Help... Os meus escalares fizeram uma postura, e agora?


_Filipa_

Recommended Posts

Boas pessoal

Hoje tive uma surpresa no meu aquario.

2 dos meus 4 escalares resolveram colocar uns lindos ovinhos! numa dos folhas mesmo no centro do aquario tenho tudo cheio de ovos por todos o lado :dance: :dance: :dance:

 

Agora tenho montes de questões tenho passado a tarde em pesquisa, mas mesmo assim precisava de toda a ajuda que me conseguirem dar.

 

Os Escalares casal estão a fazer a vida negra aos outros dois, enquanto um se debruça sobre a folha a por ou fertilizar os ovos, o outro anda a aterrorizar os outros dois.... Não tenho onde os por, será que não arranjo alguém da zona que mos "guarde" por uns tempos? ou como posso fazer? pensei por uma rede a dividir o aquario, mas depois quando os ovos eclodirem eles vão passar para o outro lado e servir de petisco, não? :ohmy:

 

Tenho duas raposas voadoras entre os peixes de fundo que estam a comer todos os ovos que caem, quando digo todos digo mesmo todos! o cae tambem está de olhos, só as coridoras ainda não foram lá.

Estes eu tenho uma maternidade de rede onde os posso prender sem problema, mas o eu ir com o camaroeiro apanha-los não vai incomodar demasiado os pais? :huh: Se a melhor opção for retirar os ovos como faço isso?! eles estam colados a uma folha, tiro a planta? e os pais? isso não vai perturbar os pais? mudo-os também?

 

Esperando que os ovos nascem bem. E agora? Como os consigo alimentar num aquario tão grande?

 

 

Fica em baixo alguma da informação que achei mais esclarecedora, mas mesmo assim mantenho as minhas duvidas :confused4:

 

O casal cuida dos ovos em conjunto. Após alguns dias, os ovos eclodem, mas os recém-nascidos mantém-se no mesmo sítio, alimentando-se dos próprios sacos. Ao fim de uma semana, os peixes começam a nadar livremente no aquário

 

Se os seus Escalares desovarem inesperadamente num aquário comunitário, convém retirar os ovos, no caso de tal ser possível, tratando-os da forma que acabamos de indicar. Os pais dificilmente poderiam preservar os ovos e os alevins das bocas vorazes que os rodeiam. Será preferível retirar os ovos a mudar todos os outros peixes para outro aquário. Os pais têm um instinto que os leva a guardar os ovos, impedindo-os de serem comidos. Mas se forem perturbados como acontecerá quando se fizer a tentativa de apanhar à rede os outros peixes do aquário, esse instinto pode ser superado pela excitação, que os levará a comer os ovos. Esta afirmação aplica-se principalmente a peixes jovens que desovaram pela primeira vez, os peixes mais velhos perturbam-se com menos facilidade

 

Quando começam a nadar, podem ser alimentados com "camarões de salina" recém-nascidos e com micro vermes, e pouco depois podem começar a comer dáfnias coadas pela peneira mais fina ou Tubifex esmagado ou migado

 

 

Agradeço imenso toda a ajuda e opiniões, adorava conseguir ajudar os novos papás a serem bem sucedidos na primeira vez deles biggrin.png' alt=':biggn:'> Assim que possa ponho os videos da desova :dance:

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, esquçi-me desse pormenor. Ora é mais ou menos a seguinte,

medidas aproximadas +/- 200 L 90/40/50

pH: entre o 7.5 e o 8.0 (curioso que a agua sempre esteve nos 7.0 e sempre se manteve assim sem a minha ajuda e fui agora medir para dar dados ao certo e aumento quaise para os 8, terá relacionado? não mudei mesmo nada que possa ter causado essa mudança)

Temp.: 27,5 Cº

 

Com os seguintes habitantes:

- 4 Escalares (o casal e mais um par, não sexados)

- 1 platy (que ficou escondido quando tive a vender os outros e não me lembrei dele então ficou por cá)

- 5 coridoras

- 2 CAE

- 2 raposas voadoras

- 1 kuly

 

A flora já não sei ao certo, mas dá para ver no video.

 

Aqui fica o 1º video dos papás =)

http://www.facebook.com/video/video.php?v=3630782082669

 

A primeira foto:

bbsepaps.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Entretanto hoje tinham desaparecido para ai metade dos ovinhos ='(

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º- já chegei a pôr um acrilico com umas abertura dos lados para a água, assim separarei ciclideos....

2º- isso como não sou muito entendido nisto de escalares não sei....

3º- isso é facil é deitar comido própria esmagada ou esmagada dos pais que eles devem vir acima comer....

 

Espero ter ajudado no que podia....

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º- já chegei a pôr um acrilico com umas abertura dos lados para a água, assim separarei ciclideos....

2º- isso como não sou muito entendido nisto de escalares não sei....

3º- isso é facil é deitar comido própria esmagada ou esmagada dos pais que eles devem vir acima comer....

 

Espero ter ajudado no que podia....

 

 

Cumprimentos

João Cunha

 

João isso da separação já tinha pensado nisso mas e quando os ovos eclodem? retiro a separação? deixo tar? de qualquer forma esta desova não deve resistir já só estam lá cerca de metade dos que eles puseram...

Hum a minha questão com a alimentação dos escalares é será igual aos nigros (por exemplo) que os alevins assim que nascem já comem tudo o que apareçe ou será tipo os betas que primeiro que consigam comer comida esmagada tenho que andar com os malcheirosos dos micro-vermes pela sala?...

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o acrilico não há problema deixas pouco espaço dos lados e mesmo que algum passe rapidamente volta a passar para o lado certo ou vais lá com a rede a apanha-lo....Se eles comem como ops bettas ou como os nigros não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem nesta desova já não deve valer a pena por o acrilico ='( fui lá espreitar agora e restão no maximo 10 ovos....

Mas estava a pensar e se calhar vou ver se arranjo maneira de dividir o aquario e manter o casa separado dos outros e esperar nova postura. acham que por exemplo uma coisa deste genero será o suficiente?

 

semttulolh.png

Uploaded with ImageShack.us

 

 

A amarelo está a "area de filtro" tem a entrada e saida do filtro externo e outro filtro que tenho estado a usar como reforço

A rosa está o termostacto

O retangulo preto é a vista de frente do aquario

A cinza escuro está uma placa acrilica furada (ou não) que irá separar a area onde irei manter o casal do resto do aquario

Em baixo a roxo claro está uma bomba para fazer passar a agua da area 2 para a 1 (e as setas representão a respectiva movimentação da agua

e a azul claro está o nivel da agua que cairá da zona 1 para a 2

 

Não sei se me fiz entender na ideia... o que acham?

Fico com um aquario de reprodução sem a despeza de ter mais um aquario...

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta pôr o acrilico com espaço dos dois lados, bem seguro e para fazer circulação bolhas do lado com memos movimentação....foi assim que fiz, acho mais simples desta maneira, mas a meu ver a tua tb dá....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui 2 videos dos meus meninos!

Nenhum ovo sobreviveu mas para a proxima vou tar preparada, acham que vale a pena colocar um cone de desova? vou separar o aqua com um acricico e parte vai ficar só para o casal.

 

Alguns dos habitantes do meu aquario =) espero que gostem!

http://www.facebook.com/video/video.php?v=3638671439898#!/photo.php?v=3638593797957&set=vb.1067633800&type=2&permPage=1

 

Hora do petisco (os gajos adoram isto, não é para eles é aquelas minhocas secas para os betas, mas os escalares adoram aquilo até saltam da agua)

http://www.facebook.com/video/video.php?v=3638671439898#!/photo.php?v=3638671439898&set=vb.1067633800&type=2&permPage=1

 

O Quarteto fantastico:

quarteto2cpia.jpg

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o cone de desova se calhar era melhor pois assim os ovos já não caiam tao facilmente e poêm o acrilico, acho que é o melhor.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipa

infelismente vai ser quase impossivel salvares esses alevins mas nao deixes de tentar

em elaçao a comida tens de os alimentar com artemia recem eclodidaa partir do 1º dia de nado livre ,pois eles vao -se estar a alimentar do saco vitelino durante tres dias e depois vao se colar aos pais e alimentar-se de um muco que os pais segregam e nessa altura deves de os alimentar com a artemia salina recem eclodida em doses muito pequeninas ate eles começarem a se desenvolver.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipa

infelismente vai ser quase impossivel salvares esses alevins mas nao deixes de tentar

em elaçao a comida tens de os alimentar com artemia recem eclodidaa partir do 1º dia de nado livre ,pois eles vao -se estar a alimentar do saco vitelino durante tres dias e depois vao se colar aos pais e alimentar-se de um muco que os pais segregam e nessa altura deves de os alimentar com a artemia salina recem eclodida em doses muito pequeninas ate eles começarem a se desenvolver.

 

Não sobreviveu nenhum, mas já ando a preparar-me para a proxima, irá correr melhor =D então já tenho de estar preparada =)

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola filipa !

para teres sucesso na reproduçao dos escalares tens de os separar para um aquario sozinhos.

o ideal 45x45x45 com um filtro de esponja e um termostato e um cone de desova ou um tubo preto ou uma telha para eles desovarem.

a temperatura ideal é 28,29 gº.

mudas de 15% por dia e quando eles desovarem nao mexas no aquario nesses 3 dias seguintes a nao ser alimentá-los muito pouco para minimizar a poluiçao na agua,entretanto os alevins eclodem e vao ficar mais uns dias a comer o saco vitelino é nessa altura que fazes a artemia para ela eclodir entre 24/48 horas e quando eles começarem o nado livre e se agarrarem aos pais vais ajudando a alimentar com a artemia

 

podes dar essa que me mostras-te mas nao é ideal.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o ideal mesmo era separares o casal para um aquario à parte.

depois de o casal porem os ovos, iras observar os pais a fecundarem os ovos, passado tres dias da postura os alevins iram começar a abanar o "rabo" e ai tiras os pais...

falo por experiencia propria

a alimentaçao para os alevins que eu dou aos meus é artemia eclodida

 

boa sorte com os escalares nessas posturas :)

Cumprimentos,

Ruben Leite

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem venho então actualizar a situação lá da "casa aquática":

 

Entretanto o escalar amarelo revelou-se uma femea, pôs ovos sozinha =S o preto continua sem se conseguir saber, nem fez casal nem pôs ovos.... Como é lógico dessa fornada de ovinhos ela passado uns 2 dias abandonou-os e eles desapareçeram... ela nem par tinha... porque é que isto aconteçe? será por ela não ter par e ver os outros por ovos?

 

O meu casalinha entretanto voltou a por ovos na mesma folha, já posuram os ovos mais direitinhos e tudo, mas num comunitário eles não têm hipotese de nascer. Mas eu neste momento não posso pagar outro aquario então prontos eles têm de ficar assim...

 

O preto continua a ser o renegado e ter de andar sempre escondido, ou é a amarela que lhe morde ou é o casal....

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

filipa,coloca a tal separaçao que queres fazer em acrilico que é suficiente.

nao precisas de outro aquario.

eu proprio já fiz isso.

agora é assim,o ideal era meteres azul de metileno na agua depois de o macho fecundar os ovos,para eles nao fungarem.

eu no proprio dia que eles começam a nadar,começo logo a alimenta-los com artemia recem eclodida,pois o saco vitelino nao é suficiente para teres uma taxa de sucesso de +-98%.

se os deixares a alimentarem-se so do saco vitelino durante esses 2/3 dias,varios escalares ao fim de alguns dias vao acabar por morrer.

o j-santos disse que eles se colam aos pais para se alimentarem do muco,pois isso nao é verdade.

nao estamos a falar de discus,mas sim de escalares.

 

cumps

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, vou tentar ver se arranjo alguma coisa para fazer a separação e a movimentação da agua do lado deles. Fiquem desempregada aqui á um mês e agora até as coisas mais simples podem custar demais para poder faze-las... ver se arranjo algum resto de acrilico á medida.

Brigadão na mesma vou dando novidades!

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje de madrugada os meus maravilhosos Escalares tiveram mais ovinhos! :pompomgirl:

Aqui ficam:

182012novapostura3cpia.jpg

Uploaded with ImageShack.us

182012novapostura2cpia.jpg

Uploaded with ImageShack.us

182012novapostura1cpia.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Video:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3751746866713.151981.1067633800&type=1#!/video/video.php?v=3751754506904

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se deres comida normal,como por exemplo granulado desfeito,vais conseguir que sobrevivam alguns,mas nao muitos.

eu já fiz isso uma vez,porque nao arranjei ovos de artemia a tempo e sobreviveram apenas 11 escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

numa loja de aquariofilia arranjas,pode é nao ser muito barato.

eu costumo mandar vir da aquaristic porque é bastante mais barato,mas demora sempre bastante tempo.

mas agora tambem teem uma comida para alevins,apesar de nunca ter experimentado sei que nao vai ter os mesmos resultados que alimentados com artemia recem eclodida,mas para desenrascar axo que serve perfeitamente.

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais