Sump vs filtro externo? qual o melhor? lanço a questão


Recommended Posts

boas pessoal de trabalho! :)

Ando aqui que nem doido para tentar perceber que qual o mais eficaz em tudo, já fiz muitas pesquisas mas nao leio nada de concreto.

 

Isto foi o melhor que eu consegui encontrar ai pela internet

 

 

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

//as sumps beem feitas teem no entanto vantagens inerentes, mas levem isto em consideraçao:

 

//- Para a mesma eficiencia de um fiultro externo, gastam SEMPRE mais electricidade

 

//- ausência de tubos dentro do aquario e largamente compensada pela coluna seca, a nao ser que façama trazeira do

 

//aquario completa como apareceu por ca um projecto,e a sump estava nas coistas do aquario

 

//- Os refugios dentro da sump, ou sao mesmo refugios ou como acontece no caso do Pedro teem aquarios de 50 * 50,

 

//aproximadamente, com uma circulaçao de 9.000l/h... Mais uma vez, sumps mal desenhadas.

//

 

//para mim as SUMP teem uma grande vantagem...

 

//e que com 1 filtro de 450 litros, sim tenho uma sump com 3 aquarios de 150 litros cada colados lado a lado, alimento,

 

//ou alimentarei, 25 aquarios quee stao pensados para aquele espaço.

 

//e isto meus amigos, nao se consegue com um filtro comercial fechado.

 

//Tema desvantagem de cada um dos 25 ter de levar um filtro interno a medida do aquario, por causa do lixo no fundo. E

 

//quanto a isto nao ha volta a dar.

 

//Tem a vantagem de so fazer 1 troca de agua e estao os aquarios TODOS com a troca de agua feita.

 

//

 

//Metia uma sump num aquario de sala?

 

//Nao. As desvantagens ultrapassam as vantagens.

 

//

 

//Ja agora, quanto a manutenção

 

//Ja tive esta mesma sump a alimentar cerca de 10 aquarios, nao me lembro ao certo, esteve para ai 1 ano a trabalhar...

 

//Nunca a limpei a nao ser quando a desmontei. alias, tenho de a limpar quando a for por a trabalhar novamente.

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Isto foi o que eu encontrei.

Mas há um fator que nao foi referido. e o facto de se faltar a luz corre se o risco de haver uma inundação. porque o overflow continua a tirar a agua do aqua mas a bomba como não ha electricidade não a puxa para cima.

 

Vou deixar aqui uns exemplos de overflow

overflow.jpg

 

este é um exemplo de overflow que se corre um grande risco de inundaçao.. porque ela continua a puxar a agua mas a bomba nao a tras para cima.

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

4030_477e6717f1711.jpg

 

Este é o exemplo que não há o risco de inundações mas ela não trás a agua do fundo. só a da superfície. ou seja era necessário uma bomba para fazer a circulação da agua para trazer a sujidade para cima.

 

Eu lanço aqui a questão, agora espero que os expert nisto dos peixinhos digam algo também para ajudar a malta que esta indecisa entre uma sump ou um filtro externo.

 

Abraços a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais