Aquario "transplantado"


Hugobatista

Recommended Posts

Ola a todos!Antes de mais e visto ser o meu 1º post,gostaria de me apresentar,o meu nome é Hugo sou de Lisboa e apos alguns anos afastado desta lides...voltei!Agora vamos as minhas duvidas.Eu adquiri um aquario "110x50x50" e com ele vinham alguns habitantes,os quais passo a citar: 4 barbos sumatra,4 barbos verdes(mto parecidos com os sumatra),2 platys,um peixe arco iris bosemaene,1 escalar marmorado com cabeça amarela (ja adulto e perto do tamanho maximo) e uma platydora costatus.todos os peixes se dao bem,so de vez em qd é que aparece um barbo mais atrevido que tenta importunar o imponente escalar.

resultados dos testes a agua:

P.h-entre 7/7.2

Kh-4

Amonia-0

nitritos-entre 0/0.1

nitratos-5

teste da marca Nutrafin

 

 

Juntamente tb tenho algumas plantas q adquiri posteriormente, nao mtas, e de facil manutençao(2valisnerias,2cabombas,2amazonenses e 1 elodea,como nao tinha substracto comprei umas pastilhas da Sera (florenette A) que coloquei numa dose inferior a dita pelo fabricante,devido as poucas plantas.

Agora as minhas duvidas...agora é que sao elas!

Poderei introduzir novos escalares?As plantas parecem estar bem e vejo as bolhinhas de oxigenio a sair das folhas,q mais posso usar para complementar a alimentaçao das mesmas?Eu na realidade gostaria de por naquele aquario Zebras e corydoras mas tenho medo que tanto o escalar como a platydora façam deles um pequeno festim!

 

 

 

por hoje e tudo e obrigado!

 

 

 

Hugo Batista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Quanto a escalares não te posso ajudar. Em relação ao resto... não devias ter nitritos nenhuns... muito menos num aquário ciclado o que me leva à questão... que filtro tens? Será suficiente para a carga biológica que tens no aquário? Um bom sinal de falta de filtração biológica são os nitritos.

 

Quanto às plantas, não sendo um "iluminado", posso dizer-te que, para alimentares as plantas, precisas de 3 coisas fundamentais:

 

Luz, dióxido de carbono e nutrientes.

 

A luz é o motor que faz com que as centrais nucleares (plantas) trabalhem... quanto mais luz, mais elas trabalham... o que fazem elas? De uma forma simplista, usam dióxido de carbono e nutrientes para criar e desenvolver as suas estruturas (crescer) e produzir oxigénio. Para que as plantas crescam precisam portanto de todos estes componentes em equilíbrio. Não vale a pena dar à chave para por o motor a trabalhar se não houver combustível para queimar assim como não vale a pena dares muita luz se não tiveres o resto.

 

Uma vez que tenhas luz adequada (não sei quanto tens) e assumindo que não queres um motor a trabalhar a 200km/h (com injeção artificial de CO2) faltam-te os nutrientes.

 

Os nutrientes dividem-se em 2 grandes categorias. Macros (elementos que são consumidos em grandes quantidades) que são N (azoto), P (fosfatos) e K (potássio) e Micros (elementos ou vestígios que são consumidos em pequenas quantidades... são 14 mas os principais são o ferro, cálcio, magnésio, sódio, boro, zinco, etc etc).

 

O importante é equilibrar tudo de forma a que as plantas se sintam bem e que cresçam à vontade de maneira a que controles possíveis booms de algas oportunistas que possam aparecer se criares desequilibros nesses componentes... as algas conseguem aproveitar qualquer componente e não precisam de todos como as plantas. Portanto é tudo um jogo de gato e rato.

 

Resumindo... precisas de fertilizar para fazer crescer as plantas desde que tenhas níveis adequados de luz e não sejam plantas que requeiram muito CO2.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.