Ajuda: Quantidade de elementos Balling vs Volume vs Lotação


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Gostaria de saber opiniões sobre as quantidades que estou a adicionar no meu aqua dos sais de balling.

Sendo assim para 400litros com bastantes corais adiciono:

Mg - 95ml

Ca - 5ml

Kh - 40ml

 

O valor de Magnésio é o que eu acho mais estranho deles todos.

 

As soluções foram feitas com:

Mg - 2kg para fazer 5l

Ca - 2kg para fazer 5l

KH - 0,5kg para fazer 5l

e respectivos elementos.

 

Agora não tenho a certeza de que magnésio é. Se é Cloreto de Magnésio ou Sulfato de Magnésio.

Poderá ser por isso?

 

Abc.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O magnésio está realmente muito alto e provavelmente está relacionado com o sal que estás a utilizar.

Os outros dois valores são normais...

 

Tirando o KH que é de consumo rápido e exige reposição mais continuada, os outros 2 parâmetros são normalmente de consumo mais lento e mais facilmente repostos... e normalmente são muitas vezes mais influenciados pelo sal que utilizamos para as reposições.

 

O Mg é dos 3 parâmetros aquele que menos é consumido pelos corais, e normalmente os valores cronicamente baixos são relacionados com a qualidade do sal.

É que o Mg é, a seguir ao Na e Cl, o componente com mais peso no sal, e é também dos mais caros (tendo em conta o seu volume relativo)... e normalmente encontra-se em valores baixos na maioria dos sais. Há marcas que chegam a ter Mg nos 1000ppm e às vezes até menos...

 

Faz um teste ao sal que estás a utilizar e vê se não tem Mg muito baixo... quase de certeza que essa é a causa para teres de usar tanta reposição.

Eu quando comecei este aqua também utilizava muito Mg para repor os níveis (quase 100ml)... troquei o sal e nunca mais tive de utilizar Mg para reposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já confirmaste o teste de MG com outros kit's? E a salinidade?

 

Esses níveis de reposição são exageradamente elevados para quem usa água do mar...

 

Eu confirmava com outros testes de Mg e a salinidade com outros aparelhos... É que existem testes que dão Mg cronicamente alto ou baixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Na minha opiniao a agua que vamos buscar ao mar tras pouco MG, e dai poderes ter que estar a adicionar esses valores, no entanto tambem acho muito...

Passa aqui em casa e fazemos o teste de mg a tua agua..

Abc

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, Salinidade medida com refractometro calibrado e está correcta(1.025).

A nível de teste magnésio uso da jbl.

Acabou à pouco tempo e tenho um novo. Por isso só se houver problema com a marca mesmo e não com aquele teste especifico.

Algum teste que seja mais recomendado?

 

 

Mauro a ver se combinamos até porque tenho umas coisas novas para ti!

 

Abraço!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o valor que estás a tentar obter com o magnésio especificamente? E com o Ca e KH?

 

O teste da Jbl até não costuma apresentar problemas de maior mas por vezes existem desvios significativos de teste para teste, mesmo dentro da própria marca.

Eu neste momento utilizo o MG da redsea e já utilizei da elos e jbl... os desvios não eram significativos normalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tenho neste momento é mais ou menos o que estou a tentar obter.

 

Ca 440 (está a 480)

Mg pelos 1300 (está a 1320)

KH está nos 9/10

 

A verdade é que desde que aumentei o magnésio para estes valores (1300 no teste - desde a cerca de 2, 3 meses) os corais começaram a responder muito positivamente quer a nível de cores quer de crescimento...

 

Acho que os valores serão os mesmos com outro teste. Se calhar é esperar que normalizem. Estou a usar o balling à apenas uns meses...

 

Vou tratar de fazer os testes e depois dou noticias.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e sem o balling tinhas assim um valor tão baixo de Mg? Porque a água natural encontra-se com valores muito próximos a esses normalmente.

A razão dos crescimentos poderá ser provavelmente pela subida de Ca, que é permitida pelos valores mais elevados de Mg.

 

Outra informação importante... mudas de água, timings etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes tinha um magnésio que ia adicionando mas já não sei as quantidades. mas também a quantidade de corais era menor.

Adicionava era kalkwasser.

Mudas de agua de 30L por semana.

O Aquario fez 1 ano em Junho!

 

Já agora, assim por alto

Nac9

4x t5 de 39w

1xmp40 + 1 bomba de 4000l/hora

Uv

Refrigerador

Reposição com osmose

 

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais