CRS - alguns dos que por cá andam


Recommended Posts

Queria mostrar umas imagens de alguns CRS que já passaram aqui por casa, assim como da descendência que por cá anda.

 

Longe de serem os meus invertebrados favoritos - quanto a mim são camarões overrated -, tem sido no entanto um prazer mantê-los fazendo alguns apuramentos. Muitas vezes quando me pedem informações sobre a melhor maneira de os manter, percebe-se imediatamente a preocupação de quem pergunta, face à ideia prevalecente de que CRS são camarões complicados de manter.

 

O meu discurso passa por ser, invariavelmente, o mesmo: são camarões que precisam de aquários bem maturados e com parâmetros estáveis, devendo-se muitas vezes o insucesso de quem inicia a querer apressadamente introduzir CRS num aquário recentemente montado; necessitam igualmente de trocas de água regulares, sem grandes variações de parâmetros, e com o máximo cuidado de neutralizar cloro e outros elementos através do uso de um bom produto anti-cloro; por fim, precisam de alimentação rica e variada, isto é, alimentação composta tanto de proteínas, quanto de fibras e vitaminas, procurando variar a alimentação atendendo ao estado de desenvolvimento dos próprios camarões, sendo que fêmeas adultas necessitarão de diferente alimentação que juvenis a entrar na fase adulta - ora, isto é só um exemplo.

 

Se considerarem que todas as necessidades descritas acima são difíceis de recriar e manter, então podem considerar que CRS são invertebrados complicados de manter. Quanto a mim, trata-se de aquariofilia básica. ;)

 

Com isto, podemos então mostrar algumas fotos:

 

IMG_0314.jpg

CRS grade S (ligeiro tiger tooth mas V-band quanto a mim) juvenil, bem bonitinho

 

IMG_1205.jpg

mais um juvenil

 

IMG_1223.jpg

grade SS (através de um vidro bem sujinho)

 

IMG_1179.jpg

grade SSS

 

IMG_1268.jpg

e mais um SSS

 

IMG_1252.jpg

grade SS no-entry Hinomaru, adulto

 

IMG_0375.jpg

e mais um grade SS para terminar

 

Espero que gostem !

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos!

 

A última foto está espectacular.

 

Podias ter posto uma panorâmica do áqua, gostava de ter uma ideia do "palácio" onde residem.

 

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Já fiz algumas fotos do aquário mas ainda não saiu nenhum de que gostasse, em parte pela iluminação reduzida. Vou ver se com mais luz os resultados melhoram.

 

Em todo o caso, não era minha intenção vir mostrar o aquário, apenas alguns camarões.

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pergunta !

 

Estou a usar todos em baixo excepto o Biomax e o Sera shrimps que entretanto já sairam. Para além disso também alimento com ervilhas cozidas e descascadas. Eles adoram.

 

IMG_8223.jpg

 

E apesar da maioria dos alimentos se manter, a lista é a seguinte:

 

Mosura excel;

 

Mosura Bioplus;

 

Hikari Crabs & Shrimp Cuisine;

 

Tropical Spirulina Super Forte;

 

JBL Novo Prawn

 

Aquamoos Color Enhancer (aditivo melhorador de brancos).

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece fácil :chores007:

 

Mas não é complicado. Este tópico, apesar de breve, pretende demonstrar isso mesmo. Como já escrevi acima, para manter e reproduzir CRS basta seguir algumas regras básicas de aquariofilia. Mesmo se pensarmos que factores genéticos dos invertebrados e condições estáveis dos aquários são elementos essenciais para o sucesso da manutenção de crystal red, não há aí nada que vá contra o que foi dito anteriormente. São dados que só vêm confirmar mais essa ideia, e não o contrário.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Já veio a mulher da limpeza aqui 2x a limpar a baba! Muito muito bonitos! Grades Espectaculares! Uma verdadeira delícia requintada para o olhos!

 

Parabéns! ;)

 

Já agora, não querendo aproveitar, já viste no meu tópico a nascer um CRS? :D

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem... Já veio a mulher da limpeza aqui 2x a limpar a baba! Muito muito bonitos! Grades Espectaculares! Uma verdadeira delícia requintada para o olhos!

 

Parabéns! ;)

 

Já agora, não querendo aproveitar, já viste no meu tópico a nascer um CRS? :D

 

Cumps.

 

Obrigado. Já vi o teu tópico há umas semanas atrás e é sempre uma alegria quando vemos os primeiros vermelhitos a pairar pelo aqua.

 

Agora é tratar bem deles ;)

Realmente são fabulosos, muitos parabens.

q

 

Obrigado. Tenho noção que esses das fotos não são perfeitos, mas a descendência desses já subiu mais uns degraus.

 

Obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais