ZetesReef


Recommended Posts

Bom dia amigos,

 

Visto não ter concluído o meu outro projecto tuning_reef, por motivos pessoais, acabei por fazer o ZetesReef, ou seja um aquario na minha empresa.

Mal possa vou deixando aqui informaçoes deste aquario, que foi montado em meados de Março. assim como uma fotos e videos.

 

Setup:

 

Dimensões: 80cX30px40a

Iluminação: Iluminária 3x24w - 1 ATI Purple Plus, 1 ATI Blue Plus, 1 Coral PLus

Escumador - Red Sea Prizm

Bombas Circulação - 1 Tunze 6045, 1 Sunsun

Aquecedor - 100W

Rocha Viva - 7Kg

Rocha Morta - 9Kg

Substracto - NATURES OCEAN BIO-ACTIV LIVE ARAGONITE PINK SAMOA - 0.5 > 1.7 MM - 9KG

Sal - Red Sea Coral Pro

 

Peixes:

 

2 x Amphiprion ocellaris

3 x Chromis viridis

3 x Turbos

1 x Escenius bicolor

15 x Nassarios

2 x Camarões da costa Algarvia

1 x Holothuria Edulis

1 x Zebrassoma Veliferum - Oferta do Marco Simões :)

1 x Salaria Ramosus

1 x Paracanthurus Hepatus

1 x Zebrasoma Flavescens

 

 

 

Corais:

 

1 x Sarcophyton

1 x Green star Polips

1 x Zoanthus Green

3 x Xenias

Diversos Frags de Histrix e Calendrium

 

 

Em breve meto umas fotos do sistema, pois tenho umas quantas duvidas sobre como acabar com uma alga que me tem vindo a atazanar o juixo :(

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Conforme prometi aqui vão umas fotos :)

 

img0238hna.jpg

 

img0239h.jpg

 

img0240xf.jpg

 

img0241cg.jpg

 

img0242kr.jpg

 

img0243zi.jpg

 

img0244fu.jpg

 

img0245wg.jpg

 

img0246tu.jpg

 

img0247el.jpg

 

img0248bk.jpg

 

img0249pf.jpg

 

img0250op.jpg

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

Um projecto a acompanhar... já tens ai é muita alga... tas a tratar disso?

1 Abraço

 

O problema é que usava como reposição agua do garrafão, e nas ultimas reposições a qualidade da agua degradou-se e boom de algas :(

Neste momento um membro aqui fórum arranjou-me agua de osmose, mas estou em fase de aquisição de um sistema de osmose.

Em relação às algas, alguém me consegue ajudar?

Tenho algumas algas tipo cabelos verdes, outras no areao que julgo ser diatomaceas, e tenho muita rocha coberta com algo castanho que se ve nas fotos.

Que posso fazer para melhorar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um cirurgião é uma boa aquisição, ou então um Ctenochaetus strigosus que comprei para o meu e limpou-me as algas (quase todas).

Podes também adquirir um produto chamado purigen, mas atenção que ele não faz milagres.

 

Cumprimentos,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P

Boas,

 

Um cirurgião é uma boa aquisição, ou então um Ctenochaetus strigosus que comprei para o meu e limpou-me as algas (quase todas).

Podes também adquirir um produto chamado purigen, mas atenção que ele não faz milagres.

 

Cumprimentos,

Armando

refe

Boas,

 

Um cirurgião é uma boa aquisição, ou então um Ctenochaetus strigosus que comprei para o meu e limpou-me as algas (quase todas).

Podes também adquirir um produto chamado purigen, mas atenção que ele não faz milagres.

 

Cumprimentos,

Armando

 

Preferia não usar produtos no aquário, só mesmo em ultimo caso.

Prefiro gastar mais um pouco e ver os seres vivos a fazerem o seu trabalhinho.

Tendo em conta as dimensões/litragem do aquário, qual seria mesmo a melhor aquisição?

Algum tipo de caracol ou algo assim que faça o serviço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O strigosos é muito porreiro. Para além de limpar rochas a alta velocidade é bastante pacifico.

Ou então, remoção manual e agora com a osmose deve ir ao sítio...

 

Na remoção manual não deveras deixar as algas que retiras na agua...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em particular eu mudaria o escumador , acho muito curto para essa litragem, algo mais potente ajuda imenso a retirar essa algas , depois tentar cortar essas micro bolhas criadas pelo escumador. por fim adiciona kalk junto da agua de reposição , vais ver que começa logo a mudar a cor da agua e essas algas a desaparecer...

 

em quanto tempo demora o copo do escumador a encher ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em particular eu mudaria o escumador , acho muito curto para essa litragem, algo mais potente ajuda imenso a retirar essa algas , depois tentar cortar essas micro bolhas criadas pelo escumador. por fim adiciona kalk junto da agua de reposição , vais ver que começa logo a mudar a cor da agua e essas algas a desaparecer...

 

em quanto tempo demora o copo do escumador a encher ?

 

Que escumador metias, mas tem de ser tipo Hang-On.

Estas micro-bolhas estão a ser feitas por um escumador auxiliar da Boyu, que o copo enche a cada 3 dias, enquanto que o prizm ainda não encheu , desde que o comprei (2 semanas).

Estou realmente a pensar em fazer kalk para este aquario, mas tem de ser à maneira antiga...

Uma pergunta, tenho um jerricam de 30 litros, posso introduzir o kalk neste jerricanm ou convém ser enviado directamente para o aquário do lado onde existe maior circulação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O strigosos é muito porreiro. Para além de limpar rochas a alta velocidade é bastante pacifico.

Ou então, remoção manual e agora com a osmose deve ir ao sítio...

 

Na remoção manual não deveras deixar as algas que retiras na agua...

 

Armando e Gonçalo,

Realmente optaria por esse espécimen muito interessante, mas o preço upa upa :(

 

Acabei por comprar na Aquahobby uma Holothuria edulis ( Ja é a poia rosa :P ), e espero que pelo menos me limpe o areao, e estou esperançoso que goste de alturas faça escalada a umas rochas pelo caminho :P :razz:

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que escumador metias, mas tem de ser tipo Hang-On.

Estas micro-bolhas estão a ser feitas por um escumador auxiliar da Boyu, que o copo enche a cada 3 dias, enquanto que o prizm ainda não encheu , desde que o comprei (2 semanas).

Estou realmente a pensar em fazer kalk para este aquario, mas tem de ser à maneira antiga...

Uma pergunta, tenho um jerricam de 30 litros, posso introduzir o kalk neste jerricanm ou convém ser enviado directamente para o aquário do lado onde existe maior circulação?

 

o escumador ha partida ainda nao esta no limite mas um escumador a serio para esse aqua era um deltec mce300 isso sim seria escumar. depois é colocar kalk directamente na agua de reposição assim a cada vez que evapore agua ele repoi agua com kalk para o aqua... é o metodo mais simples e eficaz que existe opiniao minha claro.. a reposição é k pode ser automatica porque ajuda muito na estabilidade do aquario...

 

em relação ao achares o stirigosus caro , entao acho que estas no hobbie errado a agua doce seria melhor.... olloolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o escumador ha partida ainda nao esta no limite mas um escumador a serio para esse aqua era um deltec mce300 isso sim seria escumar. depois é colocar kalk directamente na agua de reposição assim a cada vez que evapore agua ele repoi agua com kalk para o aqua... é o metodo mais simples e eficaz que existe opiniao minha claro.. a reposição é k pode ser automatica porque ajuda muito na estabilidade do aquario...

 

em relação ao achares o stirigosus caro , entao acho que estas no hobbie errado a agua doce seria melhor.... olloolol - é um aquario na minha empresa, não é meu de casa :P

 

Dá para meter o kalk no garrafao e depois repor para o aquario manualmente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão mais fotos amigos.

Peço a vossa ajuda para conseguir acabar com estas algas?

Se começar a usar o kalk será que vão à vida?

 

img0257ch.jpg

img0258rh.jpg

img0255t.jpg

img0262bt.jpg

img0260gu.jpg

img0261xz.jpg

img0256gc.jpg

img0259ar.jpg

img0254kt.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A proporção é cerca de 2g/L. O que se faz é misturar bem e deixar descer o que estiver em excesso de modo a criar uma solução saturada.

Agora isto usa-se para manter Ca e e KH (e PH) não como herbicida.

 

O facto de aparecerem as algas Estará relacionado ou com a ciclagem do aquário ou qualquer pico de algum elemento que apareceu aí e que criou boas condições para elas se desenvolverem.

Normalmente deve-se a valores elevados de fosfatos.

Vai fazendo as TPAs e repõe com água de osmose e dá tempo para isso evoluir.

 

Quanto ao Kalk para não dar grandes variações de ph deve ser adicionado lentamente, preferêncialmente num sistema de gota-a-gota.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A presença dessas algas indica grave acumulação de nutrientes - fosfatos e nitratos.

 

Pode ser por estas razões:

- Não utilização de água de osmose

- Excesso de alimentação

- Má exportação de nutrientes - pouca rocha ou escumador muito fraco

 

Provavelmente deves ter vários destes factores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A presença dessas algas indica grave acumulação de nutrientes - fosfatos e nitratos.

 

Pode ser por estas razões:

- Não utilização de água de osmose - Começei a usar na 6F, e estou a fazer TPA com agua do mar

- Excesso de alimentação - Dou apenas 2 vezes ao dia, com pouca quantidade

- Má exportação de nutrientes - Pouca rocha ou escumador muito fraco - Rocha tenho alguma como podes ver amigo.. e o Escumador sao 2 :(

 

Provavelmente deves ter vários destes factores...

 

Acho que devia ser mesmo de fazer reposição, pois era feita com agua de garrafão :(

A ver vamos o que vai se passar agora com a utilização de agua de osmose :(

Já reduzi a luz para 6h dia.

Amanhã faço os testes para ver como esta a qualidade da agua.

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Adicionei 2 novos habitantes ao aquario :P

 

1 x salaria ramosus

1 x Paracanthurus hepatus

 

Em breve meto novas fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem foi mais 1 habitante , o ultimo peixe a introduzir no aquario :)

 

zebrasoma flavescens

 

Em breve meto fotos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente as algas é bem possivel que seja da agua de reposição...

 

Eu no meu aqua 300L (102x55x55) tb estou com um problema de algas no areão e não é comida a mais, nem falta de escumação (BK 200), nem lampadas (5 meses), nem excesso de nutrientes, boa equipa de limpeza e agua de osmose...

 

Os testes de fosfatos, nitratos estão a 0 (os corais ate estão com cores claras)

 

E elas teimão em não ir embora...

 

Vou experimentar agora balling sem elementos traço, pois estava a intruduzir 35ml de KH e somente 5ml de CA e MG

 

Mas creio que no teu caso seja mesmo a agua de garrafão e fraca equipa de limpeza!

 

Atenção que tens aí alguns frag's a morrerem...é melhor ver como estão os parametros da agua

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que seja da água do garrafão. Ajuda, mas os valores de nitratos e fosfatos não são por aí além.

 

A minha opinião é o resultado de vários factores: exportação de nutrientes e má circulação. A rocha viva não sei se a compraste em 2.ª mão, mas pode ser um catalisador.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água de garrafão + má exportação de nutrientes pelo fraco escumador + claro exagero na introdução de vivos

 

Desculpa-me a minha frontalidade mas desta forma vais ter muita dificuldade em manter esse aquário - as algas não te vão largar e a tendência é tomarem agressivamente todo o teu aqua. A curto prazo poderás ter problemas com ciano e dinoflagelados...

 

Boas,

 

Relativamente as algas é bem possivel que seja da agua de reposição...

 

Eu no meu aqua 300L (102x55x55) tb estou com um problema de algas no areão e não é comida a mais, nem falta de escumação (BK 200), nem lampadas (5 meses), nem excesso de nutrientes, boa equipa de limpeza e agua de osmose...

 

Os testes de fosfatos, nitratos estão a 0 (os corais ate estão com cores claras)

 

E elas teimão em não ir embora...

 

Vou experimentar agora balling sem elementos traço, pois estava a intruduzir 35ml de KH e somente 5ml de CA e MG

 

Mas creio que no teu caso seja mesmo a agua de garrafão e fraca equipa de limpeza!

 

Atenção que tens aí alguns frag's a morrerem...é melhor ver como estão os parametros da agua

 

Abç

 

Ricado, estás a falar de algas ou cianobactérias? Com essas características (nutrientes a zero) aponto mais para cianobactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.