Um Novato na agua salgada!


almodovar

Recommended Posts

Malta, estou com uma ideia de criar um projecto salgado!

mas, sou completamente novato nisto. nunca vi os sacanas salgados sem ser em lojas.

 

Vamos entao ao que interessa!

 

Antes de mais, espero que a adesao a este topico seja boa, para eu construir um aquario nao só meu, como de todos vós.

'começando entao pelo inicio' , tenho De momento um aquario de agua quente plantado, que, irei obviamente, desfazer-me dele caso ache que nao me vou ''enterrar'' a vir para este novo mundo..

 

antes de mais, deixo o setup do meu aquario actual, e assim, vemos ja o que posso despachar e o que posso manter.

 

Dimensões: 80x30x40 96L

Filtragem: Filtro externo Eheim 2213

Aquecimento: juwel 100w

CO2: kit-Garrafa TMC Vco2 567gr+ valvula anti-retorno + difusor co2

Iluminação: Iluminaçao : 2x 38Watts (76W) T5L8

 

O que pretendia, era entao vender o que for desnecessario, com o dinheiro que fizer dessas vendas (alem da fauna e flora) investir num aquario de agua salgada.

Mas, como disse, sou um banana nesta area.

nao pretendo desde logo um super-monstro, mas pretendo algo bonitinho.

Nao sou grande entendido tambem em preços. no mundo da agua doce-quente, sei montar um aquario dependendo do orçamento. com 50 monta-se ''uma nhanha'' e com 500 monta-se algo giro.

 

Aqui, estou completamente à toa.

portanto, imaginando que tenho um orçamento de (diguemos) 100€ iniciais apenas incluindo o que for aproveitavel do que meti em cima, que é que voces montavam? de preferencia com umas imagens para ter uma ideia.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com 100 euros não dá. Por experiência própria se realmente queres um aquário de agua salgada vai juntando o equipamento. Posso dizer que comecei como tu e durante bastante tempo tive o aquário cheio de diatomaceas.

 

O que vais precisar mesmo é de um escumador (aqui no site encontras bons negócios, eu próprio não tenho grande escumador, alias tenho dois, um deles parado por não ser grande coisa e a conta disso tenho os meus problemas). Uma osmose, para meteres água em condições nas reposições de água, rocha viva de qualidade. O que aconselho mesmo é uma sump, podes meter lá o equipamento, aumenta-te a litragem do aquário, podes meter lá matérias filtrantes(o que podes também usar o filtro externo que tens pro mesmo efeito), algas, etc.

Essas lâmpadas não servem pra agua salgada alem de que já devem ter uns anos. Eu aconselhava-te 4 t5. Vais precisar de bombas de circulação também

 

Vais precisar de testes pra ver os parâmetros da água(fazem mesmo falta, acredita que veres o aquário com problemas e não saberes qual a causa é frustrante, pois não sabes como resolver.

 

Mas em resumo eu diria um escumador, osmose, rocha, luzes, areia, testes, bombas de circulação.

 

Isto é um conselho de quem começou com pouco dinheiro também (não é que tenha gasto muito até hoje mas tenho noção que o meu aquário podia estar melhor se tivesse mais umas croas). Quando comecei li muito, vi muitos vídeos e via gajos nos estados unidos com aquários sem escumador, eu não consigo, também porque se calhar a agua que uso não é a melhor.

 

Mas espera por mais opiniões que eu também só ando nisto a pouco e se me esqueci de alguma coisa alguém que ajude.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia dos 100€ era uma base. mesmo que venda o filtro por uns 40, co2 por uns 50, iluminaçao por uns 50, ja fico com uns 150 a 200 Iniciais.mas, tal como disse, nao faço ideia de preços em agua salgada, o que 200 em agua doce pode ser ««bom»» aqui pode dar para comprar 1 ou 2 coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... por 100€... :yb668:

 

Se queres mesmo pensar em fazer uma coisa engraçada, deves aproveitar só o termostato.

 

Falando em material "low cost" deves gastar:

 

- Escumador hang-on (caso não uses sump, o que acho que é sempre conveniente) - 150€

- Iluminação 4x24W - 150€

- Circulação... vá lá uma bomba de 3000l/h - 25€

- Areia: 15€

- Rocha Viva: 70€

 

És capaz de conseguires não chegares aos 500€...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água salgada é mais bonito mas mais caro sem sombra alguma. Se queres mesmo avançar tenta arranjar por aqui um escumador em condições em segunda mão e de preferencia para aquarios com grande litragem pro caso de um dia quereres aumentar. E tal como o pedrolena refere e como te tinha dito 4 lampadas t5 de 24w proprias pra agua salgada. bombas circulação. A rocha tenta também encontrar quem venda por aqui a uns preços mais em conta sempre poupas uns trocos e ja vem maturada. E a meu ver uma osmose faz muita falta também.

 

Estas a pensar usar agua natural ou fazer mistura de agua normal com sal?

 

A gente diz-te isto mas não é pra te assustar é mesmo só pra avisar já do que vais encontrar pelo caminho. Se quiseres ajuda pra escolher algum equipamento diz, não tenho muita experiência mas já vou dando uns toques ou outro esclarecimento adicional diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, antes de mais, obrigado a todos até ao momento.

 

Como vos disse, para me iniciar, e visto que a experiencia é zero, prefiro mesmo uma coisa ''low-tech''

para o inicio, nao preciso de um grande projecto, pelo que pretendia algo do genero ''low-tech'' e semelhante aos nanos que ha aqui pelo forum.

 

Ou seja, para me iniciar neste mundo, nao queria algo exagerado.

algo simples, tipo isto, http://img442.images...766/mg7289f.jpg (nao meto modo foto para nao ficar grande)

 

ou entao, e preferindo este genero, algo como isto:

http://i812.photobuc...as/IMG_4978.jpg

 

eu nao percebo nada de agua salgada, mas, penso que estes, se calhar exigem menos cuidados e sao mais ''low-tech''? ou estou redondamente enganado?

edit:

quando falam de agua natural, falam de agua do mar/rio certo?

se sim, recomendam algum local em especifico?

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

O problema dos nanos, é o problema de poderem ocorrer maiores oscilações dos parametros.

 

Sinceramente, eu com o meu de 175 litros no inicio, também cometi muitos erros, mas deu para manter as coisas +- estaveis.

 

Nos salgados, os erros pagam-se caros, visto não teres experiencia, desaconselho-te um nano.

 

Ainda assim, se quiseres seguir em frente, aconselho-te a ver muitas montagens, os setups dos colegas, etc.

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um com pouco mais de 100 litros e vejo que custa um pouco meter tudo em condições, também por culpa minha que não investi muito mas penso que um nano nao seja problema, alias lá fora é uma pratica corrente. Acho é que deves investir em equipamento bom. pelo menos no escumador e numa osmose e sal, se fosse hoje era o que fazia.

 

Água natural é a do mar sim, tens que ir a zona longe de fontes de poluição, eu vou recolher ao mar mas se pode-se fazia com agua de osmose e sal, está sempre livre de pragas e assim. Como já disse pra mim um bom escumador, osmose e um bom sal dá perfeitamente. Depois lá está boa rocha, tens que ter os testes, densimetro, bombas de circulação e se poderes faz uma sump.

 

 

 

E sendo aquário pequeno(nano) nao metas muitos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

alguns pontos que acho que deves ter em consideração...

Cuidado ao comprares RV(Rocha Viva) usada... por vezes são de aquarios já numa fase avançada em que os proprietários podem ter "desleixado" a manutenção e ao comprares estás a transportar RV de má qualidade(que pode libertar nitratos e fosfatos) para o teu tanque, alem de outras pragas que podem vir agarradas. Logo RV só se tiveres alguem de confiança.

Escumador, arranjas alguns a preços baratos por aqui pelo forum, para essa litragem, consegues algo simples em 2ª mão na casa dos 70/80€, e que é suficiente para o que queres.

 

Sump... é um marco importante, alem de te permitir esconder equipamento(escumadores, podem ser equipamentos grandes ainda que não pareçam), e para esse tanque compras um aqua por uns 20€ em segunda mão que te permita arranjar as divisórias por forma a adaptar-se ao que pretendes.

 

Iluminação é muito importante, pessoalmente acho que a que tens pode ser suficiente dependendo do que queres manter, sendo que deverias alterar as lampadas, para pelo menos 1 de 10000k e uma actinica ou 1 de 10000k e uma de 150000k, depende também muito do gosto pessoal. Eu próprio mantive durante 6 meses uma calha de 108(2Xt5 54W) e nunca tive problemas ao nivel de corais, tinha contudo moles e LPS's pouco exigentes. Se fores para SPS, então terás que investir numa calha...

 

O Tanque é muito pequeno e não vais ter muito espaço para brincar com o layout... vais necessitar de pelo menos uns 15kg de Rocha, mas podes sempre optar por comprar alguma viva e o resto de morta, demora mais tempo a fazer o ciclo, mas isso é um problema que vais ter... o ciclo na água salgada é muito mais lento que na água doce...

 

Por fim... acho que mesmo os 200€ não serão suficientes, mas depende obviamente do que quiseres gastar e manter.

Acho que por esse valor consegues arranjar o básico e podes ter o tanque a funcionar, mas tens que ter muitos cuidados com os materiais que vais comprar.

 

Muito importante... onde tens o aquario? Os aquarios de água salgada, fruto das bombas(circulação, retorno, escumador...) tendem a ser mais barulhentos... Logo é outro ponto a teres em conta.

 

Agora a contas:

4kg de RV - 15€ X 4 = 60€(Se comprares em loja)

11Kg de RM - 7€ X 11 = 77€

Escumador 70€

Bomba de circulação 20€(da SunSun 3000lth que serve para te iniciares, se bem que eu preferiria 2...)

Areia de coral 10kg - algures entre os 20 e os 25€.

Lampadas novas - 10€ cada = 20€

 

Com Sump, é mais algum que terás de gastar, mas para isso tens de decidir se terás overflow, ou se vais furar o aqua, o preço da sump, a bomba de retorno...

 

Não tentes poupar tudo de uma vez, porque num futuro breve podes ter problemas de algas e afins, que te levam a desistir do hobby, e aí vais perder mais dinheiro...

 

Espero ter ajudado a teres um estimativa...

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas concordo com o sergio antes de mais tens de decidir o que queres ter no aquario , e apartir dai sim ver o que se pode fazer. ter um nano nao é assim tao complicado, o unico problema é que vais ter mesmo de investir a nao olhar ao dinheiro porque se olhas ao dinheiro e compras o equipamento a pensar no dinheiro e nao no que necessitas mesmo, ai so te vais estar a desiludir e depois vais desistir.

é preferivel pensar no que queres e depois mesmo que demore mais tempo vais comprando o equipamento assim k tenhas tudo montas.

nao precisas de rocha viva. rocha morta dá e é muito mais barato. procura material em segunda mao mas bom sobredimensionado ha litragem que precisas , so ai é meio caminho andado para o sucesso...

 

tem em conta que nao precias de usar muito rocha , nem areao se optares por apostar num bom escumador. conheço pessoal com aquario de 500 litros em que apenas tem 7 kilos de rocha , eu proprio em 250 litros devo ter uns 10 no maximo. agora as opinioes divergem. vais ouvir muita opiniao e critica , mas sem duvida que ha um ponto como te referi , aposta bem no escumador e um bom escumador que é meio caminho para o sucesso. o resto sao promenores...

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

alguns pontos que acho que deves ter em consideração...

Cuidado ao comprares RV(Rocha Viva) usada... por vezes são de aquarios já numa fase avançada em que os proprietários podem ter "desleixado" a manutenção e ao comprares estás a transportar RV de má qualidade(que pode libertar nitratos e fosfatos) para o teu tanque, alem de outras pragas que podem vir agarradas. Logo RV só se tiveres alguem de confiança.

Escumador, arranjas alguns a preços baratos por aqui pelo forum, para essa litragem, consegues algo simples em 2ª mão na casa dos 70/80€, e que é suficiente para o que queres.

 

Sump... é um marco importante, alem de te permitir esconder equipamento(escumadores, podem ser equipamentos grandes ainda que não pareçam), e para esse tanque compras um aqua medidas recomendadas? e como posso fazer a sump? podia falar com a aquavitro que sao da minha zona, para me fazerem isso no aquario? ou seja, fazer os furos e editar o que for necessario. por uns 20€ em segunda mão que te permita arranjar as divisórias por forma a adaptar-se ao que pretendes.

 

Iluminação é muito importante, pessoalmente acho que a que tens pode ser suficiente dependendo do que queres manter, sendo que deverias alterar as lampadas, para pelo menos 1 de 10000k e uma actinica ou 1 de 10000k e uma de 150000k, depende também muito do gosto pessoal. Eu próprio mantive durante 6 meses uma calha de 108(2Xt5 54W) e nunca tive problemas ao nivel de corais, tinha contudo moles e LPS's pouco exigentes. Se fores para SPS, então terás que investir numa calha...

 

O Tanque é muito pequeno e não vais ter muito espaço para brincar com o layout... vais necessitar de pelo menos uns 15kg de Rocha, mas podes sempre optar por comprar alguma viva e o resto de morta, demora mais tempo a fazer o ciclo, mas isso é um problema que vais ter... o ciclo na água salgada é muito mais lento que na água doce...

 

Por fim... acho que mesmo os 200€ não serão suficientes, mas depende obviamente do que quiseres gastar e manter.

Acho que por esse valor consegues arranjar o básico e podes ter o tanque a funcionar, mas tens que ter muitos cuidados com os materiais que vais comprar.

 

Muito importante... onde tens o aquario? Os aquarios de água salgada, fruto das bombas(circulação, retorno, escumador...) tendem a ser mais barulhentos... Logo é outro ponto a teres em conta.

 

Agora a contas:

4kg de RV - 15€ X 4 = 60€(Se comprares em loja)

11Kg de RM - 7€ X 11 = 77€

Escumador 70€

Bomba de circulação 20€(da SunSun 3000lth que serve para te iniciares, se bem que eu preferiria 2...)

Areia de coral 10kg - algures entre os 20 e os 25€.

Lampadas novas - 10€ cada = 20€ a minha calha da para umas lampadas boas? disso tambem pouco percebo.

 

Com Sump, é mais algum que terás de gastar, mas para isso tens de decidir se terás overflow, ou se vais furar o aqua, o preço da sump, a bomba de retorno...

 

Não tentes poupar tudo de uma vez, porque num futuro breve podes ter problemas de algas e afins, que te levam a desistir do hobby, e aí vais perder mais dinheiro...

 

Espero ter ajudado a teres um estimativa...

 

Abraço.

 

Através de quotes, vou tentar responder a todos. e Obrigado desde Já

 

Olá...

 

Antes de mais é preciso saber o que realmente pretendes ter dentro do aquário... 2 ou 3 peixes, corais moles, corais duros...

Esta é a premissa essencial antes de mais...

 

Bem, eu pretendia algo simples. ja li que os ocellaris (peixe-palhaço) sao dificeis de manter, e para já, nao quero ser assassino.

Portanto, e nao sabendo compatibilidades, e nao sabendo a dificuldade da manutençao de cada peixe, para me iniciar pretendia peixes de facil manutençao (se me quiserem dar conselhos ... pois eu tar aqui a dizer 4 ou 5 rapazes, e nao serem compativeis ou serem demasiado dificeis de cuidar, é preferivel dizerem me uns quantos engraçados e faceis de manter :D ) ..

Quanto aos corais, eu nao sei as diferenças entre eles, nao sei se cada especie de peixe so e compativel com x coral, poranto, imaginem que estou a dar um palpite de ah e tal quero um coral duro com um peixe Paracanthurus hepatus e nao ser compativel ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, olha muito sinceramente acho que devias ler mais coisas. Não leves a mal mas é mesmo assim, estas muito verde nisto. a gente da-te uma ajuda mas estas completamente a zero.

 

Quanto a tua calha consegues meter duas lâmpadas mas a meu ver e do pessoal que aqui comentou devias meter 4.

Ocellaris são dos mais fáceis, há caso de pessoal que não os consegue manter não se sabe porque mas são dos mais fáceis.

Hepatus no teu esquece, é um peixe grande.

Corais tens os moles, os mais fáceis de manter e mesmo assim cuidado, e se vai querer meter só 2 lâmpadas acho que ficavas pelos moles. Depois tens lps e sps é só pesquisares um pouco e encontras muita informação.

Quanto a sump. Parece-me que não tens uma ideia do que é mesmo. A sump no fundo é outro aquário que se mete por baixo do principal com o objectivo de esconder equipamento, etc como já foi aqui dito. Quanto as medidas quanto maior melhor pois vai-te aumentar a litragem do aquario e as variações dos parâmetros da água já não se notam tanto. A lógica de furares o aquário principal é para depois meteres tubagem pra te levar a água pra sump. Podes não furar, podes meter um aparelho que se chama overflow mas furar é mais seguro a meu ver.

Na net encontras vários esquemas de sump's. Como já te disse pesquisa mais, lê muito.

 

Aqui no forum há uma secção para iniciados passa lá lê o que lá tem e o que nao perceberes perguntas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei oque é uma sump, isso ainda sei :D

quanto à calha, eu apenas falei no que disseram em cima, que 2 ate poderia ser suficiente. mas, se sim, entao quais lampadas é que serviam para ali.. apenas isso

 

quanto aos corais, ate acho os moles mais bonitos, e visto que sao mais faceis de manter, se calhar iria seguir nestes.

quanto aos sps/lps, segundo o que li, esses sao duros / duros com tentaculos moles, certo? portanto, nao sigo nem os sps/lps. sigo apenas os ''Moles''

 

e era aqui que pretendia uma certa ajuda, pois mesmo pesqusisando, penso que consigo uma explicaçao mais breve e mais detalhada da vossa parte:

com os corais moles, devemos apenas manter os peixes ''reefsafe'' certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nas lâmpadas eu metia, no caso de duas, uma branca e uma azul, ambas acima dos 10000k.

Quanto aos corais sim é isso. A partida pela litragem do aquario os peixes que podes meter são reefsafe, mas quem diz peixe diz outro ser vivo que lá se possa meter como por exemplo os ouriços que podem comer os corais. Mas sim tens que ter sempre em conta se o que lá metes é seguro pro que já existe.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199966&pid=1156160&st=0entry1156160

Mas pelo que tenho percebido(ainda sou novo nisto também) em geral os moles realmente são mais fáceis de manter, mas a corais moles difíceis também, assim como há sps e lps que requerem menos cuidados e que poderás vir a manter um dia.

 

Ah só mais uma coisas as t5 L8 penso que sejam de 35w e não de 38w e se são as que estou a pensar penso que vais ter dificuldade em arranjar lâmpadas pra essa calhar pra agua salgada, arrisco mesmo a dizer que não há. Mas confirma numa loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao metia essa. Penso que vais mesmo ter que substituir a calha. Essas lâmpadas quem as faz é quem faz essas calhas e so fazem dessa cor(branco/amarelo). Se não estou em erro nao vais conseguir encontrar lâmpadas indicadas pra agua salgada, uma actinica por exemplo. Se tiveres jeito pra coisa podes sempre fazer uma calha e poupas uns trocos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so encontrei ainda uma lampada para esta calha.

T5 35W AQUASTAR COM 10000K

penso que 2 destas é pouco..

Olá,

 

Como referi, eu mantive um tanque de 120X40X55, com vários moles e alguns lps(com alimentação manual para complementar) de saude só com 2 lampadas, uma actinica e uma de 10000k.

Não digo que seja exemplo, mas se não quiseres gastar tudo de uma vez, podes na minha opinião manter isso com essa calha e duas lampadas novas e a futuro juntas uns trocos para investir numa calha melhor. Actualmente para o mesmo aqua que está para ser desactivado tendo em conta um upgrade que está em andamento, mantenho 1 ATI Sunpower 4X54W! Ou seja dupliquei a luz.

Não digo que seja o ideal, mas para os primeiros 6 meses pode servir para desenrascar.

 

Não te esqueças contudo que cada caso é um caso e não existem 2 tanques iguais...

 

Quanto a ler, eu por vezes sou céptico... Por vezes ficamos mais baralhados com o que lemos do que com o que realmente faz falta... alem de que é muita informação...

Tenta encontrar alguem que saiba e que te possa aconselhar.

Relativamente á Sump algumas coisas que deves ter em conta são:

- Ter volume suficiente para se tiveres uma quebra de electricidade e a bomba de retorno deixar de funcionar, tenha volume suficiente para que o excedente da água do aqua não transborde.

ex. o teu aqua tem 80X30X40, mas tens um furo a 5cm do topo, então a sump alem do volume que terá deve ter espaço livre para mais 12lt(80X30X5), o mesmo é válido para o retorno, por exemplo, se o furo/overflow entupir, deves ter uma divisória na sump para colocar a bomba de retorno e espaço suficiente no aqua para receber a litragem daquele compartimento.

Corres o risco de queimar a bomba por estar a trabalhar em seco, mas entre isso e inundar a sala(com risco de matar alguns peixes no processo), eu prefiro queimar a bomba...

- Ter espaço suficiente para teres um escumador, e aqui depende muito do tamanho do mesmo, ou seja a sump deve ter espaço para teres o escumador(tem em atenção a altura de funcionamento dos escumadores por causa dos separadores a colocar na sump).

 

Por fim, vou dar-te uma opinião muito particular... Um reef não é só aquariofilia... é mais um vicio e ainda por cima mais caro... todos os meses vais ver qualquer coisa que se calhar até dava jeito(até pode nem fazer falta nenhuma), e depois começas logo a fazer contas para comprar isso...

Ou seja, mais que um vicio é quase um compromisso com o vicio :S

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Kcholas falou e muito bem num ponto que me tinha esquecido. Que é na parte de não inundares a sala. Quanto a luz tal como ele eu também só comecei com duas, mas lá esta nos começamos com duas mas era duas lâmpadas indicadas e como já te disse pra esse tipo de lâmpadas penso que não existe lâmpadas para agua salgada, por exemplo actinicas penso que não há, mas só pesquisando se tem a certeza disso.

 

Outra coisa que ele disse muito bem foi que cada aquário é um caso e como exemplo disso falei-te nos ocellaris que havia pessoal que não conseguia manter um durante muito tempo e o mesmo se passa com os corais.

Vais ter que perder muito tempo a acertar tudo e a ver o que é melhor pro teu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos por partes.

1º - A Sump!

 

ou terei que refazer o movel, ou a sump sera extremamente pequena. 35c*30l*30a

e, apesar de saber minimamente como funciona a sump, nunca tive nenhuma, portanto, deixo aqui a minha ideia do que poderia fazer

 

1ekqhw.jpg

 

 

quanto à sump, digam-me de vossa justiça :D

 

2º) uma duvida relativamente ao escumador... este pode ser colocado na sump certo?

3º) para essas lampadas que falaram, actinicas, onde poderia encontrá-las? sendo o aquario de 80cm, a calha deveria de ser de 80cm, logo as lampadas teriam de ser de qualquer modo de 74cm (para a calha de 80) certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais