1º Plantado de 300L


SrTobias

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Olá a todos os aquariofilos que navegam por este fórum.

 

Este é o meu primeiro post, onde pretendo dar-vos a conhecer os meus primeiros passos neste mundo da aquariofilia, pedindo-vos a opinião sobre o equipamento que tenho no sentido de perceber se está bem dimensionado e equilibrado para o meu setup, e o que penso fazer em termos de planos de fertilização, habitantes do aquário, etc.

 

Espero não vos "secar" muito com uma pequeníssima história de como este "projecto" surgiu, mas cá vai em modo de introdução. Sempre quisemos ter um aquário, mas ou por este ou por aquele motivo nunca falamos seriamente no assunto, até este ano termos ido à PetFil, mais para vermos coisas para os nossos gatos que outra coisa. Os aquários lá nos prenderam uma vez mais a atenção, mas o meu irmão (M. Costa) também user neste fórum (e para mim o maior especialista destas coisas já que é o meu conselheiro espiritual dos aquários) é que andava lá a ver as workshops a decorrer... e nós mais interessados em ver os diversos stands com aquários em exposição que lá estavam. Interessou-nos bastante uns do Quadro Vivo, para mim os aquários mais bonitos que já vi, mas com medo dos preços decidimos ver outras coisas como um aquário de 23L da Fluval. Bom, muita conversa, muitos aquários vistos e alguns meses depois acabámos por cair na tentação e comprar um do Quadro Vivo de 300L... e a aventura começou. Pensava que era só comprar um aquário, meter umas plantas, uns peixinhos... e estava feito. Lá veio o meu irmão com a cartilha dos planos de fertilização e dos utensílios que tinha de comprar e da matéria filtrante e do drop checker e do Substrato xpto porque tem de ser e do Ciclo do Azoto e dos teste à qualidade da água... enfim, uma panóplia de coisas que não fazia ideia serem necessárias... quando éramos pequenos, os nossos pais tinham um aquário com uma pedra difusora e tal e não me lembro de serem precisos assim tantos cuidados :). Enfim, isto tudo para dizer que não percebo grande coisa deste mundo, mas espero vir a perceber e a aprender com todos vós.

 

 

 

E pronto, não vos maço mais com estas coisas, vamos ao que interessa! Abaixo deixo-vos uma descrição detalhada do meu setup.

 

Material

 

Aquário Quadro Vivo "Fénix" 100 cm * 50 cm * 60 cm - 300 L (tem um pouco menos por causa da coluna seca)

Sump 80l aprox. com 3 níveis de filtragem - 1ª Mecânica (manga), 2ª Biológica (Ada Bio Rio), 3ª Mecânica (Lã)

 

Bomba Aquaclear Powerhead 110 - 3700 L/h

Termostato Fluval 300 W - 26º

Garrafa CO2 2Kg (c/ regulador de pressão TMC)

Difusor CO2 aquaGro Modelo 2906

Iluminação - 2 Cubos LED Aquaray Aquabeam 1500 XG Ultima (23w * 2); 9000 k; 700mA - approx 1850 lm; 120º (wide angle) - 6 horas/dia (daqui a uma semana passa a 8 horas/dia e com os 1ºs peixes quero passar a 10 horas/dia)

 

 

Fertilização

 

TPA - não estou a pensar fazer, apenas colocando água perdida por evaporação

Irei fertilizar segundo o índice EI (estimativo) usando pós, misturando eu (quero dizer o meu irmão) as soluções. Montámos o aqua no dia 15 Junho e começámos a fertilizar logo a 16 Junho. Mas por defeito...só para dar uma "mãozinha" às plantas. 0,8 ppm PO4; 5 ppm K e micros (3x semana).

Macronutrientes - 3x / semana (8 ppm NO3 + 9,5 ppm K + 1,1 ppm PO4)

Micronutrientes - 3x / semana (0,5 ppm Fe mais os outros que não me apetece pôr :tongue:)

Descanso um dia por semana

 

 

Parâmetros (ao 2º dia)

 

Amónia (NH4) - 3 mg/L

Nitratos (NO3) - 40 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

Fosfatos (PO4) - 0,5 mg/L

pH - 6,5

Kh - 2

Gh - 4

 

 

Hardscape

 

ADA Bacter 100 e ADA Tourmaline BC (colocado numa 1ª camada)

Ada Power Sand Special M - 6 Kg (colocado numa 2º camada)

Ada Aqua Soil New Amazonia 36 kg (colocado numa 3º camada)

2 Sepas

6 Rochas Seiryu

 

 

Plantas

 

Cryptocoryne (penso ser a undulata 'Broad Leaves')

Eleocharis parvula

Mais umas que comprei e que ainda não consigo identificar a espécie (critério de compra foi... são bonitas )

 

Estas fortam compradas ao utilizador do fórum jmoreno:

Hygrophila polysperma sunset

Heteranthera zosterifolia

Limnophila aromatica

Ludwigia repens

Ludwigia repens rubin

Cabomba furcata

Blyxa japonica

 

Estão ainda para chegar esta semana (compradas ao utilizador do fórum bruno bastos de Oliveira):

Ludwigia grandulosa (red)

Polygonum red

Proserpinaca palustris

Didiplis diandra

 

 

Peixes

 

Nada por enquanto - A ideia será ter daqui a umas 2 semana (dependendo do Ciclo do Azoto) 7-8 Otocinclus affinis e 10-12 Caridina japonica. Com o tempo quero ter um cardume principal de 40-50 de Tetra Cardinal, um 2º cardume (20-25) de Hemigrammus bleheri (Nariz de bêbado), e outras espécies de invertebrados e caracóis.

 

 

As minhas maiores questões são:

- Pensam que o setup e a nossa ideia futura em termos de peixes é acertada? Bem sei que estas coisas não são de resposta sim ou não, a ideia é saber se temos um ambiente equilibrado.

- A iluminação é suficiente?

- Os LEDs deveriam estar mais próximos da superfície da água ou estão bem à distância actual (neste momento estão a um palmo)?

- O CO2 deve ser desligado durante a noite ou devo deixá-lo ligado 24h/dia?

- Acham que é possível manter este aqua sem TPA's (apenas repondo a que evapora)?

- O 2º nível de filtragem, o biológico, deverá ser colocado numa posição mais elevada de forma a obrigar que toda a água que vem do 1º compartimento passe pelo Bio Rio?

- Qual o melhor local dentro da sump onde colocar Seachem Purigen? Sei que deverá ser nas últimas fases, mas não sei se o hei-de colocar "dentro" da lã, ou no compartimento da bomba de água.

 

Critiquem à vontade e estejam também à vontade para dar sugestões flora/fauna

 

 

Deixo-vos algumas imagens do aquário, antes, durante e depois de "montado":

 

(panorâmica do aqua e móvel 1 de 2)

img2145fc.jpg

 

 

(panorâmica do aqua e móvel 2 de 2)

img2148rz.jpg

 

 

(A sump com as plantas em "estágio")

img2149tu.jpg

 

 

(Colocação do hardscape)

img2165op.jpg

 

 

(Colocação do hardscape)

img2171.jpg

 

 

(Um pouco de água antes de plantar)

img2175vb.jpg

 

 

(Encher com água já com as plantas)

img2178ry.jpg

 

 

(Perspectiva da água muito limpinha :shock4:)

img2179e.jpg

 

 

(Algumas horas passadas com a bomba a trabalhar - já se vê a água um pouco mais nítida!!)

img2199kc.jpg

 

 

(Outra perspectiva)

img2200m.jpg

 

 

(Sump já com 4 dias de "trabalho")

img2220g.jpg

 

 

(Sump da esquerda para a direita - Bomba, 3º Nível de filtragem, compartimento vazio, 2º Nível de filtragem, 1º Nível de filtragem)

img2221sc.jpg

 

 

That's all folks!

 

SrTobias

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Eh pah esse teu irmão tem jeito para a coisa :split:

 

Tou ansioso para ver isso a "crescer"!! Já sabes a minha opinião às tuas dúvidas.

 

Aguarda aí pelas opiniões dos experts principalmente no que respeita aos led's...já parti a cabeça toda e não consigo entender o "que é que é bom" :juggle:

--

 

Marco Costa

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Olá

 

Conheço bem a loja Quadro Vivo em Frielas e tb foi lá que eu adquiri os leds iguais aos teus, mas em vez de 2 adquiri 3, mas de resto tudo igual. A meu ver parece-me que estás a começar bem, tudo bem planeado e que vai correr tudo bem.

 

Só não sei se teria começado a fertilizar tão cedo, dado que colocaste substrato fértil talvez no 1º mês não fosse necessário começar a fertilização. Acho que antes de teres começado a fertilização se querias começar devias ter aguardado 1 semana ou duas e saber que valores tinhas, pois apesar do substrato fertil estar "tapado" pelo interte vai sempre libertar compostos que poderão criar desequilíbrios e criar-te um boom de nutrientes.

 

Tal como tu tb sigo a fertilização segundo o índice El com fertilizantes feitos por mim e com bons resultados, deverás ter atenção em ter o drop-checjer com água com dureza 4 para saberes a concentração de CO2 que tens.

 

Gosto do teu layout, mas o meu sentido de estética diria-me para ter colocado uma camada de substrato não tão alta, não sei se foi prepositado ou sem querer mas eu teria feito de outra forma, talvez os tradicionais 5cm à frente e 8cm atrás, criando uma maior profundidade.

 

Em relação à fauna a ideia é boa e cardumes quando bem dimensionados dão uma dinâmica interessante ao aquário, mas dá-me a sensação que estás a escolher apenas peixes de pequeno porte, esse aquário já suporta discus, sei que são difíceis de manter para um iniciado, mas já que te meteste neste projecto elaborado e vais ter a ajuda de alguém mais experiente acho que devias pensar pelo menos nisso.

 

Outra questão, há vários defensores e eu situo-me naquele grupo que não tem a certeza que SUMP+ Injecção de CO2 não é ideal, a SUMP cria demasiada agitação à água fazendo com que grande parte do CO2 injectado acabe por evaporar novamente para a atmosfera, a tua experiência assim o demonstrará se sim ou não, deverás seguir com atenção o valor do DP, já agora gostaria de saber.

 

O purigen deverá ser o ultimo elemento por onde a água deverá passar para o poupares ao máximo, pela configuração da tua SUMP que pelas fotos me parece que a água circula da direita para a esquerda, eu colocaria o Purigen logo a seguir à lã de vidro, antes da bomba que re-envia a água de volta para o aquário.

 

O CO2 ligado durante a noite, pdoerá trazer-te o inconveniente de te fazer baixar demasiado o pH do aquário durante essa altura pois aí o consumo diminui, podendo entrar em niveis perigosos, a situação seria ultrapassada se ligado è eletrovalvula tivesses um medidor de ph digital que fizesse esse devido controlo, pois o DP funciona através de trocas gasosas, e esse método é bastante falivel, primeiro pelo tempo de reacção que é de cerca de 1h, quando vimos a concentração estamos a ver a concentração de há 1h atrás e não daquele instante e depois como o DP não está (regra geral) sob um fundo branco, as pequenas variações de cor não são facilmente detectáveis.

Para já enquanto estás a fazer o ciclo poderás manter o aquário apenas repondo a água que evapora, se bem que existem alguns defensores que se deve fazer TPA's durante o ciclo, após o ciclo se ter iniciado terás sempre de fazer TPA's pelo menos de 15 em 15 dias, pois mesmo que as tuas plantas consumam todos os nutrientes que tu injectas com a fertilização, existem outros dos quais que tu não fazes testes que sõ com TPA's é que diminuem as suas concentrações que de outra forma poderão tornar-se tóxicos.

 

Boa sorte com o teu projecto e qualquer coisa, estamos cá para ajudar

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

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Olá Sr Tobias

Conheço esse aquário de algum lado :smile2:... cruzamo-nos muitas vezes nesse hall... diria mesmo que todos os dias nos cruzamos nesse hall :roflroll2:

Vamos ver se isto corre bem... estou ansiosa para pormos aqui a bicheza.

Bêjos

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Este é o teu 1º plantado??? WOOW!!!

 

Havias de ver o meu 1º plantado!!! lool

 

Está fantástico!! parabéns

 

Olá Paul

Sou co-proprietária deste aquário :smile2:.

Muito obrigada pelo elogio. Vamos ver se isto corre bem. Não vejo a hora de pôr a bicheza :animal_fish:

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Eh pah esse teu irmão tem jeito para a coisa :split:

 

Tou ansioso para ver isso a "crescer"!! Já sabes a minha opinião às tuas dúvidas.

 

Aguarda aí pelas opiniões dos experts principalmente no que respeita aos led's...já parti a cabeça toda e não consigo entender o "que é que é bom" :juggle:

 

Pois diz que sim

Acho que o puto percebe umas coisas :roflroll2:

Vamos ver como isto corre pá. Nunca mais chega a hora de pôr os bichos... os bichos é que me puxam... isto demora muito tempo canecos :huh:

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Olá

 

Conheço bem a loja Quadro Vivo em Frielas e tb foi lá que eu adquiri os leds iguais aos teus, mas em vez de 2 adquiri 3, mas de resto tudo igual. A meu ver parece-me que estás a começar bem, tudo bem planeado e que vai correr tudo bem.

 

Só não sei se teria começado a fertilizar tão cedo, dado que colocaste substrato fértil talvez no 1º mês não fosse necessário começar a fertilização. Acho que antes de teres começado a fertilização se querias começar devias ter aguardado 1 semana ou duas e saber que valores tinhas, pois apesar do substrato fertil estar "tapado" pelo interte vai sempre libertar compostos que poderão criar desequilíbrios e criar-te um boom de nutrientes.

 

Tal como tu tb sigo a fertilização segundo o índice El com fertilizantes feitos por mim e com bons resultados, deverás ter atenção em ter o drop-checjer com água com dureza 4 para saberes a concentração de CO2 que tens.

 

Gosto do teu layout, mas o meu sentido de estética diria-me para ter colocado uma camada de substrato não tão alta, não sei se foi prepositado ou sem querer mas eu teria feito de outra forma, talvez os tradicionais 5cm à frente e 8cm atrás, criando uma maior profundidade.

 

Em relação à fauna a ideia é boa e cardumes quando bem dimensionados dão uma dinâmica interessante ao aquário, mas dá-me a sensação que estás a escolher apenas peixes de pequeno porte, esse aquário já suporta discus, sei que são difíceis de manter para um iniciado, mas já que te meteste neste projecto elaborado e vais ter a ajuda de alguém mais experiente acho que devias pensar pelo menos nisso.

 

Outra questão, há vários defensores e eu situo-me naquele grupo que não tem a certeza que SUMP+ Injecção de CO2 não é ideal, a SUMP cria demasiada agitação à água fazendo com que grande parte do CO2 injectado acabe por evaporar novamente para a atmosfera, a tua experiência assim o demonstrará se sim ou não, deverás seguir com atenção o valor do DP, já agora gostaria de saber.

 

O purigen deverá ser o ultimo elemento por onde a água deverá passar para o poupares ao máximo, pela configuração da tua SUMP que pelas fotos me parece que a água circula da direita para a esquerda, eu colocaria o Purigen logo a seguir à lã de vidro, antes da bomba que re-envia a água de volta para o aquário.

 

O CO2 ligado durante a noite, pdoerá trazer-te o inconveniente de te fazer baixar demasiado o pH do aquário durante essa altura pois aí o consumo diminui, podendo entrar em niveis perigosos, a situação seria ultrapassada se ligado è eletrovalvula tivesses um medidor de ph digital que fizesse esse devido controlo, pois o DP funciona através de trocas gasosas, e esse método é bastante falivel, primeiro pelo tempo de reacção que é de cerca de 1h, quando vimos a concentração estamos a ver a concentração de há 1h atrás e não daquele instante e depois como o DP não está (regra geral) sob um fundo branco, as pequenas variações de cor não são facilmente detectáveis.

Para já enquanto estás a fazer o ciclo poderás manter o aquário apenas repondo a água que evapora, se bem que existem alguns defensores que se deve fazer TPA's durante o ciclo, após o ciclo se ter iniciado terás sempre de fazer TPA's pelo menos de 15 em 15 dias, pois mesmo que as tuas plantas consumam todos os nutrientes que tu injectas com a fertilização, existem outros dos quais que tu não fazes testes que sõ com TPA's é que diminuem as suas concentrações que de outra forma poderão tornar-se tóxicos.

 

Boa sorte com o teu projecto e qualquer coisa, estamos cá para ajudar

 

Olá João

Este também é o meu aquário.

Agradeço desde já a simpatia e todos os preciosos comentários técnicos. O meu mais-que-tudo depois responde-te porque eu não percebo grande coisa do que estão a falar :happy:. Vou ficar muito mais entusiamada quando começarmos a pôr os animais no aquário...

 

Falando então na bicheza, e quanto à tua sugestão dos discus, acho que são peixes lindíssimos mas são tão grandes que quase dão para passear de trela e nós, para fazer festinhas, já temos dois gatos :roflroll2: . Pessoalmente acho que os peixes mais pequenitos dão mais dinâmica ao aquário (como referiste no teu post) e parece-me que aos discus falta personalidade jurídica ... mas isto é só a minha opinião, como é óbvio :smile2:. Os discus ficarão para o aquário dos 2000 lltros (espero que o meu marido não me oiça porque senão deita uma parede abaixo para tornar isso possível).

 

Vamos falando e, mais uma vez, muito obrigada :smile2:

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Boas João,

 

Conheço bem a loja Quadro Vivo em Frielas e tb foi lá que eu adquiri os leds iguais aos teus, mas em vez de 2 adquiri 3,

 

Importas-te de me explicar como foi que decidiste que os que os 3 cubos eram o suficiente para o teu (belo) aqua de 540 L? Já andei de volta da teoria dos lumens/watt (a meu ver não faz grande sentido porque apenas define a eficácia energética dos leds e não as necessidades das plantas). Poderias ter 1 cubo ou 10 cubos no aqua que a relação lumen/watt não se alteraria, mas a intensidade luminosa sim. Parece-me assim mais lógico definir por lumen/litro...pelo que sei (corrijam-me se estiver enganado pff) a relação lm/l para se considerar uma boa iluminação situa-se entre os 55 e os 90 lm/l, e pelas minhas contas, o teu aqua tem 3x cubos de 1850 lm (total = 5550 lm) o que dá 10,3 lm/l (5550 lm / 540 l). Depois também entra a altura do aqua e tal. Provavelmente estou a dizer uma grande barbaridade bang Para além de ajudares estes orgulhosos proprietários desta banheira de 300 l, como também ajudas a mim :naughty: Infelizmente anteontem detectei uma fuga no meu aqua (36 l)...a parte boa é que a fuga é no topo do aqua...mas como é óbvio não fico descansado enquanto não o substituir. Estou a ponderar num de 70 x 35 x 40 e numa calha 4x 24W T5. Mas agora que se usa cada vez mais led...talvez com a tua ajuda (e de outros) eu consiga perceber os leds

 

Peço desculpa ao Sr. Tobias por estar a "roubar" um pouco o tópico mas acho que ajuda ambos :mrgreen:

 

Hmmmm.....para quando esse de 2000 l???? omg

 

Venham de lá updates da banheira!

--

 

Marco Costa

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A decisão foi pelo que me aconselharam pela altura, dada que a mina experiência com leds era nula, e dado que já conheço o dono da loja e confio alguma coisa na sua experiência, segui os conselhos deles e tb os da minha carteira. Na altura ele tinha um aqua igual ao meu, montado com 3 conjuntos de leds tb iguais e segui por isso os mesmos passos visto que me pareceu ser mais que suficiente e dado os bons resultados que ele (dono da loja) estava a ter na altura

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

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Epa bela banheira...(sim a minha banheira é mais pequena o.0)...

vou me por a seguir isto cm muita atenção...(o que na realidade não vale de nada...)

estás a ser muita bem acompanhado e eu na te posso dizer nada (o meu primeiro ao pe disto é um carrinho de mão 0.o...)

força que eu estou a gostar :D

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Obrigado pelos comentários.

 

Mais à frente podem ver umas fotos actualizadas já com as novas plantas compradas ao utilizador Bruno Bastos de Oliveira, mas antes de lá irmos queria que me ajudassem no tema CO2.

 

Eu percebo o que o jpospr disse, e até me parece agora com o andar dos dias que o CO2 anda agitado demais e o drop-checker não anda a ficar muito verde. Tenho uma foto tirada mesmo agora, sendo que o CO2 foi deixado ligado a noite toda (está ligado à 24h)... e a cor não aparenta estar verde como devia (penso eu). Uma das opções que tenho, e até ponderei inicialmente, seria ter um reactor CO2. O princípio é excelente, ou seja, o CO2 é todo misturado com a água que está a sair da bomba e entra directamente no aqua já diluído na água, mas o reactor tem um inconveniente: a entrada e saída da água tem um diâmetro substancialmente inferior ao diâmetro do tubo que envia água da bomba para o aqua, pelo que teria de ter umas reduções... e é isto que não gosto. A água é bombeada com uma força considerável, e meter reduções dá aso a asneira porque se aquilo parte inunda-me a casa toda. Outra opção que eu não sei se funciona seria colocar o difusor de CO2 directamente na Sump no compartimento da bomba de água. Será que isto funciona? Parece-me que aqui, não sendo a mesma coisa, será uma solução parecida a ter um reactor... ou não será assim?

 

Numa das fotos podem ver o que me parece ser CO2 a ficar preso numa camada que se forma à superfície da água, que costumamos limpar de 2 em 2 dias.

 

 

 

(Novas plantas adicionadas)

img2231k.jpg

 

 

 

(Início de formação de algas / bolor)

img2226bx.jpg

 

 

(Início de formação de algas / bolor)

img2227u.jpg

 

 

(CO2 a ficar preso na camada que se forma à superfície)

img2261t.jpg

 

 

(Drop-checker - será este o verde que se quer?)

img2256fa.jpg

 

 

Continuem a enviar os vossos mais que bem-vindos comentários!

 

SrTobias

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A fauna vai ser composta por um cardume principal de 40-50 Tetra Cardinal, um 2º cardume (20-25) de Hemigrammus bleheri (Nariz de bêbado), e outras espécies de invertebrados e caracóis.

 

Mas agora como ainda andamos no Ciclo do Azoto vai demorar umas semanitas! Entretanto queremos colocar daqui por mais ou menos uma semana 7-8 Otocinclus affinis e 10-12 Caridina japonica. São espécies mais resistentes e agora ao início servirão para estabilizar o aquário.

 

Espero não estar a cometer nenhuma gafe ou um erro tremendo nestas escolhas :juggle:

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Esse verde não é o que se pretende, tu pretendes um amarelo, esse verde é um pH diria eu superior a 7º. A utilização de um reactor poderia ajudar, mas mesmo assim a movimentação criado pela SUMP e pela coluna seca irá potenciar e evaporação do CO2 para a atmosfera. Aliás esse comentário foi o mesmo que eu fiz ao Nuno

 

Em relação ao reactor de CO2 pq não dás uma olhada ao que eu tenho? O AquaMedic Helimax 1000, tem entradas 16/22 que devem ser semelhantes às tuas, mas atenção, este reactor reduz um bocado o caudal

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

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Boas sr. Tobias.

 

Sinceramente a nível de plantas não me prenuncio, visto que também já tens o outro jp a ajudar-te, estas em boas mãos.

 

Estou a seguir este topico atentamente, e só fica aqui uma opinião.

 

Os otos não são peixes muito resistentes. Ao inicio até pelo cOntrario são peixes muito sensíveis ao introduzir. Costumam morrer sem razão aparente , e podem deixar de comer se não tiveres algas. isto foi uma informação que me deram, espero ter contribuído alguma coisa.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

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Boas,

 

Por experiência própria: os ottos devem preferencialmente ser introduzidos num aquário já maturado (com alguns meses de funcionamento e já com algumas algas nos vidros, etc). A introdução do peixe no aquário deve ser feita muito lentamente.

 

Não te posso confirmar esta afirmação, mas acho que a maioria dos otos vendidos são selvagens, viajam milhares de km sem comer, quando chegam ao teu aquário estão simplesmente exaustos, e morrem. Não há nada a fazer... Eu prefiro sempre comprar peixes de cativeiro e nunca selvagens. Infelizmente só descobri que a maioria dos otos são selvagens depois de ter os ter comprado.

 

A partir do momento em que estão ambientados, são extremamente resistentes, mantenho um (por um lado não queria fomentar o mercado de peixes selvagens, mas por outro sei que eles gostam de companhia, por isso talvez vá arranjar mais) hà uns anos e nunca teve qualquer tipo de problema.

 

Por isso não te aconselho DE TODO a que os otocinclus sejam dos primeiros peixes a introduzir no aquário. Quando começares a ter algas nos vidros aí sim, podes ir busca-los.

 

Abraço

 

P.S: se conseguires confirmar a proveniencia dos peixes antes de os comprar, ainda melhor. Peixes de cativeiro são muito mais fáceis de manter

 

Tanpanama - Posted Image

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Os otos não são peixes muito resistentes. Ao inicio até pelo cOntrario são peixes muito sensíveis ao introduzir. Costumam morrer sem razão aparente , e podem deixar de comer se não tiveres algas. isto foi uma informação que me deram, espero ter contribuído alguma coisa.

 

Abraços

 

Ok, vou investigar então. A indicação que tinha era que este tipo de peixes era indicado para serem dos 1ºs habitantes por serem resistentes. Ainda tenho algum tempo para avaliar qual será a melhor opção para os peixes iniciais! Concordas com a introdução de Caridinas?

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Ok, acho que estou a ficar cada vez mais convencido com a teoria dos Otocinclus.

 

Obrigado pelas dicas!!

 

 

Em relação ao reactor de CO2 pq não dás uma olhada ao que eu tenho? O AquaMedic Helimax 1000, tem entradas 16/22 que devem ser semelhantes às tuas, mas atenção, este reactor reduz um bocado o caudal

 

Será que tens outra versão deste reactor? No site oficial da Aqua Medic, o Helimax 1000 diz que tem entradas de 12/16 mm. Para não ajudar à coisa, não consigo encontrar em lado nenhum o diâmetro da saída de água da minha bomba de água (Aqua Clear Powerhead 110), inclusivamente no site oficial... vou continuar a procurar!

Editado por SrTobias
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Boas a nivel de caridinas não te posso ajudar.

 

Penso que os peixes mais resistentes( sujeito a confirmação) são as corydoras, mas mesmo assim acho que não devias colocar muitos antes do ciclo estar completamente terminado. Embora o ideal seria não colocares nada até estar realmente concluído.

 

De resto tens uma grande banheira para fazer coisas bonitas. Acho que não devias limitar o aquário a espécies de cardume. Aí já cabiam uns discus ou escalares...

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

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Não sei há quanto tempo estás a ciclar o aquário, mas o ideal será pores um bocado de comida dos peixes todos os dias (não te esqueças de pôr todos os dias, é muito importante) durante duas a 3 semanas e só depois pôres 3 a 5 peixes (os corydoras são uma excelente opção). As introduções seguintes devem ser separadas de uma semana (preferencialmente) e sempre poucos peixes de cada vez

 

Tanpanama - Posted Image

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Não sei há quanto tempo estás a ciclar o aquário, mas o ideal será pores um bocado de comida dos peixes todos os dias (não te esqueças de pôr todos os dias, é muito importante) durante duas a 3 semanas e só depois pôres 3 a 5 peixes (os corydoras são uma excelente opção). As introduções seguintes devem ser separadas de uma semana (preferencialmente) e sempre poucos peixes de cada vez

 

 

Paul porque por a comida todos os dias?? podes-me indicar sff? também sou novo nisto e montei ontem um aquário de 140l

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Se puseres um pouco de comida todos os dias, estás a alimentar e a fomentar o crescimento das bactérias necessárias para a redução da amónia (proveniente da decomposição da comida) em nitratos.

 

Basicamente estás a ajudar a colonizar o filtro com as bactérias necessárias ao ciclo do azoto. Assim, quando puseres os peixes, o ciclo estará feito, e terás bactérias suficientes para consumirem os produtos originados pela decomposição da comida e das fezes dos animais.

 

Se não houver bactérias suficientes a produção de amónia irá aumentar até níveis tóxicos para os peixes.

 

Para perceberes a importância de pôres comida todos os dias lê este tópico

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199032&st=0

 

Repara no que ele concluí no post #15! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

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O Helimax encaixa perfeitamente nas mangueiras da Eheim 16/22, que são as mangueiras que eu uso no Eheim 2180 sem qualquer estrangulamento, isso podes confiar a 100%

 

Se falares com o Nuno do Quadro Vivo ele dir-te-á qual é o diâmetro das mangueiras que a bomba utiliza

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

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Oi pessoal

Agora é a cara-metade do Tobias a falar (a Flebinha) :smile2:

Muito obrigada por todas as dicas. Ele dedica-se mais à parte técnica mas eu ando doida é com a fauna. Agradeço muito todas as pistas porque apesar de saber que acontece, para mim vai ser uma tragédia sempre que um bicho me falecer. Pelo vistos não será mesmo boa ideia pôr Otocinclus... se for assim começamos então pelas Corydoras. Vamos esperar o tempo que for preciso para pôr os bichos e fico a aguardar pelos vossos comentários. Temos então que estudar os peixes que vamos pôr e que não são de cardume para tornar o aquário mais interessante.

 

Cumprimentos a todos :smile2:

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