Novo começo após o primeiro fracasso


drax111

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Eu inicie me aqui a cerca de 3 meses quando montei o meu primeiro aquário cometi muitos erros no meu ponto de vista normal =P, mas agora pretendia começar de novo e ainda ficaram algumas duvidas espero que me vão ajudando ao longo de todo o processo de reconstrução do aquário.

 

Gostava de por algumas perguntas:

 

- qual a altura do areão para que as raízes consigam libertar as toxinas e não apodreça as raízes

- qual os testes que necessito para o aquário

- eu pretendo ter um plantado para alem da luz e do co2 que fertilizante preciso?

-como manter a colónia de bactérias em bom estado?

- quantas vezes devo mudar a agua por mes?

 

Obrigada desde já

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão deve ter 5cm à frente, 8 atrás para criar maior volume, por baixo deverá ter uma camada fina de substrato fértil.

Para um aquário precisas de testes de Amónia, Nitratos, Nitritos, Fosfatos, KH,GH,pH

Precisas de Nitratos, Fosfatos, Potássio, Ferro, magnésio e outros micro nutrientes

Para manter a colónia em bom estado deverás fazer lavagens ao filtro com água do aquário, e fazer trocas regulares das matérias filtrantes, cerca de 6meses a 1 ano, deverás ter 2 sacos de matérias filtrantes e trocar 1 de cada vez.

Por mês deverás mudar a água 4x, todos os domingos, cerca de 30% de água, nuca deves retirar a água toda e colocar toda nova

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado por responderes, eu tinha 8 cm atrás e o que me aconteceu e que as plantas morriam devido a defecação das raízes, o que me disseram foi para colocar 4 cm no máximo

 

relativamente ao filtro tenho um Ehiem com 400l/h noto que a fim de algumas semanas aquilo parece lama la dentro, despejo tudo e meto agua do aquário?

Ah outra pergunta =p

 

Vocês costumam aspirar o areão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a referencia do teu Eheim? Lama é normal aparecer, mas pode ser minimizada se as matérias filtrantes estiverem bem estruturadas, depois d dizeres o modelo do teu Eheim, diz como tens as matérias filtrantes colocadas.

 

E sim o areão pode ser aspirado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agora com o modelo do filtro é mais fácil.

 

Na minha opinião, apesar de as esponjas azuis serem tb locais onde as bactérias se alojam, é sem sombra de dúvida nas cerâmicas onde elas predominam. Eu faria do seguinte modo. No fundo cerâmica em forma de cilindro, é uma cerâmica pouco porosa que serve principalmente de pré-filtro, existe tb em plástico, pois aqui o principal objectivo é a filtragem mecânica, nesta fase os maiores detritos serão capturados, logo a seguir uma esponja azul que captura as outras partículas, as cerâmicas anteriores evitam que a esponja azul fique cheia daquela lama que tu falas.

Depois da esponja azul 2 sacos ou 3 sacos de cerâmicas porosas, aqui irão-se alojar as bactérias nitrificantes que te irão transformar a Amónia em Nitritos e posteriormente em Nitratos e no fim então uma fina camada de lã filtrante que irá capturar alguma partícula que tenha escapado. Se estruturares desta forma o filtro vais ver que vais ter uma pouca perda de caudal e que as manutenções se vão alargar no tempo

 

As cerâmicas nos sacos pq?Pq o 2213 não tem cestos e serve para separar as cerâmicas do "prazo de validade" sendo que as cerâmicas mais a baixo terão uma vida mais curta que as cerâmicas de cima, pois os poros das cerâmicas com o tempo acabam por ficar obstruídos e deixam de alojar tantas bactérias como seria desejado, apesar de ser um processo lento leva cerca de 6 meses a ano.

 

Ou seja, quando fizeres por exemplo 6 meses com os 2 sacos, o saco de baixo sai e o saco de cima entra para o lugar do saco de baixo e voltas e colocar um saco novo por cima, passados mais 6 meses sai novamente o de baixo e voltas a colocar outro novo por cima, sempre em rotação, de modo a haver sempre um saco mais novo que o outro e mantendo sempre a qualidade das cerâmicas e por conseguinte a colónia de bactérias em condições

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde a tua explicação de genética sobre as leis de Mendell que me convenceste que não és parvo nenhum, nem considero que haja aqui alguém burro. Gosto é de explicar as coisas como gostaria que me explicassem para eu ficar sem dúvidas

 

Guardar segredos sobre aquariofilia não é da minha forma de ser, estamos cá para ajudar, blaáblábláblá... :)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sou parvo...hummm...acreditas nisso? :D...mas alguem leu aquilo?

ja agora...uma coisa...

compreendendo essa primeira filtragem mecanica, pode-se fazer o mesmo com uns calhaus (palavra tecnica) de rio...(evita-se problemas com calcarias)...estou certo ou a dizer mais umas das minhas barbaridades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas que se utilizam para filtragem mecânica devido à forma que têm, criam uma espécie de labirinto por onde a água circula, e é por isso que são eficazes para essa filtragem, pedras de rios não sei se iriam funcionar, talvez. Nas piscinas utiliza-se areia como matérias filtrante e funciona

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas não tenho podido cá vir fiquei bastante esclarecido a ceramica que tinha já tem algum tempo tenho de comprar nova para criar então uma colónia saudável de bactérias =D

 

Hoje fui comprar os testes que necessito comprei o da nutrafin com testes de PH nitratos nitritos e amónia.

 

Já tenho tmb a areia que vou utilizar nutrasoil brown e as pedras escolhi as dragon stone

 

agora falta a calha de 4x24 w e as plantas ainda não sei bem o que escolher

 

cumprimentos

 

Daniel Amador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas deixo aqui uma imagem do inicio do meu projecto com as pedras que comprei agora queria a vossa opinião para as plantas, queria uma coisa assim em grande vou comprar Co2 pressurizado

 

http://imageshack.us/photo/my-images/254/semttulorx.png/

 

 

cumprimentos

Editado por drax111
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.