Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

Eu acho as marachombas lindas! Como disse faço snorkeling e por vezes, se ficar quieto tempo suficiente as próprias marachombas vêm investigar-me e eu acho esse comportamento muito interessante. A única coisa que estava em questão é que não sei se o aquário terá muita "vida" se tiver apenas marachombas, mas se assim é, não me importo nada, antes pelo contrário! E outra coisa, porque razão não posso utilizar um aquário que já tenha?

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não disseste que os teus aquários são muito pequenos? Se já em água doce aquário pequeno é controverso, e sendo que água doce inclui peixes que vivem até em riachos e poças. Mas compara onde vive a maioria, em rios e lagos, com um mar ou um oceano onde vivem os marinhos.

 

por varias questões em água salgada, quanto mais água melhor. Se isso já é verdade em água doce, em salgada é uma verdade La Palisse.

 

 

As pessoas nos nanos têm que se cingir às opções que lhes é permitido e que existem. Há uns peixes de meia-água que crescem pouco, mas nunca os vi por estas bandas e não sei da sua adaptabilidade. Mas tenho fortes duvidas que sejam aptos a nanos.

 

mas cada cabeça, sua sentença.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

video com alguns dos peixes a comer mexilhao fresco, como eles ficaram todos malucos, lançaram muita poeira na água, mas ficou bem visivel e pus uma musica e umas legendas a condizer.

 

 

 

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo boa noite

está espectacular, de facto é bem real, quando dou aos meus mexilhão é a mesma coisa, um fernesin terrivel.

obrigado mais uma vez

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obgd afonso. Eu filmei em HD não sei porque ficou com menor resolução.

 

atualização:

  • o peixe-lesma cor-de-fogo está ainda entocado, perdi-o desde o primeiro dia e só o encontrei quando ia fazer uma remodelação, e o passei para uma rocha maior com mais buracos. já há dias coloquei pulgas-do-mar no aquário para a fauna mais esquisita, mas foram pouquinhos e nem sei se ainda existem.
  • problema de compatibilidade: Os sargos rataram o rabo da barbada de 5 bigodes e rataram bem. o peixe nem consegue circular a vontade, eles vão logo atrás, isto porque a barbada a nadar é como uma cobra e como tem uma barbatana trazeira aquilo atrai os sargos. As barbadas até se tinham adaptado bem, mas com esta situação...
  • Os bodiões comuns (vermelhos) esverdearam desde que coloquei lá uma pequena pedra da praia com diferentes algas para ver se pegava na rocha, foi ratada em tres tempos pela fauna, não só bodiões. pensei que ao desistir de ouriços seria mais facil ter algas no aquário... enganei-me.
  • Os bodiões comuns já comem gammarus secos e penso que é peixe que poderá comer flocos de artemia ou até flocos normais, vamos ver.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, o video está espectacular, muito bom mesmo, e as legendas :thumbup3: ..é normal os sargos fazerem esse tipo de trabalho à barbada, verdade te digo que estou admirado de ainda não terem chateado também os bodiões..uma vez perguntaste-me das vinagreiras, hoje fui descobrir uma com 1cm no aqua das anémonas!! não veio com as ultimas compras, e a ultima vez que inseri rochas foi à mais de 1 mês! as outras que tive duraram muito pouco tempo, verdade se diga que os aquas já estão estabilizados à algum tempo.

Já viste o meu video novo do chefe? é mais ou menos a mesma coisa, mas sob outro ponto de vista..

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Raphael!

 

Não tenho qualquer problema entre sargos e bodiões, ignoram-se mutuamente. Mas os meus sargos são mais pequenos que os teus, logo pode ter influencia. Pela dinamica dos bodiões, não vejo problemas de compatibilidade futura, até porque os bodiões são peixes muito rapidos. Nem sequer tenho problema de sargos com eremitas, nem equaciono vir a ter.

 

Em relação a barbada, não gostei. pois além de ferirem o animal, vi a impedirem a livre circulação e quem me conhece sabe bem que gosto muito deste tipo de peixe tipo-cobra/enguia. O que fazer... é que já não sei. Mas os sargos com isto ganharam um ponto negativo.

 

Uma boa noticia é que os bodiões vermelhos já são peixes de aquário plenos, comem tudo (mesmo flocos normais) e vem logo ao dar comida, sem qualquer tipo de problema. Peixe muito bom para aquário, vistosos e em pouco tempo se adaptaram, muito mais rapido que o esverdeado maior. desconfio que nunca causarão problemas de maior no aquário. Já o esverdeado cresce muito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, os meus sargos grandes nem sempre chateiam os bodiões, mas por vezes andam com as caudas marcadas dos sargos, não tens problemas de sargos com ermitas, mas toma atenção que podes ter com bodiões e ermitas, pois os bodiões retiram os ermitas das conchas por sucção. Essa incompatibilidade dos sargos com a barbada é temporária, eles vão deixar de lhe ligar com o tempo, mas de qualquer maneira deves criar uma toca para ela, pois são animais que gostam do escuro.

Sobre os bodiões se adaptarem bem, era o que eu te tinha dito, era uma questão de tempo, as maiores incompatibilidades dos bodiões serão com camarão, ermitas, peixes muito pequenos e algas, eles tem a mania de arrancar as algas das pedras, mas gostam de se esconder entre algas grandes.

Também não podes esquecer que são territoriais, e outros bodiões que eles sintam ameaça, percorrem o aqua todo atrás um do outro, normalmente um acaba por matar o outro, ou à dentada ou de stress, mas é só uma questão de ires observando o comportamento deles.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso a questão sargos vs bodiões nem se chega a colocar, visto que o rei do aquário é o bodião esverdeado e ele é que enxota os sargos e não o contrário, também com os bodiões mais pequenos ( que os sargos) não existe problema, ignorando-se mutuamente, pelo que se conclui que são compativeis.

 

A barbada de 5 bigodes ferida dei mexilhão à mão em pleno dia, visto que de outra forma os outros peixes comeriam a parte dela, não é um peixe totalmente nocturno. Tenho alguns peixes nocturnos da amazonia há anos em que nunca tal seria possivel e esta em pouco tempo já dou à mão em pleno dia... acredito que sem os sargos elas estariam bem mais a vontade. Está muito debilitada. Um peixe ferido em aquário é complicado...

 

Já tinha lido da questão dos bodiões vs eremitas, visto que os bodiões são peixes muito comuns em aquários de recife, e muita gente tem esse problema de compatibilidade. Logo sabia disso. Já os sargos penso que são compativeis com eremitas, com camarões é como já me tinhas avisado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Umas fotos que tirei com o telemovel. Os peixes estão 5 estrelas, a barbada com o rabo roido não só está bem, como vem sempre me penicar por comida. Pena é que segundo o fishbase, vive poucos anos e cresce pouco... A outra já é mais timida, mas de vez em quando anda pelo aquario

 

Os bodioes andam todos normal no aquario, mas fotografar é muito dificil.

 

Coloquei mais rocha, pois é importante não só apra decorar como também para toda a fauna, especialmente invertebrados. Mal coloquei já andava nas novas pedras uma pulga-do-mar. Muito bom sinal.

 

 

 

 

Bodião comum

bodiaocomum.jpg

 

 

bodiaocomum2.jpg

 

bodiaocomum3.jpg

 

 

uma nova zona rochosa. na foto é visivel uma barbada escondida na sua nova toca, o bodião reticulado (esverdeado) e uma marachomba comum.A anemona é uma variedade diferente de morango-do-mar, na verdade tenho 3 variedades bastante diferentes entre si em coloraçao.

triodepeixes.jpg

 

 

Da ponte acabei por fazer uma toca com dupla saida. Já no mar, acho as tocas interessantes e misteriosas, dai tentei reproduzir em aquário.

tocaj.jpg

 

 

Uma anemona anemonia sp. verde com base de tentaculos laranja fluorescente. junto no meio dos tentaculos uma navalheira. foto com flash.

navalheiraanemona.jpg

 

sem flash, a cor fica algo diferente. Agora junto a gafa (caranguejo corredor) que me resta. este zé também fugiu há uns tempos, mas foi capturado a tempo, no entretanto perdeu duas pernas. Teve sorte! tenho tido problemas em manter esta espécie e os verdes permanentemente dentro de água... tem tendencia a fugir.

caranguejocorredoranemo.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

as minhas ultimas colectas usando uma nova técnica

 

detectei várias espécies, incluindo nova espécie de peixe-lapa grande, peixe-cachimbo (que enrolou-se no meu dedo, mas não trouxe pois dificilmente conseguiria mante-lo), abalone (sempre procurei e nunca encontrei, mas se uma lapa é impossivel retirar, isto é impossivel, pois é enorme, do tamanho de uma palma da mão), galateia preta (Galathea squamifera, semelhante a uma pequena lagosta) e um peixe tipo linguado/solha/pregado, um rodovalho!!! Que foi a minha maior surpresa. Isto enquanto tentava capturar a Galateia. Agora é ver se se adaptam ao aquário. também trouxe algumas estrelas-espinhosas, mas com cores XPTO.

 

 

Lepadogaster candollei

Peixe-Lapa

Connemarra clingfish

 

bastante grande e dificil de retirar pois estava bem alapado. Não é a mesma espécie que tinha capturado antes.

 

 

20130114132351.jpg

 

 

 

20130114140431.jpg

 

 

20130114140440.jpg

 

 

Zeugopterus punctatus

Rodovalho-bruxa

Topknot

 

 

esta deve ser a máxima extensão deste peixe, pois o limite teoricamente seria no Mar Cantabrico, mas também aparece na Galiza e como se vê aqui na Póvoa, provavelmente deve ocorrer em bons locais mais a sul também. Não é um peixe de areia, mas sim, vive alapado em rochas e camufla-se na propria rocha! os olhos são simétricos e é fofo ao toque. tem pintas bem visiveis e uma risca entre os olhos. Vou tentar uma foto melhor

20130115121901.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no aquário

 

pt: Galateia negra junto a um ofiúro, ve-se também o olho (que fica na ponta do braço) de uma estrela-de-espinhos escondida no centro da imagem

en: Black Squat lobster

Galathea squamifera

20130115152013.jpg

 

 

 

 

 

pt: Rodovalho-bruxa camuflado na areia. Apesar de não visivel na imagem, tem a boca de lado e os olhos sao simetricos rodando para todos os lados, peixe 5 estrelas :D

en: Topknot

Zeugopterus punctatus

20130115151941.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Afonso. O aquário está sim a ficar porreiro e melhor do que eu alguma vez pensaria. E, mais uma vez o nosso mar surpreende. Agora é tentar adaptar a fauna à vida em aquário.

 

Só não consegui uma coisa que queria bastante que era ver a rocha viva povoada por esponjas e outros seres semelhantes como os que vejo no mar, que fica bastante bonito. tenho esponja laranja-avermelhado no aquario para ver se pega. Mas já tentei antes sem sucesso.

 

Outra questão é que o aquario tem um pouco de barriga e o caranguejo corredor está sempre a fugir (já fugiu umas dez vezes). uma vez a noite acordei com o bodião reticulado a esperniar no chão, lá saltou... sorte que é grande e tinha tapete de bambu, fez barrulho Olha como gosto do peixe, nao durmi direito toda a noite e tenho 7 cm de vidro acima do nivel da água... Estou a pensar por traves na frente e trás do aquario, não sei se alguem ja fez isso nalgum projecto. o objectivo é reduzir a barriga e impedir a fuga de caranguejos, peixes e caramujos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

em relação ás esponjas, penso que é uma questão de tempo, penso ser semelhante em água tropical, só ao fim de um ano (+-)é que começaram a aparecer esponjas agarradas á rocha viva sem eu as colocar lá, provavelmente no seu acontecerá o mesmo (penso eu).

em relação ao aquário também já me aconteceu o mesmo mas, com mais azar pois apenas vi os peixes no chão já secos, consegui baixar o nível de água durantes dois dias e coloquei umas travessas francesas em toda a volta do aquário com 6cm de largura, com vidro da mesma espessura ou mais (nunca menos senão parte).

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Espectáculo estas ultimas colectas;)

Em relação as esponjas que falas até estranho não as teres .... Desmontei em Setembro o aquário da nossa costa , no verão , aqui em Albufeira não consegui baixar dos 28 graus mesmo com recurso a ventoinhas, e com pena minha lá desmontei , e tinha imensas esponjas desde branco , rosa , roxo, vermelhas, amarelas que surgiram já no aquário . De momento tenho só um reef de 200 litros e a Rocha viva tb com estas esponjas que deduzo serem por utilizar nas tpa's a agua natural. Sei que o mar aqui é bastante rico em iodo , não sei se será uma das influencias mas fica a deixa ;)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas quo, muito bom como sempre :D

 

infelizmente por motivos de saúde, ainda não e desta que monto o aquário, talvez monte um de doce pequeno para não perder o vício e no verão avance para este projeto.

até lá vou seguir como sempre isto :) podias fazer uma atualização geral aqui para a malta :b

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ás esponjas, penso que é uma questão de tempo, penso ser semelhante em água tropical, só ao fim de um ano (+-)é que começaram a aparecer esponjas agarradas á rocha viva sem eu as colocar lá, provavelmente no seu acontecerá o mesmo (penso eu).

em relação ao aquário também já me aconteceu o mesmo mas, com mais azar pois apenas vi os peixes no chão já secos, consegui baixar o nível de água durantes dois dias e coloquei umas travessas francesas em toda a volta do aquário com 6cm de largura, com vidro da mesma espessura ou mais (nunca menos senão parte).

cumprimentos

Este projecto ja tem ano e meio, mas instavel, pois já mudei duas vezes de aquario. que criou grandes desestabilizações.

 

Ainda bem que respondes, pois ia fazer asneiras. Ia por vidro de uma grossura mais fina. Assim fico alerta. Obrigado. Ou seja, usaste 4 vidros? Penso por apenas duas traves de 150x6 cm (com a largura que sugeres).

 

Em relação as esponjas que falas até estranho não as teres .... Desmontei em Setembro o aquário da nossa costa , no verão , aqui em Albufeira não consegui baixar dos 28 graus mesmo com recurso a ventoinhas, e com pena minha lá desmontei , e tinha imensas esponjas desde branco , rosa , roxo, vermelhas, amarelas que surgiram já no aquário .

Se calhar conseguiste maior estabilidade de parametros e as esponjas não tinham concorrencia no consumo de nutrientes em suspensão na água. Eu alimento os peixes bem, estou a tentar cortar um pouco (para ajudar nos parametros) e tenho mexilhões que são grandes consumidores de nutrientes. O que dizes, se não foi contaminado do teu recife, é prometedor!

 

Iodo existe em todo o mar naturalmente e em boa quantidade. Dificilmente o algarve chega perto da Povoa. Só se comparares o Algarve com o Mediterraneo. Por cá diz-se que o bronzeado do algarve sai ao fim de umas semanas em quanto o da Povoa dura até dezembro, motivo: presença do iodo depois de uma pessoa tomar banho e depois ir apanhar sol. A validade disso não sei. Aqui até o principal granito local, chama-se mesmo Granito da Póvoa, tem caracteristicamente iodo.

 

infelizmente por motivos de saúde, ainda não e desta que monto o aquário, talvez monte um de doce pequeno para não perder o vício e no verão avance para este projeto.

até lá vou seguir como sempre isto :) podias fazer uma atualização geral aqui para a malta :b

falta arranjar um fundo para o aquário... que não seja demasiado caro e tenha 150 de comprimento por 60 de largura. As melhoras e boa sorte com o teu projecto.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo , o Algarve tem aguas mediterrâneas ;) e segundo consta aqui na zona realmente a nossa agua é de excelente qualidade. No carvoeiro tem uma zona que a 30 metros profundidade chamam De jardim dos nudibranquios pois existem aos milhares e imensas variedades, corais então nem se fala , pesquisa um pouco na net por esta zona e surpreender te às , da povoa nada conheço logo nao posso comparar , mas pelo que tenho visto gb tem ai imensa bicharada... Mas nos aqui apanhamos com o Atlântico e com o mediterrâneo e tendo em conta que temos aguas mais quentes de Portimão em direcção a Espanha e mais frias de Portimão para Sagres ;) tb tem a ver com a variedade de espécies , e isto sem falar nas rias , que um dos maiores locais com cavalos marinhos esta na ria formosa. Estamos bem servidos por aqui tb he he he

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que há pessoal que não gosta disto, o mundo marinho é espectacular, e digo isto só pelo que vejo em documentários, pois nunca tive o prazer de mergulhar (se calhar não saía de lá).

Quo quanto ás travas, duas ou quatro é sempre uma opção, eu com as quatro até agora nunca mais nenhum peixe me saltou.

se baixares um bom bocado o nível da água do aquário a barriga vai desaparecer e é a altura ideal para colar as travas, depois de novamente cheio as travas vão ficar em esforço para sopurtar a barriga e, é aí que a espessura do vidro entra em acção, falo por experiencia própria e também por dois membros do reeforum que conheço ao vivo e também já partiram as travas por serem de espessura mais fina.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson: As espécies que existem no Mediterrâneo, a grande maioria, existe no Atlântico, são do Atlantico. O Mediterraneo não é conhecido pela qualidade de água, pelo contrário! O que realmente leva a que certos locais sejam mais ricos, não é tão-só o calor das águas. São as zonas rochosas, o upwelling, as marés e as correntes.

 

Sobre os cavalos marinhos já sabia, poderias mostrar essas zonas. mas Portugal não prima pelo conhecimento e protecção dos seus recursos ou da natureza, é um pais de terceiro-mundo no geral. Isto porque o Estado, o ensino superior e camaras estao minadas por cunhas, corrupção e baixas qualificações. Sim, as 3 áreas! O resultado está à vista. A esperança está na geração Internet que aos poucos vai tomando noção da desgraça que é o pais, o mar só se safou, porque é dificil de domar.

 

 

 

Quo quanto ás travas, duas ou quatro é sempre uma opção, eu com as quatro até agora nunca mais nenhum peixe me saltou.

se baixares um bom bocado o nível da água do aquário a barriga vai desaparecer e é a altura ideal para colar as travas, depois de novamente cheio as travas vão ficar em esforço para sopurtar a barriga e, é aí que a espessura do vidro entra em acção, falo por experiencia própria e também por dois membros do reeforum que conheço ao vivo e também já partiram as travas por serem de espessura mais fina.

 

pois. Obrigado mais uma vez, a tua ajuda foi muito util.

 

video do fundo do mar na Forcada (ilheu rochoso ao largo da cidade, mesmo junto às torres da Póvoa), a selva marinha junto à selva urbana. no fim do video o gajo sai fora de água e ve-se a cidade. está fixe.

 

Até corais dá para ver. Algumas dos peixes e estrelas tenho no aquário. Para capturar o que capturo nem é preciso ir tão mar adentro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais