ZetesReef


Recommended Posts

Boas Sérigio,

 

Sim são mesmo cianos (mas so no areão), algas nada! os meus 2 cirurgiões dão conta delas todas :naughty:

 

mas tb ja não sei como aumentar os nutrientes, principalmente os nitratos.

 

ja comecei a adicionar phyto e zooplacton mas ate a data os resultados dos testes são 0...

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sergio,

Neste momento as algas estão a desaparecer, especialmente as tipo cabelos, pois os cirurgioes estão a fazer o seu trabalho, assim como os turbos estão a limpar os vidros.

Preciso é de algo que me limpe as alguas pequenas que tenho apenas num lado do aquario (onde trabalha a tunze 6045).

 

 

Os parametros são estes:

 

4560_5390.png

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás com muitos peixes para o tempo de vida do aquário... mas isso agora já tá feito.

 

As algas junto ao vidro da bomba tens de retirar com uma lâmina própria... essas algas vão continuar a aparecer. Elas aparecem mesmo em aqua's com nutrientes baixos... pode-se dizer que fazem parte do nosso trabalho :D Tenta retirá-las durante a muda de água para as sifonares para fora do sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérigio,

 

Sim são mesmo cianos (mas so no areão), algas nada! os meus 2 cirurgiões dão conta delas todas :naughty:

 

mas tb ja não sei como aumentar os nutrientes, principalmente os nitratos.

 

ja comecei a adicionar phyto e zooplacton mas ate a data os resultados dos testes são 0...

 

Abç

 

A maneira de adicionar nitratos é através de aminoácidos, mas se não estás a utilizar métodos próbioticos não te aconselho a colocar grandes coisas no aquário.

As ciano surgem naturalmente por nitratos baixos e presença de fosfatos isolados... a solução é aumentar ligeiramente os nitratos (mas sem métodos probioticos pode ser arriscado) ou retirar fosfatos através de resinas. Agora... se o teu aqua é recente isso é normal e com o tempo estabiliza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira de adicionar nitratos é através de aminoácidos, mas se não estás a utilizar métodos próbioticos não te aconselho a colocar grandes coisas no aquário.

As ciano surgem naturalmente por nitratos baixos e presença de fosfatos isolados... a solução é aumentar ligeiramente os nitratos (mas sem métodos probioticos pode ser arriscado) ou retirar fosfatos através de resinas. Agora... se o teu aqua é recente isso é normal e com o tempo estabiliza.

 

Os turbos estão a comer essas algas todas, e os zebrassomas vao bicando varias vezes tb :)

Sobre a vida do aquario, ja tinha a rocha desde fevereiro, assim como alguma agua.

Agora tenho feito TPA com agua do mar e reposição com agua de osmose :)

A ver como vão andar as coisas....

Agora estou a projectar maneira de repor a agua automaticamente sem grandes gastos e eventualmente instalar uma sump para tirar aquela maquinaria feia ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveita então para actualizares o escumador... esse é o calcanhar de aquilles

 

 

Achas que um AP600 é sobredimensionado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Obrigado pela informação e sim deve ser mesmo esse o problema, nitratos a 0 e fosfatos isolados (os testes dão 0 tb)

 

Método probiotico? podes explicar?

 

O meu aqua faz agora 6 meses, mas a rocha e cerca de 200L de agua veio do aqua anterior...o resto foi tudo novo.

 

Tuning Sound, os escumadores devem ser sempre subredimensionados da-te mais margem de erro e tb a de colocares mais corais principalmente SPS sem problemas, eu tenho um aqua de 300L e tenho um escumador para 1000L, é preferivel assim do que ter um fraco que por vezes nem fazem a litragem que vem mencionado.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Obrigado pela informação e sim deve ser mesmo esse o problema, nitratos a 0 e fosfatos isolados (os testes dão 0 tb)

 

Método probiotico? podes explicar?

 

O meu aqua faz agora 6 meses, mas a rocha e cerca de 200L de agua veio do aqua anterior...o resto foi tudo novo.

 

Tuning Sound, os escumadores devem ser sempre subredimensionados da-te mais margem de erro e tb a de colocares mais corais principalmente SPS sem problemas, eu tenho um aqua de 300L e tenho um escumador para 1000L, é preferivel assim do que ter um fraco que por vezes nem fazem a litragem que vem mencionado.

 

Abç

 

Sim, mas tambem ouvi dizer que um excesso de sobredimensionamento tambem pode causar problemas no aquario.

Vou instalar um overflow em breve e vou por o meu Deltec AP600 a trabalhar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão dos escumadores sobredimensionados levanta-se porque a maioria das marcas de escumadores relata o seu material com maior capacidade do que aquilo tem.

Normalmente a volumetria relatada é para aquários com muito pouca carga orgânica... e é isso que levanta estas questões do sobredimensionamento.

 

Por exemplo... o Deltec AP600 diz que dá para 750 litros de base, 500L em aquários muitos carregados... embora eu aponte para cerca de metade daquilo que eles lá têm - 350L. Para mim os 350L é o "Dá à vontade". Regra geral, quanto menor a gama do escumador maior o diferencial entre o valor declarado e a capacidade real em aquários muito carregados.

 

Uma das marcas que se tem de ter cuidado é a Bubble-King (e escumadores similares) - estes declaram valores para aquários muito carregados logo à partida... por isso o diferencial não é muito.

 

Agora também há a questão do sobredimensionamento real... por exemplo comprar um BK para 1000L e utilizar num aqua de 300L. Neste caso é um sobredimensionamento considerável, e nesta situação o que pode acontecer é o escumador não escumar em condições (porque a carga é pouca para a sua capacidade) e retirar demasiados elementos da água importantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Obrigado pela informação e sim deve ser mesmo esse o problema, nitratos a 0 e fosfatos isolados (os testes dão 0 tb)

 

Método probiotico? podes explicar?

 

O meu aqua faz agora 6 meses, mas a rocha e cerca de 200L de agua veio do aqua anterior...o resto foi tudo novo.

 

Tuning Sound, os escumadores devem ser sempre subredimensionados da-te mais margem de erro e tb a de colocares mais corais principalmente SPS sem problemas, eu tenho um aqua de 300L e tenho um escumador para 1000L, é preferivel assim do que ter um fraco que por vezes nem fazem a litragem que vem mencionado.

 

Abç

 

Depois respondo-te em MP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilização de bactérias para controle dos nutrientes do aqua - adiciona-se carbono para colocar as bactérias em modo heterotrófico... basicamente Vodka, Vinagre, biopellets, etc.

 

Assim já está parcialmente respondido

Editado por Sérgio Carmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio tb tens um BK 200 certo? E o teu aqua não foge muito dos 300L acho que 350L, como fazes para manter o nitratos entre os valores recomendados?

 

Sera esse o problema do meu aqua? ter demasiada escumação e não conseguir subir os nitratos?

 

Posso baixar o nivel de agua dentro do BK atraves da regulação de modo a escumação ser mais seca?

 

Abç e desculpa tanta pergunta.

 

Tuning sound desculpa tb utilizar o teu topico! abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio tb tens um BK 200 certo? E o teu aqua não foge muito dos 300L acho que 350L, como fazes para manter o nitratos entre os valores recomendados?

 

Sera esse o problema do meu aqua? ter demasiada escumação e não conseguir subir os nitratos?

 

Posso baixar o nivel de agua dentro do BK atraves da regulação de modo a escumação ser mais seca?

 

Abç e desculpa tanta pergunta.

 

Tuning sound desculpa tb utilizar o teu topico! abç

 

Não tens de pedir desculpa, basicamente tens as mesmas duvidas que eu, :) o saber nao ocupa lugar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua com a sump anda nos 400L mas não tenho nitratos baixos... tenho é fosfatos muito baixos. Até já tive alguns problemas em determinados corais por ter os fosfatos tão baixos.

 

Inicialmente durante o ciclo tinha nitratos a zero e apareceu-me alguma ciano... mas em muito pouca quantidade.

Depois virou aos nitratos e deixou de aparecer... acho que foi porque a carga de peixes aumentou e levou a um aumento mais rápido dos nitratos.

 

Agora já está tudo a crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o meu com 6 meses ja deveria estar nessa fase...mas os meus corais têm bons crescimentos! da para notar muito bem, estão é com cores demasiado claras...

 

Em termos de peixes tenho 2 ocealaris, 1 hepatus (medio), 1 trigosus (pequeno), 1 yello tang (pequeno) e 4 pequenos que agora não me lembro do nome...achas poucos peixes?

 

Ainda tenho em mente introduzir uma salaria que a minha suisidou-se...

 

E o phyto e zooplacton tb pode fazer subir os nitratos certo? estou a dar dia sim dia não alternadamente, a ponta de uma colher de cafe...

 

Abç

 

PS: gostava de conhecer o teu aqua ao vivo!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aminoácidos são substâncias essenciais para os corais. Normalmente são produzidos a partir dos nitratos existentes na água, com o auxilio energético das zooxantelas.

Quando existem poucos nitratos na água não existem zooxantelas em grande quantidade (daí o aspecto pálido dos corais) e existe pouca produção de aminoácidos para fazer crescer ou até manter os corais...

 

Ao adicionares AA vais fornece-los directamente aos corais e aqueles que ficarem na coluna de água vão ser decompostos em nitritos e nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente o mundo dos salgados nada tem a ver com o de agua doce!!!!!

 

Estamos sempre a aprender!

 

mais uma vez obrigado Sérgio pela tua disponibilidade.

 

PS: tb me recomendaram introduzir mais peixes, visto ter muita escumação para aumentar a carga organica...amanhã la vou eu comprar mais um inquilino :drool3:

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.