Iniciação à Aquariofilia. Sugestões precisam-se.


Cguppy

Recommended Posts

Estou a iniciar-me na Aquariofilia.

Neste momento tenho um globo com cerca de 6/7 litros e tenho 3 peixes (goldfish) e uma planta artificial.

 

Comecei por este mais simples, no entanto, quero adquirir um aquário maior, de preferência de água quente, pois há mais diversidade de peixes...

 

Há vários dias que ando neste fórum a ler várias opiniões, no entanto, consoante vou lendo, mais as dúvidas vão aumentando... :scarerun:

 

Por isso, para começar, vou transcrever um excerto de um post que uma pessoa fez e vou expor a minha dúvida:

 

"As pedras vê lá se não colocas alguma calcária, para isso fazes o teste do vinagre".

 

--> A minha dúvida é a seguinte:

 

As pedras calcárias são prejudiciais para os peixes? Porquê?

Quais as pedras mais indicadas para manter os peixes e a flora saudáveis?

 

Por agora, é esta uma das minhas dúvidas.

É que já tenho uma lista interminável de informação, que fui adquirindo ao longo das minhas leituras aqui no fórum, e as dúvidas começam a aparecer.

 

Espero não vos ter incomodado muito e que me possam ajudar. :smile2:

Obrigada.

Editado por Cguppy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AI, Ai, Ai!

 

Peixes dentro de um globo... :(

 

Antes que mais alguém veja isto, vai já comprar um aquário maior e um filtro! Senão vais levar nas orelhas!

 

As pedras calcárias alteram o pH da água, podem ser prejudiciais para peixes que não aguentem os valores de pH novos (não sei se sobe ou se desce o pH).

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 peixes dourado num globo de 7l. Eu ia levando porrada por ter 2 num aquario de 20l com filtro.

Arranja um aqario quanto maior melhor e põe peixes de agua quente e nao te esquecas de fazer o ciclo do azoto ao aquario e vai pondo fauna aos poucos. Foi o que fiz e está tudo a correr bem sem qualquer morte a nao ser um acidente com uma guppie. Faz é as coisas com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rochas calcárias -> mais minerais dissolvidos na água -> subida de GH/KH -> subida de PH.

 

Não faz mal para peixes africanos tipo Malawi (vivem em águas de PH 8+) mas para a maioria dos peixes não é desejável já que estão habituados, na sua grande maioria a PH < 7

 

Livra-te do globo e oferece os peixes

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado TonyCh pelo esclarecimento.

 

Estou à procura de aquários usados com litragens maiores prefencialmente na zona norte. No mínimo queria um aquário com 1,20 de comprimento.

Se alguém tiver um para venda, que me informe :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário ainda é fácil de arranjar mas com esse tamanho tens logo que pensar num filtro de jeito que é o coração de todo o sistema.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela tua actualização, presumo que o aquário que encontraste tem um filtro de decantação dentro, designado por biobox, correcto? É uma caixa preta...

 

Sendo assim, esses filtros são melhores que os restantes internos. Obviamente que um filtro externo é superior à biobox (mais espaço para matérias filtrantes, não rouba espaço ao aqua, etc.), mas se não te importares com o facto de teres menos alguns litros dentro do aqua podes optar por ficar com a biobox.

 

Nesse caso já tens o aquário e o filtro, logo o maior passo já está dado ;)

 

PS: Para saberes se as pedras são ou não calcárias, com elas secas espeta-lhes vinagre em cima. Se ouvires qualquer tipo de reacção é porque não a podes usar no aquário.

 

PS 2: Lê bem os tópicos aqui do fórum, decide que tipo de fauna e flora vais clocar, e projecta o teu aquário a partir dessas ideias. Qualquer ajuda que necessites, apita por MP!

 

Abraço e bom domingo

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada João pelo esclarecimento.

 

Relativamente às pedras calcárias e ao vinagre, creio que te estás a referir ao "famoso" teste do vinagre, certo? Se estiver errada, por favor alguém me corrija.

 

Cumprimentos, bom domingo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como a tua biobox está colada. Se for com silicone, é fácil de tirar com um x-acto. Ainda esta semana fiz isso num aquário de 1m. Depois se necessitares explico-te bem como se faz.

 

Sugeri que mantivesses a biobox porque também é uma óptima forma de filtragem e já poupas uns trocos para investires noutras coisas. Um dia mais tarde, compras um externo se vires que é necessário.

 

Sim, o teste do vinagre é famoso e fiável. Nunca me enganou, antes pelo contrário, já me ajudou bastante :)

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua disponibilidade em ajudar-me. Mas o negócio ainda não se concretizou. Estou a avaliar outros aquários e depois logo decido. Mas obrigada João pela tua prontidão de resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos cá para isso... Ainda há pouco era eu o iniciado :)

 

Comprei o meu primeiro aquário no final de Janeiro, e neste momento já tenho um aqua de 100L, um pequeno de 20L de criação, e já estou a preparar agora um com 120L, que espero ver cheio na próxima semana.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o teu orçamento para o aquário?

pergunto isto porque aqueles que estão á venda são caros e as peças não tem grande qualidade.

informa-te com um vidraceiro da tua áreaquanto custa fazer um aquário das dimensões que queres. depois é só comprares um bom filtro externo, iluminação e já ficas com o aquário pronto para pensares no que vais lá meter.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou compras de alguém que esta a despachar o seu por bom preco já com tudo incluído ou então aconselho te a pedir orçamento a uma vidraria e compras tudo a parte! Eu estou neste momento a espera do material pro meu novo Aqua de 640 l e comprei as peças todas a parte, mandei fazer móvel, Aqua, no final poupo cerca de 1000 € pra teres uma ideia face aquilo que existe a venda pra fabricado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.