Valley Roots (Throught the Distance "reborn")


Pedro Rosa

Recommended Posts

Valley Roots

(Throught the Distance "reborn")

 

Sim, há fotos e um video mais à frente :)

 

Não, não vou já mostrar o aquário todo, mas há um video interessante mais à frente...

 

Um ano e um mês depois (Maio/2012) da montagem original (Abril/2011 que pode ser vista no tópico Throught the Distance) resolvi refazer ligeiramente o layout.

Não se trata, portanto, de um novo layout.

Foram algumas razões que me levaram a estas alterações, principalmente o facto de não ter tido muito tempo para manter o "nível" do aquário entre Outubro/2011 e Abril/2012.

No final de Abril recomecei a portar-me bem (isto é, TPA semanais e fertilização) e a pouco e pouco fui substituindo e introduzindo algumas espécies de flora.

 

Mas antes das evoluções e diferenças, um esclarecimento e um agradecimento.

 

Os vídeos que fiz estão todos em inglês e tive algumas criticas por isso. Aceito-as e compreendo-as. Este facto, um ano e três meses depois, ainda é mais "interessante" … troikas e afins… :)

A verdade é que em inglês eles chegaram não só a Portugal mas a muitos mais locais.

Neste momento os vídeos do meu canal de Youtube são mais vistos nos EUA e UK do que em Portugal (pelas stats do Youtube).

Vou tentar (mas não prometo) fazê-los também em português.

 

Isto leva-me ao agradecimento… de todos os que têm deixado comentários, "likes" e palavras simpáticas nos comentários do Youtube e em mails/foruns.

 

Voltando ao layout…

 

Utilizei substractos da Elos e não estou descontente. Passou mais de um ano e o "estado" é bastante positivo.

 

A fertilização era Elos. Cheguei a utilizar o Fase 1, Fase 2, K40 e Extra.

Não correu mal mas nunca consegui acertar na "perfeição". Aquilo é MUITO concentrado e … muito caro.

Claro que o caro é relativo porque o produto pode durar muitos meses, depende do aquário.

 

Agora estou com ADA - Brighty K, STEP 3 e Brighty Light.

Estou a fazer esta fertilização há mais de três semanas e parece-me que está a correr muito bem. Mas é cedo…

Os produtos são também caros e não tão concentrados, mas a ADA, alem do Marketing, tem também muita qualidade.

Tal como indicado no video estou com 12 ml/diários dos três produtos.

 

O aquário mandei-o fazer, na altura, na Vidromoldura - queria um aquário "Ada style" sem cola à vista e apenas vidro, sem travamentos, etc... Fiquei muito contente. Continua impecável.

O vidro extra-claro compensa MUITO - podem verificar isso no video mais à frente.

Se pensam em mandar fazer um aquário "para ficar" não tenham duvida no vidro extra-claro.

 

Os Discus foram uma grande aventura. Já os tinha antes e continuei-os no aquário.

Terem feito posturas e terem nascido naquele aquário foi uma coisa fascinante que deixei bem documentado em dois filmes.

Um dos filmes foi um verdadeiro sucesso :)

A verdade é que foram saindo. Eram os Dicus a principal razão de um layout côncavo e com uma grande abertura à frente.

O meu anterior aquário era "demasiado" plantado (Holandês?) e os Discus não se viam :)

 

Agora estou a apostar apenas em Tetra Cardinais. São ~40 atualmente mas mais irão entrar brevemente. Até aos 100(?)… mas a pouco e pouco…

Tenho ainda Ottos, Caridinas Japonica (6?) e centenas de Red Cherries.

Já com mais de um ano também tenho o Atya Gambonensis.

 

No hardscape os troncos laterais ficaram exatamente na mesma. A meio há algumas alterações, não muito visíveis mas que deram o novo ao novo layout (Vale das Raízes).

 

O aquário original foi montado na sexta-feira Santa, dia 22 de Abril de 2011. Tem portanto (a 16/6) 421 dias.

Os videos step-by-step podem continuar a ser vistos no meu canal de Youtube, bem como os do andamento do aquário no passado.

Agora estou a recomeçar a colocar vídeos novos.

 

Mas as grandes alterações estão relacionadas com a flora…

 

O musgo, que já estava em excesso, na base dos troncos foi "controlado". Daqui a umas semanas já saberei ao certo se resultou o que quiz fazer, desta vez. A ideia original era o musgo ficar sobre o substracto e ficarem os troncos à vista. Isto, claro, em baixo onde parecem imitar raízes. Desta vez utilizei outro tipo de musgo e outra "estratégia".

 

As alterações na flora foram:

 

Saiu:

- Hemianthus Callitrichoides

- Staurogyne Sp

- Blyxa Japonica

- Ludwigia Repens Rubin

- Eleocharis Vivpara

 

Porque sairam?

- Hemianthus e Blyxa pelo desleixo daqueles meses

- Staurogyne Sp e Ludwigia Repens Rubin por decisões de layout ao longo dos primeiros meses do aquário

- Eleocharis Vivpara porque para se conseguir alguma coisa decente é preciso MUITO trabalho e mesmo assim não é certo. A forma como cresce e as folhas se dividem não considerei bonito.

 

Mantive:

- Microsorum pteropus

- Pogostemon Helferi

- Fissidens Fontanus

- Rotala Indica

- Cryptocoryne wendtii ''brown''

 

Porque ficaram?

Porque gosto de todas :)

 

Tem entrado ao longo dos últimos dois meses (tudo da Aquaeden pq em plantas não se arranja melhor - o estado é sempre perfeito):

- Proseroinaca Palustris "Cuba"

- Myriophyllum sp. "Red"

- Hydrocotyle tripartita (sp. Japan)

- Eleocharis Accicularis

- Rotala sp. ''green''

- Hygrophila sp. ''Araguaia''

- Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

- Heteranthera zosterifolia

- Vesicularia dubyana 'Christmas'

 

Falta ainda entrar a Hemianthus Micranthemoides.

 

Falta o setup ACTUALIZADO para os interessados:

 

Valley Roots

 

Aquarium

120x50x50 cm

 

Filter

Eheim Professionel 3

 

Pipes

DoAqua Violet Glass Outflow 17 mm (Lilly Pipe)

DoAqua Violet Glass Inflow 17 mm (Lilly Pipe)

 

Heater

Eheim Jager 200 w

Thermometer ADA NA

 

CO2

Pressurized 3 bps

Solenoid Valve

TMC Bottle

DoAqua CO2 Music Glass (difusser)

 

Lights

Solstar by Ramirezi 4x 39 w

 

Substract

Elos Bottom Mineral

Elos Terra

 

Hardscape

Redmoor wood

Seiryu Stone

 

Plants

Microsorum pteropus

Pogostemon Helferi

Fissidens Fontanus

Rotala Indica

Cryptocoryne wendtii ''brown''

Proseroinaca Palustris "Cuba"

Myriophyllum sp. "Red"

Hydrocotyle tripartita (sp. Japan)

Eleocharis Accicularis

Rotala sp. ''green''

Hygrophila sp. ''Araguaia''

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Vesicularia dubyana 'Christmas'

Heteranthera zosterifolia

 

Fish

Paracheirodon axelrodi

Otto Otocinclus

 

Invertebrates

Caridina Japonica

Red Cherry

Atya Gambonensis

 

Antes das fotos e do video fica a informação que já cá tenho em casa um Cube Garden de 60x30x36 da ADA mais o sistema de substratos todos da ADA e iluminação Solstar by Ramirezi 4x24w, para montar nos próximos dias ;)

 

Tal como digo no video, não mostro ainda o aquário inteiro :)

 

Valley Roots - Day 421 video

 

 

Valley Roots - Day 421 Fotos

(Canon 60D + EFS 18-55mm)

 

2012_06_15_1.jpg

 

2012_06_15_2.jpg

 

2012_06_15_3.jpg

 

2012-06-11-4.jpg

 

2012-06-11-2.jpg

 

2012-06-11-3.jpg

 

2012_06_15_4.jpg

 

2012_06_14_1.jpg

 

2012_06_14_2.jpg

 

2012_06_14_3.jpg

 

2012_06_14_4.jpg

 

2012_06_14_5.jpg

 

 

 

2012-06-11-1.jpg

 

2012_06_15_12.jpg

 

2012_06_15_10.jpg

 

2012_06_16_1.jpg

 

 

Cumprimentos,

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. As plantas estão com bom aspecto. Mas parece que no video tens um cardinal meio marado. se reparares aos 2:46 parece que tem ictio.

Continua com o bom trabalho

Cumps

 

hummm... não, é o plano/luz e o facto de ser um dos pequeninos. Os outros estão por lá há mais de um ano e estes tenho-os desde há uma semana.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Pedro. Muito bom, a todos os níveis.

A banda sonora dá ao aquário a dimensão correcta e faz pensar que a aquariofilia assim vale a pena.

Vamos ficar á espera de novos episódios.

 

Cumprimentos, Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai postando evolução do aqua, eu nas minhas montagens antigas também usei sempre fertilizantes da elos gostei dos resultados que obtive so nesta montagem recente eque decidi usar os da ADA ate agora a evolução das plantas tem sido boa, estou a fertilizar com ADA Brighty K, STEP 1 e Brighty Light. 1ml diarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Obrigado a todos.

 

Rui, tens a caixa de mensagens pessoais cheia :)

 

McBoy, tens um aquário de que dimensão? (pergunto por causa da fertilização de 1ml diária).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, que maravilha teres voltado a dar atenção a este mundo aquático. :thumbup3:

 

Só tenho pena de teres desistido dos discos, eram magníficos. :puppydogeyes:

Quanto à tua opção por tetras cardinais acho que exageras na quantidade, 40 já me parecem muitos, não é por nada mas quantos mais tens da mesma espécie menos importância dás ao individual, por mais bonitos que eles sejam vão tornar-se monótonos, não sei se me estou a expressar bem... :shocked028:

 

Em relação às plantas só me resta faz comentários maldosos, impertinentes, criados pela mais pura inveja tipo "essas palustris estão demasiado encarnadas" ou "as helferi estão verdes"... :twisted:

 

Sempre usaste o fundo preto? Numas fotos parece preto noutras só se vê verde bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tetras são peixes de cardume. Num plantado um grande cardume de cartinais fica muito bonito.

 

Agora está o preto mas ainda não me decidi... é que faz ter duas possibilidade :)

Penso que prefiro o branco... embora com discus o preto fique melhor (que não é o caso atualmente)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O aquário parece optimo! Estou desejoso de ver tudo. Boa sorte e continua com os mesmo padrões de qualidade!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto das plantas...fantásticos...os peixes tb mas acho que é como diz o brancaman.....vai atualizando...E o video mereçe palmas..... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal.

Talvez este fim de semana atualize com novas fotos e videos.

 

Entretanto montei um ADA 60P e tenho muita coisa da montagem para disponibilizar. Isso tem-me ocupado o pouco tempo que tenho tido, mas fica a promessa.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Caros,

 

Obrigado por me terem seguido na aventura deste aquário - totalizou 669 dias :)

Ontem decidi que o ia desmontar. Não por estar em más condições mas porque é tempo de mudar... já têve um "reborn" muito grande há um ano e agora é tempo de fazer uma coisa "completamente diferente".

Tudo o que vêem no video seguinte dentro do aquário vai estar à venda nos próximos dias nos classificados.

 

Aqui fica um dos ultimos dias documentado... e bem verdinho ;)

Divirtam-se.

 

 

O meu outro aquário (ADA 60) está saudável e recomenda-se (aqui).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, que pena terminar :( Mas o próximo vai ser ainda melhor :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

O próximo vai ser ... mais ... "simples" ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre pena termos de desmontar quando está no seu expoente máximo, mas é por uma causa melhor.

Serve sempre para tentarmos coisas novas e para evoluirmos no aquascaping a nível geral...

Cá espero por essas "vendas" nos classificados (já tou a escolher algumas coisas), vou continuar a aconpanhar o seu outro projecto de 60l e esperar que este ganhe então um novo "fôlego"...

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desta vez são mesmo as ultimas fotos, tiradas ontem, uma vez que já comecei a tirar plantas para entregar a quem comprou... boa sorte com todas as plantas a quem comprar.

 

20130223-1.jpg

 

20130223-2.jpg

 

20130223-3.jpg

 

20130223-4.jpg

 

20130223-5.jpg

 

20130223-6.jpg

 

20130223-7.jpg

 

20130223-8.jpg

 

 

... algum hardscape que devera servir para o novo aquário já está de molho com ADA Superge ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sejam assim, temos que ser aventureiros e variar :tongue:

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...