Cilideos encontrados no barreiro - Identificação sff.


Recommended Posts

Boas!

 

Ao passear pelo parque da cidade do barreiro um dia destes, encontrei uns peixes que não estou acostumado a ver em zonas públicas. Parecem-me ser familiares de ciclídeos mas não faço na verdade ideia do que sejam. Fiquei curioso. Alguém me consegue ajudar? Peço desculpa pela qualidade das fotos. Eles são bastantes e parecem estar a safarem-se muito bem. É engraçado ver esta vida a prosperar à porta de casa.

 

 

peixe1.jpg

 

peixe2.jpg

 

peixe3.jpg

 

peixe4.jpg

 

peixe5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não são chanchitos???

Existe em Portugal no Rio Guadiana, Barragens...,acho que foram intruduzidos cá.

Aqui no Alentejo costumamos chamar-lhes " espanhois", não sei porquê. Já apanhei bastantes quando vou á pesca (fazem cá um petisco)

 

Normalmente é um peixe comum aqui na minha zona e as pessoas até trazem para meter em poços, tanques, pois dizem que assim estes já não deixam sujar a água.

 

Pesquisa aqui um pouco:

 

www.oocities.org/marco_arruda1980/Chanchito.htm

Editado por JOÃO COLAÇO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mesmo chanchitos, ou ciclideos camaleão... No sul do país é vulgar encontra-los e proliferam a olhos vistos, mas acho que eles são originários da América do Sul... Mais uma prova em como o clima do nosso país se está a tornar um clima tropical...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo pra próxima em vez de comprar peixes, atravesso a estrada e vou pescar peixes pro aquário :)

Nunca me lembrei desse pormenor... Todos à pesca de peixes para meter no aquário lol

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ao passear pelo parque da cidade do barreiro um dia destes, encontrei uns peixes que não estou acostumado a ver em zonas públicas. Parecem-me ser familiares de ciclídeos mas não faço na verdade ideia do que sejam. Fiquei curioso. Alguém me consegue ajudar? Peço desculpa pela qualidade das fotos. Eles são bastantes e parecem estar a safarem-se muito bem. É engraçado ver esta vida a prosperar à porta de casa.

 

 

peixe1.jpg

 

peixe2.jpg

 

peixe3.jpg

 

peixe4.jpg

 

peixe5.jpg

 

e plantas ja apanhaste alguma ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas apenas as flutuantes (lemna minor).

peixes aparecem alguns (Chanchitos, (P e r c a - s o l) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal,barbos, camarões ibéricos ás vezes, aqueles caracoes que costumam vir nas plantas que não me recordo o nome, verdemãs...), lembro-me de o meu irmão há uns anos ter tido um aquário com barbos pequenos.

Mas não trago nada para o aquário (tenho medo que tragam alguma doença ou bactéria e infeste o aquário).

Editado por JOÃO COLAÇO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mesmo chanchitos, ou ciclideos camaleão... No sul do país é vulgar encontra-los e proliferam a olhos vistos, mas acho que eles são originários da América do Sul... Mais uma prova em como o clima do nosso país se está a tornar um clima tropical...

 

Estes peixes existem em Portugal ha decadas.

Toleram mto bem os climas Mediterranicos, assim como algumas outras especies de origem em latitudes mais equatoriais: ver topico de agua fria.

A evolucao media objectiva da temperatura Mundial e para o arrefecimento. Os Veroes ha 20-30 anos eram muitissimo mais quentes, nao ha comparacao possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A evolucao media objectiva da temperatura Mundial e para o arrefecimento. Os Veroes ha 20-30 anos eram muitissimo mais quentes, nao ha comparacao possivel.

E eu a pensar que era o contrário http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global. Tens provas do que falas? Já agora tens razão: os Verões eram com muito calor e o oposto nos Invernos, agora parece que estamos com Invernos secos e Verões húmidos, se não estamos a caminho de um tempo mais tropical o que será então?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu a pensar que era o contrário http://pt.wikipedia....ecimento_global. Tens provas do que falas? Já agora tens razão: os Verões eram com muito calor e o oposto nos Invernos, agora parece que estamos com Invernos secos e Verões húmidos, se não estamos a caminho de um tempo mais tropical o que será então?

 

Nao entendo a argumentacao e nao vou discutir teorias da Wikipedia (nao comprovadas). De facto a histeria do CO2 nao tem base cientifica, mas eles ja ganharam, atraves da manipulacao da CS a preparar terreno, ate ja se pagam taxas politicas: ver as contas da Luz e do Imposto de Circulacao.

Portanto eles ja ganharam, nao vale a pena.

Mas nao e assunto que va discutir aqui: e facil encontrar 'provas' na net seja do que for.

 

Cuidado com as injecoes de CO2, se eles sabem vao arranjar mais uma taxa para os aquariofilistas!

 

Mas a '(P e r c a - s o l) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal' nao e prova de nada, porque ja ca esta pelo menos desde os anos 60.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e plantas ja apanhaste alguma ?

 

Não tomei atenção às plantas mas já vi também lagostins na mesma zona no parque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui passear ao Parque da cidade do Barreiro e vi lá os peixes de que falavas. Eles tem o formato de ciclideos do malawi, corpo, barbatanas e tem riscas pretas verticais, eu de ciclideos não percebo quase nada mas que não eram (P e r c a - s o l) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal garanto eu, pelo menos olhando para as fotos que delas existem na net.Os adultos tem mais de 10 cms e existem centenas de bebés? muito parecidos a guppies mas sem cor nas caudas, não sei se são ninhadas dos ciclideos ou (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal?

Alguém mais conhecedor que se chegue à frente e retire as dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui passear ao Parque da cidade do Barreiro e vi lá os peixes de que falavas. Eles tem o formato de ciclideos do malawi, corpo, barbatanas e tem riscas pretas verticais,

 

Chanchito (Australoheros facetum)?

 

Fonte topico: Peixes que suportam o nosso clima http://www.aquariofi...opic=198076&hl=

 

Parece-me uma discussao suficientemente especializada sobre o assunto de exoticos a viver ca.

Neste topico ha uma foto e quem viu os animais ao vivo pode dizer se sao ou nao eles (como ja tinha sido indicado acima).

 

Eu por exemplo estou interessado no resultado dos Octofasciatum, mas com os ultimos Invernos tenho quase a certeza que morriam todos.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São Chanchitos, as fotos não me deixam dúvidas

 

Cichlasoma_facetum.jpg

 

Quanto aos Octofasciatum, trata-se de uma espécie muito resistente e que aguenta temperaturas baixas. No entanto, num lago exterior e com um Inverno mais rigoroso, é pouco provável que aguente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chanchito (Australoheros facetum)?

 

Fonte topico: Peixes que suportam o nosso clima http://www.aquariofi...opic=198076&hl=

.

 

Sim Gabriel, olhando para a foto do link que puseste confirmo ser muito parecido/igual :

Austhrolerosfacetum01.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Que foto e peixe fantástico......não há possibilidade de apanhar uns?

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se a apanha sem autorização é permitida mas que estão ali á mão de semear estão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais