Flagyl Como usar?


Recommended Posts

Olá a todos.

Estou a pensar em desparasitar os meus peixes(coisa que nunca fiz).

Penso que seja com Flagyl. A minha dúvida é como usar. Qual a proporção comprimido/Litros? Desfaz-se o comprimido e vai directamente para a água? Qual a temperatura indicada para o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao.

 

Para desparasitar preventivamente bastara 1/2 comp para 40-50L, ou seja 250mg por 50L da 2,5mg/l.

 

No caso de doenca declarada sensivelmente dobrei a dose com bons efeitos. A ultima coisa que tratei foi um 'piolho' externo no meu preciso Gastromyzon.

 

Muitos comprimidos sao resistentes a dissolucao pelo que os parti com um martelo e depois triturei em agua, ficando um liquido leitoso, antes de deitar no aqua.

 

No caso de doenca isolada de um grande peixe uso outra tecnica dirigida.

1- Deixo o peixo passar fome 2 dias sem comer.

2- Coloco o po do produto dentro de um rolo de carne cortado fino que lhe caiba na boca e dou-lho: como esta faminto devora o pedaco imediatamente.

repito a dose passados 2 dias.

 

Isto permitiou-me tratar um camalanus intestinal num Octofasciatum de 16cm, sem estar a meter medicamentos diretamente na agua.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero desparasitar preventivamente. Tenho um aqua de Oscars de 400L +/-. Tenho lá um Nigrofasciatus que parece-me estar com parasitas internos. Não come mas tb não está magro. E tem um nadar descontrolado. Meti-o ontem num pequeno aqua de 15L com um filtro interno e um termostato de 50W. A água subi para os 30ºC. Adicionei uma colher de chá de sal grosso ontem à noite e outra hoje de manhã. A minha mulher já chegou a casa e o peixe continua vivo e pelo que ela diz está mais bem disposto. Mesmo assim pedi-lhe para ir comprar Esha2000.

Mas, como não quero que isso aconteça nem aos Oscars nem a outro peixe, quero desparasita-los.

Essa proporção que falas mantém-se mesmo para aquas grandes, ou a dose diminui conforme o aumento de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as minhas experiencias sao empiricas, nao invoco rigor cientifico.

 

Mas para o tratamento ser eficaz e necessaria uma concentracao adequada, ora o maior volume nao interessa no sentido em que tera de ser atingida uma concentracao terapeutica. Maior volume implica maior dose.

 

Sal sinceramente nunca usei, penso que o principio sera atingir uma concentracao toxica que mate o parasita e nao o peixe!

 

Tambem nao compro medicamentos para peixes, salvo o anti-icto se necessario, porque tenho acesso a Flagyl normal (metronidazol) que fica muto mais barato.

 

No caso de parasitas o peixe geralmente perde o apetite, mas emite fezes branco opaco. Em casos raros o parasita intestinal e visivel no anus (como o camalanus).

 

Em peixes desse porte utilizaria a tecnica direta, com uma unica dose no caso dos Oscars nao doentes (po).

 

 

Edit: atencao, nadar descontrolado pode ser um problema neurologico.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as minhas experiencias sao empiricas, nao invoco rigor cientifico.

 

Mas para o tratamento ser eficaz e necessaria uma concentracao adequada, ora o maior volume nao interessa no sentido em que tera de ser atingida uma concentracao terapeutica. Maior volume implica maior dose.

 

Sal sinceramente nunca usei, penso que o principio sera atingir uma concentracao toxica que mate o parasita e nao o peixe!

 

Tambem nao compro medicamentos para peixes, salvo o anti-icto se necessario, porque tenho acesso a Flagyl normal (metronidazol) que fica muto mais barato.

 

No caso de parasitas o peixe geralmente perde o apetite, mas emite fezes branco opaco. Em casos raros o parasita intestinal e visivel no anus (como o camalanus).

 

Em peixes desse porte utilizaria a tecnica direta, com uma unica dose no caso dos Oscars nao doentes (po).

 

 

Edit: atencao, nadar descontrolado pode ser um problema neurologico.

 

Cheguei agora a casa e realmente o peixe aparenta estar melhor.Quanto ao flagyl, diz-me mais uma coisa. A nível de filtragem, vai afectar os filtros ou não? Pergunto isto pois tenho mais peixes com os Oscars e quero desparasitar todos. Além disso tenho um outro aqua comunitario de 200L que também queria fazer o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Metronidazol tem efeito anti-bacteriano mas menor que os antibioticos substitutos da penicilina, tipo amoxicilina.

Ou seja, algums bacterias do filtro podem ser afetadas mas nao acredito na morte macica das nitrossomonas ou nitrificantes, nas concentracoes indicadas.

 

Claro que o carvao e incompativel com qq medicamento. Mas ha quem use pos-tratamento, embora as TPA normais sejam suficientres (eu faco uma extra 3-4 dias apos uma dose geral).

 

Ou seja, eu nao sou muito apologista de desparasitacao preventiva, devido ao efeito anti-bacteriano, mas nunca tive problemas de fazer tratamentos gerais em peixes pequenos, onde nao ha alternativa.

Nao costuma haver anomalias e nunca tive baixas, por exemplo em aquas de 20L, onde a margem de erro e muito menor.

 

Mas: nunca tive litragem acima de 220L embora planeie 400L dentro de 3 anos, o tratamento maior que fiz foi em 100L.

NUNCA uso testes de amonia e nitritos, acho que dao informacao que nao justifica o custo e trabalho; prefiro limpar bem o areao para evitar bolhas anaerobias e fazer TPA, que e melhor e mais barato.

Vale o que vale.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Metronidazol tem efeito anti-bacteriano mas menor que os antibioticos substitutos da penicilina, tipo amoxicilina.

Ou seja, algums bacterias do filtro podem ser afetadas mas nao acredito na morte macica das nitrossomonas ou nitrificantes, nas concentracoes indicadas.

 

Claro que o carvao e incompativel com qq medicamento. Mas ha quem use pos-tratamento, embora as TPA normais sejam suficientres (eu faco uma extra 3-4 dias apos uma dose geral).

 

Ou seja, eu nao sou muito apologista de desparasitacao preventiva, devido ao efeito anti-bacteriano, mas nunca tive problemas de fazer tratamentos gerais em peixes pequenos, onde nao ha alternativa.

Nao costuma haver anomalias e nunca tive baixas, por exemplo em aquas de 20L, onde a margem de erro e muito menor.

 

Mas: nunca tive litragem acima de 220L embora planeie 400L dentro de 3 anos, o tratamento maior que fiz foi em 100L.

NUNCA uso testes de amonia e nitritos, acho que dao informacao que nao justifica o custo e trabalho; prefiro limpar bem o areao para evitar bolhas anaerobias e fazer TPA, que e melhor e mais barato.

Vale o que vale.

 

Bem, mesmo que algumas bactérias nitrificantes morram, faço um bom TPA depois do tratamento e adiciono Nitrivec.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao usares Flagyl numa desparatização, convém fazer sempre uma TPA de +/-50% antes de nova introdução do flagyl na água do aquário. Isto para retirares a glucose do composto que ficará sempre na água, mesmo depois do comprimido dissolvido.

Seria preferível em vez de flagyl, usares flagellol ou mesmo metrodinazol puro.

Editado por Luís Magalhães
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao usares Flagyl numa desparatização, convém fazer sempre uma TPA de +/-50% antes de nova introdução do flagyl na água do aquário. Isto para retirares a glucose do composto que ficará sempre na água, mesmo depois do comprimido dissolvido.

Seria preferível em vez de flagyl, usares flagellol ou mesmo metrodinazol puro.

 

E para esses dois, como é que uso? Tipo quantidade/litro, procedimento do tratamento, etc?

 

NOTA: A desparatisação que quero fazer é meramente preventiva. Como nunca fiz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais