Restauração


Manguinhas

Recommended Posts

Então, boas.

 

Quando comprei a minha casa, o anterior dono deixou-me este aquário como prenda:

 

 

img1512kp.jpg

 

Tem 117x52x47 - 285L.

Como a troika não é amiga da malta, não lhe consegui fazer nada de jeito até agora.

Agora, embora ainda com grandes restrições, decidi meter mãos à obra e dar-lhe uma nova vida.

 

Com muitas inspirações retiradas deste fórum, decidi o layout, e comecei a comprar as coisas aos poucos.

 

A minha primeira compra foi um filtro exterior, para me livrar desta caixa que não lembra a ninguém:

 

img1513sj.jpg

 

Decidi-me por um JBL CristalProfi e901 que encontrei por aqui nos classificados.

Também aqui nos classificados encontrei uns troncos de videira, por tratar:

 

img1506ah.jpg

img1507i.jpg

img1510prh.jpgimg1505hv.jpg

 

As imagens mostram os troncos já sem casca, a casca retirada e o resultado no meu dedão.

Na última já estão de molho com sal, depois de fervido.

Agradeço desde já ao membro Jorge Oliveira pelas explicações sobre tratamento de troncos fornecidas aqui.

 

Também já arranjei umas pedras de xisto que serão fervidas imediatamente antes de serem metidas no aquário.

 

img1516ef.jpg

 

Ainda hoje me vou agarrar às limpezas, para ver se consigo tirar estas manchas brancas, do que me parece ser calcário (???):

 

img1514mi.jpg

img1515j.jpg

 

Ouvi dizer por aqui que o vinagre é gajo para funcionar com isto :naughty: ...

 

Agora, aos poucos, estou a pensar nas seguintes compras:

 

- JBL Aquabasics Plus e JBL Manado para plantar. Pelo que li aqui, parecem-me boas escolhas em termos de relação qualidade\preço. Como estou a pensar num lay-out em que o fundo será dividido a meio com o xisto, e só metade será plantado (a outra metada irá levar areão), julgo que 5L de Aquabasics e 25L de Manado deverão chegar.

A flora ainda não está bem decidida, mas a ideia base será musgo nos troncos, tapete de cuba e umas plantas altas para fazer contraste com o fundo, que será preto (já comprei papel autocolante para tratar disso.)

 

- Em termos de iluminação, a coisa complica-se. Tenho 2 lâmpadas Philips TLD 30W/89 Aquarelle. A calha é esta:

 

img1517mo.jpg

 

Para a flora que eu quero, parece-me curto. Mas em contrapartida, a tampa do aquário é-me essencial, porque o meu gato consegue ser um verdadeiro sacana. E também não queria gastar muito €€ a comprar uma nova calha. Mas tenho a certeza que o meu amigo Jorge Ferreira, que já vi que tem jeito para os DIY, me vai dar uma ajuda neste ponto. Isto é, se não quiser ficar preso na polivante muito tempo... :naughty:

 

- Em termos de CO2, já me arranjaram um extintor, e esta a pensar numa coisa deste gênero:

http://viewitem.eim....0988438727/item

 

- E finalmente, em termos de fauna, ainda não está nada decidido. Apenas sei, que nesta fase inicial, será um comunitário.

 

E agora, momentos antes de ir esfregar calcário, me despeço (para já :sorry:)...

Como é óbvio, agradeço comentários.

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já agora, um ponto que me esqueci:

 

Mantive o aquário com água, apenas para que fosse mantida a pressão sobre as paredes do aquário.

Não vejo qualquer fuga no aquário.

 

Mesmo assim, e visto que vou esvaziar o aquário num futuro breve, acham positivo o silicone das juntas ser reforçado?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o vinagre funcionou.

Por fora foi com Cilit bang.

 

Obrigado pelo conselho Billy. Também já tinha ouvido falar nisso, mas não foi necessário.

 

Amanhã vejo melhor.

Por agora, FORÇA PORTUGAL!!!!

Editado por Manguinhas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tive o mesmo problema com o calcário no meu aquário, em 2ª mão, no entanto, tal como tu tratei de o limpar com vinagre, o que realmente correu muito bem. Depois de umas esfregadelas o calcário desapareceu todo e agora o aquário parece como novo.

 

Relativamente às aquisições parece-me que vais no bom caminho, no entanto, quem sou eu para dar opiniões visto ser tal como tu um iniciante.

Tem cuidado com as aquisições do ebay, pois para além daquele valor no regulador podes sempre ter de acrescentar as taxas (Não estão incluídos os custos adicionais relativos a taxas alfandegárias, direitos e/ou impostos.) o que sobe para valores de 20€ ou 30€ a mais. Já ponderaste uma situação tipo esta que fica mais ou menos ao mesmo preço apesar de não ser tão bonito? Sei que no ebay é tudo uma questão de sorte. Podemos ter a sorte de nem sequer olharem e passar com o valor atribuído ou podemos ter o azar de não passar e irmos desembolsar mais 30€. Mas mais uma vez digo que poderei estar a falar um pouco de cor visto as minhas experiências serem apenas as dos outros nunca tendo adquirido qualquer material do ebay.

 

Terminando aqui a minha "participação", dou-te os parabéns pela aquisição e vou seguindo o tópico com muito interesse...

 

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este vicio :)

 

Um avisito :) deita sempre um pouco de vinagre dentro da agua do agua durante a primeira semana da cíclagem. O cilit é um pouco agressivo e muito básico e por experiência própria os seus efeitos podem ser sentidos na agua do aquario durante umas duas semanas. Truque para acabar com isso. Umas 15 gotas de vinagre diárias na agua (acido contraria base) durante a primeira semana de cíclagem com tpa de 25% no fim

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tive o mesmo problema com o calcário no meu aquário, em 2ª mão, no entanto, tal como tu tratei de o limpar com vinagre, o que realmente correu muito bem. Depois de umas esfregadelas o calcário desapareceu todo e agora o aquário parece como novo.

 

Relativamente às aquisições parece-me que vais no bom caminho, no entanto, quem sou eu para dar opiniões visto ser tal como tu um iniciante.

Tem cuidado com as aquisições do ebay, pois para além daquele valor no regulador podes sempre ter de acrescentar as taxas (Não estão incluídos os custos adicionais relativos a taxas alfandegárias, direitos e/ou impostos.) o que sobe para valores de 20€ ou 30€ a mais. Já ponderaste uma situação tipo esta que fica mais ou menos ao mesmo preço apesar de não ser tão bonito? Sei que no ebay é tudo uma questão de sorte. Podemos ter a sorte de nem sequer olharem e passar com o valor atribuído ou podemos ter o azar de não passar e irmos desembolsar mais 30€. Mas mais uma vez digo que poderei estar a falar um pouco de cor visto as minhas experiências serem apenas as dos outros nunca tendo adquirido qualquer material do ebay.

 

Terminando aqui a minha "participação", dou-te os parabéns pela aquisição e vou seguindo o tópico com muito interesse...

 

Cumprimentos

 

Bruno Serra

 

Olá, Bruno.

 

Sou um iniciado em aquariofilia, mas em compras no EBay e afins, tenho alguma experiência. ;)

Em termos de taxas alfandegárias, segundo sei, só estão sujeitos a taxas produtos cuja taxa ultrapasse os 10€, o que dá um valor do produto de 40 e piques €, As taxas de transporte não estão sujeitas a imposto.

A solução que apresentas é boa, e se o redutor é bonito ou feio não se aquece nem me arrefece, porque vai estar enfiado no armário. Desde que seja funcional por mim, tudo bem, A diferença entre esse e o do EBay, é que o do EBay já trás válvula solenoide, e fica pelo mesmo preço...

 

Bem vindo a este vicio :)

 

Um avisito :) deita sempre um pouco de vinagre dentro da agua do agua durante a primeira semana da cíclagem. O cilit é um pouco agressivo e muito básico e por experiência própria os seus efeitos podem ser sentidos na agua do aquario durante umas duas semanas. Truque para acabar com isso. Umas 15 gotas de vinagre diárias na agua (acido contraria base) durante a primeira semana de cíclagem com tpa de 25% no fim

 

Olá, Susana.

 

O cilit que usei foi só na parte de fora do vidro.Por dentro não tinha manchas.

A unica coisa que caiu para dentro do aquário, e foi muito pouco, foram umas gotas de vinagre, enquanto limpava a calha. Mas de qualquer forma, aquela água é vai toda fora. Portanto acho que não há problema. Confirmas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vamos aos updates:

 

img1521t.jpg

img1520fm.jpg

 

Isto foi o resultado depois de algumas horas a esfregar.

Acho que ficou bem melhor, e o problema do calcário e daqueles termômetros horríveis está resolvido.

O que custou mais até foi a calha e a tampa. E até ficou bem..

O resultado final ficou com um sabor agridoce, porque no dia seguinte comprei isto:

 

img1519ok.jpg

img1518rf.jpg

 

E com isto, vai deixar de haver tampa... :naughty:

Fui dar um passeio à AquaHobby e vi lá esta calha.

Não estava nos planos para agora, mas ao preço que estava não consegui resistir...

 

2 x 150W HQI + 2 x 24 PLL Azuis - 70€.

Acho que estava a um bom preço...

 

Precisa de uma pinturazita e de uma limpeza, mas vai ficar fina...

Acho que vou ter uns problemas também para a pendurar.

Tenho tecto falso por cima do aquário, e ainda vai ter de ser analisado se consigo chegar ao estuque (não a vou pendurar no tecto falso), mas se não chegar, nada que umas polias não resolvam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manguinhas,

 

Parece que sempre sabes mais que eu. Como disse só sei mesmo pelo que oiço e não pelo que já comprei no ebay, no entanto, já sei a quem pedir conselhos quando ponderar fazer dessas compras. Isto porque daqui a uns tempos também pondero adquirir um conjunto de CO2 não querendo gastar muito dinheiro com o mesmo mas não querendo também ter o constante trabalho do CO2 DIY.

Quanto ao aquário parece-me que vais no bom caminho. Eu ainda ando à procura do tronco e das pedras. Nada que uns passeios não resolvam...

Continua no bom trabalho que eu vou seguindo a evolução...

 

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manguinhas,

 

Parece que sempre sabes mais que eu. Como disse só sei mesmo pelo que oiço e não pelo que já comprei no ebay, no entanto, já sei a quem pedir conselhos quando ponderar fazer dessas compras. Isto porque daqui a uns tempos também pondero adquirir um conjunto de CO2 não querendo gastar muito dinheiro com o mesmo mas não querendo também ter o constante trabalho do CO2 DIY.

Quanto ao aquário parece-me que vais no bom caminho. Eu ainda ando à procura do tronco e das pedras. Nada que uns passeios não resolvam...

Continua no bom trabalho que eu vou seguindo a evolução...

 

Cumprimentos

Bruno Serra

 

Boas, novamente, Bruno.

 

Quando enveredares por esse caminho, avisa, que eu relato o que acontecer agora com esta experiência.

Como disse, os troncos arranjei aqui. Vi recentemente alguns muito giros na Aquahobby.

Têm uma grande selecção de troncos e pedras.

Também ouvi dizer que o xisto da praia do Guincho "é do bom"... :naughty:

 

Abraços.

Rui Manguinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e como a qualquer altura posso precisar de ligar a calha, alguém me consegue dizer a que distância deve esta ficar do topo do aquário?

As PPL não vão ser utilizadas.

Estava a pensar em qualquer coisa como 20cm, mas tenho medo que isto aqueça muito o aquário.

Em contrapartida, tenho também receio de que, se a puser muito mais alto que isto, a luz não chegue em condições ao futuro tapete..

 

Anybody?

 

Cumprimentos,

Rui Manguinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e como a qualquer altura posso precisar de ligar a calha, alguém me consegue dizer a que distância deve esta ficar do topo do aquário?

As PPL não vão ser utilizadas.

Estava a pensar em qualquer coisa como 20cm, mas tenho medo que isto aqueça muito o aquário.

Em contrapartida, tenho também receio de que, se a puser muito mais alto que isto, a luz não chegue em condições ao futuro tapete..

 

Anybody?

 

Cumprimentos,

Rui Manguinhas

 

Com essa calha os vizinhos vão bater a porta a dizer que não conseguem dormir a noite!!!

No meu entender ( não percebo nada disto :D ) devias colocar a calha a uma altura em que não notes grande variação na temperatura da agua com ela "on e off".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa calha deve ficar a 30 cm acima do nível da água devido ao calor que liberta. É necessário verificar os kelvins das lâmpadas porque parece que pela configuração seria de um aquário salgado. As azuis não te servem para muito e devem ser trocadas.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa calha deve ficar a 30 cm acima do nível da água devido ao calor que liberta. É necessário verificar os kelvins das lâmpadas porque parece que pela configuração seria de um aquário salgado. As azuis não te servem para muito e devem ser trocadas.

Cumpts

 

Olá Vitor.

 

As luzes azuis, já as retirei. Já me chega o consumo de eletricidade que as HQI vão fazer.

Como consigo verificar os kelvins da lâmpada? A unica coisa que têm escrito é 150W e o simbolo da marca, que não reconheço.

 

Obrigado.

Rui Manguinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

Assim é difícil mas podes ver pela cor da lâmpada. Então é assim:

6500k é uma luz amarelada , 10000k luz branca e de 15000k para cima azulada(atenção que este método não é o mais correcto mas em último caso pode dar uma ajuda). Como eu disse para mim a configuração da calha é de um aquário marinho e as lâmpadas que estão aí devem ser de 10000k para cima. Para um plantado não devem ser superior aos 10000k, embora as HQI sejam das melhores para aquários pois são as que conseguem imitar melhor a radiação solar e que atingem mais profundidade na coluna de água. Outra solução é questionar na loja onde foi comprada de onde veio a calha.=)

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.

Encontrei a marca da calha:

Aqualine Bushke

As lâmpadas são da mesma marca porque têm o mesmo simbolo.

Desda marca, encontrei uma variada gama de lâmpadas de 150w. Desde 5000k, a 10000k, a 13000k.

Por ai não me safo.

 

Mas também vi que mais de 10000k não é prejudicial. É desaconselhado por causa do tom que o aquário vai ter. Mas as plantas vão crescer na mesma, certo?

A luz a mim parece-me branca. Não vejo qualquer tom de azul naquilo. Mas como tu dizes, e bem, isso não é coisa para se medir a olhômetro...

Acho que provavelmente vou optar por usar aquelas lâmpadas, porque até não são nada baratas, e depois, à medida que forem dando o berro, substituir por outras que serão certamente de 10000k...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Caro que mais de que 10000k não faz mal,embora as plantas para realizar a fotossíntese precisam que o espectro esteja á volta de 450nm a 670nm e as lâmpadas ideais para isso andam á volta dos 6500 k e 8000k, as de 10000k resolvem o problema na boa. :alberteinstein::happy:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Há novidades, sim...

Tem me faltado tempo para tirar as fotos que queria pôr aqui, mas enquanto não as tiro, vou relatando.

 

A calha está pintada e parece nova.

Já recebi a maior parte do material e estou quase pronto a começar a montagem.

Hoje ganhei um leilão de HZ Cuba, que era essencial para começar, porque vou fazer dry-start.

 

Em principio, amanhã, monto a calha.

Depois disso, é sempre a andar.

 

Em relação às minhas escolhas de fauna e flora, tenho ideias, que ainda não passam disso.

Flora, como já se percebeu, passa essencialmente por Cuba.

Estou também a pensar em Christmas Moss para o tronco, e uma mistura de plantas estilo Mattogrossense e umas com folhas vermelhas para a parte de trás para fazer um contraste engraçado.

 

Em relação à fauna, a ideia base que tenho é um casal de Ramirezis e um cardume de +/- 20 Tetras Cardinais.

A minha maior dúvida prende-se com a equipa de limpeza. O aquário vai ter uma parte em areia e outra em Cuba.

Tenho lido que a maior parte dos peixes que lidam com a limpeza de algas, tem o triste habito de levantar a Cuba.

Também pensei nuns Red Cherries, mas acho que só vão servir de petisco para os Rams.

 

Por agora estamos assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.