ao final de 2 ou 3 dias já não esta a fazer nada, se não tiveres comida nem bactérias.

 

Se já meteste peixes tens que lhes por mesmo muito pouca comida, eles aguentam bem uma semana sem comer por isso podes meter pouca comida, que assim os dois picos que tens que ter, de amónia e de nitritos, não são muito altos.

 

Eu também meti os passado uma semana de ele estar a funcionar e tive o cuidado de meter muito pouca comida, e eles tão bem se saúde.

 

Mas não recomendo a ninguém fazê-lo, e se montar novo aquário não o voltarei a fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o facto de não teres substrato fértil não te trás problemas, se não quiseres um plantado.

 

Agora tudo depende do que pretenderes, com esse tronco escolheria um layout central ou encosta-lo a um dos lados. para a flora escolhe plantas de baixa manutenção, género fetos de java e anubias para amarrar ao tronco, existe layouts muito bons assim. podes colocar mais umas plantas mas tudo de baixa manutenção. Pois esse aqua só deve trazer 15W de luz e acredita que se for para um low tech chega. Procura bem aqui no forum que existem muito bons exemplo. Claro que será uma aquario para ir crescendo e que tirando as TPA's semanais e a limpeza dos vidros pouco mais trabalho te dará. ( se fosse hoje era o que escolheria para o meu).

 

deves ter Fotoperido de +/- 8horas.

Qual o caudal do filtro?

 

Aquanto tempo tens os peixes no aqua?

 

Não conheço bem os barbos mas penso que te trarão alguns problemas pr escolheres mais fauna para o aqua.

 

e um aquario desses leva pouca quantidade de vivos.

 

abraço mais dúvidas o pessoal ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os bardos cereja são excelentes peixes para ter em qualquer comunitário, são pacíficos e adaptam-se muito bem, as fêmeas tem uma coloração um pouco mais acastanhada mas os machos são de um cereja bem carregado e muito bonitos.

 

Quanto ao substrato fértil não o ter não te trás qualquer limitação, só deves é começar a fertilizar com liquido mais cedo, se for para plantas de rizoma como anubias, fetos o fértil não é mesmo necessário.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

para iniciante, esta optimo !

o meu 1º aqua nem filtro, nem iluminaçao. lol. e os peixes morreram de velhos ...

 

substrato fertil, é mais usado em aquario plantados, ou para manter plantas mais exigentes. se o teu objectivo esta mais direcionado para os peixes, podes ter plantas mais faceis de manter, sem problema. como ja foi dito aqui, fetos de java e anubias, mas existem outras.

 

tenho aquas á mais de 30 anos, alguns densamente plantados e so á 1 mes é que montei um aqua com substrato fertil ... areao igual ao teu, nunca me impediu de ter plantas saudaveis !

 

aqui no forum vais encontrar as informaçoes que precisas. le bastante e ouve varias opinioes.

 

pesquisa muito e ve outros aquarios, podes tirar ideias para melhorar o teu ou simplesmente começar outro completamente diferente.

 

qualquer duvida ... pergunta ! lol.

 

boa sorte com o teu projecto.

 

:pompomgirl:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.