Sump para aqua salgado


Recommended Posts

Boas

Gostaria de ajuda, tanto qual o material e preços!

tenho aqua salgado e queria ter uma Sump. Na Sump queria colocar o skimmer que assim o aqua ficava mais bonito, mas preciso de qual material concreto para que meu aqua funcione com a sump devidamente?

será uma bomba de aspiração do aqua para a sump e outra bomba igual da sump para o aqua?!?

alguma idéia DYE

Desde já obrigado

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a opção do aquário furado com um durso e opção do overflow... em qualquer uma delas só necessitas de uma bomba para retornar a água para o aqua... do aqua para a sump a água desce naturalmente com esses sistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a opção do aquário furado com um durso e opção do overflow... em qualquer uma delas só necessitas de uma bomba para retornar a água para o aqua... do aqua para a sump a água desce naturalmente com esses sistemas.

Obrigado desde já, só que o problema é que tenho o aqua montado e não o tenho furado.

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse caso, usas o overflow.. e so pesquisares vais encontrar bastante informação.

Obrigado pela dica, já estive a pesquisar e não parece muito fácil e pelo que li, algumas pessoas tiveram problemas!

pena não ter encontrado algo do que quero com tudo ao promenor. A construção da sump, construção do overflow

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas victor, vou invadir o teu topico ja que tenho uma duvida semelhante, e provavelmente ate poderá ser uma sugestao para ti.

 

Bem, gostaria de saber de que maneira hei-de criar a minha sump.

como tenho um movel, queria que a tubagem estivesse escondida, pelo que, a melhor maneira, seria atraves de um furo no vidro trazeiro.

ora, Furava o vidro traseiro, e com a respectiva tubagem a descer pela parte de tras do aquario, entrando no movel, penso que iria ficar escondido.

a minha questao é a seguinte:

como e em que zona devo fazer o furo? mais a meio, no topo ou no fim do aquario?

a minha ideia era furar no cimo do aquario, num dos cantos, no vidro trazeiro, e deixar o limite de agua 2cm apenas acima do furo. penso que assim caso houvesse uma quebra de energia, a agua que correria para dentro da sump, seria apenas esses 2Cm de limite (ainda nao calculei os litros)

quanto à tubagem de retoma, a bomba estaria na outra ponta da sump, com a devida tubagem, e esta passaria por cima do vidro do aquario (como se fosse uma mangueira de um filtro) e depositaria a agua no aquario.

será este metodo seguro caso falhe a luz entre outros?

deixo uma maquete da minha ideia.. digam de vossa justiça.

 

2edy4if.jpg

 

2hz2zut.jpg

ah, e fica assim uma ideia para o victor furar o aquario ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais utilizada actualmente é fazer uma coluna seca dentro do aqua e furar o aqua em baixo e o móvel...

dessa forma que demonstras também funciona... o único inconveniente é que tens de deixar o aqua afastado da parede para poderes aceder.

 

Atenção a essas esponjas, cerâmicas e lãs na sump... em água salgada não existe o hábito de utilizar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas victor, vou invadir o teu topico ja que tenho uma duvida semelhante, e provavelmente ate poderá ser uma sugestao para ti.

 

Bem, gostaria de saber de que maneira hei-de criar a minha sump.

como tenho um movel, queria que a tubagem estivesse escondida, pelo que, a melhor maneira, seria atraves de um furo no vidro trazeiro.

ora, Furava o vidro traseiro, e com a respectiva tubagem a descer pela parte de tras do aquario, entrando no movel, penso que iria ficar escondido.

a minha questao é a seguinte:

como e em que zona devo fazer o furo? mais a meio, no topo ou no fim do aquario?

a minha ideia era furar no cimo do aquario, num dos cantos, no vidro trazeiro, e deixar o limite de agua 2cm apenas acima do furo. penso que assim caso houvesse uma quebra de energia, a agua que correria para dentro da sump, seria apenas esses 2Cm de limite (ainda nao calculei os litros)

quanto à tubagem de retoma, a bomba estaria na outra ponta da sump, com a devida tubagem, e esta passaria por cima do vidro do aquario (como se fosse uma mangueira de um filtro) e depositaria a agua no aquario.

será este metodo seguro caso falhe a luz entre outros?

deixo uma maquete da minha ideia.. digam de vossa justiça.

 

2edy4if.jpg

 

2hz2zut.jpg

ah, e fica assim uma ideia para o victor furar o aquario

Obrigado pela dica mas vou optar por overflow para não furar o aqua

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu recomendo 2 divisões.

quando mandei fazer a minha, mandei por uns poucos vidros a mais para fazer um refugio. mas assim fica mais dificil manter a sump sempre bem limpa.

acabei por tirar os vidros e deixei uma divisão para o escumador, reactores e outros equipamentos e a outra ficou só para a bomba de retorno e boia de nivel.

 

fica a imagem como exemplo:

http://img26.imageshack.us/img26/4044/sumpw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu recomendo 2 divisões.

quando mandei fazer a minha, mandei por uns poucos vidros a mais para fazer um refugio. mas assim fica mais dificil manter a sump sempre bem limpa.

acabei por tirar os vidros e deixei uma divisão para o escumador, reactores e outros equipamentos e a outra ficou só para a bomba de retorno e boia de nivel.

 

fica a imagem como exemplo:

http://img26.imagesh.../4044/sumpw.jpg

+1

A sump com 2 divisões, 1 para o escumador e material, outra para o retorno.

 

Cuidado com as dimensões(Por causa do tamanho do escumador + aquecedor + retorno em caso de falha de electricidade...).

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu recomendo 2 divisões.

quando mandei fazer a minha, mandei por uns poucos vidros a mais para fazer um refugio. mas assim fica mais dificil manter a sump sempre bem limpa.

acabei por tirar os vidros e deixei uma divisão para o escumador, reactores e outros equipamentos e a outra ficou só para a bomba de retorno e boia de nivel.

 

fica a imagem como exemplo:

http://img26.imageshack.us/img26/4044/sumpw.jpg

Interesante esta sump... Gostei do modelo. Simples e ao meu gosto, o meu desafio vai ser, como fazer o overflow

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém com dicas como eu construir o meu overflow?

Deixo aqui um esquema da sump que irá ser feita. Fica com 21 litros, será que da para o aqua de 60 litros?!?

Sump:

bc25504d-a1dd-b359.jpg

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver vídeos de overflow dye e descobri alguns simples, mas tenho uma dúvida metem uma válvula anti retorno mas não percebi qual o sentido da válvula. Será que é metida da mesma maneira de sistema co2?

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver vídeos de overflow dye e descobri alguns simples, mas tenho uma dúvida metem uma válvula anti retorno mas não percebi qual o sentido da válvula. Será que é metida da mesma maneira de sistema co2?

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

 

Questão à parte/ como eu posso enviar um tópico para este forum? alguem sabe explicar-me por favor estou mesmo a precisar. Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for um tópico inteiro e com um moderador... desde que o tópico se adeque ao fórum.

 

Quanto à sump com 21 litros deve dar mas vê bem as dimensões dos equipamentos e o nível a que tens de trabalhar... não te esqueças que se faltar a luz alguma água do aqua vem para a sump...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho a sump preparada com um filtro dye, termostato, termômetro só falta colocar o skimmer e bomba de retorno.

E o principal que é o overflow, estou com esperança que tudo vai correr bem.

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou abandonar a idéia da sump com overflow, isto porque após várias pesquisas e por me terem dito que não é muito agradável no sentido das cargas orgânicas mesmo fazendo diversos tpas.

Estarei errado?!?

algumas sugestões?

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmm... como assim?

Isto porque o skimmer teria e queria o meter na sump e ao retiralo do aqua o mesmo vai criar cargas orgânicas e é mau.

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirares o skimmer não vai criar cargas orgânicas nenhumas... porque haveria de criar? Continuo sem perceber

Pois não sei.

Foi o que me foi dito, porque o skimmer a função do mesmo é limpar a água do aqua. E o aqua sem o skimmer não faz qualquer limpeza. Ou seja o overflow apenas (suga) a água a superfície o que significa que tudo o que é lixo fica no fundo e é mau para quem habita o aqua.

Foi o que me foi dito, agora fico na dúvida, será verdade ou não????

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informaram-te mal... a maioria dos aquários de recife utilizam sump com overflow ou coluna seca, e escumador na sump.

 

Mesmo com o escumador dentro do aquário ele não vai limpar o que se acumula no fundo... é por isso que é tão importante manter uma boa circulação no aqua e ter muita atenção a zonas "mortas" do mesmo (pex. por detras das rochas ou entre elas). Com boa circulação todas as matérias que possam ser desfeitas na água acabam por o fazer e entrar na coluna de água e subir à superfície para depois entrar no overflow. Tudo o que circula na coluna de água acaba por ir parar ao overflow mais tarde ou mais cedo (a não ser partículas demasiado pesadas... mas essas normalmente acabam por se encostar às rochas), e por essa razão tanto faz que o escumador esteja dentro ou fora do aquário. Até existe uma grande vantagem de ter o escumador na sump... é que normalmente os melhores escumadores são de maiores dimensões e com formatos mais adequados para escumação, tornando-se incompatíveis para estarem no display...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informaram-te mal... a maioria dos aquários de recife utilizam sump com overflow ou coluna seca, e escumador na sump.

 

Mesmo com o escumador dentro do aquário ele não vai limpar o que se acumula no fundo... é por isso que é tão importante manter uma boa circulação no aqua e ter muita atenção a zonas "mortas" do mesmo (pex. por detras das rochas ou entre elas). Com boa circulação todas as matérias que possam ser desfeitas na água acabam por o fazer e entrar na coluna de água e subir à superfície para depois entrar no overflow. Tudo o que circula na coluna de água acaba por ir parar ao overflow mais tarde ou mais cedo (a não ser partículas demasiado pesadas... mas essas normalmente acabam por se encostar às rochas), e por essa razão tanto faz que o escumador esteja dentro ou fora do aquário. Até existe uma grande vantagem de ter o escumador na sump... é que normalmente os melhores escumadores são de maiores dimensões e com formatos mais adequados para escumação, tornando-se incompatíveis para estarem no display...

Obrigado Sérgio

Vou seguir o teu exemplo e concordo plenamente contigo mas as vezes fico com dúvidas e mais ainda quando me são ditas em pet shop!

Então vou mesmo meter mãos a obra.

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vou dar como encerrado este tópico... Motivo de já não saber o que fazer!

relato a situação:

andei para fazer overflow do meu aqua salgado. Já com a sump e restantes equipamentos, só faltando mesmo o owerflow dye (tubos).

ao ir a uma pet shop onde costumo sempre ir, mais uma vez me foi dito que não era aconselhado.

1- o aqua é pequeno

2- pode desferrar

Etc.... Etc

Enfim... Já perdi a motivação

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais