Camarões, SUMP e Coluna Seca - Combinação explosiva!


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Sou novato nestas andanças e estou com um problema que ainda não consegui resolver.

 

Podem ver o link com o meu setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199062, mas basicamente posso adiantar que tenho um aqua de 300L com sump desde há duas semanas e uns diazitos.

 

Um dos problemas que tenho neste momento está relacionado com as Caridinas que gostam mais de andar na sump do que no aquário. Fui alertado para este facto, ou seja, que tendo coluna seca era aconselhável colocar uma rede nos pentes da coluna para impedir que os camarões passem pelas ranhuras e caiam na sump, mas com a rede a água entra mais lentamente na coluna e corro o risco de inundação, coisa que ía acontecendo anteontem (a água estava perigosamente a aproximar-se do cimo do aqua).

 

Junto umas fotos para perceberem o problema:

 

img2329q.jpg

 

 

img2330u.jpg

 

 

Uma ideia que tive foi a de mandar fazer um género de uma tampa em vidro à medida da coluna seca, e de a colocar por cima, mas não assente na coluna seca, ou seja, colocando um género de uns pés na tampa e deixar uma fresta a toda a largura entre a "tampa" e a coluna, fresta essa com uns 2 a 3 ml. Acham boa ideia? Estão a ver outra solução? Tenho a certeza absoluta que muita gente já teve o mesmo problema que eu e que o conseguiu resolver :alberteinstein:

 

Penso que a coluna seca ficou mais alta do que é costume... daí que a solução da rede me faça subir perigosamente o nível da água.

 

De referir que tenho 14 Caridinas, e quase todos os dias tiro 7 ou 8 da sump...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tobias,

 

fresta essa com uns 2 a 3 ml.

 

2 ou 3 ml?? Não seriam 2 ou 3 mm?? Era só um aparte :naughty:

 

Mas tu achas que eles trepam os pentes ou passam entre os pentes? Se não couberem entre os pentes, acho que resolvias isso pondo uma rede (tipo aquelas mosquiteiras) presa nos pentes. Ficava atada nos 4 cantos com fio de pesca. Não sei se me fiz entender...isto tem um problema...n é nada estético...a solução que sugeres, é mais "bonita" mas só te resolve o problema de tapar a entrada da coluna seca. Para além de correres o risco de entupimento por folhas soltas pq só tem 2-3 mm. E para além de que essa solução não te resolvia o problema dos pentes. Se eles hoje em dia passam pelos espaços, com esse vidro iam continuar a passar pelos espaços. Só vejo uma solução que é um 2 em 1...a tampa em vidro sim senhor, com os tais 2-3 mm, mas a meu ver também tens que cortar, intercaladamente, os "pentes" de cada pente e colocar a rede. Assim os camarões não passam entre os pentes nem trepam para a coluna seca. E também não tens o problema de inundação porque com os pentes cortados a água flui melhor.

 

É a minha opinião, mas também nunca tive sump...

 

Espera que venha aí alguém opinarcom experiência em sump.

 

Abraços,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles passam entre os dentes, parece-me que mais fácil, mas tinha de ser pensado logo em fase inicial, era um maior numero de dentes, mas com um menor espaço entre eles, mesmo assim ias ficar com um problema, de eles passarem nos espaços muito pequenos, experimenta por uma meia de senhora, ou um daqueles sacos (sei que a fluval tem, para por no interior do filtro com as matérias filtrantes) na entrada do tubo que vai para a sump, assim eles não têm hipótese de passa pela rede, e não te diminui muito o caudal.

 

Espero que se consiga perceber...

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou com o mesmo tipo de problema e nao consigo resolução... tenho um aqua com Biobox e a biobox é furada no fundo para recolher a agua e liberta no topo... ou seja, os buracos da sump por onde entra a agua ficam completamente submersos e têm tambem á volta de 3 ou 4mm o que facilita a passagem dos camarões pelos orificios, ficando eles a "viverem" dentro da biobox...

 

Pensei nessa solução da tal rede... tentei uma adaptação com um dos camaroeiros que tenho para apanhar os peixes onde retirei a rede com orificios bastantes pequenos e tentei adaptar de alguma forma na biobox mas não consigo fazer a fixação da mesma...

 

Alguem tem alguma ideia de como fixar esta rede? De preferencia alguma solução que não seja "permanente", ou seja, que no futuro se quiser possa retira-la, até porque como a rede tem orificios muito pequenos vou ter que a tirar de vez em quando para os detritos maiores entrarem na biobox...

Neste momento o aqua ainda está seco à espera da tal maneira de colocar aquela protecção na biobox...

 

Ideias?!?

 

Desde já obrigado e peço desculpa ao SrTobias por lhe estar a "roubar" o topico mas a situação é tao semelhante que achei desnecessário abrir um topico diferente.

 

Obrigado!

weed3tr6.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tobias,

 

 

 

2 ou 3 ml?? Não seriam 2 ou 3 mm?? Era só um aparte :naughty:

 

Mas tu achas que eles trepam os pentes ou passam entre os pentes? Se não couberem entre os pentes, acho que resolvias isso pondo uma rede (tipo aquelas mosquiteiras) presa nos pentes. Ficava atada nos 4 cantos com fio de pesca. Não sei se me fiz entender...isto tem um problema...n é nada estético...a solução que sugeres, é mais "bonita" mas só te resolve o problema de tapar a entrada da coluna seca. Para além de correres o risco de entupimento por folhas soltas pq só tem 2-3 mm. E para além de que essa solução não te resolvia o problema dos pentes. Se eles hoje em dia passam pelos espaços, com esse vidro iam continuar a passar pelos espaços. Só vejo uma solução que é um 2 em 1...a tampa em vidro sim senhor, com os tais 2-3 mm, mas a meu ver também tens que cortar, intercaladamente, os "pentes" de cada pente e colocar a rede. Assim os camarões não passam entre os pentes nem trepam para a coluna seca. E também não tens o problema de inundação porque com os pentes cortados a água flui melhor.

 

É a minha opinião, mas também nunca tive sump...

 

Espera que venha aí alguém opinarcom experiência em sump.

 

Abraços,

 

lol, sim era mm que queria dizer :smile2:

 

Penso que eles passam das duas maneiras: entre os pentes e por cima dos pentes. Eu já experimentei colocar rede mosquiteira atrás dos pentes, mas reduz bastante o caudal. Já me sugeriram partir intercaladamente alguns pentes para ajudar a água a passar, mas é como dizes, não é nada estético.

 

O que sugeres não me parece nada mal. Ou seja, se bem percebi, fazer a tal tampa de vidro, e por dentro da tampa virados para baixo colava os pentes (partindo-os intercaladamente), e ainda rede mosquiteira. Penso que assim fica bem mais porreiro, continuando a ser funcional e a deixar a água passar.

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles passam entre os dentes, parece-me que mais fácil, mas tinha de ser pensado logo em fase inicial, era um maior numero de dentes, mas com um menor espaço entre eles, mesmo assim ias ficar com um problema, de eles passarem nos espaços muito pequenos, experimenta por uma meia de senhora, ou um daqueles sacos (sei que a fluval tem, para por no interior do filtro com as matérias filtrantes) na entrada do tubo que vai para a sump, assim eles não têm hipótese de passa pela rede, e não te diminui muito o caudal.

 

Espero que se consiga perceber...

 

Percebo a ideia. O problema é que dessa forma eles continuam a ir para a coluna seca..., ok, não descem para a sump mas vão para onde não devem.

 

Posso dizer que agora para tentar remediar o problema enquanto não tomo uma decisão final retirei os pentes, e coloquei rede mosquiteira a toda a volta da entrada da coluna seca. Fica feio à brava, mas pronto, é funcional, barato, e os camarões ficam mais felizes no aquário do que nas catacumbas (também conhecidas por sump) :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desde já obrigado e peço desculpa ao SrTobias por lhe estar a "roubar" o topico mas a situação é tao semelhante que achei desnecessário abrir um topico diferente.

 

Obrigado!

 

Não tens nada que pedir desculpa! A ideia é ajudarmo-nos mútuamente! Espero que o pessoal nos ajude a ambos nos nossos problemas :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.