Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

2080286790_160ddbf2fd.jpg

este peixe é o que aqui chamamos de sargo veado, tenho sargueta, sargo e o que chamamos de sargo veado, sao todos diferentes uns dos outros e todos do mesmo tamanho mais coisa menos coisa...

 

lrg_Diplodus_sargus_sargus.jpg?415

o puro sargo :)tb tenho um pequeno cardume de 6 destes...

 

lrg_Diplodus_cervinus_cervinus_Abilio_Leitao.jpg?230

sargo veado ou Diplodus cervinus tenho 2 destes , e com o tempo irei adicionando mais alguns , dao alguma cor ao aquario e sao faceis de apanhar com camaroeiro nas poças grandes mas ate meio metro de altura de agua .

 

 

 

 

 

como aquariofilos conscientes , sabemos que nao podemos apanhar todas as especies de peixes que se encontram no mar assim como alguns tamanhos minimos para a sua colecta... mas nao sera mais consciente embroa ilegal, apanhar estes peixes que existem aos milhares do que ir destruir o ecossistema em busca de ouriços do mar para comer? so um exemplo, nao sou contra nem pretendo fumentar uma discussao sobre o assunto, mas mostrar um ponto de vista, o meu neste caso :)

 

 

esse Serranus scriba realmente é mesmo fora do comum e por ca nunca o vi nem quando faço mergulho, ( nao pesco, somente mergulho a acompanhar amigos que fazem pesca submarina )e ai ja vi especies realmente lindas mas apanha los é extremamente dificil sem cana e ou rede .

de nomes pouco percebo

 

aqui a dias vi alguns peixes que pareciam thalassomas, nao tao coloridos como os encontrados nos açores , mas lindos tb, apanha los tb nao foi possivel , muito ageis e assustadiços, talvez com o tempo consiga

 

realmente existem muitas especies de gobios, desde coloridos a escuros

o que eu refiro que nao quero mais é este abaixo:

koppe.jpg

nao sei o nome em latim mas este cresce bastante rapido e é um predador nato

 

quo, vi que tens umas anemonas com as pontas com um branco translucido , onde as apanhas te ? dessas nao ha por cá, tenho :

picanemonas.jpg

apanhada na ria ,tenho 2 ... lindissimas

 

anemona2.jpg

destas tenho em vermelho, mas tb ha por ca em verde, por opçao so mantenho as vermelhas :)

 

e ainda :

Anemona_claudio.jpg

 

estas sao as mais comuns aqui na zona altamente toxicas ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda está em adaptação... desde o final da manhã. lol

 

Peixe-lapa

dscf4349q.jpg

 

podes não acreditar, mas o camarão era super-vermelho... agora está... verde... ainda coloquei uma alga vermelha para ver se ele mudava de cor... :character0050: se calhar daí o nome "varians"... incrivel.

 

dscf4351j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma thread de pesca, mas de aquariofilia. Ele não está a pescar para capturar com tamanho minimo. A pesca de pequenos ou grandes peixes é nociva para o ecossistema, e ter cana de pesca deveria ser mais restrito e taxado, pois o impacto dos pescadores, quer os comerciais quer os desportivos é grande, quer directa quer indirectamente. Quando vou à praia estão sempre pescadores a apanhar "minhoca" para servir de isco, e no processo destroem todo um ecossistema.

 

amigo,quer seja para a pesca como para ter em casa é proibido com esse tamanho,senao poderias ter achigas ou pardelhas(verdemas)e tanto a pesca como manutençao dessas especies é proibida.quanto a pesca nao deves saber do que falas pois temos licenças pagas todos os anos e tu para apanhares esse sargo ou 30 tb a deverias ter e de certeza que nao a tens..para falares assim.e ate te digo mais para apanhares uma lapa ou 10 tens que ter licença(que é paga)sabias??

Editado por sardas

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são coisas diferentes. Nos estamos a fazer manutençao e não pesca, ou seja, não se captura em quantidade, nem é para matar ou vender, e até pode ser devolvido ao mar posteriormente. Na inglaterra existe legislação em relação a estes casos, e que preve proibição no caso de espécies ameaçadas. Em Portugal, desconheço qualquer legislação nesse sentido. E, não acredito que isso que dizes seja aplicado à aquariofilia. Não tem fundamento.

 

nao sei o nome em latim mas este cresce bastante rapido e é um predador nato

Assim fora de água é dificil saber qual é. Está bonita a foto, eu gosto :)

 

quo, vi que tens umas anemonas com as pontas com um branco translucido , onde as apanhas te ?

 

Essas são Anémonas Joia /Gema aulactinia verrucosa.

Comuns na Póvoa (zona vasta da cidade, que vai da Praia Azul ao Cabo de Santo André), onde capturo toda a minha fauna. Até pipefish já vi na mais urbana das praias. Tenho umas 5 adultas... e várias crias já com tamanho, se bem que só uma cuidei e mesmo assim outras têm tamanho semelhante. são bastante mais fáceis de manter em aquario que as actinias (as vermelhas), se bem que necessitam de adaptação e aquario estabilizado. mas não necessitarem de atenção para comer.

 

Têm um corpo bonito, mas não gostam de o mostrar... as vezes parecem perolas!

dscf4339x.jpg

 

 

 

Já as actinias requer mais cuidado para permanecerem bonitas e saudaveis (comerem bem, TPAs e água limpa). De actinias, tenho 3 espécies/variedades. As verdes tenho num lado e as vermelhas noutro, não misturo. Uso tecnicas de aquascaping. na natureza há outras cores (castanho, não gosto), laranja, tenho vermelho claro, mas laranja, laranja, so vi uma vez e não apanhei.

 

A maior e a mais pequenina ao lado (filha) são Actinia fragacea (morango-do-mar), já as outras são actinia equina (tomate-do-mar)

dscf4344.jpg

 

 

Actinia equina "var.vermelha"

actiniasvermelhas.jpg

 

 

 

 

 

De sargos já passei a 5, devolvi um ao mar. Só não devolvi outro, porque não consegui apanhar, também ando as aranhas para retirar pelo menos uma marachomba comum...

 

 

 

 

o mesmo camarão H. varians agora vermelho... vamos ver se a camuflagem deles os vai safar no aquário. julgo que não.

dscf4352i.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao ha diferenças,o problema é a apanha,seja para os aquarios ou para o congelador..é igual.

para teres uma ideia na sexta feira santa é o dia do pessoal apanhar marisco nao é?a bofia e a policia maritima em cascais foi so multar pessoal pois é preciso licença.Na pesca ou colecta ou o que queiras chamar é igual..por isso cuidado onde apanham essas coisas para nao terem azar

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Nos últimos dias de calor tenho ido as praias de cascais (Desde carcavelos ao estoril) procurar algumas espécies mais raras no entanto só encontro marachombas, sargos (Diplodus sargus) e alguns camarões (Palaemon elegans). Não consigo encontrar peixes como bodiões, góbios, peixes-lapa... Eles gostam de zonas específicas, ou é simplesmente puro azar?

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece que nunca vi estas espécies de peixes aqui na nossa costa, e estou muito interessado em saber como os posso encontrar. Para que um dia quando o tiver, saber como e onde procurar.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos não serão fáceis de encontrar, mesmo a marachomba-babosa não é fácil, devido a preferir viver mais longe da costa. Outros porque são espécies mais vulneráveis ou preferem ecossistemas especificos e/ou menos poluidos. A marachomba comum é fácil porque simplesmente prefere as pequenas poças mais junto à costa.

 

têm-me chateado muito por mensagem já desde há algum tempo sobre como encontrar certas espécies. Digo abertamente que não ajudo a encontrar o que quer que seja, pois não quero estar a contribuir para prejudicar essas espécies. muitas não são assim tão fáceis de manter e por não terem pago, as pessoas abusam. Ajudo com dicas de manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas sao as mais comuns aqui na zona altamente toxicas ;)

 

esqueci de falar desta anémona. Há essencialmente duas variedades e denomina-se Anemonia viridis ou anemona-do-mar. Cheguei a ter no meu aquário, mas devido às suas necessidades de luz e estética no aquário: tentaculos demasiado longos e corpo praticamente sempre escondido, desisti. Se é a mais agressiva, nao li nada a respeito disso em fonte fiável, mas deve estar taco-a-taco com as actinias. Já as aulactinias (anemona joia/gema), as cereus sp (anemona sol), as anémonas margaritas e outras são menos agressivas que essas duas.vejo sempre anemonia sp pequenas na praia bastante bonitas (de tons reluzentes verde e laranja), que me tem feito repensar se volto a por ou não. Em anémonas, estou mais interessado nas que tenham tronco maior e tentaculos pequenos por pura estética.

 

 

 

Tem sido dificil fotografar a marachombas-babosa pois parece ter medo da camara, mas cá vai o que consegui.marachombababosa.jpg

 

uma pequena marachomba-babosa junto a uma anémona-sol var.bordeaux. Existem anémonas sol multicolores, mas como é dificil a remoção destas anémonas em meio selvagem, não tenho nenhum exemplar, apesar de tentativas. Já para manter esta e outra, foi dose, estiveram quase a morrer, pois recusam comer. se bem que agora está super-saudável.marachombababosa4resize.jpg

 

 

o sargaço coloquei apenas para alimentar a fauna... marachombababosa3.jpgmarachombababosa2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

o aquário está espectacular, a colecção de anémonas é linda, estou com vontade mas, ainda não consegui arranjar o espaço que pretendo (garagem) pois é o local mais fresco da casa, e como estou a montar a criação de Cardinais de Bangai, então logo a seguir deverá ser um da nossa costa.

entretento gostaria que me dissesem que espécie é esta que apanhei a semana passada em Algezur.

Peixedacosta.jpg

obrigado

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Ainda não viste a minha colecção de caranguejos... mal eu vejo, só por breves momentos, estão sempre enfiados na rocha viva. Mas também a piada está aí... é sempre uma surpresa.

 

Convém não deixar a temperatura ultrapassar os 25C para algumas espécies, se bem que há outras que deverão aguentar até mesmo 28C, mas outras não aguentam. O critico em comparação à fauna dos recifes parece ser a alimentação, esta fauna precisa de comer mais.

 

Os peixes que apanhaste penso serem peixe-rei (Atherina presbyter), uma espécie subtropical, que já falamos no topico. Foram tramados para apanhar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

obrigado pelo esclarecimento vou pesquisar mais sobre eles, já que se estão a aguentar com os 26º do reef, merecem alguma atenção, e de facto foram difíceis de apanhar mas deu gozo.

Quando eu for ao Fragário do Norte no Porto , gostava de passar por aí para ver ao vivo esta maravilha (se for viável claro).

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde afonso321 e Quo, a especie em questão não será antes uma Boga?

http://oceanosblog.b...m-primeiro.html

 

Tenho uma exatamente igual, mas já com 4 anos… e quando era pequena era exatamente igual a foto do Afonso.

Atherina presbyter tem as listas diferentes.

 

A minha está assim… https://dl.dropbox.com/u/4698788/DSC_0058.JPG

Editado por Oliveira19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Oliveira, obrigado pelo teu comentário. Não estou ainda muito a par destes peixes de meia-água, pelo que não meto as maos no fogo e acredito que poderás ter razão como também acredito no que me disseram. E, também por isso tenho andado a ler a respeito, inclusive comportamento, pois tal como nos invertebrados e nas marachombas, onde a diversidade impressiona e nunca acharia possível, a diversidade nos peixes de meia-água deve ser maior que o que julgamos à partida. Agrada-me bastante o aspecto em adulto da boga (boops boops)

 

Já agora, também tenho desde há uma semana, um peixe-lapa vermelho... Se bem que são peixes tão timidos que raramente os vejo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo hoje fui à praia andei por lá a ver e não encontrei coralina (razão pela qual não trouxe água nem areia nem nada) amanha vou outra vez. há algum lugar onde elas gostam de estar particularmente (debaixo das rochas ou assim)?

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson disseste que ias mostrar fotos dos teus peixes. Queremos ver!

 

boas

nao tenho fotos de individuais e somente tirei algumas a uns meses, nao sou muito de fotos , nem tenho maquina sequer.... assim que poder peço a um amigo que ca venha e tire , sempre me ajudavam a identificar melhor algumas especies que ca tenho :) mas ainda estou impressionado com algumas das tuas anemonas, que por ca nem as vejo .....

dica :) aproveitem a mare dos proximos dias que estara bem baixa :)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo hoje fui à praia andei por lá a ver e não encontrei coralina (razão pela qual não trouxe água nem areia nem nada) amanha vou outra vez. há algum lugar onde elas gostam de estar particularmente (debaixo das rochas ou assim)?

Nada disso! Rocha coralina ocorre em penedos muito expostos ao sol, de mar raso, para se desenvolver, pois necessita de luz. Ocorre nos mesmos locais onde ocorrem ouriços roxos (que na verdade também são verdes ou rosa). A rocha coralina que deves remover para povoar o aquário de seres detritivoros é a que faz um montinho, partes pela base e adaptas ao aquário, no aquário já lá deves ter rocha morta para ser repovoada. A quantidade é sempre muito pouca e por baixo/dentro da rocha ocorrem os vermes (várias espécies) e outros seres detritivoros. Na verdade a rocha da alga coralina e os recifes de barroeira são o nosso equivalente real da rocha viva tropical no MAR, só que nenhum cumpre a mesma função da Rocha viva em AQUÁRIO. a primeira como é só feita à base de alga coralina que demora a crescer, logo tem muito pouca quantidade e não dá para substituir a rocha viva nos aquários por causa disso, além de outras desvantagens. A segunda é uma argamassa de saliva, areia e restos de conchas construida pela barroeira (uma poliqueta) que como é evidente pelo como é construida é uma coisa completamente diferente. Depois há os recifes de coral que no nosso mar ocorre apenas em grandes profundidades.

 

 

boas

nao tenho fotos de individuais e somente tirei algumas a uns meses, nao sou muito de fotos , nem tenho maquina sequer.... assim que poder peço a um amigo que ca venha e tire , sempre me ajudavam a identificar melhor algumas especies que ca tenho :) mas ainda estou impressionado com algumas das tuas anemonas, que por ca nem as vejo .....

dica :) aproveitem a mare dos proximos dias que estara bem baixa :)

cumps

 

amanhã é que será uma boa maré, e vou tentar novamente anemonas margaritas, que é uma anemona tramada para manter em aquário por causa da alimentação. Estou a ver que já temos aqui alguns tidepoolers no forum. lol.

 

Tive azar com as anemonas-sol. trouxe na outra semana um nudibranquio esquisito, por mero acaso, veio no meio das algas, que penso que terá sido quem me comeu parte de uma pequena anemona-sol, ainda está viva, mas como são anemonas tão esquisitas a comer... E, a minha marachomba-babosa já anda mais desinibida ou com mais fome em aquário andou também a atacar a anemona-sol maior. Não lhe fez nada, mas a anemona anda inibida.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é a mesma coisa que um deserto. Eu se visse duas marachombas... eu vejo centenas à vez, os camaroes é pior tenho que estar sempre a retirá-los da rede, pois em cada lançamento veem sempre uma duzia sem intenção. foste em maré baixa? Caso tenhas ido em mare cheia, tens que aprender a usar as marés. Mas pela hora que mandaste, era baixa-mar... se sim procura outra praia, nem todas as praias servem para tidepolling.

 

Quanto mais rochosa a praia, melhor é em vida marinha. também a maré de hoje não foi grande coisa, nem terás mais marés decentes durante esta semana. Até ontem, as marés foram boas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim era maré baixa, eu não andava a recolher nada (só queria coralina mas nao vi nenhuma :c) nem tava a usar rede, eu vi uma espécie de coral que não consegui chegar pois estava metida numa rocha era laranja e pareci esponjosa e não rea anémona pois não tinha tentáculos :/ alguém sabe o que era?

 

O local onde tava era muito rochoso cheio de biodiversidade mas tinha muita alface d'agua e outras algas por isso é que não via os peixes (mas vi os rastos que deixavam na água).

 

Achas que poderei comprar 1 ou 2kg de rocha viva para ser mais rápido? se este projeto correr irá passar para um aqua de 1200 litros :D

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não "aceleras" com rocha viva, "começas". Para acelerar podes comprar bacterias de aquarios de recife... quando tiveres rocha (viva ou morta) no aquário. já tens? para isso correr bem precisas de ler bastante, pois a probabilidade de algo não correr bem é um pouco significativa, pois o aquário demora um pouco mais a estabilizar que em água doce e é mais facilmente desestabilizado, além de teres um novo factor, a salinidade, que tem repercursões na quimica da água e na adaptação da fauna. o principio é o mesmo dos aquários de recife.

 

Olha era mais fácil começares no projecto de 1200 L a probabilidade de correr bem era significativamente maior! E até coisas que precisarias de ter atenção, em aquários grandes que por ter tanta água, até pode-te passar ao lado e podes cometer pequenos erros, coisas como variação de salinidade ao ciclo e à alimentação, que te destabiliza os parametros... já num aquário de 80 ou 90L já precisas de ter mais atenção aos detalhes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ainda :

Anemona_claudio.jpg

 

estas sao as mais comuns aqui na zona altamente toxicas ;)

 

cumps

Olá boa noite, destas eu tenho duas que apanhei á mão, já agora pergunto qual o grau de tóxidade para nós ? (puro desconhecimento).

coloquei-as no meu reef, espero não ter feito asneira.

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para nós e para a maioria da fauna costeira é negligenciavel, se bem que como notas não é algo que se goste de tocar. masnão há crise, excepto para certas pessoas em que provoca reacções alergicas. Convem discartar a água e na colecta não por peixes no mesmo recipiente, isto por causa da massagem e do trauma que a anemona levou na altura em que se apanha.

 

As anémonas não são o bicho-papão que muitas vezes se julga, mas para um recife deve ser uma mistura perigosa para alguns corais, mas penso que na Europa já é popular essas anemonas em aquário (se bem que na realidade vejo muito mais gente interessada nas actinias). Em recifes, há relatos dos peixes-palhaço adoptarem essas anémonas (falo da Anemonia viridis, tem como sinónimo Anemonia sulcata, a da imagem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais