AJUDA E OPINIOES, valores ideais da agua


Recommended Posts

Boas! Acabei finalmente as obras no lago (7.830litros) :dance:bowdown

Com água e cascata ja a trabalhar e ja tambem com plantas :lol: Basicamente tudo pronto excepto os valores ideias da agua para poder por as carpas.

Sei que ha muito people aqui a perceber disso... Ajudem. please!!!!!!!!! :baned:

 

 

ABC Devesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores de pH? DH? Temperatura? Amónina? Nitritos? Nitratos?

 

Com acidez e dureza não te deves preocupar muito - vê http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197900

 

Qualquer pH entre 6 e 10 e dureza entre 2 e 20 serve perfeitamente.

 

Não deverás ter amónia ou nitritos detetáveis e convém que os nitratos não passem dos 40.

 

Tal como um aquário, ou lago tem que fazer o ciclo não insiras muitos peixes nem dês muita comida nas primeiras 5 semanas.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos so ajudamos depois de vermos fotos como deve de ser:P

Agora a serio. já que é um lago novo é bom partilhares fotos para o pessoal poder criticar(no sentido positivo e de modo a evoluires o projeto).as vezes há coisa que parecem logicas e não são.

 

Na minha opiniao, um lago não é um aquario e se forçares determinados parâmetros tens consequências noutros e um desequilíbrio constante do lago.ee um lago ddesse tamanho já consegue um equilibrio correcto se as coisa s forem bem feitas de modo a materes a agua saudavel por muitos meses ,sem grandes trocas...

no norte penso que a agua é dura certo?(sou cá do Algarve de baixo , :naughty: ) , usas agua da rede?

se usares agua da rede deve ser neutra a tender para alcalina, não deves ter problemas, se usares agua de rio o de furo normalmente é ligeiramente alcalina,como no meu caso,e para as carpas é o ideal.

 

não sabemos que tipo de filtro tens ?tem filtro biológico? tens de dar tempo as colónias de bactérias se fixarem quer no filtro quer no lago..

 

se fizeste o lago em betão, forraste com algum isolante? tem atenção ao cimento que acidifica a agua para graus perigosos nos primeiros dias ou semanas . pode Cegar os peixes ou mata-los.

 

so te podemos ajudar se vermos fotos para saber do que falamos. dá os pormenores do filtro etc....

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tmaster, desde ja obrigado pela ajuda..

A agua que uso é da rede, já enchi o lago depois de ter ciclado uma semana os valores sao estes: PH 8.0 , KH 4 E GH 10. Agora não estou a conseguir colocar fotos :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de pvc usaste? é daquele plástico que se compra nas drogarias?

Quantos litros tem?

 

Na minha opinião devias esconder melhor as margens. fazer em degrau, ou seja colocas uma fiada de pedra e o plástico dobra por de traz da 1a fiada.

 

tela.jpg

 

assim fica logo com outro aspecto.o plástico mostra nunca fica esteticamente bem.

 

coloca plantas dos rios e ribeiras ,tipo juncos e assim que também ajuda muito no aspecto de lago e na filtragem da agua.

 

 

é pena as fotos estarem desfocadas, tens de as alojar num site tipo o photobucket.com e colar o link da imagem aqui.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pvc que comprei numa loja so com materiais de lagos. Tem 7830 litros

Essa parte das pedras é uma boa ideia mas tou com dificuldadades em arranjar pedras como devem ser para tal efeito. :confused4:

 

Uma foto pouco mais actualizada

 

 

15072012075.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! Ora bem vamos lá ver se depois do lago feito, é desta que eu vou conseguir por la as carpas :rolleyes:

 

depois de ja algumas semanas o lago ciclar, etc... como ja referi em cima, fiz 3 testes.

PH - 8,5

KH - 5

GH - 9

 

Estes valores sao aceites para um lago de carpas?? não queria que me morresse nenhuma porque acho-as mesmo bonitas :happy:

 

AJUDEM PLEEEASEE :baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estes valores são excelentes para carpas mas, como já te disse, a tua preocupação NUNCA deve ser mudar pH ou a dureza, a tua preocupação deve ser a qualidade da água: amónia, nitritos e nitratos.

 

O importante será fazes bem o ciclo antes de inserires muitos peixes.

 

pH, DH e etc... são tretas, a maior parte dos peixes para lago, incluindo carpas, adapta-se facilmente a um leque muito amplo destes parametros.

 

 

 

Miguel

 

 

Boas! Ora bem vamos lá ver se depois do lago feito, é desta que eu vou conseguir por la as carpas :rolleyes:

 

depois de ja algumas semanas o lago ciclar, etc... como ja referi em cima, fiz 3 testes.

PH - 8,5

KH - 5

GH - 9

 

Estes valores sao aceites para um lago de carpas?? não queria que me morresse nenhuma porque acho-as mesmo bonitas :happy:

 

AJUDEM PLEEEASEE :baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel vou confiar plenamente no que me estas a dizer :smile2:

Visto que ja tenho o lago a ciclar ja a algumas semanas vou entao colocar as carpas no lago . Brevemente postarei fotos. :dance: :dance: :dance:

Muito Obrigado!

 

 

 

Rui Devesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte!

 

Eu não percebo nada de carpas, mas tenho um lago. Se há coisa que aprendí, é que num lago é praticamente impossível andar a controlar ph, Kh como fazemos num aqua.

 

Se colocarmos bastantes plantas e não sobrelotarmos o lago, as coisa acontessem por sí.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Devesa, reparei que é de Guimarães e como disse que comprou a tela numa loja de materiais para lagos gostaria de saber se também comprou lá a bomba de água, e onde é essa loja, é que ando a procura de uma bomba de água para o lago que vou construir agora mas as que tenho visto nas lojas de animais "normais" são muito caras para a litragem que fazem. :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno!

A tela foi numa loja de lagos e tinha bastantes bombas, mas optei antes por comprar uma na loja de animais. É certo que investi algum dinheiro mas pelo menos parece tudo trabalhar bem . Como ja disse, o lago tem 7850litros. O kit que comprei foi este: http://www.sera.de/pt/pages/produtos/product/sera-pond-fil-bioactive-filtro-a-pressao-set-6000.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno!

A tela foi numa loja de lagos e tinha bastantes bombas, mas optei antes por comprar uma na loja de animais. É certo que investi algum dinheiro mas pelo menos parece tudo trabalhar bem . Como ja disse, o lago tem 7850litros. O kit que comprei foi este: http://www.sera.de/p...o-set-6000.html

Acha que me pode dizer o nome da loja e onde fica? A ver se dava lá um saltinho ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Fantásticos exemplares que ai tens? compraste numa loja de animais?

 

Gostei particularmente das primeiras 2 carpas das fotos. Pena não teres uma foto de lado(tens de arranjar uma webcam aquática:P), agora não te esqueças que elas crescem, não sobrecarregues o lagocom peixes a mais,o que é sempre uma tentação e depois os filtros é pagam..lol

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :D Sim comprei numa loja de animais...

as fotos foi o que se consegiui arranjar xD um dia que as volte a tirar do lago, tiro fotos mais detalhadas :)

Neste momento tenho 6 carpas. A quem vens falar de tentacoes , ate tenho evitado ir la a loja, é uma tentação! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais