Experiência Cacatuoides Megared - Já com 1ª Postura


Recommended Posts

Olá a todos

 

Queria partilhar convosco a 1ª experiência que tenho com Apistogrammas. No leque de espécies mais conhecidos decidi-me pelos cacatuoides megared. Será provavelmente um dos espécimes mais vulgares, mas sempre os achei muito bonitos e penso que para um "ainda" leigo na matéria creio que foi a escolha acertada.

Confesso que o Aqua que escolhi para este projecto foi idealizado para albergar uma pequena família de Ancistrus que já estão comigo há alguns anos, a montagem foi feita há 9 meses e nas ultimas semanas o layout foi alterado varias vezes, por forma a encontrar a disposição mais harmoniosa para acolher devidamente os Apistos.

 

Deixo-vos aqui o Setup do Aqua seguido de algumas fotos:

 

Medidas Aqua: 75x35x35

Filtragem: Eheim Classic 2213

Iluminação: 3x24w T5

Fauna: 5 Ancistrus adultos (2 machos e 3 fêmeas), 1 corydora albina, inumeros camarões reds e greens e 1 casal Apistogramma cacatuoide megared

Flora: Musgo java, Limnophila Sessiflora, Cryptocoryne Wendtii Brown, Lobelia Cardinalis, Ophiopogon Kyoto, Eleocharis Accicularis e (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal

Inertes: Areão de rio granometria fina, algumas pedras, troncos, 1 côco e uma toca em cerâmica

 

Parâmetros da água:

PH: 7.0

NO3: 5 ppm

PO4: 1,5 ppm

 

DSC_0169.jpg

 

DSC_0153.jpg

 

DSC_0152.jpg

 

DSC_0147.jpg

 

DSC_0040-1.jpg

 

DSC_0045.jpg

 

DSC_0053.jpg

 

 

E aqui a surpresa com que me deparei há 2 dias 8)

 

DSC_0008.jpg

 

DSC_0037-1.jpg

 

DSC_0010.jpg

 

 

Aqui a fêmea em toda a força a defender a sua prole

 

DSC_0021-1.jpg

 

DSC_0031-1.jpg

 

 

São mais de 20 alevins que já começam a tentar nadar livremente pelo aqua, devido à falta de condições para separa-los do resto da fauna e alimenta-los devidamente, receio que ñ consigam sobreviver.

Enfim, esta tem sido uma das mais gratificantes que já tive na aquariofilia, quero fazer por aprender um pouco todos os dias com esta espécie e quem sabe se num futuro breve, já com outras condições, possa adquirir outra espécie de apistos e tentar reproduzi-los.

 

Obrigado a todos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apenas te posso dar os parabens, pois apesar de eu já ter feito criação de alguns peixes, os teus apistogramas, parece que vieram do fhotoshop, são espectaculares.

com a fauna que tens apenas se vai tornar perigoso para os alevins, dentro de algum tempo.

qual a alimentação que lhe dás atualmente?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apenas te posso dar os parabens, pois apesar de eu já ter feito criação de alguns peixes, os teus apistogramas, parece que vieram do fhotoshop, são espectaculares.

com a fauna que tens apenas se vai tornar perigoso para os alevins, dentro de algum tempo.

qual a alimentação que lhe dás atualmente?

 

Olá, obrigado desde já pelo comentário e elogio, os apistos por sinal ñ passaram pelo fotoshop, o mérito é todo da maq fotográfica e da crystalred, que foi a quem adquiri o casal ;) Eles comem granulado para discus, da Tropical, e artémia congelada, os pequeninos é que ñ tou a alimentar, espero que consigam aproveitar alguma parte da artémia mais desfeita...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fez hoje 7 dias desde o dia que eu julgo ser a data da eclosão dos ovos, tendo em conta o habitat que os rodeia, confesso que já ñ contava ter nenhum neste momento, mas ainda consigo contar cerca de 20, 25 alevinos, alguns já dão sinais de começar a nadar livremente, outros parecem-me estar mais fracos.

 

Decidi fazer uma espécie de papa com 1 ovo cozido e 4 cubos de artémia, que apliquei na zona do aqua onde habitualmente se concentram e já vi alguns comer :pompomgirl:

 

Vejo a muitas vezes a mãe a recolhe-los aos 3 e 4 de cada vez e leva-los pra dentro do côco, deixa ver quanto tempo mais ela os vai proteger...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estás a dar apenas uma parte pequena do ovo, certo?

pois a água fica muito poluida com o ovo.

tenho uma sugestão... desfaz uma parte do ovo numa garrafa e liga uma mangueira a essa garrafa, a seguir colocas a mangueira dentro do aquário, junto dos alevins, de modo a gastares menos ovo possivel e os alevins comerem o máximo.

boa criação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estás a dar apenas uma parte pequena do ovo, certo?

pois a água fica muito poluida com o ovo.

tenho uma sugestão... desfaz uma parte do ovo numa garrafa e liga uma mangueira a essa garrafa, a seguir colocas a mangueira dentro do aquário, junto dos alevins, de modo a gastares menos ovo possivel e os alevins comerem o máximo.

boa criação.

 

A inexperiência é tramada, por sinal pus meio ovo, achas muito? estava a pensar, nesta fase, fazer tpas de 10L diariamente...

Obrigado pela dica da garrafa, vamos ver como corre ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado pelo comentário, neste momento e de há uns dias para cá que a fêmea perdeu esta coloração, mas anda bem disposta e come bem, tenho estado no entanto atento a tentar perceber o que se anda a passar ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Gostei do aquario em sim, com aquele verde vivo da cabomba a sair de tras! Pena eu ter que retirar a minha que estava constantemente a ficar acastanhada e os guppys desfazerem-na...

 

Então como estao esses pequenitos?

Fábio Coelho

 

O Meu Aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais