Zebrasoma (pontos brancos) AJUDA URGENTE!


nbexiga

Recommended Posts

Boas, olha aconselho mesmo o Cleaning shrimp como já disse o Sérgio. Eu tenho um Acanthurus leucosternon ainda pequeno e este dias andei a fazer umas mudanças no aquário notei que ganhou uns pontos brancos nesse dia (ajuda do stress), a noite enquanto via tv reparei que ele andava a roçar o corpo nas rochas e depois começou a chegar-se pro camarão no dia seguinte não tinha nada. è um camarão que faz sempre falta.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lysmata Amboinensis...

 

Eu pessoalmente também considero o Lysmata uma melhor aquisição do que o labroides pelo simples facto do camarão ser necrofago e comer os restos que se encontram no aquário, e também porque só faz limpeza nos peixes se eles assim o quiserem. O labroides por sua vez é muito dependente dos parasitas para a sua alimentação (muitos acabam por morrer no aquário) e pode mesmo importunar os peixes se tiver fome...

 

Quanto ao camarão podes colocá-lo já no aqua se tiveres possibilidade... tirando o cuidado na climatização do animal ao aquário, ele não necessita de cuidados especiais. A maioria deles nem necessita de grande alimentação para sobreviver pois são "scavengers"... andam sempre à procura de algo para comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um á parte...

 

Uma das coisas que mais tenho notado no ciclo do cryptocarion é que ele desenvolve-se muito mais rapidamente em água mais quentes. Por isso é que geralmente quando a temperatura aumenta começam a ser postados mais casos de crypto.

 

Quantas vezes deixo o termostato desligado quando faço as TPAS no inverno e no dia seguinte vejo a água nos 20-21ºC e os peixes impecáveis e no Verão sobe-me 2-3ºC a temperatura e vê-se logo uma ou outra pinta em peixes mais sensíveis? Claro que depois é meter as ventoinhas no controlador e reforçar a alimentação que tudo volta ao normal...

 

Outro conselho... desligar os termostatos no verão para quem não tenha controladores de temperatura, isto porque os termostatos, mesmo que estejam com a água com temperatura muito superior ao valor pretendido, eles disparam regularmente para controlo de temperatura.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sergio vou optar pelos Amboinensis

 

Neste momento nao da para comprar os camaroes, so la para o fim do mes, no entanto eu tenho mais 6 camaroes (2 lysmata debelius e 4 seticaudata) esses não vao implicar com os que ja tenho? tipo compro dois? ou mais?

 

sim realmente aconteceu isso dos pontos quando a temperatura foi mais alta e disparou para os 27.9... foi o maximo que ela atingiu.

 

eu durante o dia ainda me ligo a casa e vou ligando o A/C de x em quando... mas ao fim do mes e puxado.. ;)

 

 

 

abrçs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente os surtos estão relacionados até certo ponto com mudanças bruscas nos parâmetros principais da água - Salinidade e Temperatura

 

Qualquer uma destas mudanças bruscas pode provocar um surto de crypto... mas a razão não está no parasita mas sim no peixe.

 

As mudanças de temperatura bruscas fazem 2 coisas:

- Tal como em nós, o aumento ou decréscimo brusco da temperatura (e de forma continuada) causam choque térmico no organismo que normalmente leva ao enfraquecimento do sistema imunitário - no nosso caso apanhamos uma constipação. Conseguimos perceber que o peixe é sensível a este parâmetro quando climatizamos o peixe. É preciso não esquecer que estes animais não estão adaptados a oscilações demasiado grandes de temperatura...

- A temperatura elevada faz aumentar o metabolismo de praticamente todos os organismos do aquário, em especial o dos peixes - metabolismo aumentado significa maior consumo de O2 e consequentemente menor quantidade de O2 dissolvido na água. Isto leva ao aumento do esforço respiratório do peixe que leva invariavelmente a uma resistência menor do peixe e diminuição da resposta imunitária

 

As mudanças de salinidade bruscas stressam o peixe por variação repentina da quantidade disponível de O2

A subida da salinidade faz descer significativamente a % de O2 dissolvido na água aumentando o esforço respiratório (é por esta razão também que ajuda fazer hiposalinidade no peixe)

 

Basicamente o parasita é essencial para provocar a doença... mas é o peixe que dita o sucesso ou insucesso do parasita. Se o peixe estiver num ambiente estável, sem stress ambiental, territorial, etc, dificilmente vai deixar o parasita instalar-se em força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola nbexiga

 

Que maldição isto dos pontos brancos agora sou eu com eles também tenho o Hepatus e o Zebrassoma pintados com pintas. Ao fim de 2 anos é a primeira vez que me aconteceu isto. Ainda por cima fico mesmo desanimado porque o teu Hepatus morreu e ja estou a ver o meu no mesmo caminho. Ja desliguei o termostato, dou comida com alho mas... ja la vão 3 dias e o hepatus ta pior, o zebrassoma nem por isso :sad2: . Não tenho UV nem os camarões ( Lysmata Amboinensis) para o cleaning shrimp...

 

Como esta o teu zebrassoma? Recuperou bem?

 

Cump

Editado por rwcl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola nbexiga

 

Que maldição isto dos pontos brancos agora sou eu com eles também tenho o Hepatus e o Zebrassoma pintados com pintas. Ao fim de 2 anos é a primeira vez que me aconteceu isto. Ainda por cima fico mesmo desanimado porque o teu Hepatus morreu e ja estou a ver o meu no mesmo caminho. Ja desliguei o termostato, dou comida com alho mas... ja la vão 3 dias e o hepatus ta pior, o zebrassoma nem por isso :sad2: . Não tenho UV nem os camarões ( Lysmata Amboinensis) para o cleaning shrimp...

 

Como esta o teu zebrassoma? Recuperou bem?

 

Cump

Como está a quimica da água?

Toma atenção que oscilações de temperatura podem provocar stress no peixe, e isso não é bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Conceição

 

Como está a quimica da água?

Toma atenção que oscilações de temperatura podem provocar stress no peixe, e isso não é bom.

 

A temperatura esta a 28º e os ultimos testes que fiz foi a 1 semana...

Sal 1023

PH - 8,1

Amonia - 0,05

P04 - 1mg aqui estou com problema, ja comprei anti-fosfato mas ate agora resultado zero

No3 - 10mg

KH - 8

N02 - acabou me o teste

Por acaso faz hoje 1 mês que os transferi para este aquário novo... só uso agua natural do cabo raso e reposição é de osmose

 

E as minhas xenias estão a mirrar quase a desaparecer... são 3 pés pequenos.

Cump

Editado por rwcl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai a tua resposta...

 

Se pesquisares um pouco sobre esse parasita vais ver que o ciclo dele ronda esses timings. Provavelmente um deles devia ter algum parasita que se desnvolveu ate ao ponto de reproducao quando os mudaste de aqua e depois foi o tempo de o parasita passar pelas fases de cisto, esporo, etc... e agora estas a ver o resultado o fim de um mes dessa reproducao. A libertacao de novos parasitas vai de uma a varias semanas... e devera ser por isso que estas a ver os peixes mais carregados agora.

 

Se leres o meu ultimo post veras que o que te deves preocupar é mesmo com o pixe.

 

Boa sorte

 

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens também factores que não ajudam muito, que é a Amónia. É um valor anormal e faz stressar os peixes. Obviamente que terás também Nitrato.

 

O ideal agora é equilibrares a água e manter o menos stress possível para os peixes. Boa alimentação, mas sem abusos maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro Conceição

 

Então aconselhas uma boa TPA tipo 20% da minha litragem o que da 90 litros, ou não é preciso tanto? O sistema tem 450 litros aqu + sump...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por fazer 10% do volume de 4 em 4 dias até os valores normalizarem.

Que agua usas?

 

Agua natural do cabo raso e para a reposição osmose...

Vou seguir o teu conselho Pedro. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a água do Cabo Raso. Algumas pessoas têm feito os testes e tem acusado nitrato e alguma amónia. Faz teste, porque o problema de água pode estar aí.

Eu passei a fazer osmose + sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Conceição

 

Fiquei a pensar naquilo que disseste da agua do cabo raso e quando cheguei a casa fui fazer uns teste porque ainda tenho um bidon de 20 litros guardado na garagem deve ter praí 2 semanas...

 

PO4 - 0,5 mg/l

NH3 - 0,08 mg/l

NO3 - 0 mg/l

PH - 8,5

KH - 7

os outros ja nao tenho...

 

mas com isto confirma-se aquilo que disseste sobre amónia. Os fosfatos também tem, os nitratos não...

 

Alguém aqui do forum que vai ao cabo raso pode confirmar estes valores???

 

Cump

Editado por rwcl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Normalmente a comida com alho e boa na prevenção de parasitas internos , o que no teu caso s pontos brancos e uma doença externa logo sinceramente não vai fazer nada contra a mesma.

 

Tens de procurar algo especifico para o trtamento dos pontos brancos ou se nao o quiseres fazer e esperar e ver o o sistema imunitário do peixe dá conta do recado.... o que sinceramente não faço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal

 

:yahoo: no meu caso o hepatus recuperou a maneira, ja esta em forma. Muita comida misturada com alho, e muito pouco stress ao bicho. Que alivio biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A utilização de Lysmatas amboinensis para a limpeza de cryptocarium é errada assim como a utilização de Labroides dimiatus, existem vários estudos onde se verifica que os Lysmatas assim como os Labroides ajudam na limpeza do peixe mas não há relação com o criptocarium.

O facto de o criptocarium desaparecer ou ser menos visivel da parte da manha tem a ver com o ciclo do parasita.

O ideal é uma quarentena como prevenção. Agora como tratamento tens a hiposalinidade, o cobre ou um metodo que eu pessoalmente gosto bastante que é o "tank transfer method" que consiste em utilizares dois aquarios ou bidoes e fazeres a quarentena ai mudando o peixe de um bidao para o outro de 3 em 3 dias logo de manha com mudanças de água totais após os 3 dias. Mas se tiveres alguma duvida envia MP.

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais