EHEIM Classic 2213, 2215, 2217


Recommended Posts

Boa noite

 

Quero adquirir um filtro com boa qualidade. Nesse aspecto escolhi a marca Eheim mas tenho de escolher entre três modelos da mesma linha Classic.

Com um aquário de 100L a escolha parece óbvia, EHEIM Classic 2213, mas o volume para colocar matérias filtrantes não é grande para as minhas necessidades.

Pretendo também ter filtro para num futuro ter um aquário com capacidade superior.

Estou inclinado a comprar o EHEIM Classic 2215.

 

EHEIM Classic 2213

 

Especificações técnicas:

  • Eheim ref: 2213020
  • Caudal da bomba: 440 l/h,
  • Consumo: 8 W,
  • Volume do filtro: 3,0 l,
  • Tamanho do Aquario: 250 L

EHEIM Classic 2215

 

Especificações técnicas:

  • Eheim ref: 2215020
  • Caudal da bomba: 620 l/h
  • Consumo: 15 W,
  • Volume do filtro: 4,0 L
  • Tamanho do Aquario: 350 L

EHEIM Classic 2217

 

Especificações técnicas

  • Eheim ref: 2217020
  • Caudal da bomba: 1000 l/h
  • Consumo: 20 W,
  • Volume do filtro: 6,0 L
  • Tamanho do Aquário: 600 L

Peço então que me elucidem em relação a estes filtros.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

 

Os Eheim Classic são de facto excelentes filtros, eu próprio tenho o 2211 o mais pequeno dessa classe e por sinal tb tenho o maior dos Eheim o 2180. Os Classic são bons filtros mas têm a meus ver dois inconvenientes imediatos. A ausência de cestos e conforme se vai aumentado na potencia os consumos (watts) aumentam exponencialmente, são filtros com tecnologia relativamente antiga e por isso energéticamente pouco eficientes, não nos podemos esquecer que o filtro é o único componente de um aquário que fica ligado 24h.

 

Sendo assim eu olhava para uma outra classe dos filtros Eheim, os Ecco Pro, em que o mais fraco 2032 faz 500L/h com um gasto de 5w/h, o intermédio 2034 faz 600L/h com os mesmos 5w/h e o mais potente o 2036 que faz impressionantes 750L/h e consome 8w/h, como vês muito mais a baixo dos consumos de qualquer classic. O que possivelmente vais poupar no classic em vez dos Ecco no final do ano na factura da EDP o Ecco está pago. Com a vantagem que os Ecco já têm cestos que possibilita a separação das matérias filtrantes

 

Pensa no assunto, em seguida segue o link do PDF a tabela está mesmo no final

 

Link

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Pegando neste tópico, gostaria de pedir a tua opinião acerca do Eheim 2211 ou do 2213 para um aqua de 50 litros.

 

Estou a pensar em fazer uma compra na "aquaristik" de um destes filtros, mas já sei que o 2211 (que era menos potente, mas acho que para 50 litros dava!!) não inclui as torneiras e mais outros materiais necessários para "plug and play".

 

Será que o 2213 já inclui? Aconselhas este ou algum filtro deste género para o meu aqua?

 

Obrigado.

 

Cumps

Francisco

Francisco Marques

:slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência que tenho um 2211 num aqua de 60L há vários anos e até agora sempre com bons resultados, claro que um 2213 será sempre melhor, agora se vem com torneiras ou não, só perguntando directamente ao patrocinador da Aquaristic aqui no fórum para teres a certeza do que trás

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho só que é um pouco barulhento, tenho o 2213 com 2 meses e este faz um burburinho pequeno, mas que se torna incomodativo com o tempo.

Resolve-se com um peso na cabeça do filtro. Já troquei o filtro e o que veio na troca faz o mesmo barulho....

Compra o ecco pro, é mais caro mas vale a pena, alem de mais silencioso é muito poupadinho em watts. Não que o classic seja muito gastador, há filtros que consomem muito mais...mas o ecco pro vale bem a diferença de preço.

Cumps

 

Ah, para o filtro vir com torneiras, tens de comprar com o pack plus.

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde jpospr.

 

Desde já o meu obrigado pela tua opinião e sugestão para os Ecco Pro.

Os Classic de 15w gastam 21.11€ anualmente com IVA 23%

Os Ecco Pro de 5w só gastam 7.041€ com IVA 23%. Tal como dizes é uma grande diferença.

 

Tem um senão na minha opinião. O volume para colocar materias filtrantes é pequeno. O intermédio Ecco 2034 só tem 3.1L enquanto que o Classic 2215 tem 4L.

Pretendo ter o máximo de filtragem biologica.

 

De cima para baixo:

 

Uma fina camada de lã filtrante

2L de Sera Siporax

Esponja azul ou Sera biofibres ou mesmo as duas em conjunto.

 

Quero mesmo ter uma boa colónia de bacterias para eliminar de vez a amónia e nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu objectivo passa por aí, então considero a opção do 2215 a melhor, já que o 2217 com os seus 20w/h é demasiado gastador para a função

 

Será mesmo esse que irei comprar.

 

Quanto a disposição das materias filtrantes que dizes da minha ideia?

 

jpospr noutro tópico após um post que escreveste fiquei esclarecido.

 

Passo a citar:

 

Ok, agora com o modelo do filtro é mais fácil.

 

Na minha opinião, apesar de as esponjas azuis serem tb locais onde as bactérias se alojam, é sem sombra de dúvida nas cerâmicas onde elas predominam. Eu faria do seguinte modo. No fundo cerâmica em forma de cilindro, é uma cerâmica pouco porosa que serve principalmente de pré-filtro, existe tb em plástico, pois aqui o principal objectivo é a filtragem mecânica, nesta fase os maiores detritos serão capturados, logo a seguir uma esponja azul que captura as outras partículas, as cerâmicas anteriores evitam que a esponja azul fique cheia daquela lama que tu falas.

Depois da esponja azul 2 sacos ou 3 sacos de cerâmicas porosas, aqui irão-se alojar as bactérias nitrificantes que te irão transformar a Amónia em Nitritos e posteriormente em Nitratos e no fim então uma fina camada de lã filtrante que irá capturar alguma partícula que tenha escapado. Se estruturares desta forma o filtro vais ver que vais ter uma pouca perda de caudal e que as manutenções se vão alargar no tempo

 

As cerâmicas nos sacos pq?Pq o 2213 não tem cestos e serve para separar as cerâmicas do "prazo de validade" sendo que as cerâmicas mais a baixo terão uma vida mais curta que as cerâmicas de cima, pois os poros das cerâmicas com o tempo acabam por ficar obstruídos e deixam de alojar tantas bactérias como seria desejado, apesar de ser um processo lento leva cerca de 6 meses a ano.

 

Ou seja, quando fizeres por exemplo 6 meses com os 2 sacos, o saco de baixo sai e o saco de cima entra para o lugar do saco de baixo e voltas e colocar um saco novo por cima, passados mais 6 meses sai novamente o de baixo e voltas a colocar outro novo por cima, sempre em rotação, de modo a haver sempre um saco mais novo que o outro e mantendo sempre a qualidade das cerâmicas e por conseguinte a colónia de bactérias em condições

Editado por RicSilva
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Leca se não me engano são umas bolinhas castanhas/cinzentas certo? Estás a usá-la como filtração biológica?

 

Não sei a que cerámicas te estás a referir, mas se for as cerámicas de filtração biológia aconselho-te SERA Siporax. Uso no meu filtro 2215 e é um produto realmente bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sera siporax é uma cerámica muito porosa que se utiliza na filtração biológia.

 

Para a filtração mecánica existe outro tipo de cerámica em que a sua superfície é lisa. A função deste é somente criar uma rede de "tuneis" que dificultem a passagem de detritos grandes para salvaguardar as seguintes materias filtrantes.

Marca... Nenhuma em específica já que a sua função não é albergar bácterias mas sim fazer a filtragem mecánica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas pessoal,

 

Para um aquário de 140L qual é o melhor filtro :?:

Digam-me, 1400L/h seria o melhor caudal para este aquário? Eu acho que é um pouco demais :wacko:

 

É que disseram-me que um filtro com um caudal de 1400L/h já era muito bom para este aquário, mas eu andei a pesquisar e não encontrei nenhum com 1400L/h. Os filtros que vi que faziam 1000L/h já eram para cima de 140€ O.o

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Para um aquário de 140L qual é o melhor filtro :?:

Digam-me, 1400L/h seria o melhor caudal para este aquário? Eu acho que é um pouco demais :wacko:

 

É que disseram-me que um filtro com um caudal de 1400L/h já era muito bom para este aquário, mas eu andei a pesquisar e não encontrei nenhum com 1400L/h. Os filtros que vi que faziam 1000L/h já eram para cima de 140€ O.o

 

Cumps,

Bruno

 

O importante num filtro não é a velocidade a que a água passa por ele, mas sim a quantidade de matéria filtrante que consegue levar.

 

Se tivermos um aquário de 100l carregado de peixes e lhe colocarmos um filtro que faz 2000l/h e que tem uma capacidade de matéria filtrante de apenas meio litro e num aquário idêntico, colocarmos um filtro que faz 10l/h e tenha uma capacidade de matéria filtrante de 20 litros, em qual achas que os peixes vão começar a morrer primeiro, sem nenhuma manutenção?

 

Ao fim de um ou dois dias, o meio litro de matéria filtrante está entupido com lixo e a qualidade da água começa a decrescer, enquanto que no que tem o filtro de 20 litros ainda nem se nota a sujidade.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O importante num filtro não é a velocidade a que a água passa por ele, mas sim a quantidade de matéria filtrante que consegue levar.

 

Se tivermos um aquário de 100l carregado de peixes e lhe colocarmos um filtro que faz 2000l/h e que tem uma capacidade de matéria filtrante de apenas meio litro e num aquário idêntico, colocarmos um filtro que faz 10l/h e tenha uma capacidade de matéria filtrante de 20 litros, em qual achas que os peixes vão começar a morrer primeiro, sem nenhuma manutenção?

 

Ao fim de um ou dois dias, o meio litro de matéria filtrante está entupido com lixo e a qualidade da água começa a decrescer, enquanto que no que tem o filtro de 20 litros ainda nem se nota a sujidade.

 

Eu pensei ao início um AquaClear 70 mas agora estou a pensar duas vezes..

 

Então para um aquário de 140L seria melhor um JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE do que um Aquaclear 70?

 

Quanto ao Aquaclear 70 não sei quantos litros de matéria filtrante consegue levar, mas o do JBL consegue levar 7,6L com caudal de 900L/h o que suponho que seja melhor que o Aquaclear mesmo que o Aquaclear tenha um caudal de 1135L/h..

 

Alguém sabe de algum filtro que seja assim mais adequado para um aquário de 140L?

 

Eu tenho em consideração três aspectos:

-Litragem por hora

-Capacidade para matérias filtrantes (Graças ao João) :)

-Consumo de energia

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a escolha for entre esses 2, garantidamente o JBL é melhor. O Aquaclear 70 é um filtro de mochila, logo a capacidade é bastante inferior em relação ao 901.

Se gostares do preço, esse é um bom filtro para o teu aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é mesmo o preço, o consumo também em deixa um pouco com a pulga atrás da orelha apesar de ser 11 W.. O preço que vi no zooplus.es foi de 99,90€

 

A comparar com o Eheim Ecco Pro 2236 (que tem um preço de 109€ na mesma loja) seria de optar pelo JBL, mas acham que 11 W é muito consumo para um filtro de 900 l/h?

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não inventaram o filtro perfeito em tudo :P

 

Os Eheim Ecco gastam pouco, mas a capacidade para matérias filtrantes, não é a melhor.

 

Se a diferença são 10€ e a tua preocupação é o consumo, para esse aquário, aposta no Ecco 2036. Leva só 3l, mas chega... Não aguenta a carga organica de 200 peixes, mas já dá para teres o aquário bem composto.

 

Agora tens de ver se a diferença de 3w de consumo, entre um filtro com capacidade para 3l e outro com 7l, realmente te compensa... Porque caso um dia decidas passar para um aquário maior, vais ter de investir novamente num filtro.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

o ideal mesmo era uma bomba com regulação de potência/consumo/caudal montada em cima de um copo que teria sempre o mesmo diâmetro mas com a possibilidade de escolher a capacidade/litros.

será que é possível ter uma bomba com estas características?

secalhar o consumo não seria optimizado...

mas era perfeito, cada um configurava conforme as suas necessidades.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Ao principio quando montei o meu de 37L pensei "bom vou ficar por aqui senão não tenho casa para tantos aquários" a verdade é que se montar este de 140L vou para o meu terceiro, por isso penso que a tendência é cada vez ter um maior :laugh2:

 

Agora fiquei seriamente a pensar :eusathink:

 

O Ecco 2036 consome 8 W (ponto positivo), faz 750 L/ (ponto negativo), tem uma capacidade de 3 L (ponto negativo) e um preço de 109€ (ponto negativo) .

 

O JBL consome 11 W (ponto negativo), faz 900 L/h (ponto positivo), tem capacidade de 7L (ponto positivo) e um preço de 99€ (ponto negativo).

 

Eu pensei em colocar no total 35 neons e mais nenhum outro animal, depois descobri que existiam os rammis (só posso colocar um casal) e os apistogrammas :wub2: (penso que se escreve assim), e depois descobri os Acara Bandeira (que penso não poder colocar nenhum por causa do tamanho de adulto)... Penso não estar errado a cerca disto, se estiver corrijam-me sff :wacko:

 

Conclusão, acho que me vou decidir pelo JBL, tem mais pontos positivos na minha opinião e aguenta com mais peixes..

Lá vou eu gastar 100€ yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais