CRS´s Revisited (Aquário)


NunoCAST

Recommended Posts

Longe vai o tempo em que em diversas montagens mantive entre outros, Reds, Super Tigers e CRS mas sem grande sucesso devido à falta de tempo maioritariamente. O bichinho não morreu e nos primeiros dias de Janeiro deste ano montei um aquário dedicado novamente aos CRS.

 

 

Setup:

 

Aquário: 40*40*30(a)

 

Filtro: EHEIM 2213 Plus

 

Termostato: 50watts

 

Substrato: Ada New Amazónia (aprox 6/7 litros)

 

Flora: Musgos essencialmente java

 

Fauna: Inicialmente 4 CRS grade S e 1 SS by Fábio Silva (2 fêmeas + 3 machos)

 

Hardscape: Tronco ramificado com todos os ramos cobertos com musgo

 

 

Muito tempo perdido pelo Fábio Silva a dar-me dicas e conselhos (os quais agradeço bastante) e finalmente o projecto estava a avançar.

 

Finalmente entraram os camarões no dia 07/03/2012. Óptimas cores, óptima qualidade e muita paparoca da boa (O Fábio ofereceu-me uma parte da sua papa caseira aquando da compra dos camarões) , dia 12/04/2012 apareceram as duas fêmeas ovadas:

 

 

 

Dia 20/06/2012 o aquário estava assim:

 

[media=]

 

Apesar da fraca qualidade do video penso que é perfeitamente perceptível a evolução que o aquário sofreu mais que não seja no número de habitantes. :P

 

Queria agradecer a todos os que me ajudaram neste processo mas essencialmente ao Fábio. Não estava planeado mostrar o meu aquário aqui mas depois das últimas mensagens que trocamos senti que tinha que o fazer mais que não fosse em tributo por toda a ajuda e paciência.

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Nuno,

 

Essa colónia vai no bom caminho... Vejo muito juvenis nesse aqua!!

 

Vai actualizando assim que aches necessário.

 

Cumps

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo, realmente a coisa está a correr até melhor do que o que eu tinha planeado, vamos lá ver como se aguentam eles com o calor, tenho conseguido manter a 25ºC esperemos que não suba muito mais.

 

Abraço,

NunoCAST

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda é cedo para ver evolução significativa, é preciso um pouco mais de selecção para ter uma colónia com, maioritariamente, grades superiores.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Ricardo disse e bem, ainda é muito cedo, neste momento ainda a primeira geração que nasceu cá em casa é juvenil (apesar de estarem praticamente do tamanho dos adultos que adquiri ainda não se reproduzem). De qualquer forma estou bastante contente com o desenvolvimento desta colónia. Comprei maioritariamente grade S mas nasceram bastantes SS.

 

Apesar de terem sido um bocadinho mais caros do que algumas outras alternativas, valeu bem a pena comprar ao Fábio e é na altura em que eles se começam a reproduzir que se dá mais valor ao investimento inicial! :P

 

 

Abraço,

Nuno Castanheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de terem sido um bocadinho mais caros do que algumas outras alternativas, valeu bem a pena comprar ao Fábio e é na altura em que eles se começam a reproduzir que se dá mais valor ao investimento inicial! :P

 

Pois aí está uma permissa muito importante,...., a base genética dos mesmos e a sua linhagem.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas a todos

eu sou novo aqui no forum mas ja tenho alguma experiencia com camarões , mas tenho de te dar razão pois quando se compra camarões de boa qualidade so custa e no momento do investimento porque depois começa se a dar o valor da qualidade quando começa mos a ver o resultado da descendencia

parabens gosto muito do teu aqua e da tua colonia abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o azar de me ter metido pelo barato antes destes camarões terem vindo parar ao meu aquário (anda por ai o tópico) e agora sim percebo o porque de a linhagem ser tao importante.

 

Vou ver se consigo ter a minha maquina esta semana para fazer um video com melhor qualidade.

 

Obrigado a todos

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ainda não está óptimo mas está melhor que o anterior. :)

 

[media=]

[/media]

 

Abraço,

Nuno Castanheiro

 

Edit: Se tiverem alguma sugestão a nível de layout, sou todo ouvidos. No inicio a intenção foi apenas torná-lo perfeito para os camarões, tenho aparado o musgo junto aos ramos do tronco, apesar de já esta novamente a precisar, e nada mais.

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Grandes brancos, parabéns!!

 

 

Obrigado João Lopes

 

 

Andava aí uns reds, não era?

 

Estava a ver que ninguém reparava! :P Anda só uma fêmea Sakura que estava perdida e ficou por aqui temporariamente.

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Nuno.

 

Desde já os meus parabéns!

 

Tens feito um bom trabalho e vejo que tens seguido todas as indicações que te dei, continua com uma manutenção regular e mais uma vez volto a dizer nada de pressas, a paciência é o que mais se precisa com camarões.

 

Os brancos dos jovens que levas-te como disse na altura vão manter-se bons e dá para ver isso nas novas gerações que ai tens. Deixa que a colónia aumente para um numero considerável e depois começa com a selecção, o melhor é retirares os grade A (montas outro aqua :medieval_mace: ) e deixas só os S e SS. Assim consegues cada vez mais melhorar os brancos.

 

Nada de descuido e falhas na manutenção senão perdes esses pequenos que andam por ai.

 

Desejo-te toda a sorte com eles!

 

Vai actualizando o tópico.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma invenção (não minha mas que vi por ai)

 

dsc09349yj.th.jpg

(Carregar para ampliar)

 

Fiz esses esconderijos utilizando canas comuns que o meu avo tem a secar a cerca de um ano para usar depois como suporte para tomateiros, conhecem alguém que já tenha usado ou acham que há algum inconveniente em usar a cana comum em vez do bamboo como se costuma ver neste tipo de esconderijos? Neste momento estão a passar por todas as fases de um tronco dito normal, estiveram num garrafão com agua e muito sal durante 24h, num garrafão só com agua doce durante 24h hoje montei as estruturas (uni 5 tubos com fio de pesca) e eles já estão a fungar (ficar com aquela nhanha branca). Ainda não os meti no aquário definitivo (este dos camarões), estão pelos outros aquários cá de casa pelo menos mais uns dias.

 

O que vos parece? Acham que é seguro?

 

 

Abraço e obrigados a todos por participarem neste tópico.

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Eu fiz o mesmo, mas com tubos em PVC e pus musgo em cima, quase não se notam os tubos!

 

Com canas não sei, mas depois de sair essa nanha e apos a fervedura devem ficar bons...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pelo que tenho visto em dois aquários, um com camarões (ainda não meti neste) e um comunitário, aparentemente é seguro utilizar este tipo de esconderijos, os peixes não se ressentiram e os camarões também não.

 

O diâmetro apesar de tudo era demasiado e acabei por fazer outros que estão também de molho com a parte mais fininha das canas. Já nem sei o que fazer a tanto esconderijo! :P

 

Abraço,

Nuno Castanheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem, eu tbm tenho aqui cascas de côco e tubos em PVC todos recheados de musgo que nunca mais acabam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E optei por não meter cascas de coco neste ( Tenho no comunitário) porque tem tendência a acumular muito lixo la dentro e são demasiado grandes. Esta solução parece-me melhor, mas claro, são gostos! :P

 

Abraço,

Nuno Castanheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam umas fotos dos esconderijos no aquário de testes:

 

Esconderijos pequenos a frente e grandes atrás:

dsc09358z.th.jpg

 

Skeleton retirado deste aquário:

dsc09357c.th.jpg

 

SS com brancos menos bons que retirei deste aquário

dsc09355r.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Após algum tempo sem actualizar, as novidades não são muitas mas a colónia continua a evoluir favoravelmente. Não tarda vou ter que começar a despachar excedentes para ir apurando as grades mais elevadas.

 

A qualidade não é das melhores mas penso que chega para avaliarem a evolução.

 

 

Abraço,

NunoCast

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Nuno,

 

Vai no bom sentido!!!

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais