[Low Tech] The return


Jorge Filipe

Recommended Posts

Boas pessoal, estive aproximadamente 2 anos afastado deste magnífico hobby por falta de tempo, mas agora que a coisas estão mais calmas vou reactivar o meu tanque biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O último layout que tive foi um plantado que me dei muito prazer fazer, mas que depois se tornou incomportável de manter. Desta vez vou optar por um low-tech e se as coisas correrem bem pode ser que mais tarde volte em força aos plantados.

 

A minha ideia é criar um layout simples em que não tenha que ter grandes cuidados de fertilização (de preferência nenhuma) e que necessite apenas das regulares TPAs.

 

Como a malta que é fotos deixo-vos o resultado de um aquário abandonado por 2 anos :unsure: :

 

JieqU.jpg

 

QmcGO.jpg

 

E o resultado de uma tarde de limpeza :dance: :

 

6INil.jpg

 

oTtYz.jpg

 

Aproveitei esta remodelação para me ver livre da biobox que me ocupava muito espaço e ficava muito feia, fiquei orgulhoso de ter conseguido tirar o silicone todo.

 

Agora gostaria de pedir uma ajudinha aos membros mais experientes no que toca ao novo setup:

 

- Tamanho: 79x29x39 (~90l brutos)

- Filtro cascata: EHEIM LiBERTY 75l, este usava como complemento à biobox, como a retirei vou ter que comprar um filtro externo, aceito sugestões :happy:

- Termostato 100W

- Termómetro

- Iluminação, tenho uma calha comprada a um membro do forum há 2 anos, com 4*39W mais 2*18W, mas não estou a pensar ter todas ligadas, que acham?

- Fundo: cartolina preta

 

O que estou a ter mais dificuldade em decidir é o substrato, não quero um substrato fertil muito caro, porque não vou ter plantas exigentes e também não sei que substrato inerte goste mais. Neste momento tenho estes 2 de montagens anteriores:

 

50bKU.jpg

 

QkNmq.jpg

 

Relativamente à fauna estou a pensar nuns ottos e corydoras para a equipa de limpeza e depois uns neon cardinals e talvez um casal de Ramirezis, mas ainda vai depender dos parâmetros finais da água.

 

Quanto à flora, vou optar por anúbias do lado direito do aqua e para o lado esquerdo umas plantas que me proporcionem algum volume no canto, mas que não sejam exigentes em termos de fertilização.

 

Ficou um post um pouco grande e cheio de questões, qualquer ajuda é bem vinda biggrin.png' alt=':biggn:'>

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, parabéns pela força a limpar esse aquário!

 

Como conseguiste tirar as marcas de Calcario?

 

Em relação ás plantas, se vais manter anubias e tiveres alguma fauna consegues fazê-lo sem problema algum sem substrato fértil. Mas tens de ter atenção, as plantas faceis que queres para o lado esquerdo, vão concerteza consumir muitos nutrientes da coluna de água.

 

Eu dava-te uma ideia, que era fazer um aquário só de anubias e fetos. Tenho um assim, o fundo é areia fininha de rio, sem substrato fértil, e até agora tudo impecavel. So tem caracois , camaroes e guppys, e algas quase não há .

 

Fica a ideia

 

O aquario :

 

pc220429.jpg

 

A foto tem 7 meses .Neste momento os peixes já são outros, e as anubias estão muito maiores. tenho raizes a descer pelo aquario, estilo floresta, e já deram flores .

Se queres um low tech fácil de construir, largas a nota em anubias e fetos e fazes algo facil de manter e sem grandes tretas de algas (claro, desde que tenhas alguns animais que as gostem de trincar). Tpas semanais religiosamente e está bom.

 

Quanto á luz, eu tenho cerca de 0,5 watt por litro, pois estas plantas não precisam de muita luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parabéns pela força a limpar esse aquário!

 

Como conseguiste tirar as marcas de Calcario?

 

 

Foi mais fácil do que estava à espera, mas ainda ficaram umas marcas que vou tentar remover amanha. Primeiro molhei os vidros, depois cortei um limao a meio e raspei na superfície e a seguir foi dar umas valentes esfregadelas até sair. No final mangueirada lá para dentro para sair tudo ;)

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já tenho o aqua montado e apesar de ainda não estar completamente a meu gosto vou fazer uma actualização:

 

Setup:

 

- Data de montagem: 24/07/2012

- Tamanho: 79x29x39 (~90l brutos)

- Substrato fértil: JBL Aquabasis plus

- Filtro: EHEIM LiBERTY 75l JBL Cristal Profi e900

- Termostato: 100W

- Iluminação: 4*39W

- CO2 DIY

- Fertilização DIY + Easy life profito

 

Fauna:

 

(ainda não acabou o ciclo)

 

Flora:

 

- Anubia barteri var nana

- Feto de java

- Eleocharis parvula

- Planta desconhecida

 

Agora o processo de montagem:

 

O esqueleto inicial:

 

lwljG.jpg

 

Já com o substrato fértil colocado:

 

5i7D2.jpg

 

Pormenor da anubia amarrada ao tronco:

 

dT5le.jpg

 

Feto de java:

 

8xhdz.jpg

 

Eleocharis parvula:

 

zmD7H.jpg

 

Já dividida e pronta a ser plantada:

 

UO6yR.jpg

 

Antes de encher e ainda sem a eleocharis parvula:

 

aeXhq.jpg

 

Estava bastante satisfeito com o layout, mas quando comecei a encher o aqua um dos troncos mais pequenos começou a levantar e tive que colocar 2 pedras em cima até afundar. Daqui a 2/3 semanas vou voltar a avaliar o layout e depois decido se altero alguma coisa. Fica o resultado final:

 

OqH7S.jpg

 

d2b92.jpg

 

AGKHv.jpg

Editado por Jorge Filipe

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua da mesma marca mas com menos frente e se calhar um dia destes faço o mesmo com a minha biobox.....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua da mesma marca mas com menos frente e se calhar um dia destes faço o mesmo com a minha biobox.....

 

Aconselho, a biobox tem vários defeitos: não tem grande capacidade para matérias filtrantes, ocupa uma parte significativa do aqua, fica inestético e e´bastante complicado de limpar. O mas difícil é mesmo tirar o silicone preto, mas consegue-se com uma lâmina de x-acto bem afiada e paciência ;)

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns gostei do relook ao aquário :), a única coisa que fazia era meter uma planta alta no fundo por detrás das pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns gostei do relook ao aquário :), a única coisa que fazia era meter uma planta alta no fundo por detrás das pedras.

 

Isso é o próximo passo, estou só à espera que as anúbias fixem ao tronco para poder finalizar o layout.

 

Estou a pensar colocar Limnophila sessiliflora, que achas?

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E então como vai isso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai indo devagarinho.

 

Estive uma semana de férias e quando voltei tinha o aquário com um surto de algas castanhas e algumas verdes. As primeiras surgiram devido a um surto de amónia (ainda estava a ciclar), as outras desconfio que foi por falta de nutrientes na coluna de água. Fiz uma TPA e a coisa foi ao sítio.

 

TIve um guppy a ajudar-me no ciclo e hoje introduzi 5 ottos para tratar de qualquer problema futuro de algas. Também introduzi uma Lotus nymphaea vermelha que espero que cresça bem, é uma planta muito bonita.

 

Amanhã vou começar a fertilizar com macros e micros segundo o método de Ei e ainda tenciono colocar mais umas plantas de crescimento rápido para preencher o fundo do aqua.

 

Com estas adições todas acho que a secção de low-tech já não é a mais indicada, pedi a vários moderadores para mudarem o tópico para outra zona, mas ainda não obtive resposta...

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, como passar de low a high tech em 7 posts :doofywave:

Eu comecei a desconfiar quando puseste fértil, depois o co2 e a elocharis e para finalizar ferts à ei bang

 

Chama-se a isto ir em frente ehehe :thumbup3:

 

As minhas dúvidas:

Estás com as 4 lâmpadas ligadas ?

Que substrato fértil usaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, como passar de low a high tech em 7 posts :doofywave:

Eu comecei a desconfiar quando puseste fértil, depois o co2 e a elocharis e para finalizar ferts à ei

Chama-se a isto ir em frente ehehe :thumbup3:

 

As minhas dúvidas:

Estás com as 4 lâmpadas ligadas ?

Que substrato fértil usaste?

 

Eu já fertilizava (um pouco a olho) na minha montagem anterior e agora custava-me ter um aquário com melhor material mas com menos qualidade. :unsure:

 

Na semana que estive de férias deixei só 2 ligadas e as plantas se ressentiram, depois liguei as 4 e comecei logo a ver pearling. Achei estranho na altura, porque as duas deveriam de ser suficientes, só que depois lembrei-me que as lâmpadas são antigas e já não devem de ter a 'potência' de outros tempos. Vou deixar as 4 ligadas até formar o tapete e o resto das plantas atingirem uma maturidade aceitável, depois começo a fazer experiências biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O substrato fértil é o jbl aquabasis plus.

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na semana que estive de férias deixei só 2 ligadas e as plantas se ressentiram, depois liguei as 4 e comecei logo a ver pearling. Achei estranho na altura, porque as duas deveriam de ser suficientes, só que depois lembrei-me que as lâmpadas são antigas e já não devem de ter a 'potência' de outros tempos. Vou deixar as 4 ligadas até formar o tapete e o resto das plantas atingirem uma maturidade aceitável, depois começo a fazer experiências biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mais vale comprares 2 lâmpadas novas, do que andares a alimentar os chu*** da edp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Parabéns por este "remake". Gosto do aspecto do aquário, assim simples....Eu não poria mais plantas...Eu sei que é dificil resistir...há tantas possibilidades! Talvez usasse uma planta de crescimento rápido apenas nesta fase para ajudar no combate às algas ...até teres o tapete de parvula mais consolidado...Essa planta seria depois para ir retirando.

Também concordo que as 2 x 39 W deve chegar...aumentava o fotoperíodo de 7 para 10-11 horas/dia , gradualmente. Não te esqueças que mais luz implica mais nutrientes e mais CO2...é uma espiral crescente...também é preciso resistir...É preciso ir vigiando como crescem as plantas se tem sinal de alguma carência...Depois... TPA's regulares, claro..30-40% de cada vez.

 

Continua

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale comprares 2 lâmpadas novas, do que andares a alimentar os chu*** da edp.

 

eu estou de acordo com o ultimo post pois com essas plantas, que eu também mantenho, uma lampada apenas me é suficiente.

demora é mais tempo, mas os custos são de longe bem menores :smile2: .

 

Sim, eu sei que neste momento tenho cerca de 2 w/l teóricos, e que as plantas estão numa espécie de solário aquático, mas é só até o tapete se completar ou eu arranjar t€mpo para umas lâmpadas novas. ;)

 

Boas. Parabéns por este "remake". Gosto do aspecto do aquário, assim simples....Eu não poria mais plantas...Eu sei que é dificil resistir...há tantas possibilidades! Talvez usasse uma planta de crescimento rápido apenas nesta fase para ajudar no combate às algas ...até teres o tapete de parvula mais consolidado...Essa planta seria depois para ir retirando.

Também concordo que as 2 x 39 W deve chegar...aumentava o fotoperíodo de 7 para 10-11 horas/dia , gradualmente. Não te esqueças que mais luz implica mais nutrientes e mais CO2...é uma espiral crescente...também é preciso resistir...É preciso ir vigiando como crescem as plantas se tem sinal de alguma carência...Depois... TPA's regulares, claro..30-40% de cada vez.

 

Continua

 

Tarde de mais, já tenho 4 novas plantas biggrin.png' alt=':biggn:'>

- Cabomba caroliniana

- Hygrophila polysperma green

- Hygrophila polysperma sunset

- Rotala rotundifolia

 

Juntando a estas tenho a lótus que esta a começar a crescer e mantém um vermelho/rosa muito intenso e bonito.

 

Entretanto surgiu-me outro problema, como não gosto de ter a saída do filtro muito alta (para não perder o pouco CO2 que o aqua tem) a parte final da superfície estava a ganhar uma camada de gordura pouco agradável, decidi por um filtro de mochila que tinha para aqui só para agitar a água, mas ainda não decidi se o vou manter...

 

Estou só à espera que as plantas novas comecem a crescer para por aqui umas fotos novas ;)

Editado por Jorge Filipe

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficamos á espera dessas fotos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apenas um pequeno update para mostrar uma anúbia em flor biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

ch2wj.jpg

 

É engraçado ver a planta a fazer constantemente pearling pela parte branca da flor.

 

Desde a última semana que reduzi a quantidade de luz, estou agora com 2x39W.

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, isso é um regresso em grande!!!! Quer dizer que estas satisfeito o aquabasics da JBL?

 

Até agora não tenho razões de queixa, a minha parvula está a crescer bastante e acho que em parte se deve ao aquabasics.

 

A única coisa que me falta para ter este plantado a bombar a 100% é CO2 pressurizado, o diy não é grande coisa. Talvez daqui a 2 meses já tenha t€mpo para investir.

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora não tenho razões de queixa, a minha parvula está a crescer bastante e acho que em parte se deve ao aquabasics.

 

A única coisa que me falta para ter este plantado a bombar a 100% é CO2 pressurizado, o diy não é grande coisa. Talvez daqui a 2 meses já tenha t€mpo para investir.

 

è que vou montar um aqua com o mesmo substrato e leva com akadama em cima, e gostei da maneira como o teu se está a comportar

 

Diz-me uma coisa, se colocares CO2, não deixa de ser low tech?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.