Estreante na aquariofilia!


Recommended Posts

Boas , :drool3:

Bem, sou novo por aqui mas sempre gostei muito de peixes.

Aproveitei um bom negocio e comprei um aquário com 150 cm de comprimento, 35 cm de largura e mais ou menos 50 cm de altura (de água). Vou começar por descrever os materiais que já vinham com ele:

- termostato de 200W

- Duas lâmpadas de 120 cm (Ambas da marca Sylvania, uma diz Gro-lux, F36W/Gro-T8 e a outra Aquastar F36W/174-T8, 1000k) ??

- Como filtro estava a trabalhar com uma Sump (com uma bomba 900l/h)

- Vinha tambem uma peça azul, tipo uma piramide, e tem uma entrada para um tubo de lado. . . já vi numa loja a sair bolas de ar dele. . . o que e para que serve?

 

Bem, antes de mais fui pesquisar sobre sumps e comprei uma bomba mais potente (2000l/h da Eheim) e lã de vidro. Entretanto vou comprar amanha cerâmica e uma esponja para assim completar a sump.

Em relação ao substrato, para já comprei JBL manado.

Ainda não decidi a fauna que quero, mas nada de muito especial para já (neons), mas já comprei um pack de pantas não muito exigentes (que agora não consigo dizer os nomes delas) :S

 

Agora as dúvidas:

-Em relação ao plantado: Alguem me sabe dizer se as lampadas sao as indicadas? Nao consigo perceber o que está la escrito. . .

-Já li vários topicos em relaçao a co2, mas quanto mais leio mais duvidas surgem. Só sei que nao queria gastar muito dinheiro, mas tambem nao me parece que os caseiros sejam uma boa soluçao . . . Sugestoes?

-O Substrato: como disse, comprei o manado, mas para substrato fértil estava a pensar em comprar ou tropica ou aquabasis, qual recomendam? pode ser outro. . . .

 

De resto, agradeço opiniões e sugestões sobre material etc! :)

 

PS: neste momento estou a montar um movel, mal o acabe ponho aqui fotos da evolução do aquário.

Editado por Gaspar Boris
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário = (150*35*50)/1000 = 262,5 litros

 

Quanto ao termostato aconselho-te a adquirir mais um de 100W ou então um de 300W. Assim poupas na conta da EDP.

 

Quanto à iluminação tens 2*36W = 72W, o que é pouco para determinados tipos de plantas. Não querendo dizer que com esta iluminação não conseguirás ter um plantado, tens é de ter cuidado na escolha das plantas. Para poderes ter qualquer tipo de planta é aconselhável ter +/- 1W/L, ou seja uma luminária com 230W aprox.

 

Quanto à sump, não sou expert na matéria mas acho que esta faz um serviço bem melhor que o filtro.

 

Quanto ao CO2 uso é de botija, nunca usei caseiro, sai um pouco caro mas a longo prazo compensa.

 

Quanto ao substrato na minha montagem usei tanto o fertil como o inerte da JBL, só para dizer que estou satisfeito, não tenho razão de queixa.

 

Esperamos pelas fotos.

 

Cumpts

Editado por pdl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela primeira resposta :)

Sim, pelo que já percebi não vou conseguir grande plantado, mas também não vou investir aí, fico com a iluminação que tenho. . .

 

Quanto ao CO2, sinceramente não sei se compensa com o plantado que consigo ter com esta iluminação. . . poderia experimentar, mas se assim fosse queria uma solução económica, agradeço sugestões!

 

Sim penso que vou ficar pelo aquabasis. . . vou compra-lo na sexta! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esta iluminação e uma boa fertilização ainda consegues manter alguns tipos de plantas, musgos, anúbias, fetos, vallisnérias, cabombas, etc... sem necessidade do CO2.

 

Claro que as plantas vão demorar mais tempo a desenvolverem sem o CO2.

 

Cumpts

Editado por pdl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gaspar!

 

Bem vindo ao Forum!

 

Para já faço minhas as palavras que o PDL disse. Não acho que devas investir para já num sistema de CO2.

 

Tens poucas luzes, vais usar plantas não muito exigentes, com uma boa fertilização (ou não) não há razão para elas não crescerem bem. O CO2 é (como disseram hoje por aqui no forum) como uma droga no aquário, a partir do momento em que começares a usar, é dificil depois voltar atrás. Depois é mais um equipamento para te chatear, além de ser caro e de tornar a manutenção do aquário um pouco mais exigente.

 

Para já acho que devias ir com calma, tens tudo o que precisas (até mais, um sump é do melhor que podes ter num aquário!) vai fazendo assim o teu aquário e gradualmente podes ir alterando as luzes do aquário e o tipo de plantas até finalmente saberes o suficiente para teres um sistema de CO2.

 

A peça azul de que falas não é tipo uma pedrinha com um bico em plástico? Se é é uma pedra difusora, é acoplada com uma mangueira de ar a uma bomba de ar para oxigenar a água. Se tiveres plantas e alguma circulação à superfície não precisas disso para nada.

 

Não te esqueças de fazer bem o ciclo do azoto!!! E calma antes de começares a comprar peixes desenfreadamente, isso dá quase sempre mau resultado.

 

Qualquer dúvida... estamos aqui para isso!

 

Abraço

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias :D

bem vindo a caverna dos doid....viciados por peixes e afins...

quanto ao co2...sinceramente não estou a usar, ja usei caseiro mas depois de muitas opiniões acho que aquilo e capaz de fazer mais mal que bem logo não uso

quanto à luz...eu tenho apenas 15W...uma lampada t5 compenso fazendo um foto periodo mais longo

eu tenho valls, HZ fetos java e musgo

combino com uma boa fertelização e tudo cresce, talvez um pouco mais lento...mas cresce...

mas qualquer coisa ja te disseram tudo :D...

boa sorte

eu vou estar seguindo este topico (sim não tenho mais nada para fazer)

qualquer coisa apita...

 

ahhh

e fotos?...queremos fotos...xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas a todos! Peço desculpa pela minha ausência mas montar o aquario demorou muito mais tempo do que pensava inicialmente..... Basicamente, depois de ter montado com ajuda de um amigo um movel que conseguisse aguentar com este peso todo, quando coloquei a bomba 2000l/h da Eheim na sump (bem mais potente que a anterior) o buraco por onde a agua saía do aquario principal não tinha diâmetro suficiente para passarem os 2000l\h... conclusao tive que fazer um buraco mais largo que conseguisse vazar a agua que entrava. E arranjar tubos?? nem vos conto..... mas por fim consegui. Agora a altura ficou nos 65 cm (150*35*65)/1000 = 330,7 litros.
Coloquei substrato fertil e inerte da JBL. Comprei também mais um termóstato de 300W mas mantive o de 200W.

Já tenho o aquario a funcionar a mais ou menos 3 meses.
Depois de fazer o ciclo coloquei uns limpa fundos (coridoras) e correu tudo bem. Ainda estão bem de e até ja colocaram ovos na semana passada.... mas dos que consegui salvar nenhum nasceu :S
Depois coloquei dois limpa vidros (plecos). Bem, resumindo, fui acrescentando mais peixes Semana a semama e neste momento a minha fauna é a seguinte:
- 3 corydoras
- 2 Plecos
- 2 Platys
- 3 Danios zebra
- 10 Neons azuis
- 5 Tetras do congo
- 6 Guppys ( 3 machos e 3 femeas) ... e varios bebes.
- Endlers (4 machos e 5 femeas)
Tive uma baixa recentemente de uma guppy femea (como nao tenho tampa decidiu atirar-se do aquario)

No fim de semana comprei 3 ramirezis ainda bastantes pequenos, um deles albino, ate agora tudo bem, nem se metem com os outros peixes, apenas umas pequenas perseguições entre eles....
De flora sinceramente nao sei o nome..... mas comprei uns packs aqui no forum.

Aqui vao as fotos com a evolução do aqua
Lá para final de setembro http://imageshack.us]ImageShack.us[/url] http://imageshack.us]ImageShack.us[/url]
La para novembro assim
http://imageshack.us]ImageShack.us[/url]
e no final de dezembro assim

http://imageshack.us/photo/my-images/255/img0605uo.jpg/]img0605uo.jpg[/url]


img0629wk.jpg

Uploaded with ImageShack.us
Não esta nada de especial o layout mas li sobre a regra de ouro e tentei usa-la..... mas tambem nao tinha muito material :/

Aceito todo tipo de sugestões criticas.....

Editado por Gaspar Boris
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa a todos:)

Comprei dois guppys novos no ultimo fim de semana e estao com um comportamento estranho. Esta pouco ativo e esta quase sempre no mesmo local do aquario que é mesmo ao lado do termostato que esta a beira da saida da agua (que depois vai para o filtro).

Alguem tem alguma ideia do que se pode estar a passar? os outros peixes estão bem.....

sera porque a agua esta muito fria para eles e ainda nao se habituou? ou sera da luz do termostato?

os outros peixes:

 

img0660hv.jpg
os guppys novos: (e um danio que resolveu fazer igual):
img0682hw.jpg
Ainda mais uma coisa, apareceram estes ovos???? colados a uma planta e em alguns troncos.... serao mesmo ovos? e se forem, alguma ideia de quem?
img0686ii.jpg
img0689oh.jpg
fico a espera de respostas!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ires apanhando os que estão visíveis... comprares umas anentome helena para dar cabo deles

Editado por João Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ver se vejo algumas a venda.... o guppy acabou por morrer hoje. continuo sem saber a razao, alguem tem alguma teoria? foi um caso isolado deste casal que comprei, estariam doentes? Alguma razao para passarem a vida naquele local (a beira do termostato e da saida de agua)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu até deixava mas já começam a ser muitos e já aparecem umas plantas "ratadas".... eu costumo esmagar os que vejo e ponho no aquario, os peixes adoram, vão todos numa correria come-los.

Quanto aos guppys mortos foram caso isolado, com certeza que vinham assim já da loja. Vou lá amanha ver o que dizem. Deixo aqui mais umas fotos, a flora evolui bastante nos ultimos dias.....

 


img0018by.jpg

img0019mk.jpg

img0032wi.jpg

 

Esta planta até cresceu demais, podo? como? nunca o fiz antes.....
aceito todo tipo de sugestões :)
Editado por Gaspar Boris
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos! :) e então essas sugestões e opiniões ? eu gostava de mudar qualquer coisa no layout, so nao sei bem o que é.... mais esconderijos? ou um aglomerado de pedras? troncos?

Vinha também pedir opiniões em relação a condicionardes de agua e fertilização líquida.

 

Acondicionador de agua:

Eu uso água da companhia e com a litragem que tenho nao tenho oportunidade de colocar a agua a repousar durante 24h etc, ligo a mangueira ao chuveiro, encho a sump e coloco o acondicionador de agua lá. Até agora tenho usado o Aquatan da sera mas nao rende nada.... pelo que li o Seachem Prime pareceu me a melhor opção, que acham?

 

Fertilização líquida:

Nunca fiz, só tenho mesmo o substrato fertil, mas queria desenvolver algumas plantas como as anubias e o musgo.... Há tanta coisa a venda que nao sei por onde lhe pegar.... vi a dizerem bem do Seachem flourish, mas depois de visitar o site vi que desta marca tem de fosforo, potassio, nitogeno e ainda um chamado exel.... Aconselham algum? desta ou outra marca.... e em que loja costumam comprar? estou a ver a Wate r evolution....

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.