Iniciante nos salgados


Recommended Posts

Boas! O meu nome e tomas e sou um grande entusiasta na aquariofilia. Mantenho alguns aquarios de agua doce e resolvi comecar a planear um possivel avanco para a agua salgada.

Pelo que tenho vindo a ler ao longo do tempo, acho que um aquario de salgado, nao deve ser feito do dia para a noite, deve.se ler e reter o maximo de informacao.

E como tal, este sera um projecto a medio/longo prazo, visto que o orcamento nao e muito para manter 12 aquarios e comprar o material para mais este xD

Ora entao vou vos comecar a explicar qual e a minha ideia inicial. Como ja sei como sou, vai acabar por mudar alguma coisa.

Queria montar um aquario com um layout engracado com bastante rocha e para tal, as medidas do aquario que estou a pensar fazer, serao 60*60*50, em que ainda estou um pouco indeciso em relacao a sump. Sera melhor fazer a sump nas traseiras do aquario ou em baixo do movel?

Falando do interior, estava a pensar comecar com rocha morta e aos poucos ir avancando com uns moles..

Estava a pensar meter alguns invertebrados e nao mais do que 4 peixes, as especies ainda estou um pouco indeciso..

Em relacao a iluminacao estou a pensar por 1 luz azul e 3 brancas. 2 de 10000k e uma de 150000k.

A osmose sera uma de 190 l diarios.

Ainda estou um pouco reticente em relacao ao escumador, precisava de umas opinioes em relacao a isso.

O areao sera areia de coral e o termostato um jagger de 200w.

Agradecia que me satisfizessem algumas das minhas duvidas pois estou mesmo com vontade de seguir para a frente com isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... pelo que descreves não vejo grandes inconvenientes. O material é suficiente para o arranque e a iluminação deverá ser suficiente para os moles...

 

Rocha morta não tem quaquer problema mas aconselho-te a colocar um pedaço de rocha viva para facilitar a introdução de vida no aqua (de preferência de um aqua já estabelecido e de confiança - não queres introduzir pragas)

 

A sump é melhor abaixo do móvel. É melhor em termos de acessibilidade e limpeza e dá-te mais espaço para introduzires o que pretenderes na sump. Existem também algumas possibilidades sem sump... já existem bons escumadores internos ou de mochila...

 

Só te falta referir as bombas de circulação...

Escumador de Sump tens os Bubble Magus... são razoavelmente bons para começar e especialmente com esses vivos que pretendes...

Para escumador interno tens os tunze que são bastante bons...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! Venho aqui dar algumas novidades em relação a este aquário. Entretanto houve algumas alterações.. Passo a explicar.

Como sou um amante de aquário com bastante coluna de água, optei por alterar as medidas deste. De maneira que as medidas finais serão 60x60x60.

Ora como lhe aumentei a coluna de água, também lhe vou ter de mexer em mais algumas coisas, como por exemplo a iluminação. Neste momento estou a fazer uns ''rabiscos'' para fazer uma calha com capacidade para 6 lâmpadas de 24 w, mantendo duas azuis de 20000k e quatro brancas de 10000k. Penso que se no futuro me decidir a meter nos ''duros'', terei alguma margem de manobra. Em relação a sump, tenho aqui ainda uns pequenos retoques a ter em conta. O tamanho, 50x30x40, acham minimamente bem? Mais 60 litros? A sump vai ter de ficar com este comprimento pois o móvel que vou fazer para o aqua, terá 60... Estou tambem com algumas dúvidas em relação a saida e entreada de aguas do aquário. qual será a melhor hipótese? Bocas dos filtros que se usa em agua doce? Furar o aqua e sump e meter passa-muros? gostaria que dissessem qual será a melhor forma..

Assim que tiver novidades digo alguma coisa.

Tomás Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tomas,

As medidas da sump são sempre boas desde que consigas colocar lá dentro todos os equipamentos que precisas, no mínimo o escumador, o termostato e a bomba de reposição de água.

Para mim a melhor forma de circular a água entre o aquário e a sump é através de coluna seca e furos. Podes furar o aquário e colocar um coluna seca com pente (o que te rouba espaço ao áqua), podes utilizar o overflow e dessa forma para a reposição podes utilizar os tudos dos filtros externos para o retorno da água.

A solução perfeita na minha opinião (se tiveres espaço) é colocar a coluna seca fora do aquário, na parte de trás. Mas para isso é preciso cortar o vidro do aquário para colocar o pente para a água sair. Depois furas a parte de trás do móvel para passar os tubos e fica tudo impecável e sem se ver nada.

Se procurares no forum devem haver exemplos de aquários assim construídos.

 

Abraço e boa sorte.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomas. Não sou a melhor pessoa para te falar sobre isto porque tenho estado algum tempo fora e perdi-me um pouco quanto a evolução dos LEDs em termos de preço e comprimento de calhas para saber se já compensa.

 

Quanto a T5s gostaria de te alertar para o facto de as mais vulgares terem as seguintes medidas:

24W – 549mm (aproximadamente 55cm)

39W – 849mm (aproximadamente 85cm)

54W – 1149mm (aproximadamente 115cm)

80W – 1449mm (aproximadamente 145cm)

 

Em comprimento, ficas perfeitamente bem servido com as T5s de 24W num número adequado à largura do aquário. Mas isto no projecto inicial com 50cm de altura, que me parece estar, salvo melhor opinião, no limite para T5s. Se pretendes apenas corais moles não deves ter problemas e se fores para duros LPS, desde que fiquem mais a superfície também não deve ser problema.

 

Se quiseres duros SPS e para todo o aquário, com 60cm de altura, podes estar no limite, naquela zona de discussão em que todos querem opinar e ninguém convence ninguém… Conheço bem o Percula 90 da Aquamedic e inicialmente vinha com uma HQI porque de 60cm para cima terá mesmo que ser…

 

Agora mesmo nos 60, não sei que te diga… A Aquamedic optou pela HQI.

 

Eu tenho um dos meus aquários com 2m por 48cm de largura e 70cm de altura. Tem uma calha de 1,5m com 2 HQIs de 150W que conseguem manter SPS até no fundo e depois uma calha de 2 lâmpadas T5 de 39W no resto do aquário, uma zona com muita rocha (onde dormem os peixes) e no cimo um “reef plate”grande que tem duros SPS mas que estão muito a superfície.

 

Esse projecto de 60x60x60 seria bom para cavalos marinhos ;) com gorgónias. Pensa nessa possibilidade.

 

Tenta informar-te melhor quanto a iluminação de um aquário com 60cm de altura. Aumentar o número de lâmpadas não aumenta significativamente a penetração de luz até ao fundo.

 

Quanto à caixa depuradora (a que chamas “sump”), como eu já escrevi, conheço bem o Percula 90 (fabricado com o principio do sexto vidro – caixa depuradora na parte de trás) e por isso te escrevo “no móvel, por baixo do aquário, fica melhor” ;) Nem imaginas o trabalhão e dificuldades de manutenção que dá o Percula 90.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais