excesso de nitratos


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Estou com um problema no meu aquário, recentemente medi os valores de no3 e reparei que estes estão elevadíssimos, na casa dos 50 ou mais, faço semanalmente tpa's de 20 a 30 lts, aspiro o substrato e limpo +/- 15 em 15 dias os 2 filtros ecco pro 130.

 

Não tenho amónia nem nitritos, apenas nitratos elevados.

Estava a dar diariamente 2 cubos de comida congelada, que eram devorados nos instantes seguintes por toda a fauna existente, tendo diminuído para 1 ou dado comida granulada.

A agua das tpa's fica 1 semana em repouso com turfa a qual fiz a medição antes de ir pro aquário e dá 5ppm.

Já parei de fazer fertilizações de macros pois vi que não eram necessárias.

Não tenho um aquário plantado mas tenho bastantes plantas de crescimento rápido, ao qual ainda vou adicionar hoje um porção de Riccia Fluitans.

 

Faço actualmente 8 horas de iluminação, se aumentar este valor, as plantas supostamente não iram consumir mais nutrientes ?

 

Em termos de fauna, tenho

 

4 ramirezis ( 2 adultos e 2 jovens)

1 femea nijsseni

4 escalares juvenis

7 ottos

7 corydoras

2 ancistrus

 

! Recentemente tive um problema com as barbatanas de um dos ramirezis tendo introduzido diariamente 10 gotas de betadine, será que isto afectou as bactérias ? Penso que não pois não tive nitritos nem amónia mas.....

 

Aquario 120 lts brutos

ph 6.6 ~6.8

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devido as fertilizacoes iniciais e por ter andado a medir incorrectamente os valores de no3, tinha os valores de po4 a 5ppm agora ta 2ppm com as a tpas que fiz no domingo e ontem.

 

fertilizava pelo metodo EI, fosfato de potassio e nitrato de potassio, mistura de micros.

 

actualmente continuo a fertilizar de 2 em 2 dias com micros.

estou com algas pretas!

 

cumpz

 

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devido as fertilizacoes iniciais e por ter andado a medir incorrectamente os valores de no3, tinha os valores de po4 a 5ppm agora ta 2ppm com as a tpas que fiz no domingo e ontem.

 

fertilizava pelo metodo EI, fosfato de potassio e nitrato de potassio, mistura de micros.

 

actualmente continuo a fertilizar de 2 em 2 dias com micros.

estou com algas pretas!

 

cumpz

 

Se deixas de fertilizar con macros e caso as tuas plantas venham a ter alguma carência de Potassio esses nitratos e fosfatos não serao consumidos pelas tuas plantas, ficando mais frágeis. A consequência é que nao te vais ver livre dessas algas. Como ja te devem de ter dito a carencia de algum nutriente pode ser a origem dessa alga e porquê!? Todos os seres vivos tem mecanismos de defesa e quais serao os das plantas? Pelo que tenho lido, aleloquimicos. Mas as plantas so gastam energia na produção dos mesmos se nao tiverem carências. Interessante nao!?

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não é possível eliminar as algas por completo pela tentativa de reduzir os nutrientes, uma vez que as algas podem sobreviver a níveis inferiores aqueles que podem ser medidos pelos kits de testes.

 

Adiciona peixes que se alimentem de algas à fauna, SAE, camarões amano ou caracóis Neretina Zebra.

 

Tenta manter os seguintes níveis de nutrientes: N (10-20ppm), P (0,5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0,1 ppm)

 

A meu ver aconselho-te, Aumenta o CO2 , vai estimular o crescimento das plantas, que que por sua vez deve estimular a competição por nutrientes disponíveis.

 

TPA's, podes também remover as algas manualmente com escova de dentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se deixas de fertilizar con macros e caso as tuas plantas venham a ter alguma carência de Potassio esses nitratos e fosfatos não serao consumidos pelas tuas plantas, ficando mais frágeis. A consequência é que nao te vais ver livre dessas algas. Como ja te devem de ter dito a carencia de algum nutriente pode ser a origem dessa alga e porquê!? Todos os seres vivos tem mecanismos de defesa e quais serao os das plantas? Pelo que tenho lido, aleloquimicos. Mas as plantas so gastam energia na produção dos mesmos se nao tiverem carências. Interessante nao!?

 

Boas, obrigado pela ajuda. Mas entao se continuar a fertilizar não terei um novo pico de nitratos e fosfatos ? Existe alguma forma de fertilizar só com Potássio? Tive a pesquisar e talvez para não aumentar nitratos e fosfatos, fertilizar com cloreto de potássio, que acham ?

 

 

Boas.

 

Não é possível eliminar as algas por completo pela tentativa de reduzir os nutrientes, uma vez que as algas podem sobreviver a níveis inferiores aqueles que podem ser medidos pelos kits de testes.

 

Adiciona peixes que se alimentem de algas à fauna, SAE, camarões amano ou caracóis Neretina Zebra.

 

Tenta manter os seguintes níveis de nutrientes: N (10-20ppm), P (0,5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0,1 ppm)

 

A meu ver aconselho-te, Aumenta o CO2 , vai estimular o crescimento das plantas, que que por sua vez deve estimular a competição por nutrientes disponíveis.

 

TPA's, podes também remover as algas manualmente com escova de dentes.

 

Já tenho 7 ottos e 2 ancistrus para fazerem uma certa limpeza, tou a pensar comprar camarões ou caracóis para ajudar a festa.

Em termos de valores, no3 a 40 ppm +/-, P a 1ppm, K ?????, ( Ca máximo 55 mg/l, Mg máximo 9,3 mg/l Fe maximo <50 µg/l valores da rede publica)

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda. Mas entao se continuar a fertilizar não terei um novo pico de nitratos e fosfatos ? Existe alguma forma de fertilizar só com Potássio? Tive a pesquisar e talvez para não aumentar nitratos e fosfatos, fertilizar com cloreto de potássio, que acham ?

 

Enquanto não introduzes Nitrato de Potassio podes meter Cloreto de Potassio para adicionar Potassio ou outro fertilizante que contenha potassio. Acho que não deve de compensar a compra de muito Cloreto de Potassio a não ser que o teu aquario produza muita quantidade de nitratos e que deixes de fertilizar com tal coisa o que dúvido. Talvez te compense mais ao inicio comprares o Potassio da Seachem e analisares o andamento da carruagem.

Por experiencia propria e exemplo o meu Nano produz fosfatos a brava e nem uma gota adiciono. Entretanto fertilizo com os valores que o Pdl te deu em cima, menos com fosfatos e desde que tenho o aquario estabilizado que não vejo grandes algas. O vidro da frente não limpo há três semanas, mas se calhar graças a uma praga de caracois lol Tenho uma especie de BBA , muito pequena, num grão de areia com 3 mm2 há tanto tempo que nem me lembro e não passa daquilo. Mas certamente se fizer passar "fome"as plantas aposto que ela se vai aproveitar da situação e tentar ocupar territorio no aquario...

 

Cumprimentos...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Enquanto não introduzes Nitrato de Potassio podes meter Cloreto de Potassio para adicionar Potassio ou outro fertilizante que contenha potassio. Acho que não deve de compensar a compra de muito Cloreto de Potassio a não ser que o teu aquario produza muita quantidade de nitratos e que deixes de fertilizar com tal coisa o que dúvido. Talvez te compense mais ao inicio comprares o Potassio da Seachem e analisares o andamento da carruagem.

Por experiencia propria e exemplo o meu Nano produz fosfatos a brava e nem uma gota adiciono. Entretanto fertilizo com os valores que o Pdl te deu em cima, menos com fosfatos e desde que tenho o aquario estabilizado que não vejo grandes algas. O vidro da frente não limpo há três semanas, mas se calhar graças a uma praga de caracois lol Tenho uma especie de BBA , muito pequena, num grão de areia com 3 mm2 há tanto tempo que nem me lembro e não passa daquilo. Mas certamente se fizer passar "fome"as plantas aposto que ela se vai aproveitar da situação e tentar ocupar territorio no aquario...

 

Cumprimentos...

 

o potassio da Seachem da resultado? e o excel como carbono liquido?

 

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o potassio da Seachem da resultado? e o excel como carbono liquido?

 

cumpz

 

O Seachem Flourish Potassium é uma fonte de Potassium e o Seachem Flourish Excel é uma fonte de Carbono. Ao adicionares CO2 caseiro estas a dar tambem uma fonte de Carbono as plantas.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já parei de fazer fertilizações de macros pois vi que não eram necessárias.

 

Faço actualmente 8 horas de iluminação, se aumentar este valor, as plantas supostamente não iram consumir mais nutrientes ?

 

As plantas são mecanismos avançados de processamento de nutrientes... se lhes faltar um, elas não vão processar 3/4 ou 1/2... não processam, ponto final. Se não tiveres potássio nenhum, podes ter as toneladas de nitratos e fosfatos que quiseres que não vai ser consumido nada.

 

Eu não uso já sulfato de potássio pelo ponto de solução baixo. Utilizo o KCL para atingir os níveis que quero de potássio. Compras isso na farmácia e não custa os olhos da cara.

 

Quanto ao carbonato de potássio, gostava de saber também visto que tem mais potássio disponível que o cloreto... no caso do cloreto, aquilo acaba por evaporar ficando só o potássio, no caso do carbonato... gostava de saber :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah... o carbonato de potássio tem tendência para fazer subir o ph pela reação química criando bicarbonato de potássio. Não é para mim visto o meu Kh já ser alto demais ultimamente...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah... o carbonato de potássio tem tendência para fazer subir o ph pela reação química criando bicarbonato de potássio. Não é para mim visto o meu Kh já ser alto demais ultimamente...

 

obrigado pela informação, sendo assim pra mim também não dá.

Ja tive a procura de cloreto de potássio aqui nas farmácias da zona, apenas uma ficou de me contactar para confirmar se arranja KCL em pó.

Alguém sabe de alguma que arranja aqui na margem sul ou em Lisboa.

 

Se nao conseguir arranjar vou comprar o seachem Potassium

 

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fertilizar com carbonato de potássio ?

 

Boa pergunta, mas não sou muito entendido em química. Pelo que li na wikipedia com a água tem uma reacção exotérmica provocando um aumento de temperatura da solução sendo tambem fortemente alcalina. Será talvez bom para mim, por exemplo, que tenho um kH que é muito baixo, menos de 1º dkH.

Após umas pesquisas encontrei isto tambem.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa?!?

 

Tu tens um aquário de 120lts, dizes que segues o método EI e fazes tpas de 20% e admiras-te que tens muitos nitratos?

 

A permissa fundamental do método é que se faça tpas de 50% uma vez por semana. Ha apenas casos excecionais quando isso não se faz mas é quando as plantas mamam os nutrientes todos o que significa aumentar a fertilização...

 

Seguir parcialmente o método so te da azo a problemas. Esquece o que disse. Começa a fertilizar e seguir o método como deve ser ou então muda para outra coisa qualquer que assim não vais la.

 

Abraços.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguires arranjar KCl em pequenas quantidades optimo. Se vais comprar em grandes quantidades compensa-te se passares a usar muita quantidade senao passa-lhe a data de validade.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa?!?

 

Tu tens um aquário de 120lts, dizes que segues o método EI e fazes tpas de 20% e admiras-te que tens muitos nitratos?

(...)

 

Tony

 

Nem reparei nesse pormenor Tony.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei logo desconfiado que as minhas plantas que não Sao muitas, mamam os nitratos todos em 48h... Tanto da fauna como o que fertilizo e eu ja estou a enfiar 7ppm por dose num total acumulado de 21ppm semanal mais 10ppm gerados pela fauna e as plantas limpam tudo. Faço os 50% na mesma não va haver acumulação de outro nutriente qualquer (Sao so 17 no total)... 20% é muito pouco

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50% torna-se difícil pois tenho que amaciar a agua das tpa's, mas nada como fazer um esforço, mas também penso que não será necessário fertilizar com nitratos pois estes o sistema está a criar quantidades suficientes, neste momento penso que o problema seja o potássio, que vou tentar resolver amanha.

 

qual o melhor para adicionar carbono e ajudar a remover algas pretas Seachem Flourish Excel ou easycarbo ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de muita coisa. Eu fertilizo numa relação de 75:100 entre potássio e nitratos porque os nitratos da fauna simplesmente não chegam e eu tenho o meu aquário sobrelotado e com ancistrus que produzem bastantes detritos. Sem plantas o meu aquário costumava produzir 10 a 20ppm de nitratos e agora chega domingo e não tenho nitratos

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual o melhor para adicionar carbono e ajudar a remover algas pretas Seachem Flourish Excel ou easycarbo ?

 

Acho que são basicamente o mesmo, Carbono Orgânico.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.