[AJUDA] Background rochoso 3D 79x40


Miguel.RS

Recommended Posts

Boa tarde,

 

 

Venho recorrer ao vosso auxilio para poder concluir o background que tenho estado a construir.

Recentemente, decidi avançar com a construção de um fundo com 79 cm de comprimento e 39 cm de altura. Escolhi esferovite como material pela facilidade em ser trabalhado, por ser fácil corrigir qualquer erro, e pelo baixos custos do material.

Entretanto, utilizando placas de 2 cm e palitos, para as manter unidas, fui talhando o aspeto desejado.

 

É neste ponto da contrução que necessito da vossa opinião e ajuda:

 

Primeiro, gostava de saber a vossa opinião sobre o aspeto inicial do background. O que mudariam ou acrescentariam? Estou a pensar acrescentar algum volume no canto inferior esquerdo.

 

001rpo.jpg

 

002gnk.jpg

 

003way.jpg

 

Segundo, sei que muitos revestem o esferovite com cimento, mas eu gostaria de evitar este material. Em principio vou utilizar uma resina epoxi misturada com corantes de argila. Que vos parece? É adequado? Alguém já utilizou esta combinação, ou recomenda outra?

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

Cumprimentos,

Miguel

Editado por Miguel.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Falei em resina epoxi, mas estava a pensar em resinas acrilicas http://www.hbquimica.pt/site/info_catalogo.asp?id=12&pai=3 sorry :D

 

Pois, para além de ser em solução aquosa, permitir-me-ía misturar os pigmentos de argila para dar cor.

 

Que acham?

 

Cumps,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a achar interessante o uso da resina epoxi, mas rapidamente a ideia se foi, pois é toxico

 

vê aqui:

 

http://www.denverimp...f/FISPQ-074.pdf

 

Certeza, tenho a impressão de só é tóxica enquanto não estiver curada.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que li, parece que mesmo após a cura continua tóxico

 

"Por ser insolúvel. O produto permanece nas águas afetando o ecossistema.

E tóxico para os organismos aquáticos."

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Depois de entrar em contacto com a empresa das resinas, decidi avançar não com resinas, mas com cimento-cola e argamassa colorida para juntas. Essencialmente, por razões de custos e praticalidade. É muito fácil trabalhar com estes materiais, basta misturar os dois com água. O tempo de secagem permite moldar a gosto.

Contudo, antes de avançar com o background, que ainda não está totalmente do meu agrado, optei por experimentar a técnica num pedaço irregular de esferovite.

 

O que vos parece?

 

230720121297.jpg

 

240720121298.jpg

 

O efeito foi satisfatório, apesar da cor não ser a que pretendo. Escolhi a cor terracota pois, pela apresentação na caixa, parecia ser mais acastanhado e não tão avermelhado como provou ser. A escolha final deve recair sobre um bege claro, para não detoar do areão de fundo.

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve as minhas fotos eu fiz um desses fundos para aqua ciclideos. e sem duvida que o cimento-cola e a melhor solução, espero que tenhas usado é um cimento inerte pois ha cimento cola especifico para reservatorios de agua....não alterao quaisquer parametros. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Fazendo um pouco "above-topic", qual é a largura do teu aquário ? Só mencionas comprimento e altura do esferovite, pelo que posso estimar medidas aproximadas do aquário.

 

Pergunto isto porque vejo nas fotos que o fundo tem alguma espessura, o que vai roubar algumas caractristicas ao aquário, nomeadamente no que diz respeito ao espaço que ocupa, litragem de água que rouba, etc.

 

Dadas as dimensões do aquário, pergunto se o fundo tem alguma função especifica como plantação em zonas trabalhadas para o efeito, ou outro.

 

Caso não, poderias experimentar o background 3D por fora do vidro exterior, com a água, dá um bom efeito visual, e podes trabalha-lo de igual forma ou mais economica ainda.

 

Existe quem faça interior, exterior, são opções e objectivos.

 

Boa sorte para o projecto ;)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais